Sobre sistemas agrários, leia as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta

a) Verdadeiro – A mecanização agrícola foi um dos fatores que contribuíram para a concentração de terras nas áreas rurais do interior do país, resultando na expansão do êxodo rural.

b) Verdadeiro – Uma grande parcela de pequenas propriedades familiares passou a incorporar grandes áreas fundiárias nos estados citados, bem como em outras partes do Brasil, direcionando a população rural para as cidades e para as frentes pioneiras agrícolas.

c) Verdadeiro – Os boias-frias são trabalhadores sazonais, ou seja, conseguem empregos durante uma época do ano, geralmente no corte da cana ou na colheita de alguns produtos primários.

d) Falso – O avanço da pecuária no Norte do país contribui para o avanço da urbanização por meio do aumento da migração campo-cidade.

Alternativa correta: letra E.

Voltar a questão

Desde o desenvolvimento das primeiras civilizações, a agricultura vem passando por sucessivas transformações em suas formas, sobretudo com a evolução dos instrumentos e os diferentes usos de suas técnicas. São as técnicas que propiciam as diferenciações ao longo do espaço agrário e possibilitam a sua configuração e reconfiguração em diferentes formas com o passar do tempo.

Nesse sentido, existem os agrossistemas, também chamados de sistemas agrários, que são o conjunto de técnicas ou modelos agropecuários de produção responsável pela adoção dos procedimentos de plantio ou cultivo, em que são vistas as relações entre a agricultura e o espaço, além dos resultados da aplicação desses diferentes modelos.

Em termos classificatórios, existem três tipos de agrossistemas conforme as suas complexidades e o tipo de técnicas por eles empregado, são eles: os agrossistemas tradicionais, modernos e orgânicos.

Os agrossistemas tradicionais, como o próprio nome indica, compreendem as técnicas mais antigas e simplificadas do processo produtivo no campo. Eles caracterizam-se pela maior utilização da mão de obra assalariada ou associada e pela menor presença de aparatos científicos e tecnológicos.

Esses agrossistemas tradicionais costumam ser mais amplamente empregados em países subdesenvolvidos, bem como em parte dos emergentes. Como necessitam de uma grande quantidade média de trabalhadores, tendem a conter a migração campo-cidade (êxodo rural). Esse tipo de produção normalmente é voltado para a comercialização interna, por isso quase não há exportação. O foco maior é para produtos da chamada “cultura do pobre”, tais como arroz, feijão, entre outros.

Alguns tipos de agrossistemas tradicionais são as plantations, a agricultura itinerante, a mediterrânea e a de jardinagem. Com o avanço do processo de industrialização do campo, esses sistemas agrários estão perdendo força e importância, fator que se intensifica com a concentração de terras.


Os agrossistemas tradicionais utilizam técnicas mais rústicas, por isso apresentam maior empregabilidade

Os agrossistemas modernos são aqueles em que há o emprego de uma tecnologia mais avançada, com uma menor média de empregabilidade, haja vista que a maior parte da produção é mecanizada, com instrumentos capazes de substituir dezenas ou até centenas de trabalhadores. Esse tipo de agrossistema popularizou-se a partir da década de 1960, com a inauguração da chamada “Revolução Verde”, que se pautou na ampliação da produção através de técnicas avançadas na área da biotecnologia e da produção de equipamentos.

Em geral, os agrossistemas modernos utilizam-se, além das técnicas acima mencionadas, de ampla gama de fertilizantes, defensivos agrícolas, técnicas de correção do solo e, em alguns casos, de produtos modificados geneticamente, conhecidos como transgênicos.

Há sistemas produtivos que empregam uma avançada tecnologia, tanto na previsão de oscilações meteorológicas ou climáticas quanto, até mesmo, na implantação de controle sobre as espécies com a utilização dos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

A grande questão dos agrossistemas modernos é o elevado custo de seus equipamentos e o processo de concentração de terras deles resultante. Afinal, são necessários amplos investimentos para uma produção modernizada, que também elevam os lucros e diminuem a quantidade de trabalhadores, que passam a residir nas cidades.

