Quantos dias são necessários para o cpf sai do serasa

Atualmente, o país tem, pelo menos, 65 milhões de endividados, segundo dados da Serasa de março de 2022. Muitas pessoas estão com a mesma questão: como faço para limpar meu nome? Se você é uma delas, saiba que é possível fazer uma negociação e até uma renegociação de dívidas, se for o caso.

Acesse o Serasa Limpa Nome, cadastre-se, caso ainda não tenha feito, e confira se há ofertas para você. As empresas listadas em nossa base de dados costumam ter ótimas oportunidades para quem quer limpar o nome, com descontos de até 90%, em um processo on-line e super-rápido – em até 3 minutos você consegue fazer um acordo.

Como informar pagamento à Serasa

Assim que você fizer uma negociação pela Serasa, automaticamente, seremos notificados do pagamento. Não tem como informar o pagamento à Serasa de outra forma — a menos que você utilize o Cadastro Positivo.

No caso do Cadastro Positivo, o consumidor já tem um vínculo com a Serasa. Esse cadastro reúne as informações sobre compromissos pagos em contratações de crédito, por exemplo. Por isso, passam a constar informações envolvendo os históricos relacionados ao CPF, o que traz dinamismo na troca de dados sobre pagamentos realizados.

O banco não tirou meu nome da Serasa

O banco não tirou seu nome da Serasa? A regra é simples. Como dissemos, após o pagamento da dívida, a instituição tem cinco dias úteis para fazer isso. Caso não ocorra, entre em contato com a sua agência para ter mais informações, antes de tudo.

Paguei a dívida e meu nome continua protestado

Nome negativado é quando a empresa inclui seus dados nas listas de devedores. Já o nome protestado é quando o credor foi a um cartório de protesto e incluiu seus dados negativados em um documento público.

“Paguei a dívida e meu nome continua protestado”. Nesse caso, será preciso ter o título de crédito que o credor te devolve quando você efetua o pagamento de um débito. Com ele, vá até o cartório onde a dívida está protestada e solicite a retirada.

Muita gente se pergunta o que é a consulta que as empresas fazem na Serasa. Vamos com um exemplo: quando você vai até uma loja para trocar o celular, o seu nome pode ser consultado. O objetivo da loja é ter mais dados sobre você para ter segurança para fazer negócio. Antes de fechar negócios, as empresas procuram saber mais informações sobre o consumidor. Elas precisam ter segurança de que você é, de fato, o dono do documento apresentado e tem condições de pagar o produto.

O QUE É A CONSULTA NA SERASA?


No momento que uma empresa (banco ou loja) faz a consulta de um CPF no banco de dados da Serasa, é informado – entre outros dados – o Score.

POR QUE AS EMPRESAS CONSULTAM OS CLIENTES?

Entre os motivos de consultar o CPF na Serasa Experian estão:

  • Conceder crédito e prestar serviços que serão pagos a prazo como: empréstimos, cartões, crediário, consórcios e financiamentos por exemplo;
  • Realizar cotação de seguro de carro ou residencial;
  • Avaliar a venda de bens, como carros, imóvel, celulares.

SEGUE QUE É SUCESSO!
Como consultar o Score na Serasa
Consultar seu CPF na Serasa online e grátis!
Como consultar o CPF pelo nome?
O que é a Consulta que fazem na Serasa?

POSSO SABER QUAIS EMPRESAS ME CONSULTARAM?

Sim, é possível saber quais empresas consultaram o seu nome nos últimos 30 dias. Isso ajuda o consumidor na prevenção de fraudes com o uso do seu CPF.

COMO EU CONSIGO SABER QUAIS EMPRESAS ME CONSULTARAM?

Na Serasa Experian, você pode solicitar um relatório informando as empresas que realizaram consultas ao seu CPF nos últimos 30 dias de duas formas:

  1. Nos pontos de atendimento da Serasa Experian;
  2. Por carta para o seguinte endereço

Av. Dr. Heitor Jose Reali nº 360, Jardim Nova São Carlos CEP 13571-385 – São Carlos

A/C Gestão de Requerimentos Administrativos

Após o recebimento da carta, a Serasa Experian processará o seu pedido e emitirá o relatório em até 10 dias. Após esse período, você receberá uma carta com as informações solicitadas.

O RELATÓRIO MOSTRA AS CONSULTAS EM OUTROS BANCOS DE DADOS DE CRÉDITO?

Não, o relatório da Serasa Experian mostra apenas as consultas realizadas por empresas nos cadastros da Serasa Experian. Consultas feiras no SPC ou em outras empresas de banco de dados não aparecem neste relatório.

