Em contraste com os valores dominantes na Idade Média destaque alguns dos valores atitudes

TURMA: 201 MATUTINO DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSORA: JOSCELY RIBEIRO

ALUNO(A): RONAN FELIPE BAIMA DA SILVA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA – 2° período/EAD

Analise e entendimento – página 257

01. Em contraste com os valores dominantes na Idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da Idade Moderna.


Na idade moderna o homem deixa de sofrer influência da religião, ou seja, se torna mais racional. Outra atitude que surge é o saber ativo, o homem deixou de lado a observação e passou a procurar o "porque" das coisas. Surgiu as atitudes do modelo ativo, experimental e objetivo e não mais religioso quanto antes. 

02. No Renascimento foram valorizados o ser humano e a natureza. Como se expressou essa revalorização no campo do pensamento? Identifique exemplos no texto do capitulo. Uma das coisas principais foi o antropocentrismo, que coloca o homem no centro do universo, em vez da igreja e de Deus. E isso não agradou a igreja, já que na época era praticada o teocentrismo (Deus como centro do universo) e quem seguia o renascentismo era como se fosse um rebelde.

03. Caracterize a novidade trazida pelo modelo cosmológico de Nicolau Copérnico, relacionando-a com a nova visão de mundo surgida durante o Renascimento e o descontentamento causado entre a comunidade eclesiástica.

A grande descoberta trazida à tona após um grande número de pesquisas foi a que de o espaço estaria seguindo um modelo heliocêntrico, onde o sol estaria no centro do universo e onde a terra atua realizando diferentes movimentos ao redor do mesmo. Por refutar as teorias defendidas pela Igreja, de que a terra seria o centro de todo o universo, uma grande rejeição à Nicolau foi observada, além de grande tentativa de ignorar seus estudos e conhecimentos.

CONEXÕES – página 261

01. Procure relacionar os quatro ídolos proposto por Francis Bacon com situações concretas da atualidade ou de sua vida cotidiana. Depois comente o que você encontrou. Para Francis Bacon os quatros ídolos propostos são os ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro e os ídolos do teatro; sendo que eles seriam responsáveis por impor limitações à mente humana e ao pensamento.


Os Ídolos da tribo: quando nos deixamos levar por instintos ou emoções que nos afastam da realidade. A pessoa apaixonada, por exemplo. 
Os 
ídolos da caverna: são falsas informações ou opiniões que recebemos em nossa educação, sejam formais ou informais.

Os ídolos do foro ou mercado: são as informações falsas vindas dos relacionamentos interpessoais, das pessoas com as quais temos intimidade e confundimos sentimentos com verdade.
Os 
ídolos do teatro: 

são as ideologias, às quais Bacon é extremamente crítico, pois acredita que o indivíduo que se prende a uma ideologia fecha a sua mente para a verdade.

Analise e entendimento – página 263

04. Identifique e explique pelo menos três consequências da revolução espiritual causada pela descoberta de que a Terra não era o centro do Universo, determinantes na produção filosófica do individuo moderno.

Tal revolução interferiu nos aspectos e visões de como o homem desenvolve seu olhar pela natureza de forma mais racional e menos espiritual. Assim, puderam ser introduzidos conceitos matemáticos, tais como a astrologia para a identificação de fenômenos naturais. O sistema de classificação dos seres vivos também pode ser considerado, em um conceito abordado por Aristóteles. Os moldes naturais foram revisados e repensados. Foi uma maneira de pensar no mundo com uma consciência mais crítica revolucionando a ciência, que até então era bastante influenciada apenas por fenômenos religiosos da Idade Média.

05. Qual foi a estratégia proposta por Francis bacon para combater erros provocados pelos ídolos? Explique cada passo. Francis Bacon acreditava que os ídolos consistiam em maus hábitos mentais, bem como, preconceitos e falsas nações, e acreditava que pudesse mudar isso através de hábitos que ajudariam o indivíduo a se readequar ao meio. O método proposto, consistia no método indutivo de investigação, onde os seguintes preceitos deveriam ser seguidos:

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 636 palavras | 3 páginas

    1) Em contraste com os valores dominantes na Idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da Idade Moderna. Na Idade Média, na sociedade e na política a Palavra de Deus, considerada fonte única do conhecimento absoluto, foi interpretada pela igreja que dominava todos os aspectos da vida. O renascimento trouxe uma ênfase renovada no desenvolvimento científico e na capacidade humana e a necessidade de uma nova definição do ser humano e seu lugar no mundo. Na modernidade então surgiu à necessidade de redefinir os paradigmas. 2) No Renascimento revalorizou-se o ser humano e a natureza. Como se expressou essa revalorização no campo do pensamento??? Identifique exemplos. 2. Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII, mas os estudiosos não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor. 1) Em contraste com os valores dominantes na Idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da Idade Moderna. Na Idade Média, na sociedade e na política a Palavra de Deus, considerada fonte única do conhecimento absoluto, foi interpretada pela igreja que dominava todos os aspectos da vida. O renascimento trouxe uma ênfase renovada no desenvolvimento científico e na capacidade humana e a necessidade de

