Como fazer um estudo de mercado imobiliario

Para realizar  Estudo de Mercado do seu Imóvel são tidas em conta informações como a zona geográfica, a natureza do imóvel, o tipo do imóvel, o seu estado, a sua área e o estado do mercado. Para realizar um Estudo de Mercado de um imóvel são tidas em conta informações como a zona geográfica, a natureza do imóvel, o tipo do imóvel, o seu estado e a sua área. Para realizar  Estudo de Mercado do seu Imóvel são tidas em conta informações como a zona geográfica, a natureza do imóvel, o tipo do imóvel, o seu estado, a sua área e o estado do mercado. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

  1. 1. 12/05/2022 22:50 Como fazer um estudo do mercado imobiliário - Blog Homer: Mercado Imobiliário, Corretores e Imóveis https://www.homer.com.br/blog/2019/06/13/como-fazer-um-estudo-do-mercado-imobiliario/ 1/5 Blog Homer: Mercado Imobiliário, Corretores e Imóveis Posts semanais sobre o mercado imobiliário e dicas para corretores imobiliários encontrarem parceiros e venderem mais.  13 DE JUNHO DE 2019  BY COLUNISTA Como fazer um estudo do mercado imobiliário Por incrível que pareça, nem todo mundo do mercado imobiliário acredita ou dá muita importância a esta ferramenta. Mas os que a utilizam conseguem resultados elevados e constantes. Estou falando do ESTUDO DE MERCADO! Mas o que é um Estudo de Mercado? No ramo imobiliário, o Estudo de Mercado dará a clareza sobre as características, componentes e necessidades deste mercado, ou seja, apresentará uma análise prévia do imóvel que será captado, da região onde ele se situa, assim como os detalhes da concorrência a este imóvel. E os Estudos de Mercado mais completos ainda podem trazer informações sobre os possíveis compradores e suas necessidades: origem, disponibilidade, estrutura familiar, capacidade financeira, etc. Leia também: Como construir uma estratégia de marketing imobiliário? Lembre-se que a cada dia mais compradores são expostos a uma infinidade de produtos, marcas e serviços com diferentes apelos. E o consultor imobiliário precisa posicionar-se de forma cada vez mais eficaz, com um profundo conhecimento sobre todas as informações da região onde atua, seus produtos (imóveis) e o público-alvo consumidor (hábitos, desejos, comportamentos e fatores de decisão), pois, assim é possível entender como o consumidor pensa e quais são as suas prioridades. O primeiro passo para iniciar um Estudo de Mercado é a definição do POSICIONAMENTO do consultor imobiliário, ou seja, da região em que ele quer se tornar (ou já é) um  MENU
  2. 2. 12/05/2022 22:50 Como fazer um estudo do mercado imobiliário - Blog Homer: Mercado Imobiliário, Corretores e Imóveis https://www.homer.com.br/blog/2019/06/13/como-fazer-um-estudo-do-mercado-imobiliario/ 2/5 especialista. Com a região de Posicionamento definida, é necessário levantar todas as informações desta região (Escolas, Creches, Faculdades, Outros Condomínios, Shoppings ou Malls, Hospitais, Médicos ou Consultórios, Pet Shops, Oficinas e Concessionárias, Academias, Cursos, Supermercados, Postos de Gasolina, Clubes, Farmácias, Restaurantes, Bancos, Transporte Público, Centros Empresariais, …). Quanto mais informações constarem do Estudo de Mercado, melhor será a visualização da região onde o consultor imobiliário atua, e mais fáceis serão os próximos passos, a começar pela correta PRECIFICAÇÃO dos imóveis da sua carteira.   Lembre-se que o mercado imobiliário não é de concorrência perfeita. As características de cada imóvel são únicas (não existem dois imóveis iguais), a oferta é limitada (depende da existência de solo urbano para edificações), as transações são descontínuas ao longo do tempo e os preços e condições de venda normalmente são resultado de um processo negocial. Como o objetivo é determinar o valor de venda mais adequado ao imóvel alvo do Estudo de Mercado, recomendado que se use o recurso da Análise Comparativa, que determina o preço de mercado do imóvel por comparação dos preços de outros imóveis semelhantes, comprovados por imóveis em venda e por transações já realizadas. Baixe agora: Como se tornar um corretor de referência Assim, com a ACM (Análise Comparativa de Mercado) é possível obter o valor mais competitivo, que torne mais vendável o imóvel em questão. Posso citar alguns benefícios de uma correta Precificação: Venda num prazo mais curto; Menos inconvenientes; Mais clientes interessados; Consultores parceiros motivados em mostrar a propriedade aos seus clientes; Maior número de chamadas, visitas e de ofertas; Ofertas mais altas; Com a correta Precificação, o resultado do Estudo de Mercado mostrará valores em concordância com a liquidez do mercado local, obedecendo os atributos particulares do imóvel, suas características físicas, sua localização e a oferta de imóveis semelhantes na região.
  3. 3. 12/05/2022 22:50 Como fazer um estudo do mercado imobiliário - Blog Homer: Mercado Imobiliário, Corretores e Imóveis https://www.homer.com.br/blog/2019/06/13/como-fazer-um-estudo-do-mercado-imobiliario/ 3/5 Para concluir, mais dicas sobre o Estudo de Mercado: Procurar sempre por informações reais de venda, e não as expectativas de venda mostradas nos portais; Neste primeiro momento tirar fotos apenas para ajudar no estudo. Depois da autorização de venda (ou locação) assinada, tirar as fotos para correta divulgação; Não usar muitos imóveis na ACM (Análise Comparativa de Mercado). Aconselho usar 5 imóveis; Importante procurar por algum curso de avaliação imobiliária no CRECI ou outro órgão/instituição. Além de agregar na capacitação do consultor imobiliário, é importante se apresentar aos clientes como perito avaliador; O “recheio” do estudo de mercado (informações, dados, análises, …) sempre será mais importante que o formato escolhido para a apresentação; As ações do consultor imobiliário devem acompanhar o discurso. Se prometer que fará alguma coisa, faça! E não esqueça: Nunca subestime essa poderosa ferramenta! O Estudo de Mercado será decisivo entre conseguir ou não a GESTÃO EXCLUSIVA. E sobre gestão exclusiva falarei em breve… Abraços a todos e RUMO AO TOPO! Quer encontrar uma rede de milhares de corretores e fechar parcerias com total segurança? Experimente o Homer. É 100% gratuito, não tem pegadinha nem mensalidade. Sabe o melhor? Fechando toda a parceria dentro do Homer, nós garantimos a comissão caso o seu parceiro não lhe pague. Baixe agora clicando aqui! POSTED IN MERCADO IMOBILIÁRIO, PÚBLICO • TAGGED ESTUDO DE MERCADO, GESTÃO, HOMER PARCERIAS, MERCADO IMOBILIÁRIO View all posts by Colunista Published by Colunista PREV

