O que é limite por canal

A partir de hoje (4), as transferências e pagamentos feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h terão limite de R$ 1 mil. A medida foi aprovada pelo Banco Central (BC) em setembro, com o objetivo de coibir os casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.

As contas de pessoas jurídicas não foram afetadas pelas novas regras. A restrição vale tanto para transações por Pix, sistema de pagamento instantâneo, quanto para outros meios de pagamento, como transferências intrabancárias, via Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos.

O cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. No entanto, os aumentos serão efetivados de 24 horas a 48 horas após o pedido, em vez de ser concedidos instantaneamente, como era feito por alguns bancos.

Assista na TV Brasil


As instituições financeiras também devem oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Ainda será permitido o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

Na semana passada, o BC estabeleceu medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos, que entrarão em vigor em 16 de novembro. Uma delas é o bloqueio do recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita de que a conta beneficiada seja usada para fraudes.

*Colaborou Wellton Máximo

O sistema de pagamentos instantâneos (Pix) gerou mudanças importantes na economia brasileira e, sobretudo, nas transações financeiras realizadas pela população. A novidade, contudo, causou muitas controvérsias e reclamações dos usuários. O Banco do Brasil, por exemplo, impôs limites que nem sempre correspondem ao perfil dos usuários e, por isso, podem servir mais como um entrave do que uma medida de segurança.

Felizmente, já é possível personalizar os limites das transações através do aplicativo (Android l iOS l Web). Embora o recurso seja um tanto quanto engessado — uma vez que requer a confirmação através de outros canais — ele entrega mais controle aos clientes. A seguir, confira o passo a passo para ajustar o limite de transferência via Pix.

Como ajustar o limite de transferência Pix do Banco do Brasil

Passo 1: acesse o aplicativo do Banco do Brasil e, na página inicial, clique na aba "Menu", localizada no canto inferior esquerdo.

O que é limite por canal
Acesse o Menu (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: na próxima tela, deslize as opções para baixo.

O que é limite por canal
Deslize a tela para baixo (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: agora, selecione "Meus Limites".

O que é limite por canal
Clique em "Meus Limites" (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: através do aplicativo, o usuário pode personalizar o limite de todas as transações da conta. Para ajustar o limite de transferência Pix, selecione a opção.

O que é limite por canal
Selecione "Pix" para prosseguir (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: na próxima tela, serão mostrados os limites atuais. Para alterá-los, dê um toque sobre o comando "Personalizar Limites Pix", localizado na parte inferior da página.

O que é limite por canal
Toque no comando de personalizar os limites (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 6: o aplicativo, então, informa que eventuais reduções têm aprovação automática. Mas, para aumentar o limite, o usuário deve confirmar a ação via internet banking ou através de um caixa eletrônico. Para avançar, clique em "Entendi".

O que é limite por canal
Avance para abrir a tela de personalização (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 7: use o botão amarelo para ajustar cada limite. Quando terminar o processo, dê um toque em "Confirmar".

O que é limite por canal
Determine os valores que preferir (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 8: por fim, informe a sua senha e, novamente, selecione "Confirmar". Assim que possível, acesse a internet banking no seu computador ou dirija-se a uma agência do Banco do Brasil para finalizar o processo.

O que é limite por canal
Informe a sua senha e confirme (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como ajustar o limite de transferência Pix do Banco do Brasil.