Considerando se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados

  • Felipe
  • há 5 meses
  • Português
  • 71

Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá
ser corretamente preenchido pela conjunção MAS, apenas em:

Veja o que outros estudantes também perguntam »

Página 1 de 16 - Cerca de 158 ensaios

  • 311 palavras | 2 páginas

    (EFO – Alfenas – MG) “Não me deixo tapear”. Empregou-se a colocação proclítica do pronome átono, pelo mesmo motivo por que ela foi empregada na citação acima em: Escolher uma resposta. a. Cada qual se ajeite como puder. b. De modo algum me afastarei da cidade. c. Logo que o vi, chamei a polícia. d. alguém lhe disse que havia perigo. e. Oxalá a morte vos encontre preparado. . Alternativa B A colocação proclítica é usada quando há palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Com palavras de sentido negativo, por exemplo, emprega-se a próclise. Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 2 Notas: 1 Considerando a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em: Escolher uma resposta. a. Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento b. Reino com novo rei, (...) povo com nova lei c. A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro d. Amigos, amigos! (...) negócios à parte e. Morre o homem, (...) fica a fama Alternativa B A alternativa “B” é a única em que a conjunção mas não caberia, pois, não se trata de oposição, mas de conclusão, ou seja, dever-se-ia usar outra conjunção (portanto, logo...). Correto Notas relativas a este envio: 1/1. Question 3 Notas: 1 (PUCCAMP) A frase em que a concordância nominal está correta é: Escolher uma resposta. a. Não lhe…

  • 723 palavras | 3 páginas

    Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é ____________ essa confusão toda? (necessário/ necessária) b) Quero que todos fiquem _____________. (alerta/ alertas) c) Houve _________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes) d) Encontrei _________ a sala e os quartos. (vazia/vazios) e) A dona do imóvel ficou ______ desiludida com o inquilino. (meio/ meia) Escolher uma resposta. | c. a) necessária b) alerta c) bastantes d) vazia e) meio |…

  • 505 palavras | 3 páginas

    OFICINA DE PORTUGUÊS TENTATIVA 2 TUDO ESTA CORRETO 1 Notas: 1 Qual das alternativas completa corretamente os espaços vazios? I. E entre o sono e o medo, ouviu como se fosse de verdade o apito de um trem igual ____ que ouvira em Limoeiro. (J. Lins do Rego) II. Habituara-se ______ boa vida, tendo de um tudo, regalada. (J. Amado) III. Depois do meu telegrama (lembram: o telegrama em que recusei duzentos mil-réis ___ (pirata), a "Gazeta" entrou a difamar-me. (G. Ramos) IV. Os…

  • 617 palavras | 3 páginas

    Question 1 Assinale a alternativa errada quanto ao uso da crase. Alternativa A O uso de crase antes de expressões adverbiais de lugar formadas por nomes de cidades, países, estados, deve-se verificar se estes aceitam artigo, Na alternativa A, o uso de crase não se faz presente, pois, “Barcelona” não aceita artigo. Question 2 (PUC-PR) Assinale o período em que a colocação do pronome átono pode ser alterada. Alternativa B 

Observe que…

  • 726 palavras | 3 páginas

    (UFPR) A formação do vocábulo sublinhado na expressão “o canto das sereias” é: Escolher uma resposta. a. derivação regressiva b. composição por justaposição c. derivação prefixal d. palavra primitiva e. derivação sufixal Question 2 Notas: 1 Considerando a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em: Escolher uma resposta. a. Por fora…

  • 619 palavras | 3 páginas

    Em que alternativa aparecem dois substantivos do gênero masculino? Escolher uma resposta. a. alface, telefonema b. formicida, sentinela c. cal, dinamite d. lança-perfume, champanha e. gengibre, omoplata Question 2 Notas: 1 Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é ____________ essa confusão toda? (necessário/ necessária) b) Quero que todos fiquem _____________. (alerta/ alertas) c) Houve _________ razões para eu não voltar lá.…

  • 647 palavras | 3 páginas

    Oficina de Língua Portuguesa Assinale a alternativa em que a palavra composta com radicais latinos significa “cultura de arroz”: Escolher uma resposta. a. triticultura b. orizicultura c. cotonicultura d. sericultura e. cunicultura . . Question 2 Notas: 1 (ITA) Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo: Escolher uma resposta. a. Muito é a procura;…

  • 670 palavras | 3 páginas

    plantar; não se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e dão lucro imediato; nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na hora mesma de semear. (João Cabral de Melo Neto, Morte e vida severina) Pergunta-se: O mesmo processo de formação da palavra sublinhada em “não se precisa de limpa” ocorre em: Escolher uma resposta. a. “jamais o cruzei a nado”. b. “no mesmo ventre crescido”. c. “iguais em tudo e…

  • 532 palavras | 3 páginas

    predicativo 2º Considerando a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em: Resp: Reino com novo rei, (...) povo com nova lei 3º Um dos traços marcantes do atual período histórico é (...) o papel verdadeiramente despótico da informação. (...) As novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das…

  • 813 palavras | 4 páginas

    Sentou-se ___ máquina e pôs-se ___ reescrever uma ___ uma as páginas do relatório. Escolher uma resposta. a. à / à / à b. à / a / a c. a / à / à d. à / à / a ..Question 2 Notas: 1 Só os roçados da morte compensam aqui cultivar, e cultivá-los é fácil: simples questão de plantar; não se precisa de limpa, de adubar nem de regar; as estiagens e as pragas fazem-nos mais prosperar; e dão lucro imediato; nem é preciso esperar pela colheita: recebe-se na…

Considerando se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados

b) Que relação de sentido se estabelece entre as orações do 1º e 2º quadrinhos? 


2. (Fuvest - SP) 

Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado não poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas apenas em: 


a) Morre o homem, (...) fica a fama.
b) Reino com novo rei (...) povo com nova lei.
c) Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento.
d) Amigos, amigos! (...) negócios à parte.
e) A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro.


GABARITO


1.
a) Na reescrita, deve-se acrescentar uma conjunção adversativa à oração. Sugestão: Mas a galinha não tem uma glândula tão bacana.


Page 2