Porque os rios são importantes para o ser humano

Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas. Mas os rios, juntamente com as zonas húmidas, também são fundamentais para a fauna, é neles que encontram alimento, abrigo, etc.

Qual a importância do rio para os seres vivos?

Os rios são de fundamental importância para o homem, pois, além de fornecerem água para o consumo, eles também são essenciais para a realização das atividades econômicas, tais como a agricultura, pecuária e na produção industrial.

Quais são as principais finalidades das águas dos rios?

Listamos os 7 principais usos da água

  • Usos potáveis. A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano.
  • Usos urbanos. Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima.
  • Irrigação na agricultura.
  • Usos industriais.
  • Geração de energia.
  • Finalidades ambientais.
  • Recreação.

Quais os 5 rios mais importantes do Brasil?

Portanto, para celebrar a data, conheça um pouco mais sobre cinco rios muito importantes para o país:

  • Amazonas. A Amazônia é conhecida mundialmente pela quantidade de água doce que oferece, e o rio Amazonas é o principal da região.
  • São Francisco.
  • Tocantins.
  • Paraná
  • Tietê

Quais são os principais poluidores das águas dos rios?

Conheça os 8 maiores poluentes da água e saiba como eles podem contribuir para a sua escassez.

  • Petróleo. O petróleo é um dos maiores poluentes dos mares e é um produto altamente tóxico.
  • Esgoto doméstico.
  • Chuva ácida.
  • Chorume.
  • Pesticidas.
  • Óleo de cozinha.
  • Resíduos sólidos.
  • Metais pesados.

Quais são as utilidades que a água tem?

A água é utilizada para consumo dos seres vivos, higiene e limpeza, na agricultura através da irrigação, na indústria, e também para facilitar o trabalho humano, como nos casos da roda d’água, do monjolo, das máquinas a vapor, além da produção de energia elétrica.

Quais são os rios?

Os rios são correntes volumosas de água que se deslocam na superfície terrestre, por meio de canais permanentes e com rumo definido, sempre das áreas mais elevadas para as menos elevadas. Seu destino final pode ser o oceano, um outro rio, ou até mesmo um lago.

Qual a importância dos rios para a sustentabilidade da vida?

Salienta-se, assim, a importância dos rios para a sustentabilidade da vida e a necessidade de um conjunto de ações para a sua conservação, melhoria e recuperação, nos casos em que se encontram degradados. Os rios são muito importantes para a irrigação de terras em atividades agrícolas e para que a sustentabilidade da vegetação natural.

Como é feita a análise dos rios?

Com relação à ação dos rios na movimentação dos materiais do seu leito e das suas margens, é fundamental observar que a análise deve ser feita em três etapas: erosão; transporte; sedimentação.

Qual a importância da água de rios e lagos?

E a água dos rios e lagos correspondem a cerca de 0,3% do volume total de água doce do planeta. (SHIKLOMANOV, 1998, p. 4, tradução nossa ). [4] “A água de rio é de grande importância no ciclo hidrológico global e para o suprimento de água para a humanidade.

11/10/2013 06h55 - Atualizado em 11/10/2013 08h39

Confira a reportagem de geografia, com o professor Vinícius Ribeiro.Rios são sustento de milhares de famílias no Brasil e no mundo.

Desde o começo das civilizações, os rios tiveram papel fundamental para a formação de comunidades, cidades e para a sobrevivência dos homens. Até os dias atuais, os cursos de água doce são o sustento de milhares de famílias no Brasil e em todo o mundo. O professor Vinícius Ribeiro, de geografia, falou da potamologia, ciência que estuda os rios, na reportagem do Projeto Educação desta sexta-feira (10).

Em Pernambuco, o Rio Jaboatão tem 75 quilômetros de comprimento. Nasce em Vitória de Santo Antão e corre pela Zona da Mata Sul até chegar no mar, em Barra de Jangada, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife. No local, José Ribeiro vai pescar pelo menos duas vezes por semana. “É um dos rios mais ricos em robalo no Nordeste. Nas enchentes, a gente pega peixes bem maiores. Para pegar de tamanho menor, na vazante sempre acontece”, disse o pescador.

