Como morar em portugal como estudante

Os Consulados Gerais de Portugal em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte realizaram uma parceria com a VSF Global, que passa a tratar dos vistos destes consulados a partir de Maio de 2019.  Esta mudança foi uma resposta devido ao número de pedidos de vistos, não só de estudantes,  estarem a bater recordes.

A EduPortugal criou este passo a passo para ajudar no seu pedido de visto junto à VSF e ao Consulado da sua região. Essa regra também vale para os vice consulados de Portugal no Brasil.

Cada Consulado tem a sua própria lista de documentos, apesar de serem similares. Recomendamos que consulte a lista do Consulado onde irá requerer o seu visto de residência para fins de estudo (superior a 1 ano).

Consulte a Relação de Documentos Aqui

Documentos Gerais e Modelos de Declarações

  1. Carta de Aceitação na Instituição de Ensino Superior: Carta de aceitação emitida pela instituição de ensino portuguesa ou comprovante de matrícula no curso pretendido.
  2. Auto-Declaração: Declaração assinada pelo aluno dizendo o curso que pretende fazer, o nome da instituição de ensino em que o curso será feito, data de início e fim e local de alojamento em Portugal.
  3. Comprovativo de Meios de Subsistência: Os meios de subsistência em Portugal podem ser comprovados por um dos seguintes documentos:

a. Comprovante da bolsa de estudos que o aluno recebeu, onde conste o montante que lhe foi atribuído;

b. Termo de responsabilidade escrito por um familiar, dizendo que se responsabilizará por todas as despesas do aluno durante a sua estadia em Portugal. O termo deverá ser acompanhado de fotocópia da última declaração de imposto de renda desse responsável e cópia autenticada do RG/CPF. Faça aqui o download do Exemplo de Termo de Responsabilidade Visto Estudante;

c. Fotocópia da última declaração de imposto de renda do estudante, nos casos em que seja ele o responsável pela sua subsistência em Portugal e cópia autenticada do RG/CPF do próprio estudante.

4. Alojamento: O alojamento pode ser comprovado através da apresentação de um dos seguintes itens:

a. Declaração da instituição de ensino dizendo que irá assegurar o alojamento do aluno em residência universitária;

b. Comprovante de aluguel (contrato de arrendamento) da habitação feito pelo próprio requerente;

c. Carta convite, feita por um cidadão que resida legalmente em Portugal, dizendo que irá hospedar o aluno durante o curso. Neste caso a declaração deverá vir acompanhada de fotocópia do cartão de cidadão ou autorização de residência da pessoa que convida. Faça aqui o download do Exemplo de Carta Convite Visto Estudante.

d. Caso não possua um dos documentos acima, poderá comprovar o alojamento provisório através da reserva em hotel, por um período mínimo de duas semanas de estadia.

5. Seguro Médico Internacional de Viagem: Seguro médico internacional de viagem, válido por período que vai permanecer em Portugal. A apólice de seguro deve incluir a cobertura de repatriação por motivos médicos, necessidade urgente de atenção médica e tratamento hospitalar de emergência, no valor mínimo de 30.000 euros.

>> Contrate o seu Seguro Internacional de Viagem com 20% de desconto exclusivo EduPortugal. Simule e contrate aqui! 

O seguro de saúde privado pode ser substituído pelo PB4 (CDAM), somente se o requerente for beneficiário do INSS (Segurança Social Brasileira). Veja como obter o PB4 nesta página.

6. Atestado de Antecedentes Criminais: O atestado de antecedentes criminais brasileiro a ser apresentado é o emitido pelo site da Polícia Federal do Brasil. Veja aqui como obter a sua certidão pela internet.

7. Fotografias: Duas fotografias 3×4 coloridas

8. Autorização para Consulta do Registro Criminal pelo SEF

9. Declaração de ciência do fato de não poder viajar a Portugal sem o devido visto

10. Cópias do RG/CPF e do passaporte válido (páginas de identificação e as usadas)

Estou com todos os documentos. Como devo solicitar o meu visto de estudante agora?

Com todos os documentos em mãos, preencha o Formulário de Pedido de Visto online.

No campo 25 “Duração da Estadia” considere 90 dias, pois o sistema não permite mais do que isso.

No campo 29 “Data da Chegada” não pode ultrapassar 90 dias da data que está a emitir o pedido. Portanto, se você está a emitir o formulário em 31/05 e virá para Portugal apenas em 15/09, o sistema pode apresentar um erro, pois permite que você emita o formulário apenas a partir de 15/06, ou seja, 90 dias antes da sua chegada.