Para quem está na dúvida entre comprar ou alugar um imóvel, é muito importante estudar bem a região e ver o panorama das suas fontes de renda. A fim de entender como estudar o mercado imobiliário, é preciso levar em consideração o local do imóvel, as tendências para o futuro e a situação do momento.

O mercado imobiliário, a propósito, é bastante diverso e depende muito de cenários externos à sua área de atuação. Por exemplo, é influenciado por taxas de juros, desemprego, inflação, mudanças em planos diretores municipais, entre outros fatores. Vamos ver com mais detalhes como ele funciona.

Definição de mercado imobiliário

O que é mercado imobiliário? É tudo o que diz respeito à negociação de imóveis. Dessa forma, estamos falando de terrenos, casas, apartamentos, galpões e indústrias, por exemplo. Até plantações e jardins são incluídos.

Como nas grandes cidades praticamente tudo já está construído, em geral são negociados imóveis já finalizados. No interior, por outro lado, há ainda muitos terrenos vazios, que também entram no negócio. 

Por isso, é importante conhecer a fundo os detalhes para ficar por dentro de como estudar o mercado imobiliário e fazer bons negócios. Assim, dá para analisar se aquele imóvel é uma boa opção de compra para revender no futuro, ou se vale alugar um apartamento pela sua localização.

