Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura

Esse “sentido de registro de memóriasé percebido quando se admite que memória “[...] é uma atualização do passado ou a presentificação do passado e é também registro do presente para que permaneça como lembrança.”(CHAUÍ, 2003, p. 140, grifo nosso).

Como podemos registrar a nossa memória?

E a do registro para a preservação da memória? Além do registro de que outra forma podemos saber das memórias? É importante que os alunos entendam que a memória pode ser registrada por fontes escritas e também através da oralidade, da história oral.

Qual é a forma mais comum de registrar a memória?

A utilização da linguagem escrita é, sem dúvida, uma ampliação considerável da capacidade de armazenamento de nossa memória, o que permite ultrapassar os limites do corpo para outras formas de preservação como a biblioteca, o arquivo, o museu.

Como as histórias de um povo podem ser registradas?

O registro da história e da memória humana se dá, atualmente e em grande parte, por meio dos documentos gerados pelas atividades desenvolvidas por determinada organização, pessoa ou família. Esses registros, postos de maneira orgânica, passam a ser rica fonte de informação.

Por que é importante registrar a memória de um lugar?

É importante preservar a memória de um povo para que as futuras gerações carreguem o valor de todo o patrimônio artístico e cultural que seu povo produziu; aquele que sabe suas origens é ciente de si./span>

Qual a importância dos registros históricos?

Então, os registros são importantes para que possamos entender como tudo aconteceu e como era a situação em que um povo viveu. Por exemplo: Através de registros históricos podemos saber o período em que certo povo viveu, como eram organizadas suas sociedades, instrumentos utilizados etc./span>

Qual a importância da memória para os povos da antiguidade?

O avivamento da memória também contribui para a formação de identidade, resgate de raízes, está ligada formação cultural e econômica de um povo. ... A História é construída, a consciência da história e a memória são parte de uma construção que se fixam ao longo do tempo e dá identidade a um ser humano.

Qual é a importância da preservação da memória e da história de cada um?

Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras./span>

Porque a depredação de patrimônio histórico põe em risco a memória das sociedades?

Resposta. Resposta: Explicação: Por que o patrimônio histórico é um dos objetos utilizados na prescrição e modo de vida de uma sociedade, no entendimento e na cultura./span>

Qual a importância da preservação de construções históricas?

É importante preservar o patrimônio histórico brasileiros (nossas construções, nossos símbolos, nossas obras de arte, nossos museus, nossos monumentos, estátuas e tantas outras coisas) pois ele conta quem éramos, quem somos e quem podemos vir um dia a ser, de modo que o patrimônio nacional é responsável pela formação .../span>

Quem é responsável pela preservação do patrimônio histórico?

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro./span>

O que fazer para preservar o patrimônio histórico?

Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Qual o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade?

Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade./span>

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA O ESTABELECIMENTO DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS POVOS.

Antes do surgimento da Escrita, a comunicação acontecia por meio da fala e dos gestos. A escrita surge em decorrência da necessidade que o homem tinha de controlar o ambiente em que vivia. A escrita possibilitou que houvesse uma maior consciência sobre os fatos e permitiu a organização do pensamento.

Todos os conhecimentos eram passados, de geração em geração, através da oralidade. Assim, os conhecimentos e pensamentos não compartilhados com os demais, acabavam se perdendo no tempo. A Escrita vem para garantir o registro das ações e pensamentos humanos; ela foi se desenvolvendo e ganhando extrema relevância nas relações sociais, na difusão de ideias e informações.

A transmissão das mensagens começa com as placas de argila da escrita cuneiforme na Mesopotâmia e evolui até chegar no uso do computador. Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.

Até a Revolução Industrial, cartas e bilhetes faziam parte da comunicação escrita. Logo, o telefone foi inventado e, a partir daí, várias outras invenções surgiram já no século XX, facilitando ainda mais a comunicação.

 

 

 A noção de tempo e espaço se modificaram.

Hoje conseguimos encurtar distâncias através das tecnologias; estabelecemos contatos em tempo real  com pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós.

Mas a utilização da Escrita através do Alfabeto é o principal meio pelo qual todas estas tecnologias se desenvolveram, se expandiram e, ainda hoje, continuam evoluindo cada vez mais rapidamente.

A vida moderna, com toda a sua dinamicidade, faz com que sejam desenvolvidas tecnologias cada vez mais capazes de maximizar o tempo.

O gosto pela leitura faz com que as pessoas tenham mais facilidade de se expressar através da palavra escrita. Por isso a importância do papel de pais e educadores no sentido de estimular a leitura desde a infância para que ocorra um melhor desenvolvimento intelectual e crítico formando seres humanos capazes de olhar a sociedade através de lentes críticas capazes de transformar a sociedade em que vivem.

Um exemplo real vem do Instituto Ecofuturo que criou um concurso de redação destinado a estudantes de escolas públicas e privadas, que visa, por meio da escrita, estimular a manifestação da criatividade e a autoexpressão.

 “Na sexta e última edição do concurso, mais de 30 mil redações foram recebidas e uma pesquisa, ao final, foi realizada. O resultado instiga: 22% dos alunos vencedores acreditam estar escrevendo mais depois do concurso e 35% estão mais aplicados nos estudos. Qual seria a explicação para isso? “Uma delas é que o aluno foi encantado com a possibilidade de se pronunciar, de ter uma escrita autoral, e se viu reconhecido, capaz”, explica Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura e Comunicação no Instituto Ecofuturo, organização não governamental mantida pelo Grupo Suzano.”  (//educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-escrita-559518.shtml.

Ainda segundo reportagem da página Educar para Crescer:

“A prática da escrita não deve ficar restrita a estudantes, nem tampouco aos que dominam a forma culta, como os escritores. “Escrever vai muito além das regras impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se descobrir e desvelar humanamente a experiência imperdível de viver”, complementa Jorge Marinho, com sabedoria.”

“Só um livro é capaz de fazer a eternidade de um povo.” (Eça de Queiroz).

 

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA