A cisticercose e causada por que larva

A cisticercose e causada por que larva

A cisticercose e causada por que larva

Muitos já ouviram falar pelo menos uma vez da cisticercose e solitária. Contudo, poucos conhecem a relação entre essas doenças tão comuns no Brasil. A cisticercose é causada pela ingestão dos ovos da solitária, denominada cientificamente como Taenia solium ou Taenia saginata. A seguir, você vai conferir um pouco mais desta doença que, quando não tratada, pode ter graves consequências.

O que é cisticercose

A cisticercose é uma doença causada pela ingestão de ovos de tênia, um verme classificado como platelminto. A cisticercose pode ser causada tanto pela Taenia solium quanto pela T. saginata. A doença pode apresentar diferentes sintomas, variando de acordo com a instalação da larva no organismo.

A tênia, seja a de suínos quanto a de bovinos, conta com dois hospedeiros durante seu ciclo de vida: o intermediário e o definitivo.

Os hospedeiros intermediários são animais suínos e bovinos. Neles, as tênias se apresentam no estágio larval, fixando-se na musculatura esquelética e no músculo cardíaco do animal.

Os seres humanos são os hospedeiros definitivos das tênias. Dessa forma, o verme se aloja no intestino e utiliza o local para se desenvolver e reproduzir. A cisticercose ocorre quando o ser humano se torna o hospedeiro intermediário, passando a abrigar a tênia em sua fase larval.

A cisticercose e causada por que larva

Após ingerir os ovos da tênia, eles seguem direto pelo sistema digestivo e, ao chegar ao intestino delgado, acontece a liberação dos embriões do parasita. Os embriões caem na corrente sanguínea e fixam-se em diferentes tecidos do corpo, alojando-se em locais como, por exemplo, olhos, coração e no sistema nervoso central.

Além disso, a larva da tênia pode se fixar em outras regiões do corpo, como músculos e tecidos. Contudo, esses casos apresentam menor risco ao paciente. Ao parar nesses locais, as larvas formam um cisto que aumenta de tamanho e forma então os cisticercos.

Diferenças entre teníase e cisticercose

A cisticercose e causada por que larva

Teníase e cisticercose são doenças completamente diferentes. Entretanto, ambas são causadas pelo mesmo tipo de parasita, a Taenia sp. A Taenia solium é aquela que normalmente está presente na carne de porco, enquanto a Taenia saginata pode ser encontrada na carne bovina. Ainda que esses dois tipos causem a teníase, somente a ingestão dos ovos da Taenia. solium causam cisticercose.

A teníase é desenvolvida no organismo após o consumo de carne mal cozida que contém a larva. No intestino humano, essa larva se torna adulta e começa a provocar sintomas intestinais, além de se reproduzir e liberar ovos. 

Já na cisticercose, o indivíduo ingere os ovos da Taenia solium, que é capaz de se romper no organismo causando a liberação da larva que pode atingir a corrente sanguínea e chegar em diferentes partes do corpo, como vimos anteriormente.

Sintomas da doença

Os sintomas da cisticercose podem variar de acordo com o local afetado. Dessa forma, podemos conferir diferentes sintomas em locais como:

  • Músculos: dor local, inchaço, inflamação, cãibras ou dificuldade ao realizar movimentos;
  • Pele: inchaço que geralmente não causa dor e pode ser confundido com um cisto;
  • Coração: palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa;
  • Cérebro: dores de cabeça, convulsões, confusão mental ou coma;
  • Olhos: dificuldade para enxergar ou perda de visão.

Para que a cisticercose seja diagnosticada, são utilizados exames de imagem, como radiografias, tomografias, ultrassons ou ressonância magnética. Além disso, pode ser necessária a realização de exames de sangue e coleta de líquido cefalorraquidiano no cérebro.

Como a cisticercose é transmitida

A cisticercose é uma doença transmitida pela ingestão de ovos da tênia. Isso acontece quando ingerimos alimentos ou água contaminada por fezes de outros seres humanos que estejam com teníase. 

Essa contaminação pode acontecer quando as fezes são liberadas em ambiente inadequado, contaminando a água que será destinada para a irrigação de plantações ou mesmo para o consumo.

Além disso, hábitos de higiene inadequados contribuem para que a doença se espalhe. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa infectada com a teníase não apresenta hábitos adequados de higiene, manipulando alimentos ou levando a mão à boca.

O ciclo da cisticercose

A cisticercose e causada por que larva

É importante entender o ciclo de vida da cisticercose. Vimos que a doença é adquirida pelo homem por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos ovos da Tênia. 

