Um pedaço de ferro que não e ímã pode atrair outro pedaço de ferro que também não seja ímã

De acordo com a história das ciências, há muitos séculos o homem observou que algumas pedras possuíam a propriedade de atrair pequenos pedaços de metal e também interagiam entre si. Por apresentarem essa característica de atração por metais, essas pedras passaram a ser denominadas de ímãs. Graças a essas descobertas que as primeiras bússolas foram construídas.

Na física, denominam-se fenômenos magnéticos toda interação que se observa entre ímãs e a interação entre ímãs e materiais de ferro. Desta forma, o termo magnetismo passou a ser empregado para estudar os fenômenos que envolviam ímãs.

Vejamos então as propriedades dos ímãs

I – nas primeiras observações realizadas a respeito dos ímãs foi possível verificar que eles tinham a capacidade de interagir entre si e também atraíam pequenos pedaços de ferro. Percebeu-se também que colocando limalhas de ferro próximas ao ímã, elas se aglomeravam em sua extremidade. As regiões onde as limalhas aglomeravam passou a ser chamada de polos do ímã. Convencionou então o polo norte e o polo sul.

II – colocando um ímã suspenso por um fio, de modo que ele possa girar livremente, percebeu-se que ele sempre se posiciona em direção ao norte-sul geográfico do lugar onde está suspenso. Sendo assim, convencionou que o polo norte do ímã é aquele que aponta para o norte geográfico e polo sul é a extremidade que aponta para o sul geográfico.

III – os ímãs exercem, entre si, forças de ação mútua de atração e repulsão, conforme a posição em que são postos um frente ao outro. Portanto, dizemos que os polos iguais de um ímã exercem forças de repulsão e os polos diferentes exercem força de atração quando colocados próximos.

IV– outra propriedade observada nos ímãs foi a capacidade de inseparabilidade de seus polos. Essa capacidade permite ao ímã, quando for quebrado, criar novos polos, isto é, independentemente do quanto ele seja quebrado, sempre surgirão os polos norte e sul no ímã.

Por Domiciano Marques

Graduado em Física

Não. Na verdade, um ímã repele ligeiramente o sangue em vez de atraí-lo. Isso é porque a mera presença ou ausência de átomos de ferro não é suficiente para saber como uma substância se comporta perto de um ímã.

Vamos revisar a estrutura de um átomo. Ele é formado por três tipos de partículas: prótons e nêutrons em um núcleo, elétrons flutuando em volta desse núcleo.

Os elétrons gostam de organizar em pares. Se um deles fica sem par, ele se sente solitário – e livre para ser atraído por um campo magnético. Átomos e moléculas com elétrons sem namorado são paramagnéticos e são atraídos levemente por ímãs. Já os átomos e moléculas em que todos os elétrons têm namorado são diamagnéticos e são repelidos de leve por ímãs.

As moléculas que contém ferro no sangue são as hemoglobinas, responsáveis por transportar o oxigênio que você respira. E no estado oxigenado, a hemoglobina tem todos os elétrons pareados. Nada atraente. 

As hemoglobinas que não estão carregando oxigênio são paramagnéticas (ou seja, tem alguns elétrons livres e podem ser ligeiramente atraídas). Mas mesmo no sangue venoso – que já forneceu o gás vital aos órgãos e agora está voltando aos pulmões para reabastecer – a prevalência de hemoglobinas oxigenadas ainda é superior a 50%. No balanço final, o diamagnetismo impera.

O vídeo abaixo explora o fenômeno na prática – e mostra o sangue sendo repelido. Mate a curiosidade.

Pergunta de @felipesinoble, via Instagram.

Um pedaço de ferro que não e ímã pode atrair outro pedaço de ferro que também não seja ímã

Nos átomos, os elétrons e o núcleo encontram-se sempre em um movimento de rotação chamado spin. Se eles giram em sentidos diferentes, um movimento compensa o outro e não há magnetismo. É o que acontece na maioria dos materiais. Nos ímãs, porém, ambos giram na mesma direção e é isso que causa um campo magnético intenso. O ferro tem a mesma tendência de os átomos mais próximos uns dos outros girarem no mesmo sentido, criando também minúsculos campos magnéticos. Se ele estiver próximo de um ímã, os movimentos de rotação desses átomos passam a se direcionar no sentido do ímã (devido ao campo magnético deste) – e, dessa forma, o ferro é atraído. O mais curioso é que, se o campo magnético do ímã for bastante intenso, a orientação dos átomos do ferro permanecerá ordenada mesmo depois que o ímã for retirado. Assim, o próprio ferro passa a ter um campo magnético capaz de atrair outros objetos ferrosos.

