Com quantos quilos nasce um bebê saudável

Menino nasceu saudável, segundo os médicos Reprodução/Record TV

O nascimento por parto normal de um menino com 6,2 kg e 55 cm, no começo deste mês, no Rio de Janeiro, chamou a atenção até mesmo dos funcionários da maternidade.

Ao saber do caso, muitas pessoas se perguntam: o que acontece para que um bebê chegue a esse tamanho ainda na barriga da mãe?

O ginecologista José Carlos Peraçoli, membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), afirma que casos assim são raros e que "as causas mais comuns estão ligadas à gestação".

"Uma mãe que já tem cinco ou seis filhos, a tendência é que eles nasçam cada vez maiores. Mães obesas podem ter filhos com peso maior, porque elas já têm um distúrbio metabólico. Quando a gestação passa das 40 semanas, os nenês ganham peso de uma forma acelerada."

Entretanto, o diabetes gestacional, que ocorre exclusivamente durante a gravidez, responde por boa parte dos casos de bebês grandes, acima dos 4 kg (em média, recém-nascidos pesam 3,5 kg), segundo Peraçoli.

Publicidade

É possível, observa o médico, que a mulher desenvolva esse tipo de diabetes e, caso não seja acompanhado de maneira correta, pode passar despercebido e reaparecer na próxima gestação.

"A mãe diabética tem um problema de deficiência de produção da insulina, que consome o açúcar em excesso do sangue. Se a mãe tem uma deficiência e vai tendo uma produção maior de açúcar no sangue que não é controlada, esse açúcar passa direto para o nenê. É como se ele tivesse uma dieta sobrecarregada."

LEIA TAMBÉM: Mais de 30% dos brasileiros sem diabetes nunca mediram a glicemia

A mãe ser diabética não significa que o bebê já nascerá com o problema. "Mas ele traz a herança genética, tem que ser acompanhado de perto desde criança", afirma Peraçoli.

No caso do Rio de Janeiro, especificamente, a mãe contou à Record TV não ter tido diabetes gestacional. Os médicos também constataram que a criança nasceu sem qualquer problema.

Em bebês sem uma causa evidente que justifique o tamanho maior ao nascer, o ginecologista explica que é preciso investigar causas individuais de cada bebê, como genética ou um eventual distúrbio metabólico de base.

Obviamente, o tamanho dos pais também precisa ser considerado. "Tem que pensar na constituição dos pais, porque há, claro, chances de ter um feto grande.

'Bebê gigante' ao lado de outro recém-nascido de tamanho normal Reprodução/Record TV

"Nada em medicina é impossível", diz o ginecologista sobre o parto normal do bebê de 6,2 kg. Porém, ele frisa que acima de 4,5 kg, "já se considera a indicação de cesárea".

"Há muito risco de, na hora do nascimento, da criança ter o que a gente chama de distócia de ombro [quando o resto do corpo do bebê não sai após a passagem da cabeça]. Se não tiver conhecimento e habilidade para trabalhar com essa situação, pode levar a problemas para o nenê, como sequelas e até morte", alerta o médico.

O ginecologista também relata a importância do pré-natal justamente para não deixar o parto chegar nas 40 semanas se o bebê já estiver com peso considerado acima da média.

"Mesmo uma cesárea não é tranquila. Imagine ter que tirar um nenê de 6 kg. O corte no útero é maior."

Um bebê fofinho e bem bochechudo fez sucesso na maternidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ao nascer com quase 5kg.

No Facebook, a mãe, a esteticista Evilyn Cavalcante, postou fotos do menino e comemorou: “Nasceu nosso príncipe! 4.495kg e 48cm de pura gostosura”, escreveu ela em seu perfil. O post teve centenas de curtidas e comentários de familiares e conhecidos, que ficaram admirados com o tamanho do bebê.

Com quantos quilos nasce um bebê saudável

Crédito: Reprodução/FacebookBebê nasceu de parto cesariana

Apelidado pela mãe de Fofão, o pequeno Carlos Gael surpreendeu os pais com o peso. Ao G1, a mãe disse que não esperava um bebê tão grande já que o último ultrassom, feito há 15 dias, mostrava que o menino viria ao mundo com cerca de 3,8 kg.

