O que explica a região concentrada O que ela concentra

  1. 1. REGIÃO CONCENTRADA
  2. 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS  A noção de região concentrada foi criada por Milton Santos e Ana Clara Torres Ribeiro em 1979, abrangendo o estado do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, o sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, mais tarde, partes do Mato Grosso do Sul.  Sede da agricultura mais moderna do Brasil e do mais expansivo desenvolvimento industrial e financeiro, essa área concentra, também, os níveis superiores dos sistemas de saúde, educação, lazer e serviços modernos, como a publicidade, cujas demandas são garantidas pelo consumo dessa grande concentração produtiva e populacional.
  3. 3. CARACTERÍSTICAS GERAIS  Maior concentração populacional do território brasileiro;  Desenvolvimento industrial;  Economia mais dinâmica do país, responsável pela maior parte do PIB;  Áreas super industrializadas e urbanizadas como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. tecnológico e urbano-
  4. 4. ECONOMIA  Centro das decisões econômicas e políticas do país localiza-se na Região Concentrada;  Abriga o maior parque industrial da América Latina (eixo Rio-São Paulo);  Mais bem servida em relação a sistema de transportes e telecomunicações;
  5. 5. ECONOMIA  Destaque recente para outros parques industriais: Belo Horizonte(MG), Vitória(ES), Curitiba(PR) e Vale do Itajaí(SC). Indústrias Automobilísticas, Eletrodomésticos, Papel e Celulose, Mecânica, Metalúrgica, Vestuário, entre outras.  Atividade agropecuária marcada pelo uso de técnicas modernas e biotecnologia, voltada para exportação (soja, milho, suco de laranja e carne).
  6. 6. A TECNOLOGIA  Esta região concentra grande parte dos centros de desenvolvimento de novas tecnologias;  Indústrias de tecnologia de ponta como aeroespacial, telefonia fixa e móvel, farmacêutica e de cosméticos;

O que explica a região concentrada O que ela concentra

Segundo o geógrafo, a região concentrada seria “composta de denso sistema de fluxos, em razão dos elevados índices de urbanização, por atividade comercial intensa e alto padrão de tomada de decisões do território brasileiro, abrigando atividades modernas e globalizadas, como alguns setores financeiros e de serviços.”.

Que critérios levaram a região concentrada a receber esse nome?

São características da Região Concentrada a presença de grandes quantidades de sedes de empresas e universidades e de uma infraestrutura de comunicações que integra a região à economia globalizada.

Por que as regiões Sudeste e Sul unidas formam a chamada região concentrada?

Assim, a região concentrada (Sul-Sudeste) seria aquela com maior densidade de população, capital e técnica, sendo altamente fluída e dinâmica e com grande presença do meio técnico-científico-informacional, centralizando o controle do capitalismo nacional.

O que é lugar de acordo com Milton Santos?

O que define o lugar é exatamente uma teia de objetos e ações com causa e efeito, que forma um contexto e atinge todas as variáveis já existentes, internas; e as novas, que se vão internalizar (SANTOS, 1994, p. 97).

O que explica a Região concentrada o que ela é concentrada?

Região Concentrada caracteriza-se pela densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional.

Quais foram os critérios para dividir o Brasil em regiões?

Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.

Qual a região mais concentrada do Brasil?

  • Em resumo, a região concentrada seria a parte do país que mais conta com a “industrialização” e com o progresso, ou seja, com mais dados científicos e de informação e com renda suficiente para desenvolver-los cada vez mais. Os estados integrantes desta região são São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, ...

Quais são os conceitos da região concentrada?

  • Conceito e Integrantes Segundo o geógrafo, a região concentrada seria “composta de denso sistema de fluxos, em razão dos elevados índices de urbanização, por atividade comercial intensa e alto padrão de tomada de decisões do território brasileiro, abrigando atividades modernas e globalizadas, como alguns setores financeiros e de serviços .”.

Quais são os estados integrantes desta região?

  • Os estados integrantes desta região são São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (dentro da regionalização do IBGE, estes são equivalentes a região Sul e Sudeste). 2. Aspectos Econômicos 2.1. Tecnologia, Ciência, Desenvolvimento e poder

Qual a região concentrada do PIB brasileiro?

  • A região concentrada é a mais dinâmica em termos econômicos e financeiros. Em 2014, a área como um todo acumulava o 71,3% do total do PIB Brasileiro. No mesmo ano, 5 de 10 das capitais com maior contribuição ao PIB faziam parte desta agrupação. Em 2013, a cidade com maior renda per capita de todo o país era Presidente Kennedy, no Espírito Santo.

Região Concentrada – inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e

Quais são as características da região concentrada?

São características da Região Concentrada a presença de grandes quantidades de sedes de empresas e universidades e de uma infraestrutura de comunicações que integra a região à economia globalizada.

Como é formada a região concentrada?

A região Concentrada é formada pelos estados do Sudeste e do Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sendo caracterizada como a região de maior consolidação das técnicas, ciência e informação.

Quais são as características da chamada região concentrada proposta por Milton Santos?

A Região Concentrada é formada por Sudeste e Sul do país e abriga uma parte muito grande da população brasileira. É o local com a melhor infraestrutura do país em quesitos como transporte, serviços, tecnologia, imprensa e comunicação.

Qual o clima da região concentrada?

Aspectos físicos. Três são os climas predominantes na região: O clima tropical litorâneo, O tropical continental e o sub-tropical. Já na área que vai do sul de São Paulo e abrange toda a região Sul o clima é o sub-tropical.

Quais as regiões polarizadas?

Região polarizada: é a organização de região planejada próxima às metrópoles que forma um polo influente. Por exemplo, São Paulo faz parte de uma região polarizada economicamente.

Quais as principais características da região concentrada por que ela foi chamada de concentrada?

Segundo o geógrafo, a região concentrada seria “composta de denso sistema de fluxos, em razão dos elevados índices de urbanização, por atividade comercial intensa e alto padrão de tomada de decisões do território brasileiro, abrigando atividades modernas e globalizadas, como alguns setores financeiros e de serviços.”.

O que explica a região concentrada E o que ela concentra?

“Região concentrada é a área onde os acréscimos de ciência e tecnologia ao território se verificam de modo contínuo. Nessa região, a modernização generalizada e a intensa circulação interna e com outras regiões e países correspondem a uma marcada divisão territorial do trabalho.

Qual o objetivo dos quatro Brasis?

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis.

Quais regiões do IBGE formam a região concentrada?

5): uma Região Concentrada, formada pelo Sudeste e pelo Sul, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia” (p.

Quem foram os quatro Brasis?

Nesse sentido, e com a influência marcante da evolução da ciência, da tecnologia e da informação, é que Santos e Silveira (2001) propõem outra regionalização do Brasil em quatro macrorregiões, a qual a denominam em “Quatro Brasis”: a Região Concentrada, o Brasil do Nordeste, o Centro-Oeste e a Amazônia.

Quais as principais características da região Centro-Sul de Pedro Pinchas?

A região experimentou a modernização agrícola constituindo-se na principal região exportadora de commodities no país. É a região mais urbanizada e abriga as principais capitais do país, como Rio de Janeiro e São Paulo e capital do país, Brasília.

Quais são as regiões de acordo com a proposta de Milton Santos e Maria Laura Silveira?

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira sugeriram, na década de 1990, uma nova divisão regional do País com base no critério do meio técnico-científico-informacional. Seriam quatro regiões: Amazônia; Nordeste; Centro-Sul; e Região Concentrada.

Como é o clima da região Sudeste?

O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.

Qual o clima que predomina na região Sul do Brasil?

O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.

Que regionalização é essa?

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.