A icterícia, popularmente conhecida por amarelão

A icterícia, popularmente conhecida como “amarelão”, é um sinal comum a várias enfermidades e pode ser reconhecida quando ocorre pigmentação da pele, das mucosas e da região do branco dos olhos. Geralmente, a cor amarelada é acompanhada de sintomas como coceira, febre ou calafrio e cansaço extremo.

Ela acontece quando a bilirrubina está em excesso no plasma sanguíneo. A bilirrubina é um pigmento amarelo produzido quando as hemácias são deterioradas em um processo de reciclagem — e é encontrada na bile (um fluído amarelo-esverdeado que é produzido pelo fígado e que ajuda na digestão de gorduras).

A Icterícia pode estar presente em quadros como a anemia, câncer, cirrose, doenças hepáticas, doenças infecciosas e condições que causam a obstrução e o mal funcionamento do fígado.

Há um tipo comum de icterícia em recém-nascidos: a icterícia fisiológica. Também conhecida como icterícia neonatal. Ela ocorre na primeira semana de vida do bebê e é um processo considerado normal, ocasionado pela imaturidade do fígado nos bebês. O quadro costuma regredir sem tratamento.

As icterícias obstrutivas são consequência da existência de um obstáculo no fluxo da bile, ou seja, algo acontece com ela que impede de realizar seu trajeto normal entre o fígado e o duodeno. Podem ser causadas por doenças hereditárias, uso contínuo de drogas, tumores, doenças imunológicas, entre outros fatores.

Como as causas da icterícia são múltiplas, seu tratamento não se restringe a uma abordagem e apenas um especialista pode indicar a melhor forma de tratar essa enfermidade. De todo modo, previna-se de complicações tendo um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas com regularidade e ficando longe de drogas e do excesso de álcool.

Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

ENEM 2021 

A icterícia, popularmente conhecida por amarelão, é uma patologia frequente em recém-nascidos. Um bebê com icterícia não consegue metabolizar e excretar de forma eficiente a bilirrubina. Com isso, o acúmulo dessa substância deixa-o com a pele amarelada. A fototerapia é um tratamento da icterícia neonatal, que consiste na irradiação de luz no bebê. Na presença de luz, a bilirrubina é convertida no seu isômero lumirrubina que, por ser mais solúvel em água, é excretada pela bile ou pela urina. A imagem ilustra o que ocorre nesse tratamento.

MOREIRA. M. et al. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar [on-line]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004 (adaptado).

A icterícia, popularmente conhecida por amarelão

Na fototerapia, a luz provoca a conversão da bilirrubina no seu isômero a) ótico. b) funcional. c) de cadeia. d) de posição.

e) geométrico.

----

RESPOSTA: C

RESOLUÇÃO COMENTADA:

A conversão da bilirrubina em lumirrubina por fototerapia leva à formação do isômero de cadeia. Não há mudança de posição de insaturações e grupos funcionais.


Page 2

ENEM - 2021

No seu estudo sobre a queda dos corpos, Aristóteles afirmava que se abandonamos corpos leves e pesados de uma mesma altura, o mais pesado chegaria mais rápido ao solo. Essa ideia está apoiada em algo que é difícil de refutar, a observação direta da realidade baseada no senso comum.

Após uma aula de física, dois colegas estavam sobre a queda dos corpos, e um tentava convencer o outro de que tinha razão:

Colega A: "O corpo mais pesado cai mais rápido que um menos pesado, quando largado de uma mesma altura. Eu provo, largando uma pedra e uma rolha. A pedra chega antes. Pronto! Tá provado!"

Colega B: "Eu não acho! Peguei uma folha de papel esticado e deixei cair. Quando amassei, ela caiu mais rápido. Como isso é possível? Se era a mesma folha de papel, deveria cair do mesmo jeito. Tem que ter outra explicação!"

HÜLSENDEGER, M. Uma análise das concepções dos alunos sobre a queda dos corpos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 3, dez. 2004 (adaptado).

O aspecto físico comum que explica a diferença de comportamento dos corpos em que da nessa discussão é o (a)a) peso dos corposb) resistência do arc) massa dos corpos. d) densidade dos corpos.

e) aceleração da gravidade

----

RESPOSTA: B

RESOLUÇÃO COMENTADA:

Corpos de materiais e formatos distintos apresentam diferentes resistências do ar. Dessa maneira, a força resultante que atua neles depende, também, da aérodinâmica. Isso explica o fato de a mesma folha cair de maneira diferente nas duas situações. Desse modo, o aspecto físico que explica esse comportamento é a resistência do ar.


Page 3

  • Planos

  • Page 4

    ENEM 2021

    É possível ligar aparelhos elétricos de baixa corrente utilizando materiais comuns de laboratório no lugar das tradicionais pilhas. A ilustração apresenta uma montagem que faz funcionar um cronômetro digital.

    A icterícia, popularmente conhecida por amarelão

    Utilizando a representação de projetos elétricos, o circuito equivalente a esse sistema é

    A icterícia, popularmente conhecida por amarelão

    ----

    RESPOSTA: B

    RESOLUÇÃO COMENTADA:

    Na montagem da questão, temos duas pilhas associadas em série e ligadas em paralelo com o voltímetro e o cronômetro (resistor). Vale dizer que a alternativa C apresenta um gerador e um resistor em série, e portanto, não está correta.


    Page 5

  • Planos

  • Page 6

    Ale Educação e Tecnologia LTDA – CNPJ 31.745.881/0001-01 – Rua Coelho Neto, 170 - Centro, Rio do Sul - SC


    Page 7

    Ale Educação e Tecnologia LTDA – CNPJ 31.745.881/0001-01 – Rua Coelho Neto, 170 - Centro, Rio do Sul - SC