Festas populares dos imigrantes alemães

As festas típicas de imigrantes mais legais do Brasil

16.01.2018 | Cultura

Festas populares dos imigrantes alemães

Você se interessa em pesquisar sobre a cultura de outros países? Então deve adorar o fato de que o Brasil herdou uma mistura de tradições! Isso é resultado dos movimentos migratórios que aconteceram durante a formação do país, e muitas famílias de fora acabaram se estabelecendo aqui.

Fomos presenteados com festas típicas que ficam lotadas de fanáticos da culinária e curiosos da cultura de outros lugares. Então que tal descobrir mais sobre um pedacinho do mundo tão perto de você? Confira!

Oktoberfest: Blumenau – Santa Catarina

Festas populares dos imigrantes alemães

A festa que comemora e preserva os costumes dos antepassados alemães vai acontecer este ano entre os dias 4 e 22 de outubro. Os imigrantes alemães se instalaram no sul do Brasil devido ao clima e, aos poucos, construíram colônias e cidades, como as que conhecemos hoje.

Similar à Oktoberfest de Munique na Alemanha, em Blumenau você consegue conhecer um pouco mais da cultura germânica participando de desfiles e de danças e experimentando vários pratos do país. As comidas que se destacam são as salsichas servidas com chucrute e joelho de porco.

Festa Pomerana: Pomerode – Santa Catarina

Festas populares dos imigrantes alemães

Mais uma festa alemã, só que desta vez um pouquinho diferente! Pomerode é um município que faz parte da região de Blumenau e é conhecida por ser “a cidade mais alemã do Brasil”. O curioso do lugar é que grande parte da população fala alemão e “pomerano”, a língua da região da Pomerânia. Além da arquitetura igualzinha à do país, os eventos da festa contam com comidas típicas, bandas e bandinhas populares, competições e uma feira artesanal!

Ano Novo Chinês: São Paulo – São Paulo

Festas populares dos imigrantes alemães

A tradição chinesa de Ano Novo é diferente da brasileira, já que eles seguem o calendário lunissolar. A comemoração no Brasil acontece na Liberdade, bairro famoso da capital paulista que reúne toda a cultura oriental. O evento conta com uma grande variedade de comidas e danças típicas, além de apresentações de kung fu e tai chi chuan. Imagina que legal conhecer toda a China nesse incrível bairro no centro de São Paulo?

Festa da Padroeira Achiropita: São Paulo – São Paulo

Festas populares dos imigrantes alemães

Assim como a Liberdade abriga a cultura dos imigrantes orientais, o bairro do Bixiga é um dos mais tradicionais da cidade e é formado por imigrantes italianos. A Festa da Achiropita é a festa italiana mais tradicional do Brasil e apresenta um festival de comidas e muita música.

Esse lugar é perfeito para quem gosta muito de espaguete, penne, lasanha, fogazzas e fricazzas. Deu até fome, né? Todo ano a festa atrai mais de 250 mil pessoas!

Festa do Imigrante: São Paulo – São Paulo

Festas populares dos imigrantes alemães

Imagem retirada do site oficial do Museu da Imigração.

Como você já pôde perceber, a maior cidade do Brasil abriga muita cultura de fora! A Festa do Imigrante é realizada pelo Museu da Imigração e oferece muita música, danças e culinária de várias nacionalidades.

Há 22 anos o evento resgata a história dos imigrantes, e mais de 20 mil pessoas comparecem a cada edição. Além disso, você também pode visitar o museu todos os dias da semana! A experiência principal do lugar traz memórias e identidades, e aborda o processo migratório da história da humanidade. Acesse o site e veja a programação!

Expoflora: Holambra – São Paulo

Festas populares dos imigrantes alemães

O nome “Holambra” é a junção de Holanda, América Latina e Brasil, já que a cidade foi fundada por holandeses. Essa antiga colônia ainda mantém os costumes do país, incluindo a culinária, arquitetura e danças típicas. A Expoflora lança variedades de flores, e a cidade é o maior centro de comércio e cultivo de plantas do país. O festival tem um visual muito bonito, cheio de cores e muita alegria!

Esses festivais acontecem para resgatar culturas diferentes da nossa e sempre devemos lembrar o quanto nosso país é enorme e tem espaço para todo mundo, não é? Veja como temos influências de outros países conferindo também nosso post com algumas comidas estrangeiras que comemos no Brasil.  

Venha para a SKILL!

Se você quer aprender inglês de forma prática e usar o idioma em qualquer situação, venha conhecer os cursos e modalidades de aprendizado da SKILL! Cadastre-se no nosso site e ganhe 4 aulas.

9 filmes dos anos 90 para ver hoje

29.05.2020 | Séries e Filmes

Saiba quais filmes da época ainda fazem sucesso!