Depois de preenchido, deve fazer fazer o envio/entrega dos documentos e o pagamento das taxas na VSF Global de acordo com as regras vigentes.

O seu passaporte poderá ficar retido no dia do seu comparecimento, sendo entregue posteriormente com o visto emitido.

Prazo de Processamento e Resposta do Visto de Estudante

O prazo médio informado pelos Consulados e pela VSF, é de 60 (sessenta) dias. Entretanto, há muitos casos que acabam por receber o visto com até 90 dias, nos períodos mais críticos do ano (junho a agosto). Portanto, recomenda-se fortemente que o requerente solicite o seu visto com, no mínimo, 3 meses de antecedência. Logo, efetuar a candidatura para estudar em Portugal na 1a fase das instituições de ensino superior será uma grande vantagem para quem o fizer.

Lembramos que se o requerente comprar a passagem SEM ter o visto autorizado, os Consulados Portugueses não se responsabilizam por encargos decorrentes da necessidade de alteração da data da viagem.

Assessoria EduPortugal para Visto de Estudante + Título de Residência

A assessoria jurídica da EduPortugal sempre é uma vantagem, pois trata de todo o processo com segurança e comodidade nas duas fases, ou seja, tanto no pedido de visto no Consulado de Portugal no país de residência quanto na entrevista no SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras) em Portugal.

Fale com a gente.

Get a degree in Liberal Arts at the Faculty of Human Sciences and Universidade Católica Portuguesa in Lisbon, one of Europe's leading cities known for both its cultural life and its coastal location. Apply today!


Em comparação com muitas outras nações europeias, os estudantes que escolhem Portugal como destino de estudo no exterior podem esperar uma experiência mais econômica em geral.

Desde o preço do aluguel, ingressos de cinema, o preço médio da cerveja e muito mais, compilamos tudo o que você precisa saber sobre como fazer um orçamento para a sua experiência de estudos no exterior em Portugal em um lugar conveniente!

Quer estudar em Portugal? Encontre e compare programas

Procurar

Moradia Estudantil em Portugal

Portugal oferece uma variedade de opções de hospedagem para estudantes internacionais, desde residências universitárias, apartamentos particulares e salas estudantis administradas por empresas privadas. Os preços médios para acomodação estudantil e opções de acomodação são:

  • Residências universitárias de estudantes: em média a partir de 400 EUR por mês (às vezes mais barato dependendo da localização);
  • Aluguer de quarto ou apartamento privado: A partir de 400 euros por mês em Lisboa e 300 euros no Porto;
  • Salas de estudantes administradas por operadoras internacionais: A partir de 595 euros por mês para um quarto estúdio padrão.

Não existem duas acomodações exatamente iguais e, dependendo de suas preferências, há prós e contras para cada opção de acomodação. Continue lendo para descobrir qual opção de hospedagem é certa para você!

Alojamento de propriedade da universidade

A maioria das universidades possui residências que são alugadas aos alunos. Não há um serviço centralizado para solicitações de hospedagem, então os alunos que desejam alugar um quarto em um prédio de propriedade da universidade devem entrar em contato com o escritório internacional ou de habitação de sua instituição para saber como se inscrever. A habitação estudantil é provavelmente a opção mais fácil e sociável para os estudantes e permite-lhe fazer rapidamente amizade com estudantes portugueses e internacionais. Além disso, com aluguéis de até 400 euros por mês (e às vezes mais baixos), morar em uma residência universitária deixará mais espaço no seu orçamento para explorar tudo o que Portugal tem para oferecer.

A acomodação de propriedade da universidade não está tão disponível em Portugal como em qualquer parte da Europa ou América do Norte. É raro que uma universidade tenha um campus central com alojamentos no local. Em vez disso, o alojamento é geralmente distribuído por uma cidade ou vila, com o preço correspondendo à proximidade com a universidade. Há uma quantidade limitada de acomodação estudantil reservada para estudantes internacionais, que pode ser oferecida por ordem de chegada. Depois de ser aceito em uma instituição em Portugal, comece sua busca por moradia o mais cedo possível para manter sua transição para sua nova casa tranquila e sem preocupações!

