Quantos dias são necessarios para molhar o concreto

É importante hidratar a laje (ou “curar a laje”, como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.

Quantas vezes tenho que molhar a laje?

Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.

Quanto tempo após concretar a laje já pode ser molhada?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

Pode molhar a laje?

Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação 3 vezes ao dia e por 7dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.

O que acontece se não molhar a laje?

E o que acontece se não molhar a laje? Se a cura do concreto não é feita de forma adequada, é comum que a seguinte situação ocorra: A superfície da laje apresentará várias trincas devido a retração do concreto. O pior efeito é a perda de resistência do concreto.

Quanto tempo demora para secar o concreto usinado?

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC.

Tem que molhar o concreto?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Precisa jogar água na laje?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Tem problema molhar o isopor da laje?

A aplicação do revestimento é a última etapa e deve ser feita apenas após a colocação do telhado ou da impermeabilização da laje, já que a água da chuva pode danificar o revestimento.

É normal a laje pingar?

A infiltração na laje de concreto é algo relativamente normal, os primeiros sinais da infiltração nesse local são bolhas na pintura da superfície, manchas pretas e quando a situação está mais evidente há presença de mofo e a tinta descasca.

Porque jogar água no concreto?

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.

A cura do concreto é muito importante, até mais que você imagina, porque uma cura bem feita vai garantir que o concreto atinja a resistência desejada aos 28 dias e não sofra retração, que pode ocasionar o surgimento de fissuras.

Um pouco de parte técnica

 O início de pega do concreto  significa que o cimento começou a reagir com a água em uma reação exotérmica, que libera calor, com aumento de temperatura.

Se estiver com pouca água a reação vai liberar muito calor e terá retração rápida, surgindo fissuras ou trincas. Por isso, que as superfícies concretadas devem ser mantidas imersas em água, úmidas, molhadas.

De volta a linguagem de obra…

 O objetivo de “curar o concreto” é deixar ele sempre molhado para que fatores externos como temperaturas elevadas do ambiente, ventos e baixa umidade do ar não atrapalhem o processo de endurecimento (principalmente nos 07 primeiros dias).

A maior atenção deve ser dada a cura de superfícies horizontais como lajes, pisos, fundo de piscinas, quadras de esporte, etc. Geralmente são as peças concretadas que apresentam maiores problemas de cura.

Uma cura mal feita é identificada pela fissuração e até pequenas trincas que surgem na superfície do concreto.

Para que uma cura seja bem feita a superfície deve estar sempre úmida, imersa em água.

Quantos dias são necessarios para molhar o concreto

A molhação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia. No início da manhã as 8h, por volta de 12h, e por volta das 15h, ou sempre que a superfície estiver completamente seca.

Macete 01: Nas épocas de muito sol e baixa umidade pode ser necessário molhar mais vezes.

Uso de lonas e manta geotêxtil

É aconselhável após molhar as lajes e pisos cobri-los com lona preta ou manta para manter a superfície molhada por mais tempo. Assim, quando for molhar novamente basta enfiar a mangueira por debaixo da lona. É a melhor forma de fazer a cura de superfícies planas, é muito eficaz.

Quantos dias são necessarios para molhar o concreto

Cura Química do Concreto

Existe também a cura química do concreto que é feita pulverizando sobre a superfície recém-concretada um produto químico a base de resinas sintéticas que formam uma película protetora. Vamos tratar desse assunto em um tópico específico.

Por ser um produto químico, é fundamental que o aplicador utilize luva, máscara, óculos de proteção, e todos os outros EPIs.

Macete 02: É normal após a aplicação do produto para cura química a superfície concretada ficar esbranquiçada.

Quantos dias são necessarios para molhar o concreto

Normas Técnicas de Referência

NBR 6118:2014, versão corrigida 2014 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento

NBR 14931:2004 – Execução de estruturas de concreto – Procedimento

1° Conferir a nota fiscal e o lacre do caminhão.

2° Molhar bem a laje antes da concretagem.

3° Verificar o escoramento da laje, de acordo com os padrões exigidos(distância máxma 1,20), para iniciar a concretagem.

4° Respeitar a quantidade de água prevista no concreto.

5° É obrigatório o acompanhamento de um profissional da obra ex:(pedreiro,empreiteiro), para orientar o serviço dos funcionários da bomba.

6° A cura molhagem deve seguir alguns procedimentos. É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

7° Cobrir a laje com lona plástica preta enquanto durar a operação anterior.

8° No caso de lançamento do concreto ser bombeado, deixar_____ saco(s) de cimento á disposição, para fazer a nata lubrificadora.

9° Manter uma reseva de lajotas e isopores para uma eventual quebra.

10° A Concretiza, tem responsabilidade apenas sobre o concreto fornecido dentro das especificações técnicas, resistência, consistência e dosagem do concreto.

11° A execução na aplicação do produto não é de responsabilidade de nossa empresa, bem como pessoal insuficiente para execução do mesmo.

12° No caso de preenchimento de vigas e colunas o profissional da obra é obrigado a verificar se elas estão totalmente preenchidas.

13° Podem surgir poças no meio ou nas laterais da obra.

14° A origem das trincas são oriundas de molhagem mal feita, problemas estruturais ou trilhos com pouca resistência.

15° Antes de retirar suas fôrmas conheça a resistência do seu concreto: Faces Laterais podem ser retiradas com três dias, faces inferiores (mantendo os pontaletes encunhado e convenientemente espaçados) com quatorze dias, faces inferiores sem pontaletes com vinte e um dias e 28 dias todos escoramentos.

16° Concreto para pisos devem ser observados a compactação do solo e a resitência (FCK) correta para o seu devido uso. Garantia do concreto somente quanto a sua resistência e não o uso dele (excesso de peso ou base sem firmeza)

17° No piso se o concreto for bombeado ele terá um acabamento rústico e com ondulação devido sua natureza se auto-adensavel, com agravamneto se o piso estiver em desnivel (existe a clara possibilidade de sua superfície apresentar esfarelamento).

18° Após a concretagem há necessidade do uso da água da obra para a limpeza das tubulações e caminhão.

19º Após a concretagem, sempre sobram resíduos de concreto na rua. A obra tem que dar destino a esse concreto. Não é permito jogar em outro local nem em terreno baldio por ser crime ambiental.

Os procedimentos acima são normas da “Associação Brasileira de Normas Técnicas” ABNT

OBS: O concreto não é um produto impermeável, portando não há como garantir que não ocorra vazamento.

Nossos Representantes Comerciais não se responsabilizam por medições de volume realizada na obra.

Orçamento