Além do relatório, você pode assinar o Serasa Antifraude e ser notificado por e-mail e SMS sempre que uma empresa consultar o seu nome na Serasa Experian.

Agora que você já sabe o que é a consulta que as empresas fazem na Serasa, compartilhe esse conteúdo com toda sua família. Para mais dicas de finanças, se inscreva no nosso canal no YouTube, e siga nosso podcast.

Procuração/autorização simples: escrita a próprio punho ou digitada, com firma reconhecida, e poderes específicos ao negócio da Serasa Experian, tais como:

– Para obtenção de informações da Serasa Experian;– Para obtenção de informações em banco de dados e cadastros de consumidores;– Para obtenção de informações em banco de dados de proteção ao crédito;– Para obtenção de informações em serviços de proteção ao crédito;

– Outra expressão na qual podemos enquadrar a Serasa Experian.

Procuração Ad Judicia Et Extra: usada para o advogado representar a pessoa perante o judiciário e fora dele. Acatar o modelo simples com firma reconhecida com os poderes anteriormente citados, ou Procuração Pública, feita em cartório.

Procuração Ad Negotia: que confere poderes para uma pessoa praticar negócios comuns, de cunho civil ou comercial, fora dos tribunais. Acatar o modelo simples com firma reconhecida e poderes específicos, citados na procuração simples, ou Procuração Pública, feita em cartório.

Procuração em língua estrangeira: escrita em outra língua. Deverá conter ou vir acompanhada da tradução juramentada para o português do Brasil, para que tenha validade no país.

Procurações assinadas digitalmente: além da assinatura física, podemos acatar procurações assinadas digitalmente, desde que seja via Certificado Digital emitido pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), o sistema nacional brasileiro de certificação digital. Para validação correta, é importante entendermos a diferença entre as assinaturas digitais realizadas com e sem Certificado Digital para não recepcionarmos documentos incorretamente.

Importante: não acatar a Procuração Ad Judicia, pois este tipo de procuração é válido somente para que o advogado possa representar a pessoa perante o judiciário.

Como citamos, após um débito completar 5 anos, ele deixa de aparecer nos birôs de crédito, como a Serasa. Assim, o nome do devedor deixa de estar inadimplente e de influenciar na pontuação do Score. É possível que o Score até aumente após a dívida caducar, não porque ela não exista, mas porque aquela pendência não mais vai aparecer no cadastro.

Então, já que a dívida não vai mais aparecer, meu Score vai aumentar e o nome estará limpo, por que devo pagar? Essa é uma dúvida frequente. Por isso, é interessante lembrar que as empresas não consultam apenas a Serasa e o Score para conceder crédito.

Se você precisar da mesma empresa em que a dívida caducou, dificilmente, vai conseguir obter crédito. Em algumas análises, o credor poderá consultar o Banco Central e, até mesmo, a empresa em que a sua dívida está registrada. Por isso, estar em dia com as dívidas vale muito mais a pena para você conseguir crédito no mercado ou alugar um imóvel, por exemplo.

Ter alguma restrição no nome é muito ruim. E, por isso, o tempo entre o pagamento da dívida e a retirada do nome das listas de inadimplência parece uma eternidade. Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome?

A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar para você um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.

Atenção: Vem aí mais uma edição do Feirão Serasa Limpa Nome, em Novembro de 2020. Acompanhe a página do Feirão Serasa Limpa Nome para saber mais detalhes.

E se o prazo acabou, mas a empresa não retirar o nome da lista?

Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa. Você vai avisar o que aconteceu e pedir a baixa do seu nome da lista de inadimplência.

Caso a empresa não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal.

Quando começa a contar o prazo de 5 dias?

Essa é uma pergunta bastante comum. Os consumidores se questionam se o banco ou financeira podem alegar que possuem prazos internos para dar baixa no nome. E a resposta é: não! O prazo começa a contar a partir do pagamento da dívida.

Esse período só pode ser maior se o pagamento da dívida for feito com cheque, boleto ou outra maneira que depende de confirmação.

Caso você tenha parcelado sua dívida, após o pagamento da primeira parcela seu nome saí da Serasa. Ao menos que a empresa tenha acordado diferente.

Além do prazo para a baixa no seu nome, outra medida importante é consultar o seu nome. Assim, você vai ter certeza de que não existe outra dívida no seu CPF. Na Serasa você pode fazer essa consulta a qualquer momento e sem pagar nada por isso.

Aproveite o Feirão Limpa Nome da Serasa para negociar as suas dívidas com um desconto especial.