Como comparar o ar condicionado mais gelado

Como comparar o ar condicionado mais gelado

Se você quer refrescar o seu ambiente, uma característica que é preciso ficar de olho é a potência de ar-condicionado. Normalmente, ela vem explicada na própria caixa do aparelho em número acompanhado da sigla BTU. Se você não sabe o que é BTUs no ar-condicionado, a gente explica: BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. É ela que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado.

Para entender melhor como é calculada a capacidade do ar-condicionado ideal, é preciso saber que 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56°C. Para dimensionar a medida para espaços físicos, em m², é feito um cálculo levando em consideração a densidade e o peso da água. Na prática, isso vai afetar o tamanho do espaço onde seu condicionador de ar será instalado. Quanto mais BTUs ele tiver, maior pode ser o ambiente que o aparelho resfriará.

Para saber como escolher ar-condicionado, você deve lembrar que a quantidade de BTUs do ar-condicionado varia de acordo com o sol no ambiente e o uso de aparelhos eletrônicos. Confira nossas indicações na tabela a seguir.

Quer comprar um ar-condicionado, mas está com medo da conta de luz no fim do mês? Confira nossas dicas de como economizar na conta de luz!

Como comparar o ar condicionado mais gelado

A potência de ar-condicionado é apresentada com um número acompanhado da sigla BTUs (Foto: Shutterstock)

Tabela de potência de ar-condicionado

Como você já sabe, a potência do ar-condicionado faz total diferença no resultado final. Para cômodos menores, indicamos uma capacidade de ar-condicionado por volta dos 7.500 BTUs, como o Springer Midea QCI078BB 7.500 TUs, que é um ar-condicionado ideal para apartamentos pequenos.

Mas se você está perguntando "ar-condicionado de 9000 BTUs refrigera quantos metros quadrados?", saiba que ele é indicado para ambientes de 10 a 12 metros quadrados. Mas é claro que o BTU do aparelho vai depender de outros fatores, como você acompanhou na tabela de potência de ar-condicionado acima.

Para entender como escolher ar-condicionado, lembre-se de observar a área do cômodo, se ele recebe sol da manhã, à tarde ou o dia todo. Lembre-se, também, de que até a quantidade de pessoas e de aparelhos eletrônicos no ambiente podem interferir na vazão do ar-condicionado.

Quer prolongar a vida útil do seu ar-condicionado? Confira a nossa matéria com 5 hábitos que você não deve ter com o seu aparelho, além de dicas de limpeza.

Escolher o ar-condicionado com BTU ideal para tamanho do cômodo ajuda a economizar energia (Foto: Divulgação/LG)

Com a quantidade certa de BTU, o ar-condicionado consome menos energia

Saber o que é BTUs no ar-condicionado e como calcular a quantidade indicada para o ambiente é importante para ter certeza de que ele será capaz de refrigerar o local. Mas também não é indicado escolher um modelo com potência acima do necessário.

Isso porque se a potência de ar condicionado for muito alta, ela pode aumentar o consumo de energia elétrica. E você provavelmente não quer fazer isso, certo? A tabela de potência de ar-condicionado acima te ajuda a encontrar o aparelho com capacidade ideal. Além disso, confira outras dicas para consumir menos energia ao usar o ar-condicionado:

  • Opte por um modelo com motor Inverter ou Dual Inverter, que consome até 70% menos energia que os aparelhos convencionais;
  • Busque um ar-condicionado que tenha selo Procel A de eficiência energética;
  • Use o Modo Sleep durante a noite. Ele garante conforto térmico sem consumir muita luz;
  • Mantenha as portas e janelas bem fechadas, para evitar que o ar frio "escape" do cômodo;
  • Lembre-se de limpar o filtro com frequência para evitar sobrecarregar o aparelho.

Com todas essas dicas, agora você já sabe como escolher ar-condicionado com praticidade, seja ele um modelo de janela, do tipo split ou com motor inverter. Aqui temos muitos modelos para você conferir e comparar os preços!

Está com o orçamento apertado? Dê uma olhada em nossa lista ar-condicionado barato!

Confira opções de ar-condicionado com motor Inverter ou Dual Inverter

Os aparelhos de ar-condicionado com motor Inverter ou Dual Inverter são ótimas opções para quem, além de buscar um modelo que não consuma muita energia elétrica, faz questão de um ar-condicionado eficiente. Isso porque esse tipo de aparelho é conhecido por ser mais silencioso que os convencionais e, principalmente, pelo baixo consumo energético, o que significa que não pesam tanto na conta de luz.