Outro fator é o ambiental, pois as áreas agricultáveis são ampliadas em detrimento da conservação das vegetações naturais, além da poluição dos rios e dos solos pelos agrotóxicos que escoam superficialmente com a irrigação e também em tempos de chuva. Um exemplo dessa dinâmica é o Cerrado brasileiro, que foi quase totalmente devastado em função da expansão do agronegócio que, graças às novas técnicas, passou a produzir em larga escala onde antes não havia solos propícios para tal.


Os agrossistemas modernos utilizam mais tecnologia e empregam menos

Por fim, temos os agrossistemas alternativos, que envolvem todas as técnicas de plantio pautadas na conservação e no uso sustentável do meio ambiente. Esses agrossistemas envolvem a agricultura orgânica, a ecológica e muitas outras técnicas, cujo objetivo principal é garantir a prática da sustentabilidade.

Além disso, os agrossistemas alternativos operam através da renúncia de produtos químicos que podem, eventualmente, afetar a qualidade dos produtos ou deixá-los menos saudáveis, tais como os agrotóxicos ou a alteração genética tal como ocorre nos transgênicos. Em vez disso, procura-se a utilização exclusiva de adubos orgânicos ou naturais, tais como o esterco e restos de outros vegetais, e são adotadas medidas de controle biológico de pragas.

Outro procedimento bastante importante para os agrossistemas alternativos é a policultura ou até a rotação de culturas, ou seja, em vez de cultivar apenas um tipo de vegetal para atender a objetivos puramente econômicos, busca-se a produção de várias espécies e até o intercalamento entre uma e outra.

Apesar de, em geral, os agrossistemas alternativos visarem basicamente à subsistência e serem mais empregados no cultivo de hortifrutigranjeiros, há investimentos governamentais em vários países, incluindo o Brasil, que fazem crescer o comércio de seus produtos. Em alguns nichos, produtos produzidos a partir da agricultura alternativa são mais valorizados e mais procurados pelos consumidores, o que vem gerando um crescimento econômico para o setor nos últimos anos.


Os agrossistemas alternativos visam à preservação e à produção de alimentos saudáveis

Atualmente, os três tipos de agrossistemas citados são amplamente empregados em todo o mundo, mas os agrossistemas modernos constituem a hegemonia. Suas técnicas são preferencialmente utilizadas sob o argumento de que somente elas podem ser capazes de abastecer toda a população mundial, muito embora outros fatores contribuam para a existência de problemas alimentares em várias partes do mundo.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Questão 01. Sistemas Agrícolas: (FGV-SP–2008) A utilização de agrotóxicos nas lavouras busca o controle de pragas, como as chamadas “ervas daninhas”, os insetos e os fungos. A aplicação frequente de quantidades cada vez maiores desses produtos químicos causa diversos impactos ambientais, como:

I. Compromete a qualidade da água quando os resíduos dos agrotóxicos são infiltrados no solo, contaminando os lençóis subterrâneos e aquíferos;

II. A água superficial é contaminada quando parte dos agrotóxicos é transportada pela chuva, afetando, desse modo, os rebanhos, o abastecimento das cidades, os peixes;

III. O veneno dos defensivos afasta os pássaros das grandes lavouras, favorecendo a proliferação de pragas, lagartas e mosquitos;

IV. A impregnação do solo com adubos químicos e venenos ajuda na fertilidade do solo, tornando-o cada vez mais produtivo, o que justifica o intenso uso desses produtos.

Está CORRETO o que se afirma em:A) I, II, III e IV.B) I, II e III, apenas.C) II, III e IV, apenas.D) II e IV, apenas.

E) I e IV, apenas.

Questão 02. Sistemas Agrícolas: (UFU-MG–2011) Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo.

I. A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural.

II. Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo  abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades.

