Neuromarketing explica por que você compra pdf


Neste livro procurei trazer ao leitor uma profunda reflexão sobre questões que povoam a intimidade do meu ser. Você perceberá o quanto sua decisão é fugaz, frágil, incontrolável. Talvez se pergunte quem está no comando, ou mesmo quem você é, afinal. Espero conduzi-lo à mesma viagem de descobrimentos à qual me lancei, e não tenho como objetivo responder qualquer pergunta. Apenas desejo que, ao final dessa jornada, você tenha conhecido mais a fundo a voz da sua dimensão essencial, aquela que os ruídos do marketing muitas vezes tentam calar.



Neuromarketing Explica

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Try the new Google Books

Check out the new look and enjoy easier access to your favorite features

Neuromarketing explica por que você compra pdf

NEUROMARKETING Explica Por que você compra Prof. Rubens Sant Anna

O Marketing é uma guerra de percepções. Al Ries

O grande dilema

NEUROMARKETING?

Intangível Não mensurável Baseado na percepção Emocional Marketing Tangível Mensurável Baseado em medidas concretas Racional NEUROMARKETING NeuroCIÊNCIA

Indústria da NEUROTECNOLOGIA 143 bilhões de dólares em 2009

Nada vai escapar da REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

Os três pilares do NEUROMARKETING Emoção/ Motivação Atenção/ Engajamento Memória/ Aprendizagem

Gostamos de pensar sobre nós mesmo como seres modernos e racionais... Mas a verdade é que, na hora de decidir, quem assume o comando é o ser primitivo que habita nossa mente

"Para entender a nossa natureza, nossa história e nossa psicologia, devemos entrar na cabeça dos nossos ancestrais caçadores-coletores."

Já sabemos quais são os caminhos percorridos pelos estímulos até serem processados pelo cérebro. E a ciência demonstrou que antes de pensarmos, já tomamos uma decisão.

Cérebro humano: Uma obra prima da Natureza 100 bilhões de neurônios (mesmo número de estrelas na Via Láctea) Mil trilhões de conexões sinápticas entre eles Recebe 11 milhões de BITS de informação sensorial por segundo PROCESSA APENAS 40 BITS CONSCIENTEMENTE

Cérebro humano: Uma visão simplificada O cérebro trino (Autor da teoria: Neurocientista Paul MacLean, 1970) Neocórtex Pensamento lógico, cognição Sistema Límbico Cérebro Reptiliano Instinto, intuição, emoção Em termos de evolução biológica, as FUNÇÕES COGNITIVAS são extremamente recentes.

O cérebro primitivo possui 2 funções básicas: GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA BUSCAR PRAZER

Qual é atualmente o Santo Graal do Marketing? Compreender como essa máquina toma decisões... E influenciá-la de modo mais efetivo.

Algumas teorias já foram (e ainda são) utilizadas para explicar o funcionamento da mente: Abordagem Psicanalítica Freude o inconsciente. Id, Superego e Ego. Abordagem Behaviorista Skinnere o pré-condicionamento. Somos tábuas rasas ao nascer. Abordagem Cognitiva Aaron Beck e os esquemas mentais. O aprendizado através da experiência.

A Neurociência comprovou que Freud estava certo... O inconsciente existe, e influencia nossas decisões, muito além do que imaginamos. Como isso altera as regras do Marketing?

O estranho caso das imagens de advertência no verso das carteiras de cigarro Até que ponto as imagens ao lado desestimulariam um fumante a fumar?

O estranho caso das imagens de advertência no verso das carteiras de cigarro Em uma pesquisa inédita, quando entrevistados, os fumantes diziam que sim, as fotos tinham um efeito de certa forma assustador e os faziam pensar duas vezes sobre a compra de cigarros.

O estranho caso das imagens de advertência no verso das carteiras de cigarro Mas quando o cérebro desses consumidores foi vasculhado, os pesquisadores chegaram à conclusão de que as imagens não possuíam utilidade e, algumas vezes, incentivavam a compra do cigarro.

Casos como esse colocam em cheque as formas tradicionais de pesquisa. É preciso acessar o inconsciente para sabermos de fato o que o Consumidor/ Shopppersente. Mas afinal, o quanto da nossa mente é inconsciente?

PROCESSOS CONTROLADOS 5% -Consciente Pensamento lógico Linguagem estruturada PROCESSOS AUTOMÁTICOS 95% - Inconsciente Anulação Generalização Distorção VIESES COGNITIVOS

O inconsciente pode confundir nossos julgamentos. Ilusão de Müller-Lyer Qual destas linhas é maior?

O inconsciente pode confundir nossos julgamentos. Ilusão de Müller-Lyer

O inconsciente pode confundir nossos julgamentos. Qual destes homens é maior?

O inconsciente pode confundir nossos julgamentos.

O inconsciente pode confundir nossos julgamentos.

Estes poucos exemplos demonstraram como nosso inconsciente influencia nossos julgamentos. AGORA, VOCÊ JÁ APRENDEU A PRIMEIRA LIÇÃO: Para ser efetivo na comunicação, estimule o inconsciente, que é guiado pelas emoções.

O processoemocionalé mais rápidoqueo racional. Torta de Amora A informaçãoé a mesma. Mas qualé maisefetiva?

Você quer influenciar o Shoppera comprar mais, sem que ele perceba? Que tal usar estímulos auditivos?

Um estudo da Universidade de Leicester (LINDSTROM, 2009, p. 137) mostrou que o som pode determinar se vamos optar por uma garrafa de vinho francês ou alemão.

Nesse estudo, músicas que podiam ser reconhecidas como francesas ou alemãs foram colocadas nos altofalantes da seção de vinho dentro de um supermercado.

Nos dias em que foram incorporadas à seção músicas francesas, os vinhos dessa nacionalidade tiveram 77% de aumento de vendas.

Quando questionados, os Shoppers não citaram a música como um fator que os teria influenciado... AGIRAM DE FORMA INCONSCIENTE, GUIADOS PELA MÚSICA.

Somos seres visuais. Estimular este sentido pode aumentar muito as vendas. A Mabel desejava saber quanto...

Para isso, enveloparam uma gôndola... E foram medir os resultados...

Porém, de todos nossos sentidos, o olfato é aquele que mais age no nosso inconsciente.

Agora, você entende por que colocar os pães na fornada ao final do dia faz com que os supermercados vendam muito mais. Somos altamente influenciados pelo sentido olfativo. É o mais primitivo deles.

Quanto mais estimulado com mensagens coerentes através dos 5 sentidos, maior será a propensão do cérebro a reter memórias emocionais. Visão Audição Olfato Tato Paladar

Explore ao máximo ambientações de categorias, com ação conjunta de todos os estímulos possíveis.

Todo conhecimento apresentado é resultado de muita pesquisa, muita leitura. Quero propor a você um desafio: Que a partir de hoje, leia pelo menos 10 páginas de um livro por dia.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

Obrigado! www.rubenssantanna.com.br Canal YouTube: Rubens Santanna