O que causa inflamação no utero

A doença inflamatória pélvica pode causar outros problemas, incluindo:

  • Bloqueio das trompas de Falópio

  • Peritonite (uma infecção abdominal séria)

  • Síndrome de Fitz-Hugh-Curtis (uma infecção séria dos tecidos ao redor do fígado)

  • Abscesso (um acúmulo de pus)

  • Adesões (faixas de tecido cicatricial)

  • Uma gravidez em uma das trompas de Falópio (gravidez ectópica)

Às vezes, as trompas de Falópio infectadas ficam bloqueadas. Um bloqueio das trompas pode fazer com que elas fiquem inchadas porque o líquido fica preso. A mulher pode sentir pressão ou dor crônica na parte inferior do abdômen.

A síndrome de Fitz-Hugh-Curtis surge se a infecção das trompas de Falópio ocorrer devido à gonorreia ou a uma infecção por clamídia e se disseminar para os tecidos ao redor do fígado. Essa infecção pode causar dor no lado superior direito do abdômen. A dor se assemelha à de uma doença da vesícula biliar ou cálculos biliares.

Adesões são faixas anômalas de tecido cicatricial. Elas podem surgir quando a doença inflamatória pélvica produz um líquido purulento. Este líquido irrita os tecidos e causa a formação de faixas de tecido cicatricial nos órgãos reprodutores ou entre os órgãos no abdômen. Isso pode causar infertilidade e dor pélvica crônica. Quanto mais tempo e mais grave a inflamação e quanto mais frequentemente se repetir, maior o risco de infertilidade e outras complicações. O risco aumenta a cada vez que a mulher tiver a infecção.

quais são os sintomas de inflamação no colo do útero e se não tratar o que acontece?

Às vezes vc pode ter HPV no colo uterino e até uma lesão de alto grau chegando a carcinoma in situ, totalmente assintomáticos. Por isso, a necessidade do sexo protegido no inicio ao fim com o preservativo. Pois o HPV está na pele, pele com pele e não na corrente sanguínea como a AIDS e o Heroes e outras DSTs. Faça a sua citologia, e caso alguma alteração, uma colposcopia. Peça ao seu ginecologista para observar alguma lesão no seu colo uterino, vagina e vulva.

São vários os sintomas que podem ocorrer quando o colo uterino está inflamado, o que nem sempre tem relação com a presença do HPV no colo uterino. O HPV pode infectar o colo uterino através de contato direto nas relações sexuais desprotegidas, podendo desenvolver o câncer de colo uterino. É necessário o exame periódico de papanicolau e quando necessário colposcopia e/ou biópsia do colo uterino para comprovação da presença do HPV.
Os sintomas de inflamação do colo uterino vão desde dor a relação sexual até dor pélvica e corrimento vaginal.

Imporante tb nao esquecer das vacinas para HPV.
Dr Vania Healthcare

  • Tenho verrugas de hpv no penis e usei acordo tricloroacetico e mesmo assim não diminuíram aumento até mais que fazer?
  • Um tratamento na região genital com podofilina creme 25 % é confiável?
  • Tive leões por hpv em forma de verrugas genitais e no colo uterino. Cauterizei todas, inclusive a do colo uterino. Isso faz mais de 15 anos, hoje tenho 43 anos. Nunca mais apresentei alterações no papanicolau, que faço regularmente todo ano. Posso considerar que eliminei o vírus? Ainda existe chances…
  • Qual a gravidade e tratamento para um diagnóstico de neoplasia de alto grau II, com extensão?
  • Meus preventivos até 2020 nunca deram nada anormal, tive um sangramento em julho desse ano 2022, deu uma lesão NIC 3, não tenho relação há mais de 10 anos. Pode ser HPV?
  • Estou casada a 13 anos, nunca tive outro parceiro. Há 9 meses fui diagnosticada com NIC II, meu marido diz não ter me traído. Quais as formas de contrair esse vírus sem ser sexualmente. Existe?
  • Qual a diferença do HPV e do HIV? HPV mata? Tem cura?
  • Fui ao ginecologista, e no papanicolau deu NIC 1, Fiquei muito preocupada!! Fui casada por 21 anos, e após, somente 1 namorado, existe probabilidade desse NIC 1, ser câncer de colo de útero?
  • O meu esposo está com uma verruga no saco escrotal e foi diagnosticado com hpv e agora, como manter nosso relacionamento sexual sem risco de contrair?
  • Meu filho adolescente tomou a 1 dose da vacina HPV em janeiro. Deveria tomar a 2 dose em julho, porém quando levei estava em falta. Agora já está com 1 nês de atraso. Mas ele começou há 3 semanas tomar medicamento para acne(isotretinoína). Ele pode tomar a 2 dose usando isotretinoína? Tem alguma contraindicação?…

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

A inflamação no útero pode trazer algumas consequências para a saúde feminina. Saiba quais os tipos, sintomas, causas e tratamento desta condição.

