Os lipídios são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e insaturados.

Por Roberta das Neves

Doutora em Microbiologia pela UFRJ

As substâncias orgânicas são moléculas mais complexas, sendo muitas vezes, macromoléculas como, por exemplo, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.

Os carboidratos são a base da nossa alimentação e responsáveis pelo fornecimento de energia. Os carboidratos são divididos em:

Monossacarídeos: é o principal combustível para a célula, possuem função plástica e servem para "construir" as estruturas do nosso corpo. Por exemplo, glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
Dissacarídeos: são formados pela união de dois monossacarídeos a partir de uma síntese por desidratação, não produzem energia imediata, são hidrolisados para formar monossacarídeos e aí sim produzem energia. Por exemplo, maltose (glicose + glicose), sacarose (glicose + frutose) e lactose (glicose + galactose).
Polissacarídeos: constituídos por várias moléculas de monossacarídeos. São insolúveis em água e divididos em dois grupos, os estruturais (celulose e quitina) e energéticos (amido nas plantas e glicogênio em fungos e animais).

Os lipídios possuem diversas funções biológicas. São insolúveis em água e solúveis apenas em solventes orgânicos, como o álcool e o éter. São divididos em:

Carotenoides: atuam como pigmentos, absorvem luz e são precursores da vitamina A (importante para a visão, evitando a cegueira noturna).
Cerídeos: tem função protetora, como impermeabilizar as superfícies das folhas e frutos. Por exemplo, ceras.
Fosfolipídios: compostos por ácidos graxos, fosfatos e glicerol. A membrana plasmática é formada por uma bicamada de fosfolipídios que atua uma barreira entre a célula e o ambiente externo.
Triglicerídeos: formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Constituem a forma mais eficiente em armazenar energia. São divididos em ácido graxos saturados e ácidos graxos insaturados. Por exemplo: óleos e gorduras
Esteroides: são consideradas moléculas sinalizadoras, precursoras de hormônios como o estrogênio, progesterona e testosterona. O colesterol é um lipídio do grupo dos esteroides que é naturalmente produzido pelos animais no fígado (colesterol endógeno) e pode ser absorvido a partir dos alimentos (colesterol exógeno). O excesso de colesterol pode estimular o aparecimento de doenças vasculares como a aterosclerose.

As proteínas são macromoléculas complexas formadas pela associação de aminoácidos. Possuem diversas funções: (i) estrutural: participam das estruturas dos tecidos. Por exemplo, colágeno e queratina; (ii) enzimática: aceleram as reações químicas e reduzem a energia de ativação. A eficiência das enzimas depende de três fatores: temperatura, pH e concentração do substrato; (iii) hormonal: vários hormônios produzidos em nosso organismo são de origem proteica. Por exemplo, insulina e glucagon; (iv) proteção: na presença de antígenos, o organismo produz proteínas de defesa denominadas, anticorpos; (v) transporte: o oxigênio é transportado por proteínas denominadas, hemoglobinas.As vitaminas são substâncias essenciais, obtidas através da alimentação, que estimulam e regulam atividades metabólicas dos organismos. São divididas em: hidrossolúveis (C, B1, B2, B6, B12, entre outras) e lipossolúveis (A, D, E e K).Os ácidos nucleicos são as moléculas com a função de armazenamento e expressão da informação genética. Existem basicamente dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Estudaremos mais afundo essas biomoléculas mais adiante.

Exercícios resolvidos

(Enem) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos. Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer. No entanto, esse remédio apresenta algumas contraindicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois:

a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

Gabarito: As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis, ou seja, são dissolvidas em lipídios e somente podem ser absorvidas após serem metabolizadas por eles. São armazenadas no tecido adiposo. Letra E.

(Enem) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana.

Essa afirmação permite concluir que o antibiótico

a) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.b) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.c) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.d) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.e) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

Gabarito: Por inibir a síntese proteica, não ocorrerá a produção de proteínas vitais para o metabolismo bacteriano, diminuindo os danos causados aos seus hospedeiros. Letra E.

Carolina Batista

Professora de Química

Teste seus conhecimentos sobre lipídios com questões divididas por nível de dificuldade.

Além de resolução comentada, o exercício conta também com questões de vestibulares e do Enem para te ajudar a se preparar para os exames.

Questões nível fácil

Questão 1

Sobre os lipídios é correto afirmar que:

a) são as macromoléculas fundamentais para a estrutura e função celular. b) são moléculas essenciais para as reações bioquímicas do nosso corpo. c) são moléculas orgânicas que não se dissolvem em água, mas que são solúveis em substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona.

d) são compostos orgânicos importantes para acelerar reações químicas no organismo.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: c) são moléculas orgânicas que não se dissolvem em água, mas que são solúveis em substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona.

Enquanto a maioria dos compostos orgânicos são capazes de interagir com a água, os lipídios, também chamados de lipídeos ou lípides, são insolúveis no solvente já que apresentam muitas ligações covalentes apolares.

Entretanto, devido à sua estrutura, são capazes de se dissolverem em solventes orgânicos, como álcool, éter, acetona, clorofórmio, etc.

As demais alternativas são referentes aos compostos:

a) Proteínas b) Carboidratos

d) Vitaminas

Questão 2

Entre as alternativas abaixo, identifique qual NÃO apresenta uma função dos lipídios.

a) Reserva energética b) Isolamento térmico c) Auxiliar na absorção de vitaminas d) Produção de hormônios

e) Combate às infecções através dos anticorpos

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: e) Combate às infecções através dos anticorpos.

São funções dos lipídios:

Reserva energética: os lipídios são utilizados como reserva energética, sendo que a cada 1 g são fornecidos 9 kcal.

Isolamento térmico: eles estão presentes em camadas da pele de animais e em células gordurosas, sendo responsáveis pela manutenção da temperatura, principalmente em animais que vivem em locais frios.

Absorção de vitaminas: a absorção de vitaminas, como A, D, E e K, é auxiliada pelos lipídios, já que esses compostos são lipossolúveis e, portanto, se dissolvem em óleos.

Produção de hormônios: o colesterol é um lipídio responsável pela produção de hormônios esteroides, como o cortisol e a testosterona.

Os lipídios NÃO são responsáveis pelo combate às infecções no corpo, pois os anticorpos, que são proteínas presentes no plasma sanguíneo, é que possuem esta função.

Questão 3

Os lipídios são moléculas formadas principalmente por carbono, oxigênio e hidrogênio, cuja característica mais marcante é sua natureza hidrofóbica, ou seja, formam uma mistura heterogênea com a água.

Observe os compostos a seguir e indique qual dos grupos de substâncias NÃO é um tipo de lipídio.

a) Carotenoides b) Oligossacarídeos c) Cerídeos d) Esteroides

e) Fosfolipídios

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: b) Oligossacarídeos.

Os lipídios indicados nas alternativas são:

Carotenoides são lipídios presentes em células vegetais e que apresentam pigmentação, por exemplo, podem ser vermelhos ou amarelos.

Um exemplo de carotenoide é o caroteno, composto amarelo-alaranjado presente na cenoura, que ao ser ingerido por animais se converte em vitamina A.

Cerídeos são ceras de origem animal e vegetal, responsáveis pela impermeabilização em espécies vegetais, impedindo a grande perda de água. Para animais, como as abelhas, é utilizada como matérias-primas para construir suas moradias.

Esteroides são lipídios formados por múltiplos anéis de carbono. O colesterol, constituinte de membranas celulares, é o esteroide mais conhecido e responsável pela estabilidade do envoltório celular.

Fosfolipídios também fazem parte da membrana plasmática, compondo a bicamada lipídica de todas as células.

Os oligossacarídeos NÃO são lipídios. Na verdade, pertencem a uma classe de carboidratos formados pela união de 3 a 10 monossacarídeos, que são açúcares simples.

Os lipídios são as gorduras presentes nos alimentos e quando consumidos da maneira correta trazem benefícios para saúde, como transporte de vitaminas, síntese de hormônios e isolamento térmico para o corpo.

Para serem absorvidos pelo organismo, as gorduras são quebradas em unidades menores através da ação de qual enzima?

a) protease b) amilase c) lipase d) lactase

e) urease

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: c) lipase.

As enzimas são responsáveis por catalisar as reações químicas dentro do corpo e auxiliarem no metabolismo.

As enzimas digestivas quebram as grandes moléculas dos alimentos e transformam em substâncias simples para serem absorvidas pelo organismo.

Como cada enzima é específica para um tipo de reação, as lipases atuam na digestão dos lipídios, transformando-os em ácidos graxos e glicerol.

De maneira similar, as proteases digerem as proteínas, a amilase atua no amido dos alimentos, a lactase quebra a lactose e a urease age na degradação da ureia.

Questão 5

Para o funcionamento das atividades celulares, a célula necessita de nutrientes que desenvolverão funções específicas. No caso dos lipídios, fonte de energia, suas ligações são quebradas e a energia armazenada é liberada. No citoplasma da célula, qual a organela responsável pela quebra dessas moléculas na digestão celular?

a) ribossomo b) retículo endoplasmático c) membrana plasmática d) lisossomo

e) complexo de golgi

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: d) lisossomo.

O lisossomo é a organela responsável pela digestão celular, pois em seu interior existem enzimas digestivas capazes de quebrar as moléculas e transformá-las em substâncias simples.

Algumas das enzimas presentes no lisossomo são: lipases (digerem lipídios), nucleases (digerem ácidos nucleicos) e peptidases (digerem aminoácidos).

Questão 6

Para proteger a célula e separá-la do meio exterior a membrana plasmática é conformada por uma bicamada lipídica, que confere estabilidade e flexibilidade à membrana. Sobre a membrana plasmática, é correto afirmar que ela é formada por:

a) Apenas fosfolipídios b) Fosfolipídios e proteínas c) Apenas proteínas d) Lipídios

e) Ácidos graxos

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: b) Fosfolipídios e proteínas.

A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica formada por fosfolipídios e proteínas distribuídas na rede, cuja representação é feita pelo modelo mosaico fluido.

Os fosfolipídios que compõem as membranas possuem uma região hidrofílica, capaz de interagir com a água, e hidrofóbica, que não se mistura com a água.

Questões nível difícil

Questão 7

O tecido conjuntivo do corpo humano capaz de armazenar gordura é chamado de tecido adiposo. Ele está presente em maior quantidade embaixo da pele, mas também envolve alguns órgãos.

Quais os nomes das células do tecido adiposo que são capazes de armazenar gordura?

a) Leucócitos b) Granulócitos c) Melanócitos d) Adipócitos

e) Epitélios

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: d) Adipócitos.

A gordura armazenada nas células chamadas de adipócitos são utilizadas como reserva energética e protetora de choques e impactos mecânicos.

Nessas células, a gordura ocupa grande parte do citoplasma. O tecido adiposo está localizado principalmente abaixo da derme na pele, sendo uma tela subcutânea.

Os mais importantes lipídios são os óleos e as gorduras, responsáveis pela reserva de energia em diversos organismos. Eles possuem estruturas semelhantes, pois são sintetizados em organismos vivos por uma reação que envolve:

a) ácido carboxílico e etanol b) ácido graxo e glicerol c) ácido graxo e etanol

d) ácido carboxílico e glicerol

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: b) ácido graxo e glicerol.

Os triglicerídeos, compostos como óleos e gorduras, são classificados como triésteres devido à presença de três grupos (-C-O-) obtidos da reação de um ácido graxo, com até três radicais diferentes (R’, R” e R’”), e glicerol.

Quando pelo menos dois desses radicais do ácido graxo são saturados, ou seja, apresentam apenas ligações simples, temos uma gordura, que geralmente apresenta-se no estado sólido.

Os óleos são formados a partir de ácidos graxos insaturados, ou seja, os radicais possuem ligações duplas e, por isso, apresentam-se no estado líquido.

Questão 9

O excesso de lipídios na corrente sanguínea pode ser prejudicial à saúde, pois aumenta a probabilidade de doenças cardiovasculares e causar hipertensão devido à formação de:

a) placas de gorduras nas paredes das artérias b) rompimento das veias pulmonares c) aumento de secreções nos vasos capilares d) contrações rítmicas no coração

e) entupimento da artéria aorta

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: a) placas de gorduras nas paredes das artérias.

Quando os triglicerídeos estão presentes em alta quantidade na corrente sanguínea corre o risco desse tipo de lipídio depositar-se nas paredes das artérias, formando placas de gordura.

As placas formadas acabam estreitando esse tubo do sistema cardiovascular e limitando a passagem de sangue, o que causa aumento na pressão arterial e, consequentemente, pode causar o infarto do miocárdio.

Questões de vestibulares

Questão 10

(UERJ/2014) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso.

Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:

a) jejuno b) fígado c) pâncreas

d) estômago

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: c) pâncreas.

O pâncreas é uma glândula digestiva que secreta enzimas no suco pancreático durante a digestão dos alimentos.

Os lipídios têm suas moléculas quebradas em unidades menores pela ação das lipases produzidas pelo pâncreas.

Questão 11

(UFT/2015) Os lipídios são biomoléculas orgânicas compostas principalmente por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios, outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Possuem funçõesn básicas nos organismos tais como: fornecimento de energia para as células; alguns tipos participam da composição das membranas celulares; atuam como isolantes térmicos nos animais endotérmicos e facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.

Sobre lipídios, marque a alternativa INCORRETA.

a) Hormônios sexuais como a progesterona e a testosterona têm como precursores de sua síntese endógena os lipídios esteroides. b) Glicerídeos, cerídeos e fosfolipídeos são classes de lipídios com características pouco solúveis em água. c) A bainha de mielina, responsável pela condução saltatória do impulso nervoso, possui em sua composição esfingolipídios. d) Grande parte do colesterol é transportada no sangue através da LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade). Uma parte dela é excretada no fígado e a outra serve para síntese de membranas celulares.

e) O colesterol é precursor das vitaminas do complexo B, sendo estas lipossolúveis, importantes no metabolismo celular.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa incorreta: e) O colesterol é precursor das vitaminas do complexo B, sendo estas lipossolúveis, importantes no metabolismo celular.

O colesterol atua no metabolismo das vitaminas A, D, E e K, assim como é precursor da vitamina D e de hormônios esteroides, por exemplo, testosterona e progesterona.

(UFRGS/2019) Seres humanos necessitam armazenar moléculas combustíveis que podem ser liberadas quando necessário. Considere as seguintes afirmações sobre essas moléculas.

I – Os carboidratos, armazenados sob a forma de glicogênio, correspondem ao requerimento energético basal de uma semana. II – A gordura possui maior conteúdo energético por grama do que o glicogênio.

III- Indivíduos em jejum prolongado necessitam metabolizar moléculas de tecidos de reserva.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III.

e) I, II e III

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: d) Apenas II e III.

Entre as três afirmativas, apenas a I está incorreta pois a reserva energética armazenada sob a forma de glicogênio, polissacarídeo de glicose, refere-se ao requerimento energético para apenas um dia.

Questões do Enem

Questão 13

(Enem/2018) Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam natureza apolar e são insolúveis em água.

Esses ácidos atuam no processo de modo a

a) hidrolisar os lipídios b) agir como detergentes c) tornar os lipídios anfifílicos d) promover a secreção de lipases

e) estimular o trânsito intestinal de lipídios.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: b) agir como detergentes.

Como os ácidos biliares possuem caráter polar e apolar, ou seja, são compostos anfifílicos, eles então interagem com a água (região polar) e viabilizam a reação de hidrólise.

Tudo isso é possível, pois eles agem como detergentes, transformando os lipídios em pequenas partículas pela interação com a região apolar dos ácidos biliares e facilitando a ação das lipases.

Questão 14

(Enem/2009) Sabe-se que a ingestão frequente de lipídios contendo ácidos graxos (ácidos monocarboxílicos alifáticos) de cadeia carbônica insaturada com isomeria trans apresenta maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo que isso não se observa com os isômeros cis.

Dentre os critérios seguintes, o mais adequado a escolha de um produto alimentar saudável contendo lipídios é:

a) Se contiver bases nitrogenadas, estas devem estar ligadas a uma ribose e a um aminoácido. b) Se contiver sais, estes devem ser de bromo ou de flúor, pois são essas as formas mais frequentes nos lipídios cis. c) Se estiverem presentes compostos com ligações peptídicas entre os aminoácidos, os grupos amino devem ser esterificados. d) Se contiver lipídios com duplas ligações entre os carbonos, os ligantes de maior massa devem estar do mesmo lado da cadeia.

e) Se contiver polihidroxialdeídos ligados covalentemente entre si, por ligações simples, esses compostos devem apresentar estrutura linear.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: d) Se contiver lipídios com duplas ligações entre os carbonos, os ligantes de maior massa devem estar do mesmo lado da cadeia.

Como o enunciado apresenta os riscos da isomeria trans, quando os ligantes estão em lados opostos, então o ideal é que o isômero cis, com os ligantes do mesmo lado da cadeia, seja escolhido para evitar riscos à saúde.

(Enem/2008) Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:

I. O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho. II. Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol. III. A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.

IV. A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que esse tipo de alimento é pobre em água.

É correto apenas o que se afirma em:

a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV.

e) III e IV.

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: e) III e IV.

As alternativas I e II estão incorretas, pois observando as opções da tabela as carnes de frango e de toucinho apresentam grandes quantidades de colesterol e a quantidade de colesterol em uma porção de 100 g de contrafilé é de 0,051 g, já que os valores da tabela estão em mg/100g.

Se ainda possui dúvidas sobre o conteúdo, não deixe de ler o texto sobre lipídios.

Teste também seus conhecimentos com exercícios sobre carboidratos e exercícios sobre proteínas.