Alugar um quarto ou apartamento de propriedade privada

Outra opção para estudantes internacionais que procuram alojamento em Portugal é alugar um quarto ou apartamento privado - isto é algo com que a sua universidade poderá ajudá-lo. Entre em contato com o escritório de hospedagem de sua instituição para obter os recursos disponíveis para ajudá-lo a encontrar uma acomodação particular. O mercado de arrendamento em Portugal é barato - não deve ser muito difícil encontrar um lugar por menos de 450 euros por mês. No entanto, para economizar dinheiro, muitos estudantes optam por dividir um apartamento, que geralmente inclui um quarto privativo e cozinha, banheiro e sala de estar compartilhados.

Salas de estudantes administradas por operadores internacionais

Se você não tiver sorte em conseguir acomodação em uma residência universitária, as residências particulares são uma alternativa crescente para os estudantes internacionais que procuram um lugar para ficar enquanto estudam em Portugal. Embora os aluguéis sejam um pouco mais altos, começando em torno de 600 euros para um quarto individual padrão, essas acomodações costumam oferecer mais comodidades no local, como academias de ginástica e depósitos.

Portais de acomodação

Como morar em portugal como estudante

A Uniplaces é um portal de hospedagem que oferece uma nova abordagem para reservar acomodações de estudantes online. É rápido para reservar, seguro para pagar e permite que você navegue por milhares de propriedades confiáveis nas melhores cidades estudantis da Europa, incluindo Lisboa, Coimbra e Porto.

Como morar em portugal como estudante

A HouzeStudent é uma empresa portuguesa que fornece alojamento e alojamento para estudantes em Lisboa, Costa da Caparica e Cascais. Eles administram mais de 500 quartos (individuais, duplos, suítes, estúdios) em apartamentos totalmente mobiliados com localização central. Os preços variam de 210 EUR a 890 EUR (descontos disponíveis) - todas as contas e limpeza semanal das áreas comuns estão incluídas.

Como morar em portugal como estudante

Student Room Flat é uma plataforma de reservas que oferece soluções de aluguel de médio e longo prazo para estudantes internacionais e estagiários. Todos os Hosts e Propriedades são verificados por sua equipe garantindo uma estadia segura aos seus inquilinos. Já acolheram milhares de estudantes internacionais nos seus apartamentos em regime de partilha de apartamento e espaços de convivência no Porto e em Lisboa. Seu objetivo é fazer com que os estudantes internacionais se sintam em casa, tornando-se parte de sua grande comunidade de inquilinos!

Custo de vida em Portugal

Como a maioria dos países ao redor do mundo, o custo de vida em Portugal pode flutuar significativamente dependendo de onde você se encontra. Se estiver a estudar na capital litorânea Lisboa ou num pólo turístico como o Algarve, poderá encontrar preços mais elevados do que noutras regiões de Portugal. Apesar dessas diferenças, não importa onde você esteja estudando em Portugal, o custo de vida é muito mais amigável para a sua carteira em comparação com muitos outros países da Europa Ocidental. O orçamento é uma consideração muito importante para muitos estudantes internacionais, e os preços médios para algumas despesas comuns dos estudantes incluem:

Todos os anos, mais de 50.000 estudantes internacionais escolhem Portugal como destino de estudo no estrangeiro. Clique aqui para saber porquê.

Saber mais

O ensino superior em Portugal segue o tradicional formato de três ciclos, repartidos em certificações de licenciatura (licenciatura), licenciatura (mestrado) e pós-graduação (doutoramento). Reserve um minuto para aprender mais.

Saber mais

Os requisitos de visto de estudante para estudar Portugal dependem da sua nacionalidade. As regras são diferentes para cidadãos da UE / EEE e não-UE / EEE. Leia aqui para saber mais sobre o que você pode precisar.

Saber mais

As instituições de ensino superior em Portugal escolhem de forma independente quanto querem cobrar aos estudantes nacionais e internacionais. Dê uma olhada em alguns desses custos aqui.

Saber mais

Com cerca de 260 milhões de falantes em todo o mundo, o português é a sexta língua mais falada no mundo. Saiba mais sobre o que o país oferece em termos de idioma, cultura e muito mais!

Saber mais

Todos os países têm requisitos de admissão específicos para os alunos serem aceitos em uma universidade. Saiba mais sobre os meandros da admissão aos programas em Portugal e o que precisa de se candidatar.

Saber mais

Interessado em estudar em Portugal? Use o nosso motor de busca para encontrar e comparar os melhores programas em Portugal hoje!

Saber mais