A festa mais popular de são paulo

A festa mais popular de são paulo

Da festa dos namorados do Japão à Nossa Senhora de Achiropita, metrópole terá inverno repleto de eventos típicos dos migrantes paulistanos

A Polícia Federal brasileira divulgou recentemente que ao menos uma pessoa de cada país do planeta reconhecido pelas Nações Unidas (194 membros) vive em São Paulo. Embora a migração não tenha sido predominante nos últimos anos, a variedade da população se deve às ondas migratórias que começaram na segunda metade do século XX, como a de libaneses, italianos e japoneses. Isso se expressa também nos bairros da cidade: o Bexiga é uma região tipicamente italiana -- onde se pode comer as melhores massas da metrópole --, enquanto a Liberdade é repleta de restaurantes asiáticos. Nos últimos anos, cresceu também a comunidade sul-americana em São Paulo, como bolivianos (que se encontram todos os domingos na Praça Kantuta, no Pari, na região Oeste) e colombianos."Sampa", como é carinhosamente chamada pelos seus habitantes, faz parte daquele rol de cidades (como Londres, na Inglaterra, Paris, na França, e Toronto, no Canadá) que tentam colocar o mundo inteiro dentro delas. As sucessivas ondas de migrantes levam aos seus territórios um pedaço de suas próprias culturas, fazendo marcas em seus novos ambientes por meio de incríveis restaurantes, festivais e cenas artísticas.

As comunidades migrantes em São Paulo colaboraram e até hoje atuam na indústria, no trabalho e na economia da cidade (há passagens aéreas da Azul esboçadas especialmente para acompanhar festas tradicionais) mas também influenciam a arquitetura, a gastronomia e o folclore, com a organização de suas festas típicas, repletas de comidas, danças, tradições e até idiomas próprios.

Todas elas são atrações fundamentais para tentar compreender a cidade mais populosa da América do Sul. A seguir, indicamos três festas tradicionais ligadas às comunidades migrantes que devem acontecer a partir de julho.

Tanabata Matsuri -- Julho

Uma das comunidades estrangeiras mais antigas da cidade – e uma das histórias migratórias mais velhas do Brasil –, São Paulo possui hoje 47.317 japoneses. É a maior comunidade com ascendência nipônica fora do Japão.A presença de japoneses se concentrou no bairro da Liberdade, no centro paulistano, hoje famoso também pelo volume de pessoas de outros países da Ásia, como China e Coreia do Sul. Nas ruas da região, são organizados eventos como o Nikkey Matsuri, um festival da cultura japonesa, e o Hanamatsuri, conhecido como “Festa das Flores”. Porém, o evento mais importante é o Tanabata Matsuri, organizado há mais de mil anos no Japão e desde a chegada dos imigrantes do país à cidade.O Tanabata Matsuri é uma festa folclórica baseada na história de amor de uma princesa, Orihime, e um pastor, Hikoboshi, que acaba com um fim quase completamente trágico: castigados por abandonarem seus afazeres com uma separação entre vias lácteas, eles podem se encontrar uma vez por ano em algum dia de julho. Em São Paulo, essa data é geralmente o terceiro fim de semana do mês. Os principais atrativos da festa são a presença de cantores japoneses, apresentações culturais, danças, comidas típicas e o enfeite das ruas do bairro com folhas de bambu e papéis coloridos chamados de tanzakus.

Independência boliviana -- Agosto

Nos últimos anos, o número de bolivianos em São Paulo dobrou. Entre 2000 e 2010, a presença de imigrantes oriundos do país vizinho aumentou 173%, segundo dados do censo da cidade. A contagem oficial indica que, atualmente, 53.235 cidadãos da Bolívia vivem legalmente em São Paulo – desde 2013, é a segunda maior comunidade estrangeira da metrópole. Números extraoficiais indicam que possam existir até 350 mil bolivianos, contando também os ilegais. As festas bolivianas costumam reunir milhares de pessoas em bairros distintos e até na região metropolitana, como Guarulhos. A mais importante delas é a da independência do país, comemorada todo dia 6 de agosto, geralmente no Memorial da América Latina, na Barra Funda. Em 2017, cerca de 7 mil pessoas compareceram ao encontro, que tem danças folclóricas, shows, comidas típicas e comércio de artesanato, além de procissões religiosas tradicionais.

