Os hormônios classificados como esteróides são sintetizados a partir do colesterol

Os esteróides são compostos lipossolúveis (não se dissolvem em água) que fazem parte de um complexo sistema de enzimas e hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles estão presentes, em maior ou menor participação, em quase todas as formas de vida e são sintetizados pelo próprio organismo, embora possam, atualmente, ser sintetizadas em laboratório. 

Exatamente por serem lipossolúveis, os esteróides possuem limitações de quantidade, sendo sua dose natural a ideal para cada organismo. Quando fora dessas doses, o corpo começa a sofrer alterações consideráveis. Os esteróides possuem uma estrutura molecular bastante rígida e pequenas variações estruturais são suficiente para promover grandes mudanças em seus efeitos. 

produção dos esteróides ocorre no córtex da suprarrenal ou nas gôndolas. Eles são responsáveis pelas mais variadas funções no corpo humano, como o controle do metabolismo e as características sexuais. Atualmente, estão disponíveis no mercado farmacêutico esteróides sintéticos que derivam da testosterona. Estes esteróides sintéticos, denominados esteróides anabólicos androgênicos, são comumente utilizados na clínica médica e na medicina do esporte.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O colesterol é caracterizado quimicamente como um álcool insaturado e tem alta relevância nos processos químicos do corpo humano. Algumas das formas em que o colesterol atua é na construção da estrutura das membranas celulares, bem como sendo um reagente de partida na biossíntese de alguns hormônios como o cortisol, a testosterona e a progesterona.

Os alimentos ricos em colesterol são aqueles que possuem gordura animal, como carnes vermelhas, laticínios e ovos. Seu excesso no sangue pode ser extremamente prejudicial ao organismo, uma vez que é o principal fator de risco para o desenvolvimento de quadros como infarto do miocárdio

O estradiol é o mais relevante dos hormônios sexuais femininos, uma vez que é a base dos estrógenos (grupo de hormônios sexuais femininos). É produzido pelos ovários e atua em todo o ciclo sexual da mulher, inclusive na regulação do ciclo menstrual, na ovulação e na síntese das proteínas do útero. Também tem papel importante ao estimular a estrutura óssea e muscular características do corpo da mulher.

É um hormônio bastante conhecido, sendo o principal hormônio sexual do organismo masculino, muito embora também esteja presente no corpo feminino. Sua produção acontece nas glândulas esteroidais: o córtex adrenal, os testículos e os ovários. É o hormônio responsável pela produção dos espermatozoides e por dar ao corpo masculino suas características, como músculos, maior quantidade pelos, barba e voz grave. 

Esteróides anabolizantes são hormônios sintéticos que possuem efeitos muito semelhantes aos da testosterona. São utilizados, principalmente, em medicamentos que tratam determinados problemas decorrentes da deficiência do hormônio masculino, por exemplo, problemas no organismo de rapazes durante a puberdade. Esses medicamentos são de uso exclusivo de pessoas que receberam o aval médico para tanto, uma vez que seu uso desordenado pode causar graves riscos à saúde. 

Ainda assim, os esteróides anabolizantes são bastante consumidos sem aconselhamento médico por indivíduos que querem aumentar sua musculatura de maneira rápida. É exatamente por induzir a síntese de proteínas no músculo que esses esteroides recebem o nome de anabolizantes.


O uso indiscriminado e sem recomendação médica de esteroides anabolizantes pode trazer diversos malefícios ao organismo, dentre eles a interrupção do desenvolvimento e do crescimento dos indivíduos quando adolescentes, o aumento da pressão arterial, o desenvolvimento de depressão e de comportamentos agressivos, a diminuição dos testículos, e, até mesmo, quadros de câncer no fígado e na próstata.

No caso de mulheres que fazem uso desses esteróides sem prescrição médica, o medicamento pode atuar diminuindo o tamanho dos seios, desequilibrando o ciclo menstrual e favorecendo o surgimento de características masculinas, como o aumento da quantidade de pelos, incluindo surgimento de barba.

Os hormônios classificados como esteróides são sintetizados a partir do colesterol

Comprimidos de esteróides anabolizantes, muito comum entre atletas.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan 2007.

RAW, Isaias; MENNUCCI, Lelia; MAIA, J. C. C. Hormônios: mecanismos de ação . São Paulo: EDART 1969. 

Exercício de fixação

UFU-MG

O colesterol é um esteróide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que:

A Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose.

B O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno).

C O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos.

D Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese.

O colesterol é ainda o precursor dos hormônios esteroides, responsável por formar vários hormônios que incluem o cortisol e a aldosterona nas glândulas adrenais, e os hormônios sexuais como a progesterona, os diversos estrógenos, testosterona e derivados.

Qual a diferença na ação de hormônios esteroides e não esteroides?

Hormônios esteróides - são de origem lipídica, formados a partir do colesterol e são o maior grupo hormonal. Hormônios não esteróides - são formados a partir dos aminoácidos e peptídeos das proteínas.

Qual esteroide é uma vitamina?

Os esteroides são amplamente distribuídos nos organismos vivos e incluem os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis, tais como o colesterol e a digitalina, presentes na dedaleira.

O que é um creme esteróide?

Os corticosteróides, também chamados de esteróides, são semelhantes às substâncias que existem naturalmente no corpo. Eles são diferentes dos compostos esteróides que alguns atletas abusam. Os corticosteróides diminuem a inflamação e reduzem a atividade do sistema imunológico.

Como são classificados os lipídios Cite exemplos?

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. ... De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.

Quais os tipos de lipídios descreva os?

Veja os Quatro tipos de Lipídeos: Triglicerídeos, Cerídeos, Esteróides e Fosfolipídeos. 1) Triglicerídeos (glicerídeos) – São as Gorduras e os Óleos. Os Triglicerídeos são compostos pelo glicerol (álcool) associado a três moléculas de ácidos graxos.