Curiosidades sobre a deusa Vênus

Vênus nasceu no mar. Era bonita e branca como a espuma que as ondas fazem. Assim que veio ao mundo, os ventos da primavera sopraram e a levaram para a ilha de Citera. Lá, vestiram-na, enfeitaram-na e a mandaram para o Olimpo, lugar onde vivem os deuses. A presença dela era sinal de graça, prazer e amor.

Um dia, Vênus conheceu Vulcano, o deus do fogo. O homem era muito feio. Os dois se casaram. Mas, logo, logo, a bela partiu pra outro. Começou a paquerar Marte, o senhor da guerra. Eles se encontravam escondidinhos pra ninguém descobrir.

O deus Sol viu os dois aos beijos e abraços. Fofoqueiro, contou pra Vulcano. O maridão jurou vingança. Fabricou uma rede mágica ­ invisível. Quando Vênus e Marte dormiam, jogou-a em cima deles. Os dois ficaram presos. Vulcano chamou os deuses para testemunharem a traição. Chateada, Vênus se mudou para a ilha de Chipre. Mora lá até hoje com um montão de apaixonados.

Uma é a outra

Vênus para os romanos. Afrodite para os gregos. Palavras ligadas à deusa do amor remetem à sexualidade. É o caso de afrodisia (excitação sexual exagerada) e afrodisíaco (excitante).

Ouça este artigo:

Vênus é a deusa do amor e da beleza na Mitologia Romana. Equivale a deusa Afrodite da Mitologia Grega. Segundo o mito, Vênus era o ideal de beleza feminina. A deusa possuía um carro puxado por cisnes.

São duas as versões para a origem da deusa. Segundo uma delas, Vênus é filha de Júpiter (deus do dia, dos céus) e Dione (deusa das ninfas). Na outra versão, Vênus teria nascido da espuma do mar.

A beleza de Vênus era tanta, que Minerva (deusa da razão), Diana (deusa da lua e da pesca) e Vesta (a deusa do Lar) sentiram-se prejudicadas, já que os homens perdiam a razão por sua beleza. Procuraram Júpiter, pedindo que Vênus fosse desfavorecida de alguma forma, e lhe sugeriram o casamento como uma possibilidade.

Júpiter então, ordenou que a deusa Vênus se casasse com o deus mais feio dos deuses do Olimpo, o deus Vulcano (deus do fogo), que tinha marcas de cicatrizes no rosto e era coxo. Vulcano era filho de Juno, que por achá-lo feio demais, o atirou do alto do Olimpo. Segundo o mito, Vulcano demorou um dia e uma noite rolando até um povoado próximo ao vulcão Vesúvio, onde foi resgatado, cuidado e onde se tornou um grande artesão.

Ao casar-se, Vênus estava apaixonada por Marte (deus da guerra), com quem traia seu marido Vulcano. Apolo (deus da luz) revelou a traição de Vênus a Vulcano, que preparou uma armadilha para os amantes e os flagrou. Ao contrário do que esperava Vênus, Marte a abandonou. Enfurecida, Vênus transformou seu amor em ódio, e contra Marte lançou uma maldição. A partir de então, Marte se apaixonaria por toda e qualquer mulher que avistasse.

Vênus teve vários amantes, e com eles, vários filhos:

Com Marte (deus da guerra) - Harmonia, Cupido, Deimos e Fobos. Com Mercúrio (mensageiro dos deuses) - Hermafrodito Com Baco (deus do vinho) – Hymenaios e Priapo.

Com Anquises (mortal) - Enéias

Ao nascer Cupido (deus sedutor), Júpiter ordenou que Vênus desaparecesse com o filho, pois temia os danos que um ser tão sedutor poderia causar. Vênus o escondeu em um bosque, onde Cupido foi amamentado por leoas. Já crescido, Cupido fez algumas setas com cipreste, e treinou sua mira atirando nas leoas que o haviam alimentado. Mais tarde, passou a fazer dos homens as vitimas de suas setas, que despertava neles grande paixão.

Eneias

Eneias, príncipe troiano, era filho de Anquises, da família de Príamo, rei de Troia, e de Vénus. Qua...

Vênus é uma das divindades mais populares do mundo, sendo considerada a deusa do amor e da belezaPara a mitologia romana, Vênus simbolizava o ideal de beleza feminina.

Uma das personagens mais adoradas na Antiguidade, na mitologia grega a deusa Vênus equivale à deusa Afrodite.

Quem é a deusa Vênus?

Vênus é a deusa romana mais associada à sexualidade feminina.

A sua origem é digna de controvérsias. Em uma versão, há o relato de que seria filha de Júpiter, deus dos céus, e Dione, deusa das ninfas. Há ainda quem acredita que tenha nascido da espuma do mar e dentro de uma concha.

