Em qual desses sistemas de numeração existe um símbolo para representar o zero

Os números criados pelos romanos foram relacionados a letras, diferentemente de outros povos que criaram símbolos na representação numérica de algarismos. Os números romanos utilizavam as letras I, V, X, L, C, D, M na representação dos seguintes valores: 1, 5, 10, 50, 100, 500, 1000, respectivamente. O interessante desse sistema de numeração é a ausência de uma letra relacionada ao número zero. Contudo, ao criar esse sistema de numeração, os romanos não estavam interessados na realização de cálculos. Eles simplesmente queriam números representativos para a determinação de quantidades, como contar objetos, animais, armas e etc. A representação numérica adotada pelos romanos foi durante muitos séculos a mais utilizada por toda a Europa.

Com o desenvolvimento da expansão comercial, a utilização de cálculos matemáticos tornou-se uma questão primordial. Foi nesse momento que os números romanos foram questionados em razão da ausência do zero e da representação de valores por letras. Essas características principais do sistema de numeração dos romanos dificultavam o desenvolvimento de técnicas matemáticas eficazes. Alguns estudiosos romanos tentaram relacionar o sistema numérico com a utilização do ábaco, mas os meios operantes requisitavam conhecimentos complexos.

Arábes e um novo sistema numérico

O algarismo zero, ausente no sistema de numeração dos romanos, havia sido descoberto pelo povo hindu, bem como um novo sistema de numeração semelhante ao utilizado atualmente. Esse sistema consistia em uma base decimal (dez algarismos) que, ordenados entre si, formavam e representavam qualquer número. O sistema criado pelos hindus foi divulgado por toda a Europa pelos árabes e passou a ser conhecido como sistema de numeração indo-arábico. Esses números contribuíram de forma importante na modernização dos cálculos matemáticos em razão de sua praticidade simbólica e representação de quantidades.

Atualmente, os números romanos são utilizados na representação de nomes de papas e reis, de séculos, nomes de ruas, marcações de relógios, capítulos de livros etc. Por Marcos Noé

Graduado em Matemática

Curiosidades - Brasil Escola

Rosimar Gouveia

Professora de Matemática e Física

O sistema de numeração decimal é de base 10, ou seja utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números.

Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor.

É o sistema de numeração que nós usamos. Ele foi concebido pelos hindus e divulgado no ocidente pelos árabes, por isso, é também chamado de "sistema de numeração indo-arábico".

Evolução do sistema de numeração decimal

Características

  • Possui símbolos diferentes para representar quantidades de 1 a 9 e um símbolo para representar a ausência de quantidade (zero).
  • Como é um sistema posicional, mesmo tendo poucos símbolos, é possível representar todos os números.
  • As quantidades são agrupadas de 10 em 10, e recebem as seguintes denominações:

10 unidades = 1 dezena 10 dezenas = 1 centena

10 centenas = 1 unidade de milhar, e assim por diante

Exemplos

Ordens e Classes

No sistema de numeração decimal cada algarismo representa uma ordem, começando da direita para a esquerda e a cada três ordens temos uma classe.

Para fazer a leitura de números muito grandes, dividimos os algarismos do número em classes (blocos de 3 ordens), colocando um ponto para separar as classes, começando da direita para a esquerda.

Exemplos

1) 57283

Primeiro, separamos os blocos de 3 algarismos da direita para a esquerda e colocamos um ponto para separar o número: 57. 283.

No quadro acima vemos que 57 pertence a classe dos milhares e 283 a classe das unidades simples. Assim, o número será lido como: cinquenta e sete mil, duzentos e oitenta e três.

2) 12839696

Separando os blocos de 3 algarismos temos: 12.839.696

O número então será lido como: doze milhões, oitocentos e trinta e nove mil, seiscentos e noventa e seis.

Para saber mais, leia também:

Exercícios Resolvidos

1) Considere o número 643018 e responda:

a) Qual o nome da classe que pertence o algarismo 4? b) Qual o algarismo ocupa a ordem da dezena?

c) Quantas unidades vale o algarismo 3?

Esconder RespostaVer Resposta

a) classe dos milhares b) 1

c) 3.000 unidades

2) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que o Brasil tenha, em 2017, 207 700 000 de habitantes. Escreva esse valor por extenso.

Esconder RespostaVer Resposta

Duzentos e sete milhões e setecentos mil habitantes.

3) Dado o número 137459072, indique:

a) Quantas unidades representam o algarismo 7 que está à esquerda do 4?
b) Quantas unidades representam o algarismo 7 que está à esquerda do 2?

Esconder RespostaVer Resposta

a) 7 000 000 unidades
b) 70 unidades

Veja também: operações com números decimais

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

sistema hindu-arábico Hoje utilizamos o símbolo 0 no sistema hindu-arábico com a mesma função. Mas o que é esse sistema hindu-arábico? É o sistema de numeração decimal que utilizamos hoje, que é formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Qual é o símbolo que representa o zero no sistema numérico romano?

Não se escreve. Os romanos não tinham um sinal para representar o zero porque simplesmente não precisavam representar o nada. Essa necessidade só surgiu quando se criou um sistema numérico posicional, ou seja, um sistema no qual a posição dos algarismos dá a eles valores diferentes.

Qual é o sistema de numeração mais utilizado atualmente?

decimal Os sistemas de numeração são usados para representar a quantidade de determinados elementos. O sistemas mais usado pelas pessoas é o decimal. Esse sistema é formado por 10 algarismos.

Qual é o sistema de numeração que utilizamos no Brasil?

O sistema de numeração decimal, também chamado de sistema de numeração decimal posicional, é um conjunto de regras que são utilizadas para representar os números, sendo contabilizados com base 10.

O que é sistema de numeração resposta?

Entendemos como sistema de numeração os algarismos e a organização da sua representação. O nosso sistema de numeração atual possui 10 símbolos e é conhecido como sistema decimal posicional, ou seja, nele a posição dos algarismos é importante.

Qual é a falha do sistema numérico romano?

O algarismo zero, ausente no sistema de numeração dos romanos, havia sido descoberto pelo povo hindu, bem como um novo sistema de numeração semelhante ao utilizado atualmente.

Quais são os símbolos em um sistema de numeração?

  • Existem sistemas de cinco símbolos, 60 símbolos, entre outros, utilizados ao longo da história. Organizar os números em um sistema de numeração nem sempre foi fácil, e uma das dificuldades era, por exemplo, na representação do zero.

Quais são os sistemas de numeração posicionais?

  • Os seguintes sistemas de numeração posicionais são alvos desse estudo: Sistema decimal – possui base 10 e faz uso de dez símbolos para representar todas as quantidades. Sistema binário – tem base 2 e é representado pelos símbolos 0 e 1. Sistema octal – possui base 8 e utiliza os algarismos 0 a 7.

Qual o sistema de numeração que usamos hoje?

  • Na história vários povos diferentes usaram sistemas de numeração, e existem alguns deles que foram mais estudados: os sistemas de numeração chinês, maia, egípcio, romano e babilônico. O sistema numeração que adotamos hoje não apareceu pronto tal como é, mas foi sendo aperfeiçoado com o passar do tempo.

Quais são os sistemas de numeração antigos?

  • Sistemas de Numeração Antigos Sistema de Numeração Sumério As pedras desempenharam um papel muito importante na nossa história, pois foram utilizadas pedras de vários tamanhos para designar as unidades simples, e as ordens consecutivas. Porém não era fácil não encontrar pedras de tamanhos e formas regulares.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA