Como saber se o filtro de barro está funcionando

Mesmo após a invenção de purificadores e filtros de água modernos e automáticos, muita gente ainda prefere usar o clássico filtro de barro. Afinal, ele tem um método muito eficaz de filtragem e é bem econômico.

Só que, para ter um filtro desses em casa, é fundamental que você o limpe de vez em quando! Caso contrário, é possível que ele acumule mofo, sujeiras e acabe contaminando a água. Quer aprender a limpar filtro de barro de forma simples? É só continuar lendo!

Com que frequência devo limpar o filtro de barro?

O ideal é que você faça uma limpeza caprichada no filtro a cada 15 dias ou uma vez por mês. É necessário limpar a parte externa, interna e, principalmente, a vela - peça que funciona como câmara de filtragem, geralmente preenchida com carvão ativado, para reter o cloro, ferro, alumínio e outras substâncias presentes na água. Lembre-se de limpar o filtro com essa frequência que não tem erro!

Use sempre o lado macio da esponja e evite o uso de produtos de limpeza

Para limpar o filtro sem danificá-lo, o ideal é que você use apenas flanelas ou o lado macio de uma esponja. Isso porque a superfície interna do recipiente é bastante porosa, e isso é fundamental para o processo de filtragem. Então, para não correr o risco de raspar e afetar a porosidade do material, o mais indicado é que você use apenas panos macios.

Além disso, outra dica importante é evitar o uso de produtos de limpeza - como detergente, álcool, desinfetante, cloro ou qualquer substância química - na lavagem do filtro. Embora pareça estranho, o ideal é realmente usar apenas a esponja para tirar as sujeiras. Lembre-se de enxaguar bem que não tem erro! Caso você use algum produto, é possível que a água fique com gosto e, além disso, a química pode acabar afetando a parte interna do filtro (que é muito importante para a purificação da água).

Passo a passo da limpeza do filtro de barro

1. Comece removendo a vela do interior do filtro e, então, inicie a limpeza da parte interna do recipiente. O ideal, como já explicamos, é não usar nenhum produto - apenas uma esponja macia com água para esfregar e remover as sujeiras;

2. Limpe a parte externa do filtro com um pano umedecido. Basta esfregar a superfície sem usar nenhum produto;

3. Agora chegou a hora de lavar a vela antes de encaixá-la novamente na estrutura. Basta colocá-la debaixo de água corrente, esfregar com o lado macio da esponja e prontinho! Tenha capricho para remover bem todas as sujeiras, ok? Além disso, é importante que você espere a vela secar completamente antes de colocá-la no interior do filtro novamente;

4. Para finalizar é só montar o filtro outra vez e encher de água para o uso. Bem simples, né?

Como saber se o filtro de barro está funcionando
Conhece o filtro de barro? Utensílio de relevância histórica e cultural brasileira, ele exige alguns cuidados especiais. Aprenda como manter o seu e saiba como inserir o item na decoração (Foto: Ricardo Corrêa/Editora Globo)

Item popular nas casas brasileiras, o filtro de barro é um utensílio que carrega valor histórico e cultural. Então por que não entender um pouquinho sobre esse objeto e aprender sobre os cuidados que devemos ter com esse tipo de filtro em casa? Para entender mais sobre o assunto, conversamos com Julio Cesar Bellingieri, doutor em Geografia pela UNESP e estudos em profundidade sobre a indústria cerâmica e filtros de barro, e com Ronaldo Legori, gerente nacional de vendas da empresa Cerâmica Stéfani. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

saiba mais

1. Uma peça histórica e brasileira
De acordo com Julio Cesar, o filtro de barro surgiu no Brasil no final do século 19, com o surgimento de várias empresas de cerâmica comandadas por imigrantes italianos e portugueses em solo paulista, sendo um dos primeiros bens de consumo criados pela indústria nacional. O uso da cerâmica também é uma tradição iniciada pelos indígenas há séculos. “Por causa de seu preço acessível e sua eficiência, o filtro tornou-se o principal equipamento de filtragem doméstica de água no Brasil. Gerações de brasileiros devem ao filtro de barro a oportunidade de poderem beber água limpa e fresca, dentro de suas próprias casas”, explica.

2. Atente-se aos cuidados com seu filtro de barro
A limpeza periódica a cada sete dias é o principal cuidado que você deve manter com seu filtro. Segundo Ronaldo, também é indicado utilizar uma esponja ou um pano úmido diariamente, na parte externa do filtro, para evitar que “cristais” e pequenos grãos de argila apareçam em sua superfície. A vela do filtro deve ser trocada a cada 6 meses, ou a cada 500 litros de água.

3. Evite o uso de produtos de limpeza
Não utilize produtos químicos e multiuso no filtro. O especialista comenta que a higiene deve ser feita apenas com água, pois o material poroso pode absorver produtos de limpeza e comprometer a qualidade da água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

saiba mais

4. Escolha o lugar adequado
Filtros de barro devem ser armazenados em locais frescos e arejados, longe do sol. Ronaldo alerta para que não se coloque o filtro em móveis que possam ser danificados por umidade e água, como superfícies de madeira, por exemplo.

