A igreja mais popular da noruega



A igreja mais popular da noruega

O santuário Urnes, edificado no século XII, mescla arquitetura cristã e viking

Durante a Idade Média, um novo tipo de técnica de construção de madeira tornou-se popular em todo o noroeste da Europa, especialmente na Noruega. Graças ao interesse dos vikings em arquitetar embarcações e casas, a tradição de construir a partir da madeira aprimorou-se e ganhou popularidade na região.

Existem vários tipos de templos de madeira na Noruega, porém o elemento comum a todas é a especificidade da técnica empregada na construção de pilares (staves) e do esqueleto que sustenta a toda estrutura de madeira utilizando tábuas na parede e as fundações, formadas a partir de pedras, que servem para que para que os pilares não apodreçam. A estrutura das paredes, que se assemelha à forma dos arcos encontrados em barris ou baldes, com o uso de várias tábuas de madeira lado a lado, originou o nome das igrejas: “stave churches”.  O método mostrou-se tão eficaz que muitas igrejas construídas no século 12 ainda estão de pé.

Um dos exemplos dessa modalidade de edificação é a igreja de Urnes (em norueguês, Urnes stavkirke): um templo de localizado no condado de Sogn og Fjordane, na Noruega. Urnes é a mais antiga igreja preservada da região, construída no século XII. Desde 1979, a igreja de Urnes é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e sua arquitetura chama a atenção por ser característica da era viking, como uma construção que se assemelha a estrutura dos barcos.

Registros mostram que a igreja foi construída por volta de 1130, como santuário privado para uma família poderosa da região. Urnes é considerada um elo entre os métodos de construção da Era Viking, com ornamentos ilustrando animais, e a arquitetura cristã. Os artesãos da época estavam conscientes das tendências arquitetônicas e transpuseram o que em outros países se executava em pedra para a madeira.

Foram executadas escavações arqueológicas que revelaram vestígios de uma ou possivelmente duas igrejas no local, mais antigas que a atual.

A igreja mais popular da noruega

A igreja mais popular da noruega

O átrio e outros detalhes da parede norte da igreja atual estão decorados com animais, no que se pode considerar o estilo clássico de Urnes. É provável que sejam relíquias de uma das igrejas anteriores.

Além disso, Urnes faz parte de uma sociedade de preservação dos monumentos noruegueses, chamado Fortidsminneforeningen. Esporadicamente, são celebradas missas na igreja e visitação para turistas acontece entre maio e setembro.

Um patrimônio de mais de 800 anos comprova a eficácia da madeira para edificação e sua resistência através dos séculos.

Por Caroline Nunes

A Igreja Gol Stave encontra-se actualmente no Norsk Folkemuseum em Bygdoy, Oslo na Noruega.É datada de 1200 e é a mais rústica, elegante e invulgar que já tivemos oportunidade de ver. Esta igreja é originalmente da cidade de Gol, em Hallingdal, na Noruega, no entanto por volta de 1880 decidiram demoli-la para dar lugar a outra nova.Graças à Sociedade para a Preservação de Monumentos Antigos norueguesa e ao Rei Oskar II, esta linda igreja foi comprada e reerguida em Bygdoy.A sua restauração levou cerca de 5 anos e só em 1885 foi dada como totalmente restaurada.

Hoje pode ser visitada por qualquer pessoa e é o grande destaque do museu a céu aberto.

Ler mais

A Noruega oferece riquezas naturais insuperáveis. O turista sortudo que vem a esta grande nação escandinava pode desfrutar de fiordes, vales e florestas. Mas tem algo mais neste lindo país que é particularmente famoso: as suas igrejas de madeira dos séculos 12 e 13, quando a Noruega ainda era muito jovem na fé cristã. Veja agora as 10 mais belas e encantadoras!

Clique nas imagens para ampliá-las

10. Igreja de madeira Flesberg

A igreja mais popular da noruega

Encontrada no condado de Buskerud, esta igreja de madeira do século XVIII foi construída no local de uma estrutura mais antiga, que foi substituída gradualmente através dos vários séculos das renovações. Uma característica interessante deste lugar é a parede de ardósia que circunda o santuário. Há anéis de ferro fixados na parede por um fazendeiro local, que os usou para amarrar seus cavalos enquanto ele fazia as suas orações.