Esses ovos, cerca de 3 dias após serem ingeridos, acabam se rompendo e liberando as larvas que podem passar do intestino para a corrente sanguínea. Desse modo, as larvas circulam pelo corpo e podem se alojar em tecidos, cérebro, fígado, coração, músculos, e mais.

Estes ovos podem ser liberados por meio de fezes de pessoas com Teníase, contaminando água, solo e alimentos que depois serão ingeridos pelo homem, animal suíno e bovino.

Sintomas da cisticercose

A cisticercose pode evoluir e desenvolver graves complicações, como a neurocisticercose. Caracterizada pela presença de cisticercos no sistema nervoso central, a neurocisticercose é o tipo da doença que apresenta maior importância clínica.

Ela pode ser classificada em espinhal ou cerebral, de acordo com a região acometida. Os sintomas da neurocisticercose dependem da localização, do número e do estágio de desenvolvimento dos cistos. 

O período de incubação pode durar de quatro a cinco anos. Ou seja, os sintomas podem aparecer somente alguns anos após a ingestão dos ovos da tênia. Geralmente, os sintomas aparecem quando os cistos envelhecem, provocando resposta inflamatória no corpo do hospedeiro. 

Desse modo, os sintomas podem envolvere convulsões, danos neurológicos como paralisias ou dormências em um segmento do corpo, sinais de aumento de pressão intracraniana, como dores de cabeça e vômito, alteração do comportamento, meningite, febre, rigidez do pescoço, hidrocefalia, convulsões, entre outros.

Para o diagnóstico da neurocisticercose, o médico deve suspeitar quando estiver frente a qualquer distúrbio neurológico, cognitivo ou de personalidade em um indivíduo que seja proveniente de uma regiãoo em que a doença é frequente. 

A teníase pode auxiliar no diagnóstico, no entanto, nem sempre está presente.
Após a realização do exame neurológico, o médico pode determinar a localização do problema. A partir daí, é possível decidir o melhor exame de imagem,como a Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética (RNM), para confirmação do local e planejar o tratamento mais indicado. 

Em alguns casos, a Ressonância pode ser suficiente para determinar, se a imagem do cisto for bem característica. O exame de líquor, feito por meio da punção lombar, também pode contribuir para esse diagnóstico. 

Em situações em que os outros exames não são suficientes para diagnosticar a neurocisticercose, é importante realizar a biópsia da lesão. Contudo, nem sempre o diagnóstico de certeza não é necessário, visto que, caso a suspeita seja forte e a evolução clínica compatível, o tratamento já pode ser instituído pelo médico.

O tratamento da neurocisticercose é individualizado e realizado conforme a localização dos cistos e seu grau de atividade. Além do uso de antiparasitários e medicamentos para controlar os sintomas, o tratamento pode incluir cirurgia.

Tratamento para a cisticercose

O tratamento para a teníase e para a cisticercose pode ser feito com medicamentos vermífugos à base de Praziquantel ou Albendazol. Contudo, alguns casos de cisticercose podem exiger a intervenção cirúrgica e acompanhamento médico, como na neurocisticercose. 

Além disso, pode ser necessário a utilização de remédios anticonvulsivantes para evitar possíveis convulsões, assim como corticoides. Por esse motivo, ao identificar possíveis sintomas da doença é importante procurar atendimento médico especializado.

No entanto, o melhor tratamento é a prevenção. A prevenção da cisticercose pode ser feita através de hábitos corretos de higiene pessoal e alimentação. Em regiões onde a doença tem alta frequência e o controle por cuidados individuais pode ser difícil, os órgãos públicos devem buscar locais como sítios, fazendas e criadouros, com animais doentes, para que assim seja tratado a fonte do problema.

É possível prevenir?

A cisticercose e causada por que larva

Sim. Tanto a cisticercose quanto a teníase podem ser prevenidas. Para isso, basta adotar alguns cuidados com alimentação e higiene. Veja como prevenir o desenvolvimentos dessas doenças:

  • Utilize somente água de fontes limpas ou água fervida, filtrada ou tratada para o consumo, limpeza de alimentos e utensílios;
  • Lave muito bem frutas e verduras consumidas cruas, e tome cuidado com a água para beber;
  • Consuma somente carne e embutidos fritos, bem cozidos ou bem assados. Procure comprar carnes com selo de inspeção;
  • Lave as mãos antes de todas as refeições, do preparo dos alimentos e sempre depois de ir ao banheiro;
  • Use corretamente o sanitário, lavando sempre as mãos depois de fazer suas necessidades;
  • Não utilize água contaminada com fezes ou esgoto para molhar a hortas e plantações;
  • Não faça necessidades ao ar livre. Caso seja necessário, lembre-se de enterrar as fezes;
  • Crie porcos somente fechados em chiqueiros.

Leia também