“Vários países do planeta têm a base da economia ou uma das bases a atividade pesqueira, como Chile e Peru. O Brasil, por ter uma extensão de litoral de mais de 8 mil km, é um país que subaproveita a questão da pesca”, contou Vinícius Ribeiro.

Porque os rios são importantes para o ser humano
Rios ainda são fonte de renda para muitas famílias
(Foto: Reprodução / TV Globo)

Hoje, o rio também é passatempo para muita gente, com banhos e esportes aquáticos. Mas eles também são sustento de milhares de famílias, o que acontece desde o início da humanidade. “As primeiras civilizações começaram a se fixar ao longo de rios, consequentemente esses rios não eram só para o abastecimento da sociedade, mas também na questão do arado, porque a  importância de algunas nas suas cheias, como o Nilo, Tigres e Eufrates, foram importantes para a sobrevivência do homem. A partir do momento em que a sociedade aumentou em número, a oferta da água se tornou limitada. Por isso, hoje, a preocupação é muito intensa sobre o uso e manejo dessa água”, destacou o professor.

Com o aquecimento global, a água doce é uma riqueza cada vez mais escassa. “Nosso planeta visto do espaço tem dois terços de agua e um terço de terra. Dessas águas, 98% é salgada e 2% é doce. Boa parte da água doce está nas geleiras. Com o aquecimento global, a preocupação é intensa, porque com o desgelo das regiões montanhosas, consequentemente essa oferta de água doce- potável - se torna limitada para nossa sobrevivência”, destacou.

Outro fato que também causa impacto ambiental é a construção de usinas hidreelétricas. “Quando se faz as hidrelétricas, o rio é represado, alagando as regiões das margens. Se tiver uma cidade com 10 mil habitantes, a população tem que ser deslocada para outras áreas,  como exemplo Petrolândia, em Pernambuco, e Remanso, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado, na Bahia”, finalizou Vinícius.

Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de acordo com a configuração do relevo. Suas águas sempre irão percorrer de um ponto mais alto em direção a um ponto mais baixo do relevo.

A nascente de um rio está localizada em um ponto mais alto e, durante o percurso das águas, o rio atinge sua foz em terrenos de níveis mais baixos, podendo ser no mar, outro rio, lagos, etc.

Existem classificações dos rios, sendo que uma delas utiliza como critério a disponibilidade de água. Sendo assim, os rios podem ser perenes, intermitentes ou efêmeros.

Perenes: são rios que possuem água durante todo o ano, ou seja, eles nunca secam. São alimentados pelo escoamento superficial e pela água do lençol freático (subterrânea).

Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca.

Efêmeros: são rios formados exclusivamente durante as chuvas ou logo após sua ocorrência. Eles secam rapidamente.

Porque os rios são importantes para o ser humano

Rio Amazonas

Entre os fatores que contribuem para a quantidade de água de um rio estão as chuvas, a preservação das matas e o derretimento de neve acumulado nas montanhas. O Rio Amazonas, por exemplo, é alimentado pela neve derretida da Cordilheira dos Andes.

Os rios são de fundamental importância para o homem, pois, além de fornecerem água para o consumo, eles também são essenciais para a realização das atividades econômicas, tais como a agricultura, pecuária e na produção industrial.

O potencial hidráulico desses rios também é aproveitado através da construção de usinas hidrelétricas, que fornecem eletricidade para milhões de pessoas.

Porque os rios são importantes para o ser humano

Rio poluído

Apesar da sua importância, os rios estão sendo poluídos. Muitas indústrias lançam efluentes (esgoto) diretamente nos rios sem o devido tratamento. Outros fatores que contribuem para esse cenário são o lançamento de esgoto doméstico, os produtos químicos utilizados na agricultura e na mineração que atingem esses rios, parte da população que joga lixo nos  rios, entre outros. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Escola Kids