Explique o que é Imperialismo e como o espaço mundial estava regionalizado durante esse período

Explique o que é Imperialismo e como o espaço mundial estava regionalizado durante esse período

Conhecer para aprender

Há mais de um mês

No período imperialista o que determinava riqueza e poder de um país era, sobretudo, a sua industrialização. Neste contexto, o mundo era regionalizado em países centrais – fortemente industrializados e forte dominação tecnológica, econômica e militar – e em países periféricos – exportadores de gêneros primários (produtos da agropecuária e do extrativismo mineral), que possuem dependência econômica.

No período imperialista o que determinava riqueza e poder de um país era, sobretudo, a sua industrialização. Neste contexto, o mundo era regionalizado em países centrais – fortemente industrializados e forte dominação tecnológica, econômica e militar – e em países periféricos – exportadores de gêneros primários (produtos da agropecuária e do extrativismo mineral), que possuem dependência econômica.

Essa pergunta já foi respondida!

Existem diversas formas de se regionalizar o espaço geográfico, haja vista que as regiões nada mais são do que as classificações observadas pelo intelecto humano sobre o espaço geográfico. Assim, existem regiões adotadas subjetivamente pelas pessoas no meio cotidiano e regiões elaboradas a partir de critérios científicos, que obedecem a pré-requisitos e conceitos de ordem natural ou social.

A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do capitalismo contemporâneo. Basicamente, trata-se de uma atualização da chamada “Teoria dos Mundos”, que regionalizava o planeta com base em países de primeiro mundo (capitalistas desenvolvidos), segundo mundo (de economia planificada ou “socialistas”) e terceiro mundo (capitalistas subdesenvolvidos). No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.

Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido. Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul.

Posto isso, considera-se que a maior parte dos países ricos encontra-se situada nas terras emersas posicionadas mais ao norte do globo, enquanto os países pobres estão majoritariamente no sul. No entanto, essa divisão não segue à risca a delimitação cartográfica do planeta, havendo aqueles países centrais no hemisfério sul, como é o caso da Austrália, e países periféricos no hemisfério norte, a exemplo da China.

Observe a imagem a seguir:


Representação da divisão dos países com base em critérios socioeconômicos

É importante observar que, além de ser muito abrangente, essa forma de regionalização do espaço geográfico mundial possui uma série de limitações. A principal delas é a de não evidenciar a heterogeneidade existente entre os países de um mesmo grupo na classificação. Os países do norte desenvolvido, por exemplo, apresentam-se com as mais diversas perspectivas, havendo aqueles considerados como “potências”, a exemplo dos Estados Unidos, da Alemanha e outros, e aqueles considerados limitados economicamente ou que sofrem crises recentes, tais como Portugal, Grécia, Rússia e Itália.

Já entre os países do sul subdesenvolvido, também existem evidentes distinções. Por um lado, há aqueles países pouco ou não industrializados, como economias centradas no setor primário basicamente, e, por outro lado, aqueles países ditos “emergentes” ou “subdesenvolvidos industrializados”, tais como o BRICS (exceto a Rússia), os Tigres Asiáticos e outros. Alguns deles, como a China, possuem economias muito avançadas em termos de produção e geração de riquezas, porém sofrem com condições sociais limitadas, má distribuição de renda, analfabetismo, pobreza e problemas diversos.

Entender a dinâmica do espaço mundial, mesmo que em uma perspectiva específica, é uma tarefa bastante complicada, de forma que as generalizações tendem ao erro. No entanto, a regionalização norte-sul é importante no sentido de nos dar uma orientação geral sobre o nível de desenvolvimento social e econômico dos países e das populações nas diferentes partes do planeta. Assim, constrói-se uma base sobre a qual é possível nos aprofundarmos em termos de estudos e conhecimentos para melhor caracterizar as relações socioespaciais no plano político e econômico internacional.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são:

Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra 

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

  • a localização espacial
  • o clima
  • o relevo
  • a vegetação
  • os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

  • Antártida
  • América
  • Ásia
  • África
  • Europa
  • Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

Explique o que é Imperialismo e como o espaço mundial estava regionalizado durante esse período
Regionalização mundial: continentes.

Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

  • Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos
  • Segundo mundo: países socialistas
  • Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

  • Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima

- relevo

- vegetação

- hidrografia

  • Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma

- distribuição da riqueza

- concentração de renda

- industrialização

- áreas de maior ou menor desenvolvimento

- violência

- geração de emprego

Explique o que é Imperialismo e como o espaço mundial estava regionalizado durante esse período
Mapa político com destaque para os 22 países de língua árabe – Norte da África e Oriente Médio.
  • Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:

- católicos

- muçulmanos

- judeus

- protestantes

  • Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.
  • Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.

Veja também: Qual a diferença entre árabes e muçulmanos?

Explique o que é Imperialismo e como o espaço mundial estava regionalizado durante esse período
Regionalização do Brasil: divisão administrativa e territorial.

Tipos de regionalização do mundo

Existem várias formas de regionalizarmos o espaço geográfico mundial. Entender a criação de regiões é exatamente isso, eleger uma particularidade daquele território, e assim uni-lo a outros que apresentem a mesma característica.

No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:

  • Continentes: regionalização geográfica do mundo em seis continentes.
  • Paisagens naturais: considera-se os elementos naturais como vegetação, clima, relevo e demais paisagens da natureza.
  • Cultura: cria-se regiões de acordo com a cultura da população, como idioma, hábitos, religião etc.
  • Aspectos econômicos: classificação de ricos ou pobres; desenvolvidos ou subdesenvolvidos; blocos econômicos, como os BRICs, os Tigres Asiáticos, a União Européia; países ricos ou pobres etc.

Nesse sentido, pode-se citar a separação entre Ásia e Europa. Enquanto continentes, estão próximas geograficamente, porém apresentam formas de colonização, culturas e etnias que as diferenciam entre si e fizeram-nas ser separadas por um elemento natural, os Montes Urais (relevo montanhoso).

Acesse também: Demarcação de terras indígenas – garantia dos direitos territoriais dos indígenas

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1 indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.

II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.

III. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Resolução

Alternativa E. Ambas alternativas afirmam que o IDH revela diferenças sociais em diferentes escalas e oculta as diferenças entre as pessoas, pois considera cálculos para a obtenção de resultados.

Questão 2 - Durante a Guerra Fria, a partir de 1960, o mundo foi dividido, regionalizado, considerando-se aspectos econômicos ligados ao desenvolvimento e ao regime político apresentados pelos países. A denominação correta referente a esse período é:

a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)

b) Países centrais e periféricos

c) Metrópoles e colônias

d) Países de primeiro, segundo e terceiro mundos

e) Capitalistas e socialistas

Resolução

Alternativa D. No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.