Importância medicinal das bactérias

Importância das bactérias

Como foi dito anteriormente, na sua maioria as bactérias são heterotróficas. Algumas destas são saprófitas, isto é obtêm a sua nutrição de matéria orgânica morta.

a) Importância ecológica

Algumas bactérias desempenham um papel ecológico importante como as que juntamente com os fungos participam na decomposição, e reciclagem dos produtos orgânicos do solo, onde diferentes grupos desempenham papéis específicos, tais como a digestão da celulose do amido e de outros polissacarídeos.

Outras bactérias ainda, são muito importantes porque intervêm no ciclo do Azoto. A sua participação nesse ciclo é fundamental pois disponibiliza o Azoto atmosférico para as plantas que seriam incapazes de o fixar directamente do ar .

b) Importância Alimentar

Algumas bactérias são usadas na indústria alimentar para a produção vinagre e de produtos lácteos, resultantes do processamento do leite, como o queijo, iogurtes, manteiga, etc, no contexto da engenharia

genética.

c) Importância Farmacológica

Algumas bactérias são usadas na indústria farmacológica para a síntese de antibióticos.

d) Importância Medicinal

Algumas bactérias vivem em simbiose com outros organismos. No intestino do Homem por exemplo vivem variadíssimas bactérias em simbiose. Parte do fornecimento da vitamina K necessária à coagulação do sangue deve-se a algumas dessas bactérias.

Existem bactérias que criam um ambiente hostil ao desenvolvimento de várias infecções no organismo humano, como no trato bucal, vaginal, anal, intestinal, etc.

Doenças causadas pelas bactérias

Além da importância das bactérias acima apresentada, existem bactérias que são capazes de causar doenças a outros seres vivos, incluindo o Homem como, por exemplo:

Tuberculose (TB) – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Esta doença caracteriza-se por tosse persistente, fadiga, perda de peso e febres geralmente acima de 38ºC. É contagiosa e transmite-se através do ar, pela tosse.

Cólera – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Vibrio cholerae, capaz de se multiplicar rapidamente dentro do intestino humano, provocando fermentações que resultam em diarreias.

Tétano – doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani que entra no organismo por lesões da pele, produzindo uma toxina que actua sobre o sistema nervoso.

Difteria – doença contagiosa devido a libertação de uma toxina produzida pelo bacilo diftérico (Corynebacteríum diphteriae ) e caracteriza-se pelo aparecimento de placas esbranquiçadas na garganta.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.


Page 2

Política Privacidade

A sua privacidade é importante para nós. É política do Universidade Virtual respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site Universidade Virtual, e outros sites que possuímos e operamos.

Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado.

Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis ​​para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.

Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.

O nosso site pode ter links para sites externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos controle sobre o conteúdo e práticas desses sites e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.

Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.

O uso continuado de nosso site será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto connosco.

Mais informações

Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os cookies ativados, caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.

Esta política é efetiva a partir de Julho/2020.


Você sabia da importância ecológica das bactérias? As bactérias são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Ape­sar de ser comum associar bactérias a doenças, existem muitas espécies de bactérias que não são patogênicas. Vamos conhecer alguns exemplos dessas bactérias.

Existem espécies de bactérias que vivem no interior de outros organis­mos, relação ecológica que beneficia tanto bactérias quanto hospedeiros.

Um exemplo disso são as bactérias que vivem no intestino humano e que produzem a vitamina K. Essa vitamina é absorvida e aproveitada pelo orga­nismo humano, participando dos mecanismos de coagulação do sangue. Há também colônias de bactérias intestinais que ajudam na formação das fezes.

Veja o vídeo abaixo para entender algumas das características gerais das bactérias.

Há bactérias que vivem no solo e na água e atuam como decompositoras. Com os fungos, elas são responsáveis pela decomposição e pela reciclagem da matéria orgânica nos diferentes ambientes. São, assim, importantíssimas para o equilíbrio dos ecossistemas.

Existem bactérias que podem degradar óleos. Elas têm sido utilizadas para limpar a água em casos de acidentes com navios petroleiros que deixam vazar petróleo no mar.

Nas estações de tratamento de esgoto, há tanques com colônias de bac­térias onde ocorre a degradação de diversos compostos, permitindo a limpeza da água. Esses tanques são chamados biodigestores (bio = vida), em referência à atividade desses seres vivos.

Algumas espécies de bactérias podem incorporar o gás nitrogênio presente no ar atmosférico. Embora esse seja o gás que existe em maior concentração no ar, ele não pode ser aproveitado pela maioria dos se­res vivos, exceto por certas espécies de bactérias e de cianobactérias.

Esses micro-organismos fixam o gás nitrogênio e o transformam em substâncias nitrogenadas que as plantas podem absorver e utilizar na síntese de proteínas.

Dê uma olhada na ilustração abaixo que mostra resumidamente como acontece a fixação do nitrogênio e as fases em que a bactéria atua.

Importância medicinal das bactérias

Ao ingerir as plantas, os animais digerem proteínas e usam os produtos dessa digestão para síntese de outras proteínas. Desse modo, portanto, o nitrogênio do ar, que foi incorporado pelas bactérias ou pelas cianobactérias, pode ser usado pelos demais organismos.

Quando os seres vivos morrem, seus corpos são decompostos pela ação de bactérias e fungos. Certas bactérias liberam o nitrogênio das proteínas presentes na matéria orgânica e passam esse nitrogênio, sob a forma de gás, para a atmosfera.

Esses diminutos organismos, que passam despercebidos aos nossos olhos, têm, portanto, um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas.

Biotecnologia e as Bactérias

A biotecnologia é uma área da ciência que desenvolve técnicas de produção em que se utilizam seres vivos. Geralmente associamos essa palavra às modernas téc­nicas de biologia molecular, como as de clonagem celular.

No entanto, o ser humano usa seres vivos em técnicas de produção desde a Antiguidade. Dois exemplos são a produção de pão, vinhos e a de queijos.

Os vinhos são obtidos da fermentação da uva por um fungo unicelular, que transforma o açúcar da fruta em álcool. Certas bactérias são usadas na fabricação de quei­jos, coalhadas, iogurtes e requeijões. Essas bactérias produzem ácido láctico, substância que transforma o leite nesses produtos.

Mesmo sem saber que a fermentação era causada pela atividade de micro-organismos, os seres humanos usam essas técnicas há milênios.

A importância ecológica das bactérias

A importância ecológica das bactérias é uma aula complementar a outras duas aulas aqui no site. Veja estas aulas:

  • Reino Monera – As Bactérias
  • Os seres vivos mais simples
Fonte: Oficina do Saber, de Alice Costa Carla Newton Scrivano – Editora Leya