Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?

1) Imagine que um paraquedista saltará de uma aeronave que se movimenta em uma trajetória retilínea, horizontal e para a direita. Ao saltar e deixar o movimento acontecer naturalmente, qual será a trajetória do paraquedista até chegar ao chão?

a) A trajetória do paraquedista será retilínea, vertical e para baixo.

b) A trajetória do paraquedista será uma reta, na diagonal, para baixo e para a esquerda.

c) A trajetória do paraquedista será uma reta, na diagonal, para baixo e para a direita.

d) A trajetória do paraquedista será uma curva para baixo e para a esquerda.

e) A trajetória do paraquedista será uma curva para baixo e para a direita.

2) Um professor de Física, durante uma de suas aulas, perguntou aos alunos: “Por que podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?”

Ao dar a resposta correta, um dos alunos disse:

a) Porque o Sol sempre é o referencial adotado, uma vez que é o corpo mais massivo do sistema solar; então, estamos executando o movimento de translação com a Terra.

b) Porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta.

c) Porque a Terra executa um movimento de translação ao redor de seu próprio eixo.

d) Porque nada pode permanecer totalmente parado.

RESPOSTAS:

1) LETRA “E”

O movimento do paraquedista, por inércia, acompanha o da aeronave, portanto, seu movimento será para a direita. A queda do paraquedista é composta por duas velocidades: uma na vertical e para baixo e outra na horizontal para a direita. Sendo assim, o movimento resultante é uma curva para a direita.

2) LETRA “B”

O movimento e o repouso são conceitos relativos, pois dependem de um referencial adotado. Assim, se um corpo fora da Terra é adotado como referencial, a Terra executa, no mínimo, dois movimentos (rotação e translação), e nós nos movimentamos com ela.

Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?

Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?

Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?

Por: Ana Julia Marchi Crocciari Exercício: Um professor de Física, durante uma de suas aulas, perguntou aos alunos: por que podemos dizer que estamos em movimento mesmo quando sentados em nossas carteiras? a) Porque o Sol sempre é o referencial adotado, uma vez em que o corpo mais massivo do sistema solar, então, estamos executando o movimento de translação com a Terra. b) Porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta. c) Porque a Terra executa um movimento de translação ao redor de seu próprio eixo. d) Porque nada permanece totalmente parado. Resolução: Considerações iniciais: Essa análise depende de referenciais. Uma pessoa caminhando pode estar em repouso em relação a alguns referenciais, como o tênis que ela está usando e, em movimento em relação a uma árvore, por exemplo. O movimento sempre é atrelado a um referencial. Resposta: b) Porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta. Vamos entender melhor essa resposta: Qual o conceito de movimento? Na Física, podemos dizer que se mover é mudar de posição conforme o tempo varia. Eu preciso estar mexendo meu corpo para me mover? Não necessariamente. Quando você viaja sentado em um carro, em relação ao carro você está parado. Além disso, você não está caminhando (mexendo seu corpo). Todavia, se você está viajando da sua casa para uma cabana nas montanhas, você e seu carro estão se movimentando em relação à cabana (e em relação à sua casa). Se todo movimento depende de um referencial, por que a alternativa D) não é correta? De fato, em situações reais, todo movimento é relativo. No entanto, somos capazes de imaginar uma situação em que tudo está parado; idealizá-la. Além disso, esse item não é suficientemente satisfatório, pois não explica porque é viável dizer que está em movimento mesmo sentado na carteira. E as outras alternativas? A primeira está errada porque afirma que o Sol é sempre o referencial adotado. Sim, nós estamos em movimento em relação ao Sol, mas há possibilidade de adotarmos o referencial que quisermos para analisar movimentos. A alternativa c) não aborda o conceito de referencial, necessário para explicar essa situação. Espero ter ajudado. :) A principal referência foi um conteúdo publicado anteriormente por mim no “Brainly”, infelizmente sem referências. Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/17422067>. Acesso em 05 jul. 2021.

Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?
Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?
Porque podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?

Resposta. Repouso e movimento são conceitos relativos, ou seja, dependem do referencial adotado. Um ponto material está em repouso, em relação a um referencial, quando a sua posição não varia conforme o tempo passa. Da mesma forma, um ponto material está em movimento, quando a sua posição varia conforme o tempo passa.

Por que o estado de movimento é algo relativo?

Todo movimento é relativo a um referencial, pois movimentos dependem de um referencial. Um corpo sempre estará, simultaneamente, em repouso em relação a alguns referenciais e movimentando-se relativamente a outros. Por exemplo, uma árvore está em repouso em relação a um pássaro pousado nos galhos dela.

É possível um corpo estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo?

Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .

Por que podemos dizer que estamos todos em movimento mesmo que sentados em nossas carteiras?

Resposta. Porque a Terra gira, ou seja, mesmo que estejamos sentados numa carteira estamos, de certo modo, em movimento.

Por que estamos sempre em movimento?

porque de acordo com a lei da gravidade, a terra esta sempre em movimento por isso, usamos a regra da inércia, um corpo em repouso tende em permanecer em repouso.

Porque nada pode permanecer totalmente parado?

Porque nada pode permanecer totalmente parado. O movimento e o repouso são conceitos relativos, pois dependem de um referencial adotado. Assim, se um corpo fora da Terra é adotado como referencial, a Terra executa, no mínimo, dois movimentos (rotação e translação), e nós nos movimentamos com ela.

Porque se adotarmos um referencial no espaço como a Lua a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta?

O movimento sempre é atrelado a um referencial. Resposta: b) porque se adotarmos um referencial no espaço, como a Lua, a Terra estará em movimento e nós nos movimentamos com o planeta.

Porque o sol sempre é o referencial adotado uma vez que é o corpo mais massivo do Sistema Solar então estamos executando o movimento de translação com a Terra?

Ao dar a resposta correta, um dos alunos disse: a) Porque o Sol sempre é o referencial adotado, uma vez que é o corpo mais massivo do sistema solar; então, estamos executando o movimento de translação com a Terra. ... c) Porque a Terra executa um movimento de translação ao redor de seu próprio eixo.

Quando um corpo se movimenta em relação a certo referencial Ele ocupa diferentes pontos à medida que o tempo passa descrevendo assim uma linha que pode ser reta ou curva a trajetória e a linha determinada pelas sucessivas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo análise?

02- Quando um corpo se movimenta em relação a certo referencial, ele ocupa diferentes pontos à medida que o tempo passa, descrevendo, assim, uma linha, que pode ser reta ou curva. A trajetória é a linha determinada pelas sucessivas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo.

Como não há repouso absoluto nenhum de nós está em repouso em relação a nenhum referencial?

A velocidade dos alunos que eu consigo observar, agora sentados em seus lugares, é nula para qualquer observador humano. Como não há repouso absoluto, nenhum de nós está em repouso, em relação a nenhum referencial. O Sol está em repouso em relação a qualquer referencial.

É o caminho feito por um corpo que se movimenta em relação a um referencial?

→ Trajetória: é o caminho feito por um corpo que se movimenta em relação a um referencial. Esse conceito também é relativo, pois dois referenciais diferentes podem ter visões diferentes de um mesmo movimento.

O que é a variação do espaço?

A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial). Espaço de um Móvel e Variação de Espaço podem possuir valores coincidentes, porém são diferentes.

Que tipo de deslocamento e esse explique?

Resposta. O deslocamento escalar é uma grandeza que pode ter valores positivos e negativos, dependendo do sentido do movimento do móvel. Assim, se é positivo, o móvel desloca-se no sentido positivo da trajetória; se é negativo, o móvel desloca-se no sentido negativo da trajetória.