Nossa Senhora da Achiropita -- Agosto

A quarta maior comunidade de São Paulo, a da Itália, é também a que promove uma das festas mais antigas da cidade: a de Nossa Senhora da Achiropita, no Bexiga, bairro tradicionalmente italiano da cidade. Organizada desde 1926 para ajudar a construir uma capela na Rua Treze de Maio, e realizada até a década de 1970 dentro da igreja, ela viu a luz do céu apenas no início dos anos 1980. Hoje, reúne cerca de 200 mil pessoas entre os primeiros dias de agosto. A festa é famosa pelos pratos tradicionais da Itália, que, segundo a organização, são feitos seguindo as receitas originais do país europeu, como a fogazza, a fricazza, o spaguetti e a melanzana. Durante os finais de semana, as filas para comprá-los podem demorar até uma hora.

Atualmente, cerca de 900 voluntários organizam a festa que ficou conhecida como Quermesse da Achiropita, e fecha as ruas Treze de Maio e São Vicente, onde são instaladas cerca de 35 barracas de alimentação. Há ainda novenas e procissões, além das missas à Nossa Senhora da Achiropita.

Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais

A festa mais popular de são paulo

A festa mais popular de são paulo

A festa mais popular de são paulo

A festa mais popular de são paulo

A festa mais popular de são paulo

Leia Mais

A festa mais popular de são paulo

Leia Mais

Reportagem Especial

Na Capital Sertaneja, loja de rock se mantêm aberta há quase 40 anos

A festa mais popular de são paulo

Local reúne relíquias do Rock roll e memórias de quem começou na música

A festa mais popular de são paulo

Quer conhecer mais das principais festas populares brasileiras? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre essas festividades que espalham alegria, beleza e tradição por todo o nosso território.

Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, Carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo. Claro que sempre há um destaque, mas não se pode negar que as festas populares brasileiras são atrativas, independente do estado ou ocasião.

Quem está planejando viajar pelo Brasil, pode ter uma certeza: sempre haverá uma festa, mesmo que em proporções menores, para curtir e conhecer a cultura local. Por exemplo, para quem quer aproveitar o sol e conhecer as melhores praias do Nordeste, apostar no Carnaval pode ser uma boa opção. Já para quem prefere um friozinho e a época natalina, o Natal Luz, em Gramado é a escolha certeira.

Ainda sem seguro para seu carro?

Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo. Pensando nisso listamos cinco festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diversas formas.

Voltando a falar sobre as festas populares brasileiras, veja grandes eventos espalhados pelo país e escolha um para curtir.

Quais as melhores festas populares brasileiras

Confira abaixo uma lista das festas mais populares do Brasil.

Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras

A festa mais popular de são paulo

Não há como falar em festas populares brasileiras e não citar o Carnaval, simplesmente a mais tradicional festa popular do Brasil e, provavelmente, uma das preferidas da população e dos turistas. Ao redor do mundo é possível conhecer outras festas de Carnavais, mas a tradição brasileira é destaque.

O evento ocorre entre fevereiro e março e movimenta multidões pelo país inteiro. Oficialmente, são quatro dias de folia, que são determinados com base na data do Domingo de Páscoa daquele ano. A festa conta com muita diversão em diversos estados do país, mas quem vive no Brasil sabe que o Carnaval dura muito mais do que isso. São dias de antecedência para curtir a festa e uns bons dias após o Carnaval. É uma das mais longas festas populares brasileiras.

O interessante do Carnaval é que cada região tem as suas particularidades e tradições, o que torna essa festa ainda melhor. Por exemplo: em Recife o Carnaval é muito diferente de São Paulo. Assim como o Carnaval de Belo Horizonte é diferente do Rio de Janeiro.

A festa mais popular de são paulo

Dentre os acontecimentos mais populares do Carnaval estão os trios elétricos de Salvador que arrastam multidões pela cidade, as belíssimas escolas de samba cariocas e os bloquinhos de rua. Sem dúvida, um Carnaval completo passa por um desses pontos.

Para quem desejar curtir esta que é uma das maiores festas populares brasileiras, a escolha dos destinos mais procurados passa por Salvador, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma festa de tradição e fé

A festa mais popular de são paulo

A Bahia sabe como fazer uma boa festa. Uma das festas populares brasileiras mais famosas e a segunda maior desse estado é a Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma procissão em Salvador, que reúne mais de 800 mil pessoas todos os anos. O evento acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

As pessoas se vestem de branco e seguem da igreja da Conceição da Praia para a igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Um trajeto de cerca de 8 quilômetros. Ao chegar na igreja do Bonfim, as baianas vestidas de trajes típicos, sobem a Colina Sagrada com vasos de água de cheiro e lavam a escadaria da igreja e homenageam Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.