III. De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade, a produção agropecuária pode ser classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice de exploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo, colheita e apresentam  elevados índices de produtividade são classificadas em extensivas.

IV. Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS:A) Apenas II e III.B) Apenas I, II e III.C) Apenas I, III e IV.

D) Apenas II e IV.

Questão 03. Sistemas Agrícolas: (UFC / Adaptado) Sobre a atividade agropecuária, no Brasil e no mundo, é possível afirmar, de forma CORRETA, que:

A) com a modernização das técnicas agrícolas e o uso da biotecnologia, elevaram-se os índices de produtividade agrícola e a quantidade de trabalhadores rurais no mundo.

B) nos países subdesenvolvidos, o progresso técnico-científico atingiu a atividade com mais intensidade nas regiões especializadas na produção para o mercado externo.

C) o uso de produtos agrícolas transgênicos é questionado e proibido em todo o mundo, por seus efeitos sobre a saúde humana serem ainda desconhecidos.

D) enquanto no mundo desenvolvido aumenta o uso de mão de obra na agricultura, o êxodo rural esvazia permanentemente o campo, nos países subdesenvolvidos.

Questão 04. Sistemas Agrícolas: (Mackenzie-SP–2010) O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países do mundo, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais.

A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV, a seguir.
I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.

II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.

III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos disseminará, atingindo animais de águas superficiais.

IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais.

Dessa forma:A) apenas I e II estão corretas.B) apenas III e IV estão corretas.C) apenas I e IV estão corretas.D) apenas I, II e III estão corretas.

E) I, II, III e IV estão corretas.

Questão 05. Sistemas Agrícolas: (Enem–2010) De fato, que alternativa restava aos portugueses, ao se verem diante de uma mata virgem e necessitando de terra para cultivo, a não ser derrubar a mata e atear-lhe fogo? Seria, pois, injusto reprová-los por terem começado dessa maneira. Todavia, podemos culpar os seus descendentes, e com razão, por continuarem a queimar as florestas quando há agora, no início do século XIX, tanta terra limpa e pronta para o cultivo à sua disposição.
SAINT-HlLAIRE, A. Viagem às nascentes do Rio S. Francisco [1847]. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP. 1975 (Adaptação).

No texto, há informações sobre a prática da queimada em diferentes períodos da história do Brasil. Segundo a análise apresentada, os portugueses:A) evitaram emitir juízo de valor sobre a prática da queimada.B) consideraram que a queimada era necessária em certas circunstâncias.C) concordaram quanto à queimada ter sido uma prática agrícola insuficiente.D) entenderam que a queimada era uma prática necessária no início do séc. XIX.

E) relacionaram a queimada ao descaso dos agricultores da época com a terra.

Questão 06. Sistemas Agrícolas: (UEMG–2010)Amazônia – Como salvar a floresta?São inúmeros os dados que indicam a devastação dos 64milhões de hectares da Amazônia. Só em setembro / 2008, 587 km2 da floresta sofreram corte ou degradação progressiva. Boa parte da culpa cai sobre os pecuaristas. De um rebanho de 70 milhões de cabeças de gado em território brasileiro, 36% estão na Amazônia, o que faz com que 78% das áreas abertas da floresta sejam usadas para pastagem.

REVISTA GALILEU. (Adaptação).

Considerando seus conhecimentos sobre o tema abordado no trecho acima, assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO se apontou uma solução para os problemas da Amazônia:A) Multiplicação das práticas da agricultura itinerante e da pecuária extensiva nas matas.B) Regularização fundiária e aumento dos estímulos fiscais para atividades sustentáveis.C) Efetivação do manejo da floresta, que corresponde a uma prática de conservação das matas.

D) Expansão dos programas governamentais de combate às queimadas.

