Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial

Genética é a área da Biologia que estuda a natureza e as leis da hereditariedade, a ação dessas e os mecanismos de transmissão ao longo das gerações, ou seja: como características são transmitidas de pais para filhos via genes. Para estudá-la, é necessário ter claro alguns conceitos. A seguir, mais alguns conceitos:

Meiose: divisão celular responsável pela formação dos gametas, com número final de cromossomos, nas células-filhas, reduzidos à metade.

Mitose: processo de multiplicação celular que resulta em células-filhas idênticas à célula-mãe e é responsável pelo crescimento do organismo.

População: indivíduos de mesma espécie que ocupam o mesmo local e são capazes de se reproduzir e gerar descendentes viáveis e férteis.

Heredograma: simbologia utilizada para apresentar indivíduos de uma mesma família e as relações de parentesco entre eles. O heredograma facilita a visualização do problema.

Mapa Mental: Conceitos em Genética

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Caráter: união de informações que identificam o indivíduo.

Caráter congênito: característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento.

Fenocópia: característica adquirida em razão de fatores ambientais.

Transgênico: indivíduo que possui genes de espécies não relacionadas, que não ocorreria sem o auxílio da engenharia genética.

Autofecundação: reprodução sexuada que ocorre entre os gametas masculinos e femininos presentes em um mesmo indivíduo.

Clone: indivíduos geneticamente idênticos a outro, proveniente de reprodução assexuada.

DNA: molécula constituída de duas fitas de nucleotídeos enroladas sobre si, em formato semelhante a uma hélice, e ligadas por pontes de hidrogênio.

*Mapa Mental por Ma. Vanessa Sardinha

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.

Ao estudar Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.

Mapa Mental: Conceitos em Genética

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

→ Conceitos Básicos em Genética

  • Alelo: Forma alternativa de um mesmo gene que ocupa o mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Aneuploidia: Alteração cromossômica numérica que afeta um ou mais tipos de cromossomos. O tipo mais comum de aneuploidia é a trissomia, em que há um cromossomo extra, ou seja, a pessoa apresenta 47 cromossomos, mas o padrão é 46.

  • Autossômico: Dizemos que os cromossomos são autossômicos quando não são sexuais, ou seja, todos os cromossomos, exceto o X e o Y. No total, temos 22 pares de cromossomos autossômicos.

  • Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.

  • Codominância: Quando dois alelos que estão em heterozigose expressam-se.

  • Cromossomos: sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.

  • Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.

  • Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose.

  • Epistasia: Condição em que um alelo de um gene bloqueia a expressão dos alelos de outro gene.

  • Euploidia: Alteração cromossômica numérica em que todo o conjunto cromossômico é alterado.

  • Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente.

  • Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.

  • Genótipo: Constituição genética de um organismo.

  • Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos.

  • Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.

  • Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial

Exercícios sobre os conceitos básicos de Genética Aluna; Ao responder a estes exercícios sobre os conceitos básicos de Genética, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito dessa importante área da Biologia. Questão 1 Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial. Quando dizemos que um alelo é recessivo, por exemplo, estamos referindo-nos a um alelo que a) somente se expressa em heterozigose. X b) somente se expressa em homozigose. c) que se expressa em homozigose e heterozigose. d) que não se expressa. e) que inibe a expressão de outros alelos. Questão 2 Que nome é atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio? a) Cariótipo. b) Genótipo. X c) Fenótipo. d) Lócus. e) Dominância. Questão 3 Quando um indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é a) Dominante. b) Recessivo. c) Letal. d) Homozigoto. X e) Heterozigoto. Questão 4 O local específico onde cada gene é encontrado em um cromossomo é chamado de a) Híbrido. b) Cromátide. X c) Lócus. d) Alelo. e) Centrômero. Questão 5 Que nome recebe a representação gráfica usada em Genética que indica as relações de parentesco entre os indivíduos? a) Cruzamento-teste. b) Cariótipo. X c) Heredograma. d) Lócus. e) Genótipo.

Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial
Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial
Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial

2) (FATEC-SP) Pares de genes, com segregação independente podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:

a) interação gênica. b) epistasia. c) poligenia.

d) dominância completa.

3) (UNIMEP – RJ) Um homem apresenta o genótipo Aa Bb CC dd e sua esposa, o genótipo aa Bb cc Dd. Qual é a probabilidade desse casal ter um filho do sexo masculino e portador dos genes bb?

a) 1/4 b) 1/8 c) 1/2 d) 3/64

e) nenhuma das anteriores

4) Que nome é atribuído ao conjunto de características físicas e fisiológicas de um indivíduo que é resultado da ação dos genes e do meio?

a) Cariótipo. b) Genótipo. c) Fenótipo. d) Lócus.

e) Dominância.

5) Quando um indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene, dizemos que ele é:

a) dominante. b) recessivo. c) letal. d) homozigoto.

e) heterozigoto.

6) (UNIFESP) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente:

a) Vv, vv, VV b) VV, vv, Vv c) VV, Vv, vv d) vv, VV, Vv

e) vv, Vv, VV

7) Em Genética, o entendimento do significado de seus vários conceitos é essencial. Quando dizemos que um alelo é recessivo, por exemplo, estamos referindo-nos a um alelo que:

a) somente se expressa em heterozigose. b) somente se expressa em homozigose. c) que se expressa em homozigose e heterozigose. d) que não se expressa.

e) que inibe a expressão de outros alelos.

8) (UFC) Gregor Mendel, considerado o pai ou fundador da genética clássica, realizou experimentos com plantas produtoras de ervilhas. Para demonstrar suas hipóteses, Mendel usou este tipo de vegetal porque:

a) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação. b) a semente apresenta apenas dois cotilédones, que absorvem as reservas alimentares para a nutrição do embrião e o desenvolvimento das ervilhas. c) as características anatômicas das suas flores facilitam a fecundação cruzada e assim possibilitam a observação das características genéticas puras. d) os grãos de pólen são transferidos para o estigma de um mesmo estróbilo, já que as folhas modificadas se situam muito próximas umas das outras.

e) o número de descendentes por geração é pequeno e as gerações são longas, o que facilita a observação das características da flor e da semente.

9) (ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:

a) os genótipos e os fenótipos idênticos. b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes. c) diferenças nos genótipos e fenótipos. d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

10) (PUC – RIO) Uma característica genética recessiva presente no cromossomo Y é:

a) poder ser herdada do pai ou da mãe pelos descendentes do sexo masculino e do feminino. b) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo masculino. c) só poder ser herdada a partir do pai por seus descendentes do sexo feminino. d) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo masculino.

e) só poder ser herdada a partir da mãe por seus descendentes do sexo feminino.

Gabarito

1 — c 2 — a 3 — b 4 — c

5 — e

6 — c 7 — b 8 — a 9 — b

10 — b

Clique aqui para salvar essa lista de exercícios em PDF!

Veja também:

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.