Enceeja são quantos dias

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.

Criado em 2002, o Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.

O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.

Quem pode participar do Encceja?

Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.

Como faço a inscrição no Encceja?

As inscrições do Encceja são feitas pela página oficial do exame, sendo a participação totalmente gratuita. O Inep costuma abrir inscrições para o exame no mês de maio e as provas são realizadas em agosto. 

Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Encceja

Pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas precisam de um responsável pedagógico para que a inscrição no Encceja seja feita. Todos os inscritos têm que responder ao Questionário Socioeconômico (QSE) para concluir o cadastro no Encceja.

Datas do Encceja 2022

Inscrições: 24 de maio a 4 de junho
Encceja regular: 28 de agosto
Encceja Exterior: 18 de setembro
Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro
Encceja PPL: 11 e 12 de outubro

Como são as provas do Encceja?

O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes, mas também leva em consideração sua relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso. As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde.

A parte de avaliação do conhecimento sobre as disciplinas é feita por meio de provas aplicadas pelo Inep. O Encceja é composto por 60 questões objetivas em cada turno e uma redação, independentemente do nível para o qual é a certificação. O que muda nos testes é a divisão das disciplinas e o conteúdo abordado.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática 60 QUESTÕES (30 cada) 4 HORAS
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; Redação

60 QUESTÕES (30 cada)

5 HORAS

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias 60 QUESTÕES (30 cada) 4 HORAS
VESPERTINO Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação 60 QUESTÕES (30 cada) 5 HORAS


A redação tem a pontuação tradicional de 0 a 10, sendo necessária uma média de 5 pontos para que o participante seja aprovado. O certificado é concedido ao candidato que consegue pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva. 

Onde pego meu certificado do Encceja?

Quem fizer o Encceja no Brasil deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep. Privados de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Já para quem mora no exterior, o Inep envia o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.

O estudante que fizer o Encceja e não conseguir a pontuação mínima em cada prova objetiva e redação tem a opção de pedir a Declaração de Proficiência. Basta levar o número de inscrição e as notas do exame às Secretarias, para quem está no Brasil, ou órgãos responsáveis no exterior para que um documento seja emitido e essa disciplina não tenha que ser feita novamente no próximo Encceja.

Mais informações sobre o Encceja podem ser acessadas no site oficial. Estudantes que moram em outros países podem procurar também os Consulados Gerais do Brasil.

Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 é a oportunidade para os brasileiros que não concluíram o ensino fundamental e o ensino médio de obterem o certificado por meio de uma prova.

O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Sendo assim, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público. 

As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. 

O edital da edição deste ano já está disponível. Confira:

Edital do Encceja 2022

Quem pode participar do Encceja 2022?

O Encceja 2022 é dividido entre ensino fundamental e ensino médio. Cada nível de certificação tem uma idade mínima para que o candidato possa participar. 

  • Ensino fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no dia da prova 

  • Ensino médio: brasileiros com 18 anos ou mais no dia da prova

Datas do Encceja 2022

Inscrições: 24 de maio a 04 de junho
Locais de provas: início de agosto
Provas Encceja regular: 28 de agosto
Provas Encceja Exterior: 18 de setembro
Provas Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro
Provas Encceja PPL: 11 e 12 de outubro
Resultado: sem previsão

Encceja Exterior e PPL

Além do Encceja tradicional (regular), o Inep realiza o Encceja Exterior para brasileiros que residem em outros países.

Há também o Encceja PPL e Encceja PPL Exterior, para brasileiros em sistema prisional no Brasil e no exterior, respectivamente.

As inscrições para esses exames são realizadas em períodos distintos ao da edição regular. Os editais ainda não foram divulgados.

Como fazer a inscrição no Encceja 2022

As inscrições do Encceja 2022 serão recebidas de 24 de maio a 04 de junho. Para o cadastro não há cobrança de taxa e ele pode ser feito exclusivamente pela internet, pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.

É obrigatório informar CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja 2022. Deve ser preenchido os dados pessoais atualizados, incluindo telefone e e-mail, para que o Inep entre em contato, caso seja necessário.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Encceja

Neste ano, não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020 (a edição de 2021 não ocorreu). Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente em 2022.  

A medida foi tomada por conta do contexto da pandemia de Covid-19, que dificultou a realização da última edição. Contudo, o participante que não comparecer a todas as provas do Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição em 2023.

Provas do Encceja 2022

O Encceja 2022 será realizado em 28 de agosto de 2022, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, em mais de 600 cidades. As provas serão compostas por questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação.

As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas. À tarde os participantes também fazem uma redação.

ENSINO FUNDAMENTAL

MATUTINO Ciências Naturais e Matemática  60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINO Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia

60 QUESTÕES (30 cada)

ENSINO MÉDIO

MATUTINO Ciências da Natureza e Matemática 60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINO Redação e Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas 60 QUESTÕES (30 cada)

Manhã Abertura dos portões: 8h Fechamento dos portões: 8h45 Início das provas: 9h

Término das provas: 13h

Tarde Abertura dos portões: 14h30 Fechamento dos portões: 15h15 Início das provas: 15h30

Término das provas: 20h30

O que estudar para o Encceja 2022

O conteúdo que cai nas provas do Encceja consta no Livro do Estudante, material elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para saber o que estudar, acesse o link abaixo:

Saiba o que estudar para o Encceja

O participante também pode estudar por meio de provas anteriores do Encceja e videoaulas no YouTube.

Resultado do Encceja 2022

A data do resultado do Encceja 2022 ainda não foi divulgada. Quando ele sair, poderá ser consultado no site do Sistema Encceja.

Quanto preciso tirar para passar no Encceja 2022?

Para ser aprovado no Encceja 2022 é preciso tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação – a pontuação da redação vai de 0 a 10.

As notas das provas objetivas são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método do Enem.

Aquele estudante que não obter a aprovação em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência. Com esse documento não há a necessidade de fazer novamente a disciplina no Encceja 2023.

Diploma do Encceja 2022

O certificado do Encceja 2022 (ou declaração de proficiência) deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. 

É preciso que o candidato compareça ao local e informe seu número de inscrição no exame junto da apresentação de seus documentos pessoais.