Questão 07. (FEPECS-DF–2010) Observe o mapa que se segue:

Modernização Agrícola

Sobre sistemas agrários, leia as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta

Fonte: Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2004 (Adaptação)

Desde a década de 70, a agricultura da região Sul do país vem sofrendo uma intensa modernização. Neste processo ocorreu a chamada crise rural, envolvendo, sobretudo, pequenas e médias propriedades. Desta maneira, grande parte das pequenas propriedades, sem acesso à modernização, foi englobada pelas grandes. Assim um grande número de trabalhadores rurais, como pequenos e médios proprietários, tiveram que procurar outro destino para sua vida e trabalho.

Esse processo provocou:
A) a migração de um grande número de agricultores brasileiros para o Uruguai; estes brasileiros conhecidos como “Brasiguaios” se estabelecem nas áreas fronteiriças com o Brasil e se destacam na produção de soja;

B) a diminuição do êxodo rural e do inchaço urbano em São Paulo e no Rio de Janeiro, na medida em que, com o aumento da oferta de emprego nos complexos agroindustriais, reduziu-se a necessidade de procura de emprego nas capitais para atender às mínimas necessidades de sobrevivência dos trabalhadores rurais desempregados;

Estude também sobre:  Questões sobre as Características Geográficas da Índia

C) o enfraquecimento do movimento rural dos trabalhadores sem terra, o MST, que se iniciou na região Sul do país e fcou impedido de exercer a sua política de invasão de terras, na medida em que o número de propriedades improdutivas diminuiu na região;

D) novas estratégias de sobrevivência dos pequenos agricultores que se mantiveram na região; para se estabelecerem no mercado, buscaram se associar em cooperativas de agricultores ou se integraram aos complexos agroindustriais, atuando como fornecedores complementares de produtos agrícolas;

E) o deslocamento de agricultores para toda a região  nordestina, ocasionando o aumento da fronteira agrícola e a expansão do processo de mecanização da região, principalmente a área da cana-de-açúcar.

Questão 08. Sistemas Agrícolas: (PUC Minas–2006) A economia de mercado gera e acentua conflitos entre capital, trabalho e renda, com reflexos positivos e negativos.

Entre as consequências desse processo no campo, é INCORRETO afirmar:
A) As transformações tecnológicas e do trabalho geram necessidade de uma maior e contínua qualificação profissional.

B) A adoção de tecnologias apropriadas pode amenizar os impactos nos recursos hídricos e pedológicos e visar à sustentabilidade da terra.

C) O uso excessivo da água para irrigação compromete a sua disponibilidade para necessidades futuras e a correlação adequada entre agricultura e meio ambiente.

D) A necessidade de alimentar a população mundial assegura abundância e qualidade da produção e reservas de alimentos.

Questão 09. Sistemas Agrícolas: (Enem–2009) Um sistema agrário é um tipo de modelo de produção agropecuária em que se observa que cultivos ou criações são praticados, quais são as técnicas utilizadas, como é a relação com o espaço e qual é o destino da produção. Existem muitas classificações de sistemas agrários, pois os critérios para a definição variam de acordo com o autor ou a organização que os classifica.  Além disso, os sistemas agrários são diferentes conforme a região do globo ou a sociedade, sua cultura e nível de desenvolvimento econômico.
CAMPANHOLA, C.; SILVA, J. G. O novo rural brasileiro, uma análise nacional e regional. Campinas: Embrapa / Unicamp, 2000 (Adaptação).

Dentro desse contexto, o sistema agrário tradicional tem como características principais o predomínio de pequenas propriedades agrárias, a utilização de técnicas de cultivo minuciosas e de irrigação, e sua produção é destinada preferencialmente ao consumo local e regional.

Essa descrição corresponde a que sistema agrícola?A) Plantations.B) Sistema de roças.C) Agricultura orgânica.D) Agricultura itinerante.

E) Agricultura de jardinagem.

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Sistemas Agrícolas:

01. B;

02. D;

03. B;

04. D;

5. B;

06. A;

07. D;

08. D;

09. E;

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL

Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína