Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas

Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia: todas as tarefas são bem divididas entre todas elas. Em um formigueiro há as formigas que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas. Assistimos ao desenho animado “Vida de Inseto” para as crianças familiarizarem-se com a vida no formigueiro e com os hábitos das formigas e para incentivar a pesquisa. Observamos o trabalho das formigas dentro do formigueiro, a cooperação entre elas e sua forma organizada de sociedade e alimentação. Trabalhe também com música. Apresente para a turma a música da cigarra e da formiga que pode ser encontrada nesse link A Cigarra e a Formiga". Incentive as crianças a cantarem em grupo o refrão. Distribua massa de modelar para as crianças e peça para que cada criança crie uma escultura de seu personagem favorito. Em uma região da Patagônia, no Sul da Argentina, por exemplo, as formigas desapareceram justamente por causa de um desequilíbrio no sistema causado pelo florestamento (plantio de árvores em região em que não havia floresta). Segundo ele, as formigas mais novas, dentro de um ninho, cuidam das “irmãs larvas” recém-nascidas. As de idade média fazem o trabalho de manutenção interna da colônia (escavam ninhos, fazem a limpeza e cuidam da rainha). E as mais velhas desempenham a função de sair do ninho para buscar alimento. Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. ... Da mesma maneira, se as formigas tiverem pouca água em seu corpo, podem sair incólumes. As fábulas têm como objetivo entreter e ensinar algum tipo de lição. A cigarra e a formiga é uma das mais conhecidas e difundidas por todo o mundo. A narrativa traz elementos próprios da condição humana e sua relatividade. A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer. Os insetos me geral, não possuem vasos sanguíneos fechados; em vez disso, eles têm um tubo longo e fino, perfurado ao longo da parte superior do corpo chamada de "aorta dorsal" que funciona como um coração e bombeia a hemolinfa em direção à cabeça, dirigindo a circulação dos fluidos internos. Geralmente fazem ninhos perto de fontes de alimentos e de água, como vasos de plantas, pias e encanamentos, além disso, dão preferência a alimentos adocicados. Temas como finanças, comportamento, trabalho em equipe, liderança, administração do tempo, disciplina, motivação e fé podem ser baseados na realidade das formigas, que trabalham em harmonia mesmo em milhares – e até milhões – de insetos. 6 motivos pelos quais a formiga é o melhor inseto para ser um...

  • Tamanho reduzido. ...
  • Grande força. ...
  • Duro na queda. ...
  • Veneno mortal. ...
  • Comunicação certeira. ...
  • Não precisa de uniforme. ...
  • 7 fotos incríveis de insetos adormecidos. ...
  • 9 curiosidades sobre o jeito de dormir dos animais.

Por que as formigas não morrem quando?

Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. ... Da mesma maneira, se as formigas tiverem pouca água em seu corpo, podem sair incólumes.

Porque as formigas gostam de água?

As formigas são tão atraídas por água quanto por comida, por isso é importante manter as superfícies da sua casa secas – inclusive as pias!

O que formigas caseiras comem?

Formigas comem cupins e também atacam a madeira.

Qual objetivo da História A cigarra e a formiga?

As fábulas têm como objetivo entreter e ensinar algum tipo de lição. A cigarra e a formiga é uma das mais conhecidas e difundidas por todo o mundo. A narrativa traz elementos próprios da condição humana e sua relatividade.

“Hoje liguei o micro-ondas por dois minutos com formigas dentro e elas não morreram. Muito estranho. Por que as formigas não morreram?” Marcelo

Marcelo, no interior de um forno micro-ondas, uma onda eletromagnética de alta frequência (em torno de 2 450 MHz) é gerada por uma válvula e irradiada através de uma antena metálica para o compartimento onde os alimentos são colocados. Essa onda eletromagnética tem características semelhantes à luz, porém não é visível. Ela age sobre as moléculas da água que estão presentes nos alimentos, provocando o aumento da agitação das moléculas e, consequentemente, um aumento de sua temperatura.

As moléculas da água, por sua vez, transferem parte de sua energia para as partículas do elemento (os átomos ou as moléculas). Depois de um determinado tempo, o alimento estará cozido. O tempo de cozimento varia em função da potência do forno, da massa e das características do alimento.

No caso das formigas, mesmo contendo uma quantidade mínima de água no corpo, elas também seriam atingidas pelas micro-ondas se não ficassem andando pra lá e pra cá enquanto o aparelho está ligado. Assim, como as formigas não param elas selecionam locais onde não há emissão das ondas e como o inseto é muito pequeno ele não é atingido.

Mas, as formigas que ficarem sobre o alimento se desidratarão e podem acabar morrendo. Como são muito pequenas e têm pouca água no corpo, elas diminuirão de tamanho e possivelmente nem serão notadas, mas mesmo assim, sobre o alimento há algumas formigas que conseguem sobreviver. Isso ocorre porque as micro-ondas não são distribuídas igualmente por todo o forno e deixam de atingir algumas partes como, por exemplo, as paredes e outros pontos pequenos.

De acordo com Carlos Navas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, “Do um ponto de vista ecológico e fisiológico, a sobrevivência das formigas durante o aquecimento da comida também é plausível, embora não necessariamente porque tenham pouca água no corpo. Elas tem uma arma que lhes permite evitar os locais de maior risco. Elas têm eficientes sensores de temperatura e se afastam de locais muito quentes. Como a temperatura dentro do forno de micro-ondas nunca é uniforme (daí o prato giratório), andar pra todo lado pode ser realmente a salvação”.

Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? (Melissa V. Queiroz, via facebook)

Daniel BuenoAs micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, sua temperatura não 
se altera. Da mesma maneira, se as formigas tiverem pouca água em seu corpo, podem sair incólumes. Já um ser humano não se sairia tão bem quanto esses insetos dentro de um forno de micro-ondas superdimensionado: a água que compõe 70% do seu corpo aqueceria. Micro-ondas de baixa intensidade, porém, estão por toda a parte, oriundas da telefonia celular, mas não há comprovação de que causem problemas para a população humana.
Emico Okuno
Instituto de Física 
da Universidade de 
São Paulo (IFUSP)

De um ponto de vista ecológico e fisiológico, a sobrevivência das formigas durante o aquecimento da comida também é plausível, embora não necessariamente porque tenham pouca água no corpo. Nativas de ambientes quentes, as formigas tropicais toleram temperaturas do corpo de até 45 graus Celsius. Outra arma é o comportamento, que lhes permite evitar os locais de maior risco. Elas têm eficientes sensores de temperatura e se afastam de locais muito quentes. Como a temperatura dentro do forno de micro-ondas nunca é uniforme (daí o prato giratório), andar depressa pode ser a salvação.
Carlos Navas
Instituto de Biociências da Universidade de 
São Paulo (IBUSP)

Recebemos, após a publicação desta matéria, dois complementos às respostas acima. Clique aqui para ver.

Mande sua pergunta 
para o e-mail 
, pelo facebook 
ou pelo twitter 
@PesquisaFapesp

Republicar

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA