O que essa escolha de palavras permite concluir sobre o que foi noticiado em cada uma das manchetes

Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Vários são os portadores do texto notícia. São aqueles típicos da mídia impressa (jornais, revistas), a mídia radiofônica e televisiva e, hoje, com a internet, a mídia eletrônica. Cada vez mais o que vemos é a difusão de informações em tempo recorde.


O texto notícia apresenta características comuns em todos os portadores em que são difundidos. Encontramos, geralmente, um texto que busca a impessoalidade, a clareza e a objetividade e cuja estrutura se orienta a partir de respostas àquelas perguntas típicas do lead (quem, o quê, onde, como, quando e por quê).

No entanto, o portador e o público alvo também definem um perfil particular para esses textos. Analisaremos, aqui, uma notícia publicada no site www.yahoo.com, portanto, um texto de mídia eletrônica amplamente acessível e lido por um público bastante amplo, já que o portador é lido em todas as partes do mundo.

Leia o texto, tentando localizar os elementos que compõem o lead.

Ernesto hits Cuba, on track for Florida
AP - 39 minutes ago
Monday August 28, 2006
HAVANA - Tropical Storm Ernesto hit Cuba west of the U.S. naval air base at Guantanamo on Monday after killing one person in Haiti as it stayed on track toward Florida, where forecasters expect it to strengthen into a hurricane. Cuba ramped up emergency preparations before the fifth named storm of the Atlantic hurricane season moved ashore about 20 miles west of Guantanamo with top sustained winds dropping to 45 mph.

Observe que a notícia, embora bastante curta, dá conta das informações mais significativas em relação ao fato que veicula. Uma tempestade tropical chamada Ernesto (o quê) chegou a Cuba (onde), na segunda-feira (quando) trazida por ventos de 45 milhas por hora (como). Essa é uma característica muito comum nas notícias publicadas na internet: dar o máximo de informação no mínimo de texto possível.

Depois de analisarmos os elementos que compõem o lead da notícia, vale a pena ressaltar a manchete. Podemos chamar de manchete e não de título já que a notícia foi publicada na página principal do site e com destaque. Um leitor desavisado estranharia a manchete: "Ernesto hits Cuba, on track to Florida". Ernesto é o nome dado ao furacão.

O furacão poderia receber qualquer nome com a letra "e", já que é o quinto furacão que passa pelo Atlântico nessa temporada. O fato de ter recebido o nome de Ernesto e passar por Cuba é curioso. Isso porque esse nome nos remete a Ernesto Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, revolução a partir da qual Fidel Castro assumiu o poder do país. Conhecendo um pouco da história de Cuba, a manchete surge como algo estranho, visto que o verbo to hit pode ter dois sentidos: to come against with force e to arrive at, to reach.

Nos dois casos, o sentido da manchete não deixa de ser curioso e de nos remeter à história de Cuba. É bom lembrar que as manchetes visam chamar a atenção do leitor para que ele leia o texto na íntegra. E nisso, essa manchete é fabulosa, sobretudo se tratando de uma publicação na internet, num site cuja visitação é feita por pessoas que contam com um repertório cultural pelo menos considerável.

Plano de Aula

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online
Para iniciar a aplicação do plano de aula com a discussão indicada no primeiro slide, sobre o que é fato e o que elege um fato como relevante para virar notícia, envie aos alunos, por e-mail ou WhatsApp, a notícia disponível aqui. Envie também os questionamentos do primeiro slide, reforçando com a seguinte pergunta: quais fatos deram origem a essa notícia? Oriente os alunos a enviar por e-mail ou WhatsApp as respostas. Depois disso, envie um áudio ou mensagem de texto por e-mail com a devolutiva, explicando que um fato, para ser noticiado, deve ser relevante para a sociedade. Comente que, no caso da notícia do artista inspirado pela ação da mulher, ao salvar o motorista, o fato foi duplamente relevante, por se tratar também de acidente envolvendo um importante jornalista brasileiro e que, além disso, enquanto alguns filmavam o acidente com o motorista, a mulher se prontificou a salvá-lo, numa atitude heróica. Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.

Desenvolvimento Algumas manchetes de notícias online
Para o desenvolvimento da aula, siga as orientações para o professor que estão no plano original. Separe diversos títulos de notícias online que noticiem o mesmo fato, ou use as indicadas no plano original, monte slides e envie o arquivo aos alunos, para que eles identifiquem o mesmo fato noticiado em diferentes fontes, sob diferentes perspectivas. Aguarde a devolutiva dos alunos e passe, então, para o próximo passo da aula.

Siga o plano original para a comparação das notícias e leitura na íntegra. Forme duplas ou trios para facilitar a comunicação e a interação entre eles no ensino remoto, e envie a cada dupla ou trio uma notícia completa para ser lida. Envie-lhes, juntamente com o link ou o texto da notícia, as questões apresentadas no plano original. Aguarde a devolutiva dos alunos sobre a leitura e os questionamentos, que pode ser feita também via WhatsApp ou e-mail. Prepare, então, um quadro síntese com as principais diferenças entre o mesmo fato noticiado por diferentes fontes. Procure demonstrar o posicionamento evidenciado ao noticiar o fato, conforme orientado no plano original. Envie esse quadro síntese ao alunos juntamente com um áudio com sua explicação.

Fechamento: Diversas maneiras de evidenciar um ponto de vista
Nesta adaptação, trouxemos o debate sobre a liberdade de expressão e o discurso de ódio para o fechamento. Sendo assim, selecione comentários deixados por internautas nas notícias online trabalhadas na aula, ou use aqueles apresentados no plano original, caso tenha optado por não trocar as notícias. Junto aos comentários, envie as questões apresentadas no último slide do desenvolvimento. Continue o trabalho com os alunos divididos em dupla ou trio. Peça que cada grupo lhe envie seus comentários com as respostas às questões. Como devolutiva, grave um áudio sobre a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio e envie aos alunos, para o encerramento das atividades da aula.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família, perguntando-lhes sobre onde se informam sobre os fatos acontecidos no dia a dia, em nossa sociedade, se leem notícia na Internet e, se sim, em quais fontes. Além disso, peça que conversem sobre o hábito de comentar notícias na Internet e sobre o fato das pessoas serem verbalmente mais agressivas na rede, por estarem atrás de um computador ou celular. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Daniela Vieira

Mentor: Conceição Maria Alves

Especialista: Silvia Albert

Título da aula: O mesmo fato sob diferentes perspectivas – Comparando notícias online

Finalidade da aula: Explorar o gênero notícia online para identificar o fato central noticiado e estabelecer comparações entre notícias referentes ao mesmo fato, divulgadas em diferentes jornais e revistas online, bem como para perceber, por meio da leitura de alguns comentários de notícia, a diferença entre liberdade de expressão e discursos de intolerância.

Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gêneros: Notícia online, comentário de notícia

Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital / Efeitos de sentido. Exploração da multissemiose / Apreciação e réplica/ Relação entre gêneros e mídias.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF07LP01, EF07LP02, EF67LP08, EF67LP01, EF69LP01

Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.