As abreviações mais comuns em espanhol

27.05.2020 | Espanhol

Aprenda mais sobre as abreviações mais usadas.

Qual a diferença entre birthday e anniversary?

22.05.2020 | Inglês

Aprenda as diferenças e saiba quando usar essas palavras.

As soft skills mais valorizadas pelo mercado

20.05.2020 | Outras

Conheça mais sobre essas habilidades.

As maiores festas populares na Alemanha

Festa Popular de Cannstatt – Cannstatter Volksfest

Concorrendo com a Oktoberfest de Munique, o estado de Baden-Württemberg, no sul do país, também tem uma festa de superlativos. Também aqui 4 milhões acorrem, sempre do fim de setembro ao início de outubro, à área festiva de 35 hectares, apelidada Wasen. Ela fica no bairro de Bad Cannstatt, em Stuttgart. A festa foi lançada em 1818 pelo rei Guilherme 1º de Württemberg e sua esposa, Catarina.

As maiores festas populares na Alemanha

A Oktoberfest de Munique – Münchner Oktoberfest

Campeã absoluta entre as festas populares alemãs, em termos de público e divulgação, é a Oktoberfest de Munique. A cada ano, 6 milhões de frequentadores vão até o parque Theresienwiese. Em frente às tendas preferidas, já há filas nas primeiras horas da manhã para conseguir um dos disputados lugares.

As maiores festas populares na Alemanha

Superfesta junto ao Reno – Grösste Kirmes am Rhein

Não só na Baviera se festeja a valer: também no estado da Renânia do Norte-Vestfália as comemorações populares desafiam superlativos. Entre elas, a Grande Quermesse do Reno, em Düsseldorf, que atrai cerca de 4 milhões a cada ano. As festividades duram dez dias, a começar na terceira semana de julho. Brinquedos clássicos, como roda-gigante, montanha-russa ou splash estão entre os preferidos.

As maiores festas populares na Alemanha

Quermesse de Crange – Cranger Kirmes

Com 50 atrações e um total de cinco quilômetros de barraquinhas, a quermesse do bairro de Crange, em Herne, na região do vale do rio Ruhr, é a segunda maior festa popular do estado de Renânia do Norte-Vestfália. Iniciando-se na primeira sexta-feira de agosto, ela também dura dez dias. De quebra, na véspera da abertura, acontece uma feira de cavalos, com torneios de montaria.

As maiores festas populares na Alemanha

Mercado aberto de Bremen – Bremer Freimarkt

No ano de 1035, o imperador Conrado 2º concedeu aos cidadãos de Bremen o "direito de mercado", permitindo assim que agricultores, artesãos e comerciantes vendessem seus produtos no centro da cidade sem imposições adicionais. Quase mil anos depois, esse "mercado aberto" segue sendo festejado com uma grande parada, por 17 dias em outubro.

As maiores festas populares na Alemanha

Catedral de Hamburgo – Hamburger Dom

Também as raízes históricas da festa "Catedral de Hamburgo" datam do século 11. Na época, comerciantes, artesãos e saltimbancos faziam negócios em torno da igreja dedicada a Nossa Senhora. Embora a catedral não exista mais, a alegre atividade se transformou num festival com um total de 4 milhões de visitantes. O "Catedral de Hamburgo" se realiza três vezes ao ano: na primavera, verão e inverno.

As maiores festas populares na Alemanha

Semana de Kiel – Kieler Woche

No fim de junho, a cidade de Kiel, junto ao Mar Báltico, se torna atração turística graças ao torneio internacional de regata Semana de Kiel. No evento frequentado por 3,5 milhões, o ponto alto é a Windjammerparade, em que cerca de 100 barcos tradicionais alçam vela. Naturalmente acompanhados por barraquinhas com diversões e comidas, ofertas de passeios de barco e shows ao vivo.

As maiores festas populares na Alemanha

Festa Popular de Nurembergue – Nürnberger Volksfest

A festividade na cidade bávara de Nurembergue já acontece há quase 200 anos: ela se realizou pela primeira vez em 1826, por ocasião do aniversário do rei Ludovico 1º. Na época, ela já era coroada por uma grande queima de fogos de artifício. O evento se realiza toda primavera e outono, reunindo quase 2 milhões de participantes.

As maiores festas populares na Alemanha

Libori

No fim de julho, mais de 1,6 milhão festeja o festival Libori, em Paderborn, uma mistura de festa litúrgica, quermesse, cultura, animação e brechó. As festividades datam do ano 836, quando as relíquias de São Libório foram trasladadas de Le Mans para a cidade, que fica na Renânia do Norte-Vestfália.

As maiores festas populares na Alemanha

Aniversário do Porto de Hamburgo – Hamburger Hafengeburtstag

A maior festa portuária do mundo oferece um programa de atrações completo em terra, água e ar. Todo ano 1,5 milhão de visitantes acorrem à área portuária de Hamburgo para celebrar a fundação do local e admirar os fogos de artifício, o batismo dos navios e as paradas.

As maiores festas populares na Alemanha

Festa do Tiro de Hannover – Schützenfest Hannover

A cada verão europeu, realiza-se durante dez dias em Hannover a maior festa de atiradores do mundo, marcando o fim dos concursos de tiro na cidade da Baixa Saxônia. Cerca de 1 milhão de participantes se reúnem na área festiva, no evento que tem como ponto alto o desfile dos atiradores (na foto).

As melhores festas alemãs no Brasil

  • Schlachfest em São Bento do Sul. ...
  • Aproveita que ainda dá tempo: Para quem já quer começar no embalo das festas típicas alemãs, a Schlachfest deste ano irá ocorrer entre os dias 06 a 09 de setembro. ...
  • Oktoberfest em Blumenau. ...
  • Schützenfest em Jaraguá do Sul. ...
  • Festa do Imigrante em Timbó

Onde é a festa Oktoberfest?

A Oktoberfest de Blumenau é um festival de tradições germânicas que ocorre na cidade de Blumenau em Santa Catarina durante o mês de outubro. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

Quantos dias dura a Oktoberfest Blumenau?

A Oktoberfest de Blumenau atrai todos os anos milhares de turistas para a cidade. São 19 dias de festa, sempre no mês de outubro, regados a muito chope, cerveja, música e tradições germânicas. A festa está entre as melhores do Brasil e, pode ter certeza, entre as mais divertidas também!

Onde é realizada a festa Oktoberfest?

A Oktoberfest de Blumenau atrai todos os anos milhares de turistas para a cidade. São 19 dias de festa, sempre no mês de outubro, regados a muito chope, cerveja, música e tradições germânicas. A festa está entre as melhores do Brasil e, pode ter certeza, entre as mais divertidas também!

O que os brasileiros herdaram dos alemães?

A imigração alemã trouxe ao Brasil uma rica herança cultural. ... Essas suas duas iguarias da culinária alemã completamente assimiladas pelos brasileiros. Entram também nessa lista os embutidos, as carnes defumadas e algumas sobremesas como a torta folhada de maçã (chamada por alguns de strudel, e outros de apfelstrudel).

Como funciona a festa Oktoberfest em Blumenau?

A Oktoberfest é inspirada aos moldes da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. Em Blumenau, ela acontece dentro dos portões da Vila Germânica durante aproximadamente duas semanas no mês de outubro, com diferentes bandas que tocam nos três pavilhões.

O Estado de Santa Catarina, juntamente com os outros estados do sul do Brasil, foi destino de muitos imigrantes europeus. A colonização teve início com os portugueses, ainda na época do Império. A partir de 1828, começaram a chegar os primeiros colonos alemães. O fluxo de imigração seguiu até 1960.

Esse grupo de imigrantes veio a convite do Império Português, sob o interesse de ocupar e colonizar a província. Era composto basicamente por trabalhadores braçais, como ferreiros, artesãos, agricultores e ex-soldados.

De origem muito simples e humilde, passaram por muitas dificuldades ao mudar para outro continente, de língua e cultura completamente diferentes. Foram tempos difíceis até se estabelecerem e enraizarem a cultura alemã no Brasil.

A primeira colônia de imigrantes alemães no estado foi São Pedro de Alcântara, mas logo se espalharam, fundando novas colônias que se tornaram cidades como Blumenau, Brusque, Joinville e Pomerode. O clima agradável e, em alguns aspectos, parecido com o europeu, ajudou a consolidar a ocupação baseada na agricultura. A atividade, inicialmente para sustento próprio, logo se tornou fonte de renda, estimulando o comércio entre outras cidades.

Todas as dificuldades fizeram com que as comunidades criassem um forte grau de coesão social, investindo em educação e preservando a cultura. Isso resultou em bom desenvolvimento socioeconômico, que se reflete ainda hoje na qualidade de vida da região.

A língua, arquitetura e gastronomia alemãs estão presentes em todo o estado de Santa Catarina. Conheça um pouquinho, a seguir!

Arquitetura

Uma breve passagem pelo estado é capaz de nos remeter a algumas regiões da Europa. E a cultura alemã no Brasil está fortemente representada na arquitetura típica. O estilo enxaimel, caracterizado pelos telhados inclinados e detalhes em madeira, é facilmente reconhecido em várias cidades. Entre elas, Pomerode e Blumenau, se destacam.

Vale a pena passear pelas ruas e apreciar a beleza e precisão dessas construções coloridas, que nos remetem a histórias de contos de fadas!

Gastronomia

Rica e saborosa, a gastronomia alemã se juntou aos sabores e temperos brasileiros, resultando em delícias que você vai encontrar em Santa Catarina, as quais merecem sua atenção, com certeza!

Se você gosta de pratos salgados, fartos e saborosos vai se esbaldar com as salsichas, eisbein (joelho de porco), marreco recheado e muito mais. Mas se sua preferência são os doces, você também não vai se decepcionar!

Prove as chimias (geleias caseiras feitas com frutas), biscoitos confeitados, apfelstrudel (torta de maçã) e a famosa cuca, que é um pão meio bolo, recheado com frutas (uvas, morango, mirtilo, banana) ou geleias e coberto por uma deliciosa farofa amanteigada!

Música e Cultura

Uma ótima oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura alemã no Brasil, são as festas que acontecem em várias cidades ao longo do ano. Repletas de muita música, alegria, delícias da culinária típica e cerveja, é claro! Conheça os melhores festivais da região.

Oktoberfest

Sem dúvida o mais conhecido festival alemão no Brasil e inspirado na festa homônima de Munique, acontece no mês de outubro. O mais famoso é o da cidade catarinense de Blumenau.

Celebrado pelo chope e pela cerveja, nem só de embriaguez vive o folião que visita o festival. Música, cultura e gastronomia são pontos altos do passeio. Das tradicionais bandinhas de música alemã a baladas com DJ, a diversão está garantida de dia e de noite!

Para aguentar a maratona de cervejas é melhor forrar o estômago, e a diversidade de delícias culinárias deixa a tarefa bem mais fácil.

Sommerfest

Esse festival é a versão de verão do Oktoberfest. Também acontece em Blumenau, em janeiro.

Além da bebida e comida, conta com apresentações de grupos de Schuplatters, dança típica alemã da região da Baviera e Tirol, na qual os dançarinos, vestidos de roupas características, dançam batendo nas pernas, braços e sapatos.

Mais do que só músicas típicas, alguns DJ’s apresentam músicas germânicas atuais, o que torna a expressão da cultura alemã em Santa Catarina mais contemporânea.

Fenarreco

Criada em 1985 na cidade de Brusque, com o objetivo de ser uma festa para divulgar um dos pratos mais típicos da cultura alemã em Santa Catarina: o marreco com repolho roxo!

Inicialmente, a festa era para ser uma opção gastronômica para quem ia para o Oktoberfest e passava por ali, e por isso, também acontece em outubro. Mas com tanto sucesso e procura, acabou virando um grande festival com música, desfiles e claro, cerveja!

Kerb

Kerb é uma festa tradicional da cultura alemã no Brasil e começou com os primeiros colonizadores. O objetivo era integrar as comunidades que se estabeleceram aqui e preservar os costumes, a religião e as tradições.

A cidade de Piratuba, encantadora estância termal, promove o festival desde 1924, no mês de janeiro. O baile Kerb, como é chamado pelos locais, reúne muita música, concursos, desfiles de carros alegóricos, competições esportivas, gastronomia e, não podia faltar, cerveja da melhor qualidade!

Além das festividades, o baile Kerb também mantém a união por meio da manifestação religiosa com a celebração do culto na Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Caipiratuba

Essa festa também acontece na cidade de Piratuba e comemora o Dia de São João, no mês de junho. Traduz perfeitamente a mistura entre a cultura alemã no Brasil e as tradições de outras regiões. Envolve muita dança, comidas típicas e artesanato.

O clima de inverno é propício para as fogueiras e bebidas quentes características desse tipo de celebração.

Natal e Ano Novo

As festas de final de ano em Santa Catarina são encantadoras. A maioria das cidades tem programações musicais, decorações natalinas e shows de fogos de artifício!

É a época perfeita para experimentar os tradicionais e deliciosos plättchens ou biscoitos decorados, que são uma marca da expressão cultural alemã no estado. Como você viu, Santa Catarina tem uma variedade de opções para quem quer descobrir mais e se encantar por essa cultura marcante.

Agora que você sabe um pouco mais sobre onde floresceu grande parte da cultura alemã no Brasil, que tal ir planejando visitar esses lugares encantadores? Comece escolhendo sua hospedagem em um local privilegiado: o Hotel Rouxinol, em Piratuba. Lá, é garantia de conforto e diversão o ano todo, e estamos preparados para tornar sua experiência inesquecível. Entre em contato conosco e descubra um lugar encantador!

Venha viver uma experiência inesquecível no Hotel mais próximo das Águas Termais de Piratuba-SC.

Clique aqui e veja nossas acomodações!