O que é diafragma do sistema respiratório

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Ouça este artigo:

O diafragma é um músculo estriado esquelético que separa a cavidade abdominal da torácica e é o principal responsável pela respiração nos seres humanos. Está presente em todos os mamíferos e em algumas aves.

O que é diafragma do sistema respiratório
Nos humanos, este músculo está localizado junto às vértebras lombares, às costelas inferiores e o esterno e, ligando-se a estas estruturas através de tendões periféricos. Apresenta-se recoberto pelo peritônio em sua parte inferior, em sua parte superior, é adjacente à pleura parietal.

Feixes musculares irradiam dos ligamentos periféricos que correm para se unirem no centro tendíneo. Embora os feixes musculares formem uma lâmina contínua, este músculo divide-se em três partes:

  • Parte esternal: fixada na parte posterior do processo xifóide presente no esterno;
  • Parte costal: os feixes ligam-se às cartilagens costais inferiores e às costelas correspondentes;
  • Parte lombar: liga-se a três vértebras lombares superiores.

Na parte superior ao diafragma, são encontrados os ligamentos frênicopericárdicos, ligando o pericárdio a este músculo.

O diafragma conta com três aberturas que permitem a passagem do esôfago (hiato esofágico), nervos, aorta (hiato aórtico), vasos torácicos e linfáticos.

Quando o diafragma está relaxado, possui o formato de uma abóbada. Durante o processo de inspiração, este se contrai e ao distender-se irá diminuir a pressão intratorácica e comprimir as vísceras abdominais. Deste modo, o ar tende a entrar nos pulmões e auxilia na circulação sanguínea na veia cava inferior. Quando há o relaxamento deste músculo, o ar presente nos pulmões é expulso. Como seus movimentos fazem pressão no trato gastrointestinal, ele tem um papel importante no processo de digestão dos alimentos; é importante também nos mecanismos de tosse, espirro, parto e defecação.

Existem casos onde as vísceras (estômago ou intestino), podem penetrar através dos pontos de passagens presentes no diafragma para a cavidade torácica. Esta anomalia é conhecida como hérnia diafragmática.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diafragma_(músculo)

https://web.archive.org/web/20100323011519/http://www.icb.ufmg.br:80/mor/anatefis/paredes_do_abdome_e_da_pelve.htm

Os pulmões não possuem músculos esqueléticos próprios. O trabalho da respiração é realizado pelo diafragma, pelos músculos entre as costelas (músculos intercostais), pelos músculos do pescoço e pelos músculos abdominais.

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação). O diafragma está preso à base do esterno, às partes inferiores da caixa torácica e à coluna vertebral. Quando se contrai, o diafragma aumenta o comprimento e o diâmetro da cavidade torácica, expandindo os pulmões. Os músculos intercostais ajudam a mover a caixa torácica, auxiliando a respiração.

Unable to find ViewModel builder for Vasont.Multimedia.

Em condições normais, o processo de expiração (ou exalação) geralmente é passivo quando uma pessoa não está fazendo exercício. A elasticidade dos pulmões e da parede torácica, que são ativamente distendidos durante a inspiração, faz com que retornem ao formato de repouso e expulsem o ar para fora dos pulmões quando os músculos inspiratórios são relaxados. Assim, quando uma pessoa está em repouso, não é necessário nenhum esforço para expirar. No entanto, durante exercícios intensos, vários músculos participam da expiração. Entre eles, os músculos abdominais são os mais importantes. Os músculos abdominais se contraem, aumentam a pressão abdominal e empurram o diafragma relaxado contra os pulmões, empurrando o ar para fora.

Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.

Versão Saúde para a Família

O fornecedor confiável de informações médicas desde 1899

Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.

→ Características do músculo diafragma

O diafragma é uma lâmina musculotendínea (músculos intermediados por tendões) que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. Sua face superior está voltada para a cavidade torácica e a superfície inferior volta-se para a cavidade abdominal. Esse músculo fixa-se perifericamente ao processo xifoide do esterno, na margem costal da parede torácica, nas costelas XI e XII, em ligamentos que atravessam a parede abdominal posterior e em vértebras lombares.

Essa estrutura apresenta o formato de cúpula e destaca-se como o principal músculo relacionado à respiração. O diafragma, por causa de sua localização entre o tórax e o abdome, é atravessado por várias estruturas importantes, como o esôfago, que atravessa a parte muscular do diafragma. Além desse órgão, outros exemplos de estruturas que passam pelo diafragma são os nervos vagos, a aorta e a veia cava inferior.

→ Função do diafragma na respiração

Nos movimentos respiratórios, o diafragma possui uma função primordial, uma vez que a movimentação desse músculo altera significativamente o tamanho vertical do tórax. As fibras do músculo do diafragma convergem para uma região tendinosa, chamada de centro tendíneo, localizada no centro da cúpula. Quando o músculo contrai-se na inspiração, a cúpula é puxada e ocorre a depressão da estrutura. Quando ocorre o relaxamento na expiração, o diafragma eleva-se.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O movimento respiratório não depende, no entanto, apenas do diafragma. Na inspiração, ocorrem a contração dos músculos intercostais, o que provoca a elevação das costelas, e a contração do diafragma, promovendo o aumento da cavidade torácica. Esses dois processos garantem a diminuição da pressão dos pulmões, permitindo a entrada de ar. Na expiração, por sua vez, os músculos relaxam e o pulmão retrai passivamente.

→ Método contraceptivo denominado diafragma

Além do músculo conhecido como diafragma, existe um método contraceptivo que recebe esse mesmo nome. Esse método consiste em um anel flexível coberto no centro por uma membrana de látex ou silicone que apresenta formato de cúpula. Ele é colocado dentro da vagina de modo a proteger o colo do útero. O diafragma é um método de barreira, pois impede o acesso dos espermatozoides ao útero e às tubas uterinas. Para saber mais sobre esse método, leia: Diafragma.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O que é diafragma do sistema respiratório
O que é diafragma do sistema respiratório

Lana Magalhães

Professora de Biologia

O diafragma é o principal músculo da respiração. Ele é responsável por separar as cavidades torácica e abdominal.

O músculo diafragma é encontrado em todos os mamíferos e em algumas aves. Em humanos, o diafragma insere-se anteriormente no esterno e nas costelas e posteriormente na coluna.

O diafragma é um músculo estriado esquelético, em formato de cúpula. Podemos caracterizá-lo como o assoalho da cavidade torácica e o teto da cavidade abdominal.

O que é diafragma do sistema respiratório
O que é diafragma do sistema respiratório

Localização e formato do músculo diafragma

As funções do diafragma estão relacionadas ao processo de respiração, estabilização da coluna vertebral e auxílio na expulsão de urina, fezes e vômitos.

O movimento do diafragma também contribui para espirros e tosses. O soluço é resultado de movimentos involuntários do diafragma.

O diafragma apresenta três aberturas que permitem a passagem de estruturas, como vasos sanguíneos, nervos importantes e de estruturas, como o esôfago.

Saiba mais sobre o Sistema Respiratório.

O diafragma e a respiração

O diafragma é o principal músculo que atua no processo da respiração pulmonar.

Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce. Com isso, reduz a pressão intratorácica e comprime as vísceras abdominais. Esse movimento facilita a entrada de ar nos pulmões.

Durante a expiração, ocorre o movimento inverso. O diafragma relaxa e sobe. Assim, aumenta a pressão intratorácica e expulsa o ar dos pulmões.

Confira questões com resolução comentada em exercícios sobre o sistema respiratório.