Dicas para Semana do meio ambiente

Dicas para Semana do meio ambiente

Foto: Freepik/Divulgação

Por Jussara de Paula*

Quando cuidamos e fazemos o bem aos outros e ao mundo, isso nos traz como retorno muitos benefícios. Além da importância de zelar pelo lugar onde convivemos e viveremos no futuro, praticar algumas atitudes a favor do meio ambiente pode nos fazer economizar dinheiro, melhorar os locais que frequentamos favorecer a nossa saúde e tornar a vida mais simples.

Somos bilhões de pessoas no mundo, mas temos apenas o planeta terra para habitar. Ainda não há outra opção para viver em outro local e, mesmo assim, muita gente não se importa. Graças a essa postura, estamos vendo inúmeras catástrofes acontecerem, inclusive bem próximas de nós. Apesar disso, podemos evitar que as coisas piorem, construindo e preservando as boas que já existem. Algumas atitudes trarão resultado imediato, outras, infelizmente impactarão no futuro próximo. Vamos adotar uma ou mais atitudes para melhorar o mundo? Aí vão algumas ideias:

1. Plantar uma árvore por ano

Existem aqueles deveres que você precisa fazer todo ano: exames médicos, tomar vacinas, declarar imposto de renda, doar sangue, são alguns exemplos. Que tal incluir nessa lista plantar a semente de uma árvore em um lugar que precise?

2. Não desperdice comida

Racionalize as compras no supermercado para não adquirir produtos em grandes quantidades e com datas de vencimento próximas. Cozinhe menos para que não estrague e você precise jogar fora.

3. Desligue a torneira ao escovar os dentes e se barbear

Em menos de 1 minuto, você evita desperdício e ainda se educa, no uso racional desse recurso.

4. Separe o lixo reciclável

É só separar uma lixeira destinada para esse fim. Simples!

5.  Apagar as luzes que os outros deixaram acesas

O que pode parecer chato para alguns, para quem faz é um ato de orgulho para a economia e o planeta.

6.  Cultivar uma horta em casa

Que tal ter a praticidade de temperos e legumes fresquinhos , livres de agrotóxicos na sua casa e dar aquele charme aos seus pratos? Além disso, é uma atividade relaxante e os vasinhos deixam a sua casa mais bonita e cheirosa.

7.  Recusar sacolinhas plásticas sempre que puder

Avalie a oportunidade de toda vez que comprar algo, guardar dentro da bolsa ou segurar na mão. Em caso positivo, recuse a sacolinha e opte pelas sacolas reutilizáveis de pano ou outros materiais, as chamadas ecobags.

8.  Usar o recurso de desligamento automático da TV

Deixá-la ligada enquanto você não utiliza é um enorme gasto de energia.

9. Usar pilhas recarregáveis

Poupe o seu dinheiro e diminua a produção de lixo eletrônico.

10. Não crie justificativas para jogar lixo na rua

Essa dica seria dispensável se isso para alguns fosse tão comum… então, ela ainda é, infelizmente, necessária. Ande com uma sacolinha no carro, segure nas mãos, guarde nos bolsos, mas não o jogue no espaço público, que também é de sua responsabilidade

*Jussara de Paula é analista de meio ambiente do RioMar Recife.

Semana do Meio Ambiente: livros para entender sustentabilidade

Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

Em um planeta com mais de 7,5 bilhões de habitantes não podemos esperar que a iniciativa privada e pública resolva o problema ambiental agravado por cada um de nós.

A sustentabilidade está diretamente ligada à palavra CONSCIENTIZAÇÃO. Cada pessoa precisa ter a consciência de que seus atos cotidianos podem alterar a qualidade da vida futura. Lembra-se daquela lei da física “para toda ação tem uma reação”? Pois bem, o nosso agir pode fazer a diferença para as próximas gerações.

Que tal, se a partir de agora cada um de nós passássemos a refletir e agir com mais sustentabilidade? Acha difícil? Tenho certeza de que podemos. Como? Aí vão algumas dicas:

1- Água sabendo usar não vai faltar. Essa frase tão batida precisa ser levada a sério, o reuso da água precisa se tornar hábito em nossas casas. Planeje sua casa para ter uma cisterna e áreas verdes.

2- Adote a política dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Pense nisso!

3- Ou, se estiver mais disposto, adote os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.Consuma aquilo que realmente for necessário, produza menos lixo.

4- Utilize os meios de transporte de forma consciente. Meios de transporte consomem, na maioria, combustível fóssil, aquele responsável pelo aumento do buraco da camada de ozônio. Por isso, dê carona, utilize transporte público, ande mais á pé ou de bicicleta. Exercite-se, isso fará bem a sua saúde.

5- Crie hábitos alimentares saudáveis. Coma melhor, viva melhor. Seja feliz, esteja em paz. Cuide do ser humano mais importante do planeta: “você”!

6- Incentive os outros aos hábitos sustentáveis. Se quisermos um mundo melhor temos que “produzir” seres humanos melhores. Incentive a sua família e seus amigos a também adotarem hábitos sustentáveis.

Percebeu? Não é tão difícil assim! Você pode ajudar a construir um mundo melhor. Ser uma pessoa sustentável é possível e só depende de você. Tenho certeza de que se observar bem, você poderá criar situações sustentáveis em seu dia a dia. Sustentabilidade é uma questão de consciência. Então vamos ser mais felizes e menos consumistas. O planeta agradece. E aí vamos fazer a diferença?

Fonte: A12

Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem! Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias.

Você deve estar pensando: Como eu, uma única pessoa, posso salvar o planeta? Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

  1. Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.

  2. Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.

  3. Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal.

  4. Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.

  5. Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.

  6. Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

  7. Reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor água, como reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.

  8. Reduza o consumo de energia elétrica. Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.

  9. Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.

  10. Compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.

Viu só? Com dicas simples, você pode preservar o meio ambiente e ajudar o planeta!!