Vênus era esposa de Vulcano, o deus do fogo, mas teve relações extraconjugais com outros deuses e vários filhos.

Com Marte, o deus da guerra, concebeu Harmonia, Cupido, Deimos e Fobos. Na relação com Mercúrio, o mensageiro dos deuses, teve Hermafrodito. De Baco, deus do vinho, nasceram Hymenaios e Priapo. E com Anquises, o príncipe troiano, deu à luz a Enéias.

Representação da deusa Vênus

Curiosidades sobre a deusa Vênus

Vênus era representada como uma mulher nua, jovem e bela. Por ser considerada um padrão ideal de beleza, o seu corpo é visto de maneira formosa e com medidas balanceadas, todas atreladas ao erotismo.

Com um olhar vago, a deusa romana possuía também um carro guiado por cisnes.

Vênus na mitologia romana

Mediante a sua beleza e a forma que atraía os outros homens, Vênus causou inveja em muitas deusas.

Diante disso, Diana (deusa da caça), Minerva (deusa da razão) e Vesta (deusa do lar) solicitaram a Júpiter que Vênus casasse. Achando que os problemas seriam sanados, Júpiter exigiu que a deusa da sexualidade se tornasse esposa de Vulcano, o deus do fogo.

No entanto, Vulcano era feio e possuía uma deficiência que lhe deixou manco, o que lhe deixou insatisfeita. Mas, ainda assim, Vênus se casou e continuou tendo relações extraconjugais com os demais deuses e mortais. O principal deles era Marte, por quem estava apaixonada antes do matrimônio.

Apolo, o deus da luz, contou da traição de Vênus ao deus do fogo. Vulcano flagrou os amantes e Marte abandonou-a. Com sentimento de vingança, Vênus lançou a Marte uma maldição, a de se apaixonar por qualquer mulher que encontrar.

Curiosidades sobre a deusa Vênus

Curiosidades sobre a deusa Vênus

O símbolo de Vênus, apresentado por meio de um círculo e uma cruz (♀), significa o símbolo astrológico do planeta Vênus e é atrelado a deusa romana do amor. No entanto, na biologia, a mesma imagem designa o gênero feminino.

Durante o Renascimento foi tido como inspiração para artistas e escritores. A obra mais popular é O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli.

Veja também:

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina.

Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.

Representação de Vênus

Curiosidades sobre a deusa Vênus
Escultura da Vênus de Cápua no Museu Arqueológico de Nápoles, Itália

A representação de Vênus é de uma mulher jovem, bonita e nua. Como ideal de beleza, seu corpo é escultural com medidas equilibradas e por isso, é também associada ao erotismo. Em algumas imagens, ela aparece num carro guiado por cisnes.

História

Há algumas controvérsias quanto ao mito de Vênus, pois numa das versões, ela seria filha de Júpiter, deus dos céus, e Dione, deusa das ninfas. Noutra versão da lenda, Vênus nasceu da espuma do mar e dentro de uma concha.

Curiosidades sobre a deusa Vênus
O Nascimento de Vênus (1484 e 1486) de Sandro Botticelli

Como era muito invejada por sua beleza, algumas deusas estavam insatisfeitas com as reações que ela causava nos homens.

Foi assim que Diana, deusa da caça, Minerva, deusa da razão, e Vesta, deusa do lar, pediram ao pai de Vênus, Júpiter, que lhe fosse concedido um casamento.

Certo de que o problema seria resolvido, Júpiter ordenou que ela se casasse com Vulcano, o deus romano do fogo. No entanto, ele era feio e sofria de uma deficiência que o deixou coxo (manco).

Mesmo que a escolha não tenha agradado a deusa, Vênus casou-se com ele, entretanto, manteve relações extraconjugais com outros deuses e mortais.

Uma das mais conhecidas é o relacionamento que ela teve com Marte, o deus da guerra. Com ele, teve alguns filhos, do qual merece destaque Cupido, o deus do amor.

Teve ainda relação com Anquises, o príncipe troiano, e dessa relação nasceu Eneias. Baco, o deus do vinho e Mercúrio, deus mensageiro, também foram seus amantes. Do primeiro nasceu Priapo e com o último teve Hermafrofito.

Símbolo de Vênus

Curiosidades sobre a deusa Vênus
símbolo de Vênus

O símbolo de Vênus ♀, representado por um círculo e uma cruz, é um símbolo astrológico do planeta Vênus e está associado com a deusa romana do amor. Na biologia, esse mesmo símbolo significa o gênero feminino.

Leia também:

  • Mitologia Romana
  • Deuses Romanos
  • Vênus de Milo
Curiosidades sobre a deusa Vênus

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.