5. Aposte em modelos decorados e estilosos

Como saber se o filtro de barro está funcionando
Pintados e decorados, os filtros de barro viraram verdadeiras peças de decoração nas casas brasileiras. Modelos coloridos também podem ser encontrados (Foto: Reprodução/Pinterest)

Que tal escolher um modelo que combine com a decoração de sua casa? Coloridos, com arabescos e desenhos na cerâmica, encapados, há estilo para todos os gostos! “Ao longo das décadas, o filtro de barro ganhou um lugar nobre nas cozinhas e até mesmo se transformou em objeto de decoração. Há filtros pintados à mão, encapados com tecidos”, explica Julio.

6. Plantinhas combinam super com o filtro

Como saber se o filtro de barro está funcionando
Plantinhas combinam com o filtro de barro e deixam a decoração leve e fofa. Neste modelo, o formato do filtro imita um cacto e ainda funciona como vaso para as flores (Foto: Reprodução/Pinterest)

Se você quer dar um toque especial no local onde você coloca seu filtro, aposte nas plantinhas e no verde da natureza! Além da combinação ficar linda com a cerâmica e constraste de tons, ele pode ser usado para segurar plantas maiores e pesadas e garantir uma decoração especial para sua cozinha ou jardim. Pequenos vasos de flores também podem ajudar a acrescentar mais estilo para a peça.

7. Vantagens: água fresquinha e consumo sustentável
Além de capacidade de manter a água sempre fresquinha, aproximadamente 5 ºC abaixo da temperatura ambiente, o utensílio é reconhecido por sua eficiência de filtragem, garantindo um líquido sem odores, gostos e de qualidade. Conforme Ronaldo, outra vantagem do objeto está em sua fabricação e funcionamento sustentável, já que nenhum material tóxico é utilizado em seu processo de produção e não há necessidade de energia elétrica para que ele funcione, pois a filtragem é feita através do método gravitacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, é importante lembrar o valor cultural dessa peça dentro do contexto brasileiro, tendo em vista que é um item acessível e que permite que milhares de brasileiros façam o consumo de água limpa e filtrada. “O filtro de barro é um produto genuinamente brasileiro, é a integração de um elemento usado pelos indígenas há séculos com as velas filtrantes e a técnica de fabricação dos imigrantes italianos e portugueses que aqui se estabeleceram”, finaliza Julio.

saiba mais

Como saber se o filtro de barro está funcionando

Visualmente, percebe-se os resíduos que acumula-se no refil, mudando de cor, com certeza o refil já não está purificando 100% e com isso o gosto da água também muda....Tem várias formas de saber a hora de trocar seu refil:

  1. Visualmente, no olhômetro.
  2. No gosto da água.
  3. Na vazão da água.

Como saber se o filtro da torneira está bom?

Selo de certificação do Inmetro e garantia Produtos que têm esse selo possuem garantia de qualidade. Por Lei, as marcas devem dar garantia mínima de 3 meses aos produtos, algumas marcas de torneira com filtro chegam a dar garantia de até 10 anos.

Quanto tempo dura refil de filtro de água?

A vida útil de um refil dura de 6 meses a 1 ano ou de 3 a 4 mil litros de água filtrada.

Porque a água do bebedouro fica branca?

O aspecto da água é devido ao ar da tubulação que ao passar pelo filtro formam micro bolhas de ar, mas que em questão de segundos a água volta ao aspecto normal (incolor). Este ar é decorrente, geralmente, de alguma falta de água, fechamento do registro hidráulico ou variação da pressão ao longo do dia.

Qual filtro de torneira é melhor?

  • 1- Torneira com filtro Acqua Bella – Lorenzetti.
  • 2- Torneira com filtro Gourmet – Oliveira.
  • 3- Purificador de água Due Parede – Lorenzett.
  • 4- Torneira Gourmet de parede – Bazar das Torneiras.
  • 5- Torneira de mesa com filtro Twin – Deca.
  • 6- Torneira de parede Bica Alta – Esteves.
  • 7- Torneira móvel com filtro – Acquabios.

Como Escolher um bom filtro de água?

  • Mas afinal, entre tantas opções, como escolher um bom filtro? Patrícia destaca que não há consenso sobre qual dos produtos faz uma filtragem mais eficiente. “O melhor tipo de filtro é aquele que não só filtra tirando as sujeiras, mas também purifica a água”, diz.

Por que os filtros funcionam?

  • Feitos de barro ou de cerâmica, os filtros funcionam por gravidade, com a água passando de um recipiente para o outro. “Seu elemento filtrante é uma vela de cerâmica com carvão ativado e nitrato de prata que retém até 99% das impurezas”, diz Patrícia Mansur.

Quais são os filtros para água potável?

  • “Diante deste quadro, os filtros são uma opção acessível e segura para obtenção de água potável, ou seja, apta a ser consumida sem causar danos à saúde e, por consequência, bem-estar para toda a família”, destaca a profissional Patrícia.

O que fazer com os primeiros litros de água filtrada?

  • O que fazer com os primeiros litros de água filtrada? A primeira filtragem no Filtro de Barro recomendam-se que deva ser descartada, sem o consumo, uma vez que a água é utilizada para limpar o Filtro e ativar a vela. Depois da primeira filtragem, é possível começar a tomar água limpa e mais saudável.