9. Igreja de madeira Gol

A igreja mais popular da noruega

Essa igreja foi originalmente construída na cidade de Gol há um século. Mais tarde, o rei Oscar II da Noruega ordenou que fosse levada e removida para o Museu Norueguês de História Cultural em Oslo, onde permanece agora. Esta famosa igreja, com vários telhados inclinados, tem uma arquitetura tão impressionante que já foi utilizada muitas vezes como inspiração para outras construções. Há, de fato, uma réplica dessa igreja de madeira na Dakota do Norte, nos Estados Unidos.

8. Igreja de madeira Undredal

A igreja mais popular da noruega

Originalmente construída em 1147 na pequena aldeia de Undredal, esta igreja de madeira também foi realocada uma ou duas vezes. É talvez uma das menores igrejas desse estilo no país, com apenas 40 assentos. A planta do edifício tem 4 por 12 metros.

7. Igreja de madeira Roldal

A igreja mais popular da noruega

Esta bela igreja de madeira passa a maior parte do tempo como um museu, mas por 2 dias no mês está aberta a fiéis no domingo, continuando uma tradição que surgiu quando o edifício foi construído no século 13. O interior da igreja contém algumas esculturas de madeira maravilhosamente intrincadas, retratando muitas cenas importantes da Bíblia.

6. Igreja de madeira Kaupanger

A igreja mais popular da noruega

A igreja de madeira Kaupanger é usada por adoradores há mais de oito séculos. O edifício foi drasticamente renovado no século XIX, no entanto, os tradicionalistas na década de 1960 decidiram desfazer dessas mudanças arquitetônicas e restaurá-la de volta à sua antiga glória.

5. Igreja de madeira Relini

A igreja mais popular da noruega

A igreja de madeira Reinli é um exemplo magnífico dessa arquitetura norueguesa. Construída pela primeira vez no século 12 no local de um templo pagão, a igreja teve restaurações nos últimos anos com a adição muito apreciada de eletricidade, luzes e aquecimento. Lembre-se que a Noruega é um lugar muito frio no inverno!

4. Igreja de madeira Hopperstad

A igreja mais popular da noruega

Uma das igrejas mais antigas da Noruega, Hopperstad, pode ser encontrada na pequena aldeia de Vikoyri. Originalmente construída no século XII, a estrutura foi praticamente abandonada e esquecida pelos anos 1800. Quase todos os originais painéis de madeira foram roubados. A igreja foi restaurada com o patrocínio de moradores e estrangeiros, encantados com essa construção especial.

3. Igreja de madeira Urnes

A igreja mais popular da noruega

Embora esta obra-prima do século XII esteja localizada ao lado dos belos fiordes, já não é mais usada para serviços regulares. Ela ainda permanece como um importante monumento à herança cristã da Noruega. Grande parte dos animais retratados nesta imagem combinam perfeitamente com essa construção arquitetônica, combinando um ambiente bíblico com mitologia nórdica. São lugares como Urnes que realmente demonstram as peculiaridades que tornam a Noruega verdadeiramente uma bela nação.

2. Igreja de madeira Borgund

A igreja mais popular da noruega

Construída entre 1180 e 1250, Borgund é uma das mais célebres igrejas de madeira da Europa. Uma estrutura em estilo de basílica, a igreja é notável por seus telhados ascendentes íngremes que se sobressaem uns aos outros como chapeamento blindado. Hoje em dia, essa igreja é um museu e não há a realização de missas. No entanto, os turistas interessados ficarão emocionados ao descobrir os escritos do século 13 na parede que está coberta.

1. Igreja de madeira em Heddal

A igreja mais popular da noruega

Salvando o melhor do passado, a igreja de madeira Heddal é uma façanha gigantesca da maestria arquitetônica. Construída durante o século 13, a lenda afirma que foi o trabalho de apenas cinco agricultores locais que trabalharam em horário integral durante três dias para construir esta que é considerada a maior igreja norueguesa de madeira. O exterior foi restaurado durante os séculos 19 e 20, para ajudar a manter a antiga arquitetura resplandecente.

Créditos: touropia.com