O útero é o órgão reprodutor feminino. E, como qualquer outro órgão, ele também está sujeito a inflamações.

Continua Depois da Publicidade

Muitos tipos de inflamação no útero podem ocorrer. Apesar de não ser a inflamação mais comum, uma delas é a endometriose. Conheça então os sintomas e tratamento da endometriose. Agora, veja abaixo qual é a inflamação mais comum e como tratá-la.

Causas da inflamação no útero

Uma inflamação no útero pode ser causada por vários motivos, mas as principais causas são:

  • Infecção por bactérias ou fungos;
  • Irritação ou alergia a produtos ou ao látex do preservativo;
  • Infecções sexualmente transmissíveis como a clamídia, a herpes, a tricomoníase ou a gonorreia, por exemplo;
  • Desequilíbrio bacteriano;
  • Mudança do pH causada por higiene ou ferimentos;
  • Alterações hormonais da gravidez.

De fato, qualquer coisa que irrite os tecidos uterinos pode causar uma inflamação.

Embora existam vários tipos, a mais comum é a inflamação no colo do útero (chamado também de cérvix ou cérvice): a cervicite.

A saber, essa é a região mais estreita do útero e que fica em contato com a vagina. É por lá que sai o sangue da menstruação, por exemplo.

Continua Depois da Publicidade

Quando não tratada, ela pode evoluir e causar a doença inflamatória pélvica – condição em que a infecção se espalha para os ovários, as trompas ou o tecido do endométrio. A doença inflamatória pélvica é mais séria e pode até causar problemas de fertilidade feminina.

Sintomas da cervicite

Nem sempre a cervicite causa sintomas. Aliás, é provável que a doença seja assintomática no início. Mas ao longo do tempo é possível observar algumas mudanças significativas, como por exemplo:

  • Cólica;
  • Sangramento vaginal entre períodos menstruais ou após a relação sexual;
  • Dor durante a relação sexual;
  • Coceira ou irritação vaginal;
  • Corrimento vaginal anormal e em grande quantidade;
  • Inchaço;
  • Dor abdominal;
  • Pressão na região pélvica;
  • Micção frequente e dolorosa;

Se você suspeita de uma infecção no útero, é preciso que você vá até o ginecologista e faça exames como por exemplo o papanicolau ou a colcoscopia. Além disso, o médico pode fazer um exame pélvico para avaliar o inchaço local.

Como tratar a cervicite

Como sempre, o tratamento deve estar alinhado com a causa da infecção.

Em casos em que a causa for uma reação alérgica a algum produto, basta interromper o uso e esperar alguns dias.

Mas há situações em que você vai precisar de um anti-inflamatório ou de um antibiótico para combater a infecção.

Continua Depois da Publicidade

Existem também remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico ou ajudar na prevenção da cervicite. Alguns deles são:

Chá verde

De fato, um estudo de 2014 publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research mostra que o chá verde é bom para a saúde vaginal, o que reduz o risco de infecções e até de câncer de ovário e de endométrio.

Alho

Tomar cápsula de alho é saudável e ajuda a tratar infecções bacterianas que levam à cervicite.

Probióticos

Os probióticos são bactérias saudáveis que ajudam a eliminar infecções causadas por bactérias que podem favorecer a cervicite.

Por fim, o tratamento é especialmente importante para as grávidas ou as tentantes. Isso porque a inflamação no útero pode dificultar uma gravidez ou impedir que o embrião se implante na parede do útero.

Vídeo

Aliás, as mulheres também sofrem muito com a infecção urinária. Veja no vídeo da nossa nutricionista os principais sintomas da infecção urinária e saiba quando buscar atendimento médico:

Continua Depois da Publicidade

Você já teve uma inflamação no útero? Como foi o tratamento? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)