Como é estudar no if

1- Quais são os cursos oferecidos?
2- Tem cursos só técnicos, sem ser em conjunto com o Ensino Médio?
3- Tem cursos superiores?
4- Como estudar no IFG Câmpus Águas Lindas? Como ingressar?
5- Os cursos são pagos?
6- Quanto tempo duram os cursos?
7- Quais os horários das aulas?
8- Tem uniforme?
9- Posso trocar de curso?
10- Já fiz o primeiro ano do Ensino Médio, posso entrar direto no segundo ano?

Show


1-    Quais são os cursos oferecidos?
O Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas oferece três cursos para estudantes da educação regular, que tenham o Ensino Fundamental completo, são os cursos técnicos de: Análises Clínicas, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Ainda é oferecido para os estudantes maiores de dezoito anos que tenham o Ensino Fundamental completo, o curso técnico de Enfermagem na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de 2019, o campus também também passou a oferecer ensino superior, para aqueles que possuem o Ensino Médio completo, de licenciatura em Ciências Biológicas.  Conheça aqui os nossos cursos. Voltar

2-    Tem cursos só técnicos, sem ser em conjunto com o Ensino Médio?


Não. Os cursos do Câmpus Águas Lindas são integrados ao Ensino Médio, sendo a matriz curricular das disciplinas do curso técnico mesclada ao conjunto de matérias do Ensino Médio. Voltar

3-    Tem cursos superiores?


O Câmpus Águas Lindas passou a ofertar, a partir de 2019, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para cursar é preciso ter o Ensino Médio completo. Há duas formas de ingressar nos cursos superiores do IFG: ou pela nota do ENEM, ou pela prova tradicional do vestibular. Voltar

4-    Como estudar no IFG Câmpus Águas Lindas? Como ingressar?


Para estudar em nossa instituição basta atender as condições dos editais de Processos Seletivos e conseguir aprovação nos mesmos. Para os cursos técnicos integrados, se dá por meio de provas de conhecimentos gerais, envolvendo conteúdos do Ensino Fundamental. Já para o curso superior, o ingresso se dá ou por meio da nota do ENEM, ou aprovação no vestibular IFG. As seleções são realizadas anualmente para o curso superior e cursos técnicos de Análises Clínicas, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde. Geralmente os editais são divulgados no final de setembro ou início de outubro de cada ano, para ingresso no ano letivo seguinte. Já o curso técnico de Enfermagem tem seleção a cada seis meses, com a divulgação do edital no final de cada semestre, sendo a seleção realizada por meio de participação de palestra e sorteio. Voltar

5-    Os cursos são pagos?


O Câmpus Águas Lindas do IFG faz parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sendo uma instituição pública e federal de ensino, que oferece os seus cursos de maneira gratuita. Voltar

6-    Quanto tempo duram os cursos?


Os cursos técnicos de Análises Clínicas, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde, feitos de maneira integrada ao Ensino Médio, têm a duração de três anos. Já o curso superior e o técnico de Enfermagem na modalidade EJA tem a duração de quatro anos. Voltar

7-    Quais os horários das aulas?


Os cursos técnicos de Análises Clínicas, Meio Ambiente e Vigilância em Saúde têm aulas no período da manhã e da tarde, de 7h às 17h. Já o curso técnico de Enfermagem na modalidade EJA e curso superior tem aulas no período noturno, de 19h às 22h15. Voltar

8-    Tem uniforme?


O Instituto Federal de Goiás trabalha na filosofia de respeito à diversidade e à pluralidade de pensamento, expressão estética e valores culturais. Por isso, na instituição não há obrigação de uniforme. Contudo, as turmas que têm interesse podem confeccionar seus próprios uniformes, preservando a identidade institucional, por meio da manutenção de suas cores e logomarcas. Voltar

9-    Posso trocar de curso?


Não há possibilidade de trocar de curso após o ingresso na instituição. Por isso, é necessário pesquisar com cuidado sobre os cursos para encontrar aquele que realmente lhe interesse e satisfaça. O curso é escolhido no momento de inscrição para realizar o Processo Seletivo. Conheça aqui os nossos cursos. Voltar

10-    Já fiz o primeiro ano do Ensino Médio, posso entrar direto no segundo ano?


