Quem pode trabalhar com Psicomotricidade

Saiba como se tornar um profissional da área de Psicomotricidade. Veja quais são os campos de atuação e confira as especializações que preparam para esta carreira.

Você sabia que o psicomotricista é um profissional valioso para o desenvolvimento humano? Ele se concentra na prevenção, no diagnóstico e na reabilitação de distúrbios psicomotores em todas as fases da vida.

Ou seja, quando existe alguma dificuldade de amadurecimento do sistema nervoso central que inibe o movimento, a socialização, o gerenciamento das emoções, processamento das informações, memória, fala, gerando grandes dificuldades de aprendizagem, especialmente em crianças e adolescentes.

Embora distúrbios psicomotores aconteçam em qualquer idade, muito do trabalho do psicomotricista é feito com crianças, tanto ao propor atividades relacionadas ao movimento quanto no tratamento de algum transtorno para que consigam se desenvolver normalmente.

A formação profissional em psicomotricidade se dá principalmente a partir de cursos de pós-graduação. Conheça mais sobre a Psicomotricidade e as possibilidades desta profissão.
Confira o artigo e saiba mais sobre esta área que está em alta e tem sido cada vez mais procurada.

O que é psicomotricidade, afinal?

A psicomotricidade é uma técnica cujo objetivo é promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo através da realização de movimentos organizados e integrados, podendo ser indicada para todas as pessoas, principalmente para crianças e adolescentes.

A psicomotricidade é uma ferramenta muito utilizada no tratamento de paralisia cerebral, esquizofrenia, síndrome de Rett, dificuldade de aprendizagem, atrasos no desenvolvimento, deficiências físicas e alterações neuronais, por exemplo.

Ela pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade.

Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. A psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica e relacional.

 Psicomotricidade na educação infantil

Você já deve ter percebido que a Psicomotricidade está muito presente na educação infantil. Afinal, se considerarmos que ela é parte fundamental do desenvolvimento das crianças, precisamos trabalhá-la durante todas as fases de crescimento infantil.

Por isso, falamos que ela também é uma prática pedagógica que busca fortalecer o desenvolvimento integral dos pequenos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, potencializando as habilidades cognitivas e aprimorando as competências socioemocionais por via do movimento.

Dessa maneira, quando a criança interage durante atividades grupais, ela encontra novas formas de expressão que resultam em transformações.
Aos poucos, ela descobre que isso permite uma relação mais saudável consigo, com os outros e com o mundo a ser explorado.

Aqui, os profissionais da área podem trabalhar dentro de escolas e incentivar diversas atividades psicomotoras que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes, como:

  • quebra-cabeça com bonecos desmontáveis;
  • jogos de imitação;
  • completar desenhos de figuras humanas;
  • fazer colagens com revistas e jornais, criando o próprio corpo ou remontando a imagem de um colega;
  • representar as partes do corpo com brinquedos, como tintas, espumas e géis;
  • modelar massinhas para experimentar diferentes texturas e montagens;
  • criar circuitos com figuras geométricas e brincar entre eles, fazendo obstáculos com pneus, bastões e caixas;
  • brincar com jogos de memória.

Gradualmente, os pequenos tomam consciência do seu corpo e do corpo do outro e aprendem a estabelecer limites pessoais, bem como descobrem como funciona sua coordenação motora, a visão espacial e o controle temporal.

O que faz um Psicomotricista?

O Psicomotricista é o profissional que age nas áreas da  saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.

O profissional está apto a desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico. Tem habilidades para identificar as dificuldades e potenciais das crianças e criar estratégias que melhorem o seu desenvolvimento motor, psicológico, social, cultural e afetivo.

Áreas de atuação para o profissional formado em Psicomotricidade

Psicomotricista atua nas funções motoras e mentais e/ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais. Visa diminuir as dificuldades físicas, mas também ajudar a pessoa a encontrar uma relação harmoniosa com o uso do corpo.

Um psicomotricista pode trabalhar nas seguintes áreas.

Educacional: especialmente nas escolas do ensino básico, o psicomotricista atua no desenvolvimento psicomotor dos alunos, através de brincadeiras, jogos e desafios nos quais insere técnicas e conhecimentos com esse fim. Assim, os alunos atingem os objetivos do profissional de forma prazerosa e divertida.

Saúde: em UTIs, ambulatórios, enfermarias e casas de repouso, o psicomotricista estimula os pacientes a recuperarem sua mobilidade e cognição ou ampliarem seus limites físicos e mentais. Esse trabalho pode ser feito com pacientes em diferentes estágios de doenças, bem como idades. Por isso, em casas de repouso, o psicomotricista tem um importante trabalho terapêutico e educacional com idosos.
O psicomotricista também atua em consultórios e clínicas especializadas realizando terapia psicomotora com pacientes individuais ou em grupo, trabalhando conforme as limitações observadas em cada indivíduo.

Empresarial: as empresas utilizam a Psicomotricidade Relacional de modo a melhorar o convívio no ambiente de trabalho. Diferentemente de uma palestra ou um workshop, esse é um trabalho permanente em que são realizadas práticas de autoconhecimento, ajustes comportamentais e convívio no coletivo.
A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, da concepção até a terceira idade, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.

Mercado de trabalho na área

Atualmente a área da psicomotricidade está em alta. Mas, ainda há uma carência grande do mercado para mão de obra especializada, por isso, há boas oportunidades em aberto no mercado.

Afinal, o psicomotricista com foco educacional encontra um mercado de trabalho amplo, podendo atuar em diferentes setores do ramo profissional, como em instituições de ensino básico, ensino superior e educação especial.

E além do conhecimento acadêmico, há alguns pontos do perfil profissional que são levados em conta. Ou seja, algumas habilidades e competências fundamentais para a prática do exercício. Como, por exemplo: atenção e cuidado; responsabilidade; empatia; boa comunicação; atualização constante; e capacidade analítica.

Pós-graduação em Psicomotricidade

Como você já deve imaginar, existem muitas especializações em Psicomotricidade que ampliam seus horizontes profissionais. Confira as mais procuradas atualmente: Psicomotricidade, Educação Física e Psicomotricidade, Psicomotricidade Clínica e Institucional  e  Psicomotricidade e Artes.

A pós-graduação em Psicomotricidade se destina a profissionais das áreas da Saúde, Educação, Psicologia, Pedagogia, Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e demais profissionais que percebam as interfaces entre seus campos de atuação.

O objetivo é formar profissionais qualificados a atuar com a psicomotricidade e contribuir com o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a área percebeu como a Psicomotricidade é um excelente campo de estudo e trabalho nos dias atuais?

Além de ser nova, a área oferece boas oportunidades de contratação e possibilita uma atuação multidisciplinar e divertida, envolvendo não só a educação infantil como outras esferas profissionais.

Então, você acredita que Psicomotricidade é o campo certo para você? Aproveite para conhecer mais sobre o curso, fale com um dos nossos consultores educacionais e inicie seus estudos na área.

O Psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.

Áreas de atuação
Educacional, Institucional e Clínica

Eixos de atendimento Educacional: Ensino básico e ensino superior, incluindo educação especial e outras modalidades. Hospitalar: UTI, ambulatórios, enfermarias e brinquedotecas. Empresarial: Ergomotricidade Psicomotricidade aquática Terapia psicomotora: Saúde mental

Gerontopsicomotricidade

A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, da concepção à terceira idade, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.

Associação Brasileira de Psicomotricidade