Explique por que esse eletrodoméstico é classificado como aparelho motor.

Motor elétrico é uma máquina destinada a converter energia elétrica em energia mecânica. É o mais utilizado de todos os motores elétricos, pois combina a facilidade de transporte, economia, baixo custo, limpeza e simplicidade de comando. São máquinas de fácil construção e fácil adaptação com qualquer tipo de carga. As máquinas que atualmente conhecemos não produzem energia, elas convertem outros tipos de energia em energia mecânica para que possam funcionar. Assim como já dizia Lavoisier: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Ou seja, nada pode ser criado do nada, apenas transformado de algo já existente. Um exemplo disso é o nosso querido e velho liquidificador. Ele converte a energia elétrica em energia mecânica para que possa processar os alimentos. Hoje, em face da grande necessidade de se poupar a camada de ozônio da emissão de gases poluentes, os motores elétricos estão sendo largamente utilizados em veículos automotores com o intuito de economizar energia e poupar o meio ambiente. Gases poluentes, como o dióxido de carbono que é liberado dos escapamentos de veículos automotores e das chaminés das fábricas, têm um grande poder de destruição na camada de ozônio. O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque. Existem vários tipos de motores elétricos, dos quais os principais são os de corrente contínua e de corrente alternada. Os motores de corrente contínua são mais caros, pois é necessário um dispositivo que converte a corrente alternada em corrente contínua. Já os motores de corrente alternada são mais baratos e os mais utilizados, pois a energia elétrica é distribuída em forma de corrente alternada, reduzindo assim seu custo. Corrente contínua: corrente na qual possui fluxo contínuo e ordenado de elétrons sempre na mesma direção.

Corrente alternada: é uma corrente cuja magnitude e direção varia ciclicamente. Ou seja, há variação de corrente elétrica, ao contrário da corrente contínua.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Explique por que esse eletrodoméstico é classificado como aparelho motor.

Acima está a figura de um esquema simplificado de um motor elétrico. Ele possui um imã que produz um campo de indução magnética, um cilindro onde estão os condutores e fios que são ligados a um gerador.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Os motores elétricos estão presentes em diferentes equipamentos que usamos cotidianamente. Tecnologia considerada simples, mas muito eficiente para quase todas as áreas produtivas, aqui vamos conhecer os principais tipos de motores elétricos, e como são usados.
Da geração de energia, passando pela construção civil até atividades caseiras como limpar o jardim ou armazenar água, os motores são fundamentais para estas acontecerem.

Qual é a importância de conhecer esse mecanismo?

Entender um pouco mais sobre tais mecanismos é imprescindível para empresas e pessoas que desejam acerta no momento de adquirir produtos que utilizem motores em seus sistemas de funcionamento.
Veremos que cada motor elétrico se diferencia por propriedades como potência, tensão, frequência, velocidade e outros.

O que é um motor elétrico?

De forma geral, motor é todo equipamento que produz força para fazer com que máquinas sejam acionadas. A partir de uma fonte alimentadora (combustíveis, energia elétrica, etc.) ele movimenta desde grandes turbinas em hidrelétricas até pequenos brinquedos infantis.
Os motores elétricos por sua vez convertem energia elétrica em força motriz, ou seja, determinados aparelhos serão simplesmente conectados a este tipo de energia para que sua capacidade mecânica seja acionada.
Mas, o mesmo tipo de motor é utilizado na indústria pesada e em eletrodomésticos? Não. Basicamente podemos dividir suas funções da seguinte maneira:

  • Motores voltados para indústria
  • Motores voltados para equipamento comerciais e residenciais
  • Motores industrias para baixa e alta tensão
  • Motores para correntes contínuas

Aqui vamos focar no motor elétrico fabricado para atender as demandas de estabelecimentos comerciais e residências, por serem mais versáteis e comuns em nosso dia a dia.

Tipos de Motores elétricos: comerciais (industriais) e residenciais

Nesse grupo encontraremos modelos de motores elétricos bem compactos, que são destinados a vários tipos de maquinários. São desenvolvidos para dar maior rendimento aos equipamentos, nos quais são atrelados, favorecendo questões como consumo de energia, por exemplo.
Para esses motores ainda podemos falar sobre outras subcategorias, que são:

  • Motor Monofásico – são os motores que têm corrente alternada simples. Está presente em equipamentos que não precisam de muita potência (eletroportáteis, e alguns eletrodomésticos, por exemplo).
  • Motor Trifásico – são aqueles que têm corrente elétrica em três fases (é o mais comum em aparelhos que são movidos em redes elétricas de maior potência).

Quando falamos em Rotação Por Minuto (RPM), que é a capacidade de velocidade que esses motores têm, seguimos para uma nova apresentação: os polos. E para essa demanda comercial e residencial, o motor elétrico de 2 e 4 polos são os mais usados.
Em termos comparativos, os motores de 2 polos conseguem atingir até 3600 rpm, e os de 4 polos 1800 rpm.

Outros elementos que diferenciam o motor elétrico

Ainda na sequência dos detalhes técnicos que te ajudam a conhecer o funcionamento dos motores, estão os seguintes elementos:

  • Torque – é referente a quantidade de força que o eixo do motor precisa para ser movimentado. Está vinculado a forma do “disparo”, o acionamento da máquina. O torque é classificado de duas formas: arranque e nominal.
  • Potência – é o que define a quantidade de energia que será necessária para fazer o motor girar. É medida em watts.
  • Eficiência – aqui é a informação que define o consumo elétrico do motor, quais temperaturas de trabalho ele funciona melhor e emissão de ruídos. Hoje é comum vermos essa classificação em muitos eletrodomésticos que recebem etiquetas informando a eficiência (A, B, C…).
  • Temperatura – cada motor tem uma temperatura máxima e ambiente para ser operado. Quando se ultrapassar esse limite, o enrolamento do equipamento é comprometido, colocando em risco a integridade deste.
  • Bloqueio a agente externos – outro ponto importante quando partimos para escolher um motor elétrico é o de conhecer sua vedação. É essencial que a proteção de agente como poeira e umidade seja boa. Existe uma classificação que determina o quanto é eficiente essa vedação, é descrita pelas letras “IP”, que se seguirá por um número. Alguns formatos são selados, impedido a e saída de ar.

E na prática, onde encontraremos esses motores em ação. Vejamos a seguir alguns exemplos.

Aplicações dos motores elétricos

Mencionamos no início alguns setores que se utilizam de equipamentos que são dotados por motores elétricos. Mas, quais seriam esses, e por que precisam ter o tal componente.
Separamos aqui alguns desses maquinários que são movidos por um motor elétrico, confira:

Betoneira

Trata-se daquela espécie de tambor que é usado pela construção civil para misturar a massa de diferentes. Para maior agilidade do serviço é utilizada uma betoneira movida por um motor elétrico.

Desentupidora

Os dejetos domésticos e de estabelecimento comerciais é sempre um problema. Quando se tem problema no esgoto, por exemplo, é usada uma desentupidora para desobstruir a encanação. Esse equipamento usa um motor trifásico ou monofásico.

Elevador

Seja elevadores prediais ou os modelos usados para suspender veículos em oficinas são movidos por motores elétricos. Nesse caso, os fabricantes consideram torque e potência para desenvolver seus elevadores.

Picador de grama

O motor usado aqui também é conhecido como motoceifador. Normalmente fabricado com potência de ¾ a 2 cv, e bivolt (110 a 220 v).

Bombas de água

As conhecidas bombas de água, presente em tantas atividades (agricultura, distribuição de água, sistemas para piscinas, encher cisternas, etc.) são movidas por resistentes motores elétricos. Os modelos suportam condições adversas de umidade, temperatura e de ação de poeira.

Portão de garagem

Outro equipamento bem próximo de nossas rotinas, o portão de garagem é acionado por motores trifásicos ou monofásicos, de 4 polos e protegidos por estruturas de chapa de aço ou aço fundido.

A importância de se utilizar o motor adequado

Para o melhor desempenho de algumas dessas máquinas que citamos anteriormente, é necessário que sejam montadas com o motor certo. Este componente tem dimensões próprias, que se encaixam perfeitamente em estruturas da bomba d’água, por exemplo. Também atenderão os níveis de bloqueios a agentes externos, torque, potência, etc., necessários ao maquinário. Com essas informações, é só verificar na ficha técnica do produto que deseja comprar, para saber se tudo está sob conforme.

Vale conversar com o vendedor ou técnico para esclarecer eventuais dúvidas. Até a próxima!

Em virtude de aprimoramentos na segurança de nossas aplicações, infelizmente seu comportamento nos fez pensar que você é um robô.

  1. Se você está tentando acessar este site usando uma rede privada/proxy/VPN, desative-a e tente acessar o site novamente.
  2. Devido ao comportamento detectado anteriormente, originado da rede que você está usando, solicite o desbloqueio do site.