Não é possível o ingresso no segundo ou terceiro ano devido à organização da matriz curricular dos cursos, que é feita de maneira integrada, relacionando matérias de base técnica e do Ensino Médio ao longo dos três ou quatro anos de curso. Voltar

Como é estudar no if
O IFSULDEMINAS oferece diversas oportunidades de cursos gratuitos, presenciais e a distância. São cursos técnicos (integrados e subsequentes), superiores (bacharelado, licenciatura e tecnologia), pós-graduação (especialização e mestrado), FIC e muito mais.

No caso dos cursos técnicos integrados, (ensino médio mais o profissionalizante) o ingresso acontece pela análise do histórico escolar ou via vagas olímpicas (edital próprio que destina vagas para candidatos premiados em Olimpíadas de Conhecimento). Para os técnicos subsequentes, (para quem já tem o ensino médio) a entrada ocorre via sorteio, ordem de inscrição ou análise de histórico escolar.

Já o ingresso nos cursos superiores se dá mediante processo seletivo indicando a melhor nota do candidato no Enem (são válidas as edições 2014 a 2020), sendo que 80% das vagas são ofertadas para o processo seletivo e 20% das vagas são ofertadas pelo SiSU. Além disso, também há reserva de vagas olímpicas.

Existe, ainda, a possibilidade de entrada por meio do Edital Unificado de Transferência Interna, Externa, Reingresso e Obtenção de Novo Título que ocorre duas vezes ao ano, tendo uma entrada para o primeiro semestre e outra para o segundo. Nesse caso, tratam-se de vagas que estão ociosas no IFSULDEMINAS e são disponibilizadas para a comunidade, de acordo com requisitos estabelecidos em Edital.

As vagas para os cursos de pós-graduação, especialização técnica e mestrado são ofertadas por meio de edital, publicado no site do vestibular e também nos sites dos campi que ofertam essa modalidade.

O ingresso para o Pronatec e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) é realizado durante o ano, mediante processo seletivo específico, divulgado no endereço: portal.ifsuldeminas.edu.br.

Para ingressar em um dos cursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), é preciso passar por processo de seleção ou apenas inscrição, os quais podem se configurar de diferentes formatos, conforme o nível do curso. Nesta página, estão disponíveis informações sobre como fazer para estudar no IFRS.

  • Conheça o Portal do Processo Seletivo do IFRS

É importante lembrar que as informações, orientações e datas de cada processo de seleção são publicadas em um documento chamado de edital. Os candidatos precisam ler o edital com atenção.

Como é estudar no if

Conheça as modalidades de cursos técnicos e de graduação oferecidos:

Técnicos integrados ao ensino médio – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Técnicos concomitantes ao ensino médio – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

Técnicos subsequentes ao ensino médio – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mundo do trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mundo do trabalho.

Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

Saiba mais:

Transferência

O estudante regularmente matriculado que pretende trocar de curso, de campus ou mesmo de instituição de ensino pode solicitar transferência. As transferências são aceitas somente para cursos no mesmo nível e modalidade e mediante a existência de vagas.

Os processos de transferência deverão ser encaminhados à Coordenadoria de Registros Acadêmicos, ou equivalente, do campus de destino. Para cursos técnicos integrados ou concomitantes, a solicitação pode ser feita a qualquer tempo. Para cursos técnicos na modalidade subsequente e para cursos superiores, deverão ser observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Ingresso de diplomados

Quem tem diploma de curso superior ou de curso técnico de nível médio subsequente pode solicitar matrícula nos cursos do IFRS. Os pedidos serão atendidos caso existam vagas após a conclusão dos processos de transferência.

Para os que possuem diploma de curso de graduação, é possível solicitar ingresso no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos de nível médio subsequente. Quem tem diploma de curso técnico de nível médio subsequente pode solicitar apenas para cursos do mesmo nível e forma (ou seja, técnicos de nível médio subsequente).

O processo deverá ser encaminhado junto à Coordenadoria de Registros Acadêmicos do campus, ou equivalente, observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico e/ou em editais.

> Mais informações podem ser consultadas na Organização Didática do IFRS

  • Compartilhar conteúdo:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Pinterest
  • WhatsApp