  • 19584 palavras | 79 páginas

    dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd- dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd- dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd oximadamente 16.000 resultados (0,48 segundos) Resultados da pesquisa FILOSOFIA MODERNA: nova ciência e racionalismo ... www.trabalhosfeitos.com/.../Filosofia-Moderna-Nova-Ciência-e-Racional... Avaliação: 4,5 - ‎1 voto FILOSOFIA MODERNA: nova ciência e racionalismo. Questões 1. Em contraste com os valores…

  • 1462 palavras | 6 páginas

    SISTEMA DE ENSINO a distância CONECTADO história-semestre IIi ediléia das graças ferraz A passagem da antiguidade para a idade média Ubá 2015 ediléia das graças ferraz A passagem da antiguidade para a idade média Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução aos Estudos Históricos; Sociedades Ágrafas e História Antiga; Metodologia Científica;…

  • 260 palavras | 2 páginas

    Questão 1: Em contraste com os valores dominantes na idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da Idade Moderna. RESPOSTA: Transição do feudalismo para o capitalismo: promoveu o crescimento do comercio e das rotas comerciais para importações e exportações. Formação dos Estados Nacionais: questionamento sobre forma a forma de politica e questões comerciais (novas concepções) . Movimento da Reforma: rompimento da ideia de que a existência do…

  • 1193 palavras | 5 páginas

    SUMÁRIO 1 DESENVOLVIMENTO 3 1.1 SÍNTESE DOS ARTIGOS 3 1.2 A PASSAGEM DA ANTIGUIDADE PARA A IDADE MÉDIA 5 2 REFERENCIAL TEÓRICO 6 1 DESENVOLVIMENTO 1.1 SÍNTESE DOS ARTIGOS “O tempo da história é diferente do tempo da ciência”. Com esta frase, Raquel Glezer propõe, em seu artigo, que tem como tema e título “Tempo e História”, as divergências existentes entre o entendimento ou a noção do tempo histórico e do tempo reconhecido dentro da perspectiva da ciência. Filosofias, teorias,…

  • 325 palavras | 2 páginas

    FILOSOFIA MODERNA: nova ciência e racionalismo Questões 1. Em contraste com os valores dominantes na idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da idade moderna. A passagem do feudalismo para o capitalismo, que se vinculou ao florescimento do comercio ao estabelecimento dasgrandes rotas comerciais, ao predomínio do capital comercial e à emergência da burguesia. A formação dos Estados nacionais, que se fez surgir novas concepções…

  • 751 palavras | 4 páginas

    escravos e dos menos favorecidos. Uma delas era colocá-los no comércio ambulante, vendendo peixe, frutas, e outras mercadorias pelas ruas; ou então como auxiliares para tudo dentro de uma oficina. A educação brasileira do século XIX foi essencialmente destinada à preparação de uma elite e não do povo. Era a erudição ligada ao status social, prestigiada pela vida na Corte, pelas atividades públicas, pelo regime parlamentar, onde a retórica…

  • 1454 palavras | 6 páginas

    nem acesso ao saber da classe dominante. O principio do conhecimento da escrita é bastante restrito devido o seu caráter segredo e esotérica tem inicio então o dualismo escolar que destinam tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários a grande massa PE excluída da escola e restringida à educação familiar informal. A Grécia pode ser considerada o berço da pedagogia. A palavra paidogogos significa aquele que conduz a criança, no caso o escravo que acompanha uma…

  • 4214 palavras | 17 páginas

    sociedade constrói sobre os próprios jovens. O tema da Juventude foi ganhando contornos sociais, económicos e políticos ao longo da sua história. O conceito de juventude varia conforme o interesse especifico de quem o pesquisa, são distintas as motivações de um médico, de um cientista, ou de um operário. “ Seria de facto um abuso de linguagem subsumir sob o mesmo conceito de juventude universos sociais que não têm entre si praticamente nada em comum”. (Pais, Machado:1993) Os contextos…

  • 11943 palavras | 48 páginas

    .................... 11 2.2 Técnica de Corrida ................................................................................. 15 2.2.1 Técnica de passada na corrida de velocidade ................................. 16 2.2.2 Análise do passo .............................................................................. 16 2.2.3 Componentes do passo ................................................................... 18 2.2.3.1 Frequência de passo e amplitude de passo…