As baianas também despejam a água na cabeça dos fiéis como forma de representar o símbolo da fé e da esperança, fazendo com que essa seja uma das festas populares brasileiras mais simbólicas para os que a acompanham.

Festa de São João ou Festa Junina: danças, fogueira e tradição

A festa mais popular de são paulo

Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas.

E por falar em tradição, a festa tem como característica marcante, as danças juninas em volta da fogueira. Como a festa ganhou algumas variações, em cada estado há peculiaridades bem interessantes.

No Nordeste, a Festa de São João traz grupos e competições, sendo as mais famosas em Salvador, na Bahia, em Caruaru, Pernambuco, e a maior do mundo em Campina Grande, Paraíba.

Já na região Sudeste, o diferencial desta que é uma das festas populares brasileiras de maior sucesso, são as tradicionais quermesses. Com diversas barraquinhas de comida ou de brincadeiras o evento movimenta a cidade de São Paulo e todo o resto do estado.

Beleza e natureza no Festival Folclórico de Parintins

A festa mais popular de são paulo

Saindo um pouco do Nordeste e indo para a região Norte, o Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais belas do mundo e acontece na maior floresta do planeta, a floresta amazônica, mais especificamente na cidade de Parintins.

O Festival Folclórico acontece na última semana de junho, quando as pessoas se reúnem no estádio – que tem formato de uma cabeça de boi – conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.

A tradição do evento é dividida entre dois personagens: o Boi caprichoso, da cor azul e o Boi Garantido, da cor vermelha, que disputam o posto de mais belo, em apresentações sensacionais que duram 3 dias. Esta sem dúvidas, é uma festa popular brasileira que merece ser conhecida.

Festa do Peão de Barretos: o legado sertanejo

A festa mais popular de são paulo

Esse é um daqueles eventos para quem gosta de aproveitar ao máximo, visto que a Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias. Por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração.

Ela acontece em Barretos, interior de São Paulo, e é cercada de rodeios e shows sertanejos. Atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.

Congada: história e crença nas festas populares brasileiras

A festa mais popular de são paulo

Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações de fé e mística, a Congada realiza a fusão entre crenças culturais africanas e católicas, com musicas, danças e encenações. A festa se tornou bem famosa em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná.

Quando é comemorada?

A data em que a Congada é comemorada depende do local da festividade, mas ela normamente acontece entre os meses de maio e outubro.

Folia de Reis

Está é uma das mais tradicionais e celebradas festividades brasileiras. Comemorada desde meados do século XVIII, a manifestação faz parte da tradição católica e celebra a adoração dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – e sua visita ao menino Jesus.

Essa festa reúne cortejos compostos de um mestre, um contramestre, os três reis magos e diverso palhaços, alfeires e foliões . Eles utilizam roupas coloridas e brilhantes e andam pelas ruas da cidade tocando e dançando de porta em porta para proferir louvações e receber dinheiro e presentes.

Quando é comemorada?

A Folia de Reis dura 12 dias, ocorrendo o dia 24 de dezembro (véspera do nascimento do menino Jesus) e 6 de janeiro (quando os Reis Magos chegam a Belém).

Qual sua origem?

A origem do Reisado remonta as tradições cristãs de Portugual e Espanha. Ela foi trazida ao Brasil pelos europeus em meados do século XVIII.

Antes de viajar, cote seu seguro viagem!

Mas antes de sair viajando pelo Brasil afora, fazer um seguro viagem é fundamental para garantir a proteção em caso de qualquer eventualidade. Principalmente para quem opta por viajar de avião ao fazer seu roteiro, o seguro é uma garantia, por exemplo, em casos de bagagens extraviadas.

Cote o seu seguro agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora online do país. Para fazer uma cotação é bem simples: clique no botão, preencha o formulário em nosso site ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores. Eles terão um plano adequado às suas necessidades e à viagem que você pretende realizar.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica, simbólica e de beleza incomparável.

A festa mais popular de são paulo

3.07 / 1433 votos

[addtoany]