Complete estes provérbios com os advérbios apresentados no quadro ao lado

Português, 15.08.2019 00:41

Isso é uma crônica? teoria da conspiração: um pequeno passo para a verdade pesquisando por curiosidade, a respeito de um acontecimento, me veio a mente escrever a crônica sobre a corrida espacial (viagem à lua) que ficou da seguinte maneira: parando para pensar no acontecimento de 20 de julho de 1969, em cabo canaveral, poderiam ser criadas diversas hipóteses como: o homem já foi mesmo à lua? eis a questão. existem relatos de que tudo foram cenas gravadas em hollywood não passando de farsa e que tudo teria sido gravado em um deserto dos estados unidos. será mesmo? algumas possíveis provas seriam os fatos das pegadas bem definidas, que só seria possível em areia do deserto, bem molhadas, sendo impossível, pois não há água na lua. coincidência não? outro é o fato de deixarem várias coisas para trás, sendo impossível de ver até mesmo do melhor telescópio existente. a explicação mais relevante para isso são as seguintes: sobre a marca das botas (pegadas) foi resultado dos grãos finos que compõe o solo lunar assim como as de solos vulcânicos. você não pensava que a lua era mesmo feita de queijo né? e é impossível ver os restos deixados para trás porque sua distância está fora de alcance de qualquer telescópio existente. mas como dizem, o que os olhos veem o coração não sente. mas então, se foram mesmo à lua, porque não voltar lá? a resposta é simples, durante a guerra fria houve a corrida espacial em que os estados unidos e a união soviética tentaram provar quem é o mais avançado, mesmo não tendo a menor necessidade, mas esse povo só pensa em competição. como os soviéticos já estavam, ganhando sendo os primeiros a enviar um homem ao espaço (iuri gagarin, mais precisamente na orbita da terra), então, os estados unidos não poderiam ficar para trás, criando então uma mentira que enganou todo mundo, sendo o mais provável, ou apenas feito “um pequeno passo"? (achou que eu não tinha senso de humor? ) na minha concepção o homem nunca foi, pois antigamente naqueles foguetes não tinha nem metade da tecnologia presente nos aparelhos em nossos bolsos e eles pensando serem muito sofisticado, mas não importa se o homem foi ou não porque não vai fazer diferença nenhuma, pois, nada poderei fazer como moro em uma cidade de minas gerais chamada coroaci (uma pequena cidade cujo nome significa “de frente para o sol". mas para finalizar, a justificativa de: por que o homem nunca voltou à lua é simples. não há necessidade porque a guerra fria acabou (felizmente), não tem nada para fazer lá (a não ser comer queijo e depois pegar carona no balão azul) e o investimento é muito alto mesmo que sejam podres de ricos. até que uma estação espacial não seria má ideia. então, a escolha é sua, acredite em o que quiser, pois quem sabe você possa mudar o mundo. sempre acredite em seus sonhos e sempre siga em frente, pois algum dia você chega lá não.

Respostas: 1

  1. 1. Ficha de trabalho Língua Portuguesa – 7º ano – 2010/2011 Ficha do Conhecimento Explícito da Língua O Advérbio 1.1. Complete estes provérbios com os advérbios apresentados no quadro ao lado tarde bem ___________ e __________ há pouco quem. amanhã cedo Deitar _______ e ___________ erguer dá saúde e faz crescer. muito nunca _______________ se vai ao ____________. acerta Devagar Mais vale _________ que ____________. longe hoje Não deixes para ____________ o que podes fazer __________. Depressa Quem __________ fala pouco ____________. 2. Indique o advérbio que tem como base, na sua formação, estas palavras. pressa: _______________ cuidado: _______________ perigo: __________________ erro: _________________ rigor: __________________ fúria: ___________________ 3. Reescreva as frases substituindo os advérbios sublinhados por locuções adverbiais que não alterem o sentido da frase original:  Fazes tudo apressadamente.  _____________________________________________________  Contrariamente ao que esperávamos, não choveu.  ___________________________________  Brevemente vou visitar-te. ________________________________________________  Repentinamente ele desapareceu. ___________________________________________  Efectivamente não me apetece muito sair. ___________________________________________ 4. Reorganize estas frases em duas colunas, conforme o esquema proposto, e sublinhe em cada frase o respectivo advérbio. – Obviamente, não fizeste a cama. – Gosto de me levantar tarde. – Ainda, estou na cama. – Realmente és muito preguiçoso. – Levanta-te imediatamente! – Pousa aí os livros e come. – Talvez não tenha a primeira – Não tenho tempo de comer aqui. aula. FRASE com advérbio de predicado com advérbio de frase 5. Acrescente a cada uma destas frases dois advérbios que introduzam referências temporais. Nota: se seleccionar com atenção os advérbios, não precisa de repetir nenhum deles.
  2. 2. Ficha de trabalho Língua Portuguesa – 7º ano – 2010/2011 anteontem – Vi esse filme. agora – Tenho tanto medo de lugares escuros sempre como tinha. actualmente – Há mais espaços verdes para jogar do à noite que havia. antigamente – Pensei nisso, ando na lua. em tempos nunca a. _______________________________________________________________________________________ b. _______________________________________________________________________________________ c. _______________________________________________________________________________________ d. _______________________________________________________________________________________ 6. Acrescente a cada uma destas frases um advérbio conectivo que permita estabelecer uma sequência entre os diferentes momentos enunciados. Lês o texto. Lês todas as questões de interpretação. Começas a responder. Se tiveres tempo, relês as tuas respostas. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 7. Estas frases revelam muita segurança por parte do locutor. Alterando os advérbios, reescreva-as de forma a que passem a revelar menos certeza. Devias, realmente, ler este livro. Certamente vais gostar e, naturalmente, até vais querer ler outros do mesmo autor. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Bom Trabalho Professora: Célia Gonçalves
  3. 3. Ficha de trabalho Língua Portuguesa – 7º ano – 2010/2011 Proposta de resolução 1 Depressa e bem há pouco quem. Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer. Devagar se vai ao longe. Mais vale tarde que nunca. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. Quem muito fala pouco acerta. 2. apressadamente cuidadosamente perigosamente erradamente rigorosamente furiosamente 3. ÷ Fazes tudo à pressa. ÷ Ao contrário do que esperávamos, não choveu. ÷ Em breve vou visitar-te. ÷ De repente ele desapareceu. ÷ Com efeito não me apetece muito sair. 4. Frase com advérbio de predicado com advérbio de frase Ainda, estou na cama. Obviamente, não fizeste a cama. Levanta-te imediatamente! Talvez não tenha a primeira aula. Gosto de me levantar tarde. Realmente és muito preguiçoso. Pousa aí os livros e come. Não tenho tempo de comer aqui. 5. ÷ Anteontem à noite vi esse filme. ÷ Tenho tanto medo de lugares escuros agora como tinha antigamente. ÷ Actualmente, há mais espaços verdes para jogar do que havia em tempos. ÷ Nunca pensei nisso, ando sempre na lua. (Nota: há várias outras combinações possíveis) 6. Lês o texto, depois lês todas as questões de interpretação, seguidamente começas a responder e, finalmente, se tiveres tempo, relês as tuas respostas. 7. Devias, talvez, ler este livro. Possivelmente vais gostar e, provavelmente, até vais querer ler outros do mesmo autor.