Como funciona?

Saber como funciona o mercado imobiliário é a chave para ter sucesso nas negociações. Afinal, estamos lidando com valores altos, que podem chegar à casa de milhões de reais. Mas o mercado imobiliário não se restringe apenas ao preço de casas, terrenos ou apartamentos.

Há outros custos envolvidos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado na hora da aquisição do imóvel; a construção (se ele ainda não existe); toda a parte de documentação, escritura, registro no cartório, entre outros. Isso também conta quando se trata de como estudar o mercado imobiliário.

Um detalhe a ser observado é notar quando uma construtora compra um terreno para edificar um prédio, uma indústria ou um condomínio. Antes de escolher aquele lugar, ela estudou a fundo o mercado imobiliário já há algum tempo. O que é levado em consideração para a escolha do terreno?

  1. Possibilidade de valorização

As construtoras analisam se aquele lugar receberá alguma grande obra que vai valorizar a região. Isso inclui, por exemplo, a construção de uma estação de metrô ou uma indústria. Como são obras que levam um tempo maior, a construtora já se planeja para crescer com o empreendimento.

Essa regra também vale para pessoas físicas que querem comprar um imóvel já construído. Ao verem o potencial da região, elas saberão que haverá vantagens por existirem meios de transporte por perto. Assim, podem comprar o imóvel para morar ou, quando o metrô estiver construído, revender o bem por um preço melhor.

Aqui estamos pensando no futuro do mercado imobiliário. No caso de quem deseja comprar imóveis para revender, é bom ficar de olho em locais que vêm crescendo. Há cidades que se transformaram em polos industriais e necessitam de uma estrutura imobiliária adequada.

Assim, pensar em investir em terrenos nesses locais para construir casas, vilas, condomínios e apartamentos pode ser uma boa chance de investimento. O mesmo vale para quem quer sair dos grandes centros e se mudar para cidades menores. Casas nesses locais tendem a ser mais baratas e maiores.

Como fazer um estudo de mercado imobiliario

  1. Juros, desemprego e acesso ao crédito

Por outro lado, o investidor precisa tomar cuidado. Escolher bem o lugar onde quer construir ou comprar o imóvel é importante para não se arrepender depois. Dependendo de como estiver o mercado imobiliário no momento e das previsões para o futuro, é preferível esperar para começar do que fazer um mau negócio.

Mercado imobiliário no Brasil

Com a retomada da economia ainda em meio à pandemia da covid-19, com um alto número de lançamentos em 2021, há motivos para cuidado. O futuro do mercado imobiliário no Brasil não chega a estar ameaçado, mas deve ser visto com um pouco mais de cautela.

A alta da taxa Selic em 2021 desacelerou um mercado que vinha aquecido. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi), foram lançadas e vendidas quase 50 mil unidades habitacionais de janeiro a setembro de 2021, o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.

Porém, já no último trimestre deste ano, com a alta dos juros e da inflação, houve uma desaceleração. Esse é um dos detalhes que contam quando se trata de como estudar o mercado imobiliário: lidar com as grandes variações do mercado, flutuações da economia brasileira e mundial.

O que pode mudar?

A tendência é que, com o aumento da vacinação contra a covid-19 no Brasil, a economia brasileira comece a experimentar alguma melhora, que deve se refletir no mercado imobiliário. Mas há divergências sobre as taxas de juros cobradas nos financiamentos.

A Caixa Econômica Federal prevê congelar os juros para financiamento imobiliário, mas há projeções de que os bancos privados, inclusive o Banco do Brasil, devam aumentá-las no próximo ano.

Conheça mais sobre o mercado imobiliário com a Melhortaxa!

Para entender como estudar o mercado imobiliário com mais profundidade, basta acessar o site da Melhortaxa! Além de conteúdos sobre valorização de imóvel e compra de casa ou apartamento, você pode fazer simulações de financiamentos imobiliários e ainda receber as melhores propostas. Acesse o site e conheça mais!