Com quantos quilos nasce um bebê saudável

Crédito: Reprodução/FacebookCarlos Gael e a mãe já receberam alta médica

Peso de recém-nascidos

De acordo com Patricia Rezende, pediatra do grupo Prontobaby, o peso do pequeno Carlos Gael não é considerado normal. “É um bebê grande para idade gestacional”, diz ela. “Muitas vezes pode estar relacionado à diabetes materna, principalmente mal controlada.  Pode ser hereditário? Sim, mas muito comumente é por diabetes materna”, explica.

Sob condições ideais, depois de passar em média 40 semanas no útero materno, os bebês costumam vir ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, de acordo com a tabela padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tamanho pode variar dois ou três centímetros para mais ou para menos nessa idade gestacional.

Quanto ao peso, o ideal esperado de um recém-nascido é variar entre 2.500g e 4.000g. De acordo com o Ministério da Saúde, o baixo peso ao nascer (menor que 2.500g) é associado a maior mortalidade e morbidade neonatal e infantil, sendo considerado o fator isolado mais influente na sobrevivência nos primeiros anos de vida.

No outro extremo, acima de 4 kg, o bebê é considerado maior que a média e pode representar maior risco de complicações no parto.

Além disso, segundo a pediatra, um bebê grande ou pequeno para a idade gestacional têm maiores índices de complicações após o nascimento, como hipoglicemia, por exemplo.

Mudança após o nascimento

Após nascer a criança perde até 10% do peso e, geralmente, recupera isso em até duas semanas. Mas mais importante do que se atentar somente à balança, a pediatra Patrícia Rezende orienta prestar atenção no recém-nascido como um todo e observar como são as mamadas, como ele tem dormido, qual a quantidade de xixi que o recém-nascido tem feito. “Essas são medidas também para percebermos se ele tá ganhando peso bem. No primeiro trimestre é normal ganhar entre 20g e 30g por dia”, explica a médica.

Veja também: Maior bebê do mundo? Com 7,4 kg recém-nascido surpreende

Acompanhar o crescimento dos filhos é motivo de orgulho para as mães desde que o bebê nasce. Já depois do parto, a criança é medida e pesada para que seus dados entrem na tabela de desenvolvimento e os números sejam avaliados pelos pediatras. O padrão de altura e peso dos bebês foi definida pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e é usado praticamente em todos os países do mundo para avaliar o crescimento dos pequenos.

Com quantos quilos nasce um bebê saudável
A tabela ajuda os médicos e as mães a saber mais sobre o desenvolvimento do bebê (Foto: Getty Images)

A tabela criada pela OMS estima a altura e o peso ideal dos bebês até que eles completem um ano de vida. A estimativa ajuda as mães e os médicos a terem um parâmetro sobre o que é considerado um desenvolvimento normal e saudável. Veja os números:

Idade / Altura / Peso

Recém-nascido – 50 cm – 2.900 a 3.300 gramas

1 mês – 55 cm – 3.700 a 4.200 gramas

2 meses – 57 cm – 4.300 a 5.000 gramas

3 meses – 61 cm – 5.000 a 5.700 gramas

4 meses – 62 cm – 6.300 gramas

5 meses – 63 cm – 6.900 gramas

6 meses – 64 cm – 7.500 gramas

7 meses – 66 cm – 8.000 gramas

9 meses – 69 cm – 8.900 gramas

10 meses – 71 cm – 9.300 gramas

11 meses – 73 cm – 9.600 gramas

12 meses – 75 cm – 10.000 gramas

Tabela de desenvolvimento para meninas

Idade / Altura / Peso

Recém Nascido – 48 cm – 2.500 a 3.200 gramas

1 mês – 52 cm – 3.200 a 4.000 gramas

2 meses – 56 cm – 4.000 a 4.700 gramas

3 meses – 59 cm – 4.700 a 5.500 gramas

4 meses – 61 cm – 6.100 gramas

5 meses – 62 cm – 6.700 gramas

6 meses – 63 cm – 7.300 gramas

7 meses – 65 cm – 7.800 gramas

8 meses – 67 cm – 8.200 gramas

9 meses – 68 cm – 8.600 gramas

10 meses – 70 cm – 9.100 gramas

11  meses – 72 cm – 9.500 gramas

12 meses – 73 cm 9.800 gramas