Confira algumas opções de ar-condicionado Inverter ou Dual Inverter que valem a pena investir:

Encontre o ar-condicionado com selo Procel A ideal para você

Se você não pode ou não quer apostar em um ar-condicionado Inverter, mas procura um aparelho que não consuma muita energia elétrica, os modelos com selo Procel A de eficiência energética são uma boa alternativa. Esse selo garante uma boa capacidade de ar-condicionado atrelada ao consumo baixo de energia, ou seja, não sobrecarrega a sua conta de luz.

Conheça algumas opções de ar-condicionado split ou de janela com selo Procel A:

Agora que você já sabe tudo sobre capacidade de ar-condicionado, que escolher o seu ideal? Confira a nossa matéria com o melhor ar-condicionado 12.000 BTUs!

Como comparar o ar condicionado mais gelado

Se você não está satisfeito com seu aparelho ou tem problemas para fazê-lo esfriar, este artigo é para você. Nele, falaremos como fazer o ar-condicionado gelar mais, com técnicas e dicas para que seu desempenho seja sempre o melhor possível.

Manter o aparelho limpo

O primeiro passo para que o ar-condicionado consiga manter seu desempenho é conservá-lo sempre limpo. Se os filtros de ar do seu aparelho estiverem sujos, ele não conseguirá alcançar a temperatura programada.

Uma das maneiras de como fazer o ar-condicionado gelar mais rápido é, portanto, trocar os filtros e limpá-los com frequência. Esse processo deve ser feito com cuidado, para que não haja nenhum dano da peça ou até mesmo do aparelho como um todo.

Para você ter mais segurança e conforto, a Leveros oferece o serviço de limpeza e manutenção periódica. Conte com nossos profissionais na hora de cuidar do seu aparelho.

Observar o gás refrigerante

O gás refrigerante é a substância que absorve o calor do ambiente de maneira constante, o que resfria o espaço. Se o seu aparelho é mais velho ou ficou fraco de uma hora para outra, o problema pode ser a falta de gás no aparelho, seja por vazamento ou por desgaste.

Para resolver o problema, é necessário substituir o gás refrigerante. Essa tarefa é indicada apenas para profissionais, portanto, chame uma assistência técnica especializada para atuar no seu ar-condicionado.

Analisar o termostato

Além de saber como gelar o ar-condicionado, é necessário entender também como o aparelho funciona, e o termostato é uma peça fundamental do equipamento. O dispositivo serve para medir a temperatura do ambiente, passando essa informação para o aparelho.

Nesse momento, o ar-condicionado entende qual é o trabalho a ser feito no local e passa a atuar para que a temperatura programada seja alcançada. Se essa peça estiver com defeito, o aparelho não vai conseguir desempenhar seu papel.

Fechar saídas de ar do ambiente

Como fazer o ar-condicionado gelar com as portas e janelas abertas? Pois bem, o aparelho necessita que o ambiente tenha o mínimo possível de trocas de ar entre a área externa e a interna, ou até mesmo entre cômodos de um mesmo local fechado.

Uma cortina de ar, por exemplo, faz o papel de vedação em locais onde há portas abertas, o que mantém a temperatura interna agradável. Por isso, sempre que ligar seu aparelho, feche portas, janelas e outros locais que permitam a saída de ar do espaço que deseja refrigerar.

Ativar a função cool

Não confunda, a função também é chamada de jet cool ou turbo, depende da marca do seu aparelho, mas o objetivo é o mesmo: alcançar a temperatura desejada de forma mais rápida. Portanto, ao ativar o modo, seu ar-condicionado passa a operar em uma velocidade superior à normal.

Não colocar na temperatura mais baixa possível

Essa é uma dica para se aplicar em dias mais amenos. Se você tem o costume de deixar a temperatura do ar-condicionado a mais baixa possível, saiba que isso gera um desgaste maior do aparelho. Isso pode comprometer o termostato e seu compressor de maneira mais rápida que o comum.

A dica é usar a temperatura mínima apenas quando for necessário, evitando gerar um desgaste desnecessário no seu ar-condicionado. Dessa forma, você conseguirá ter um bom desempenho mesmo em dias muito quentes.

Adquirir o aparelho ideal para o seu ambiente

Se você ainda não tem um ar-condicionado, deve observar algumas características do seu ambiente, para saber qual é a potência indicada do aparelho. O tamanho do local e o número de janelas e o de pessoas que frequentam o espaço influenciam no desempenho do equipamento.

Para saber qual é o aparelho ideal para seu ambiente, use a calculadora de BTUs da Leveros. Com ela, você consegue calcular cada detalhe do espaço, além de poder incluir diversos ambientes simultaneamente. Com as informações inseridas, a ferramenta indica os modelos ideais para você!

Leve a qualidade da Leveros para a sua casa

A Leveros está há mais de 40 anos resolvendo os problemas de climatização dos nossos clientes, sempre com conforto e segurança. Conte conosco para comprar seu ar-condicionado, instalar o aparelho e realizar as manutenções e as limpezas periódicas.