Normalmente, os campos magnéticos do ferro se ordenam em pequenas regiões. Quando próximos de um ímã, todos eles se direcionam no mesmo sentido

Um pedaço de ferro que não e ímã pode atrair outro pedaço de ferro que também não seja ímã

Um ímã atrai o ferro quando, mediante a aplicação de um campo magnético, ocorre o alinhamento de seus ímãs elementares. ... Então, de modo mais simplificado, podemos dizer que um pedaço de ferro só é atraído por um ímã quando, mediante a aplicação de um campo magnético, ocorre o alinhamento de seus ímãs elementares.

Porque os ímãs não se atraem?

Isso ocorre porque todo ímã tem duas extremidades opostas, chamadas de polos: o polo norte e o polo sul. O polo norte de um ímã atrai o polo sul de outro ímã, mas repele seu polo norte. Da mesma forma, o polo sul atrai o polo norte, mas repele o polo sul.

Como podemos magnetizar um pedaço de metal ferromagnético permanentemente?

Imantação por corrente elétrica Se um material ferromagnético for enrolado por um fio condutor, a corrente elétrica criará um campo magnético que magnetizará o material.

Como se quebra um ímã?

Você também pode usar um cinzel na marca para orientá-lo sobre o ímã. Segurando-o com uma mão e usando um martelo, você pode acertar a alça. Isso pode quebrar o ímã em dois se o corte falhar.

Qual o campo magnético produzido pelo ímã?

  • O campo magnético produzido pelo ímã imanta o ferro de forma que os seus ímãs elementares se alinham no sentido do campo que é aplicado, ou seja, o ferro se transforma em um ímã, ocorrendo dessa forma a atração entre ferro e ímã.

Como podemos dizer que um pedaço de ferro só é atraído por um ímã?

  • Então, de modo mais simplificado, podemos dizer que um pedaço de ferro só é atraído por um ímã quando, mediante a aplicação de um campo magnético, ocorre o alinhamento de seus ímãs elementares.

Qual o fenômeno do ferromagnetismo?

  • Ferromagnetismo é o nome do fenômeno dado à capacidade que certos materiais (ferromagnéticos) tem de reagir a um campo magnético. Consiste na atração destes materiais por imãs e até mesmo na persistência da magnetização quando o campo magnético se ausenta, criando assim imãs permanentes.

Quais os principais materiais ferromagnéticos existentes?

  • Os principais materiais ferromagnéticos existentes são o Ferro, o Níquel, o Cobaltoe as ligas formadas por estes elementos. Vale ressaltar um fato curioso!

Um pedaço de ferro que não e ímã pode atrair outro pedaço de ferro que também não seja ímã

Um ímã atrai o ferro quando, mediante a aplicação de um campo magnético, ocorre o alinhamento de seus ímãs elementares. ... Então, de modo mais simplificado, podemos dizer que um pedaço de ferro só é atraído por um ímã quando, mediante a aplicação de um campo magnético, ocorre o alinhamento de seus ímãs elementares.

O que acontece se quebrar um ímã ao meio?

Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.

Como é possível reduzir a ação do campo magnético externo?

  • No caso de materiais paramagnéticos, isso pode ser obtido diminuindo a ação do campo magnético externo. No caso dos materiais ferromagnéticos, isso pode ser obtido por meio de aquecimento do material, fazendo com que seus átomos e seus domínios magnéticos fiquem fora de alinhamento.

Quais materiais necessitam de campo magnético?

  • Outros materiais – como o alumínio, o cromo e o estanho – necessitam de um campo magnético intenso para terem seus domínios alinhados. Para tanto, é necessário um campo magnético externo, o que faz esses materiais serem denominados de paramagnéticos.

Como ocorre com os pedaços magnéticos?

  • Isso pode ocorrer porque, nesses casos, temos mais movimento em uma determinada direção do que em outra, fazendo com que os demais pedaços também adquiram o mesmo tipo de orientação magnética. Esses pedaços da matéria com a mesma orientação magnética são chamados domínios magnéticos e constituem um ímã.

Qual o campo magnético produzido pelo ímã?

  • O campo magnético produzido pelo ímã imanta o ferro de forma que os seus ímãs elementares se alinham no sentido do campo que é aplicado, ou seja, o ferro se transforma em um ímã, ocorrendo dessa forma a atração entre ferro e ímã.