O que significa a divisão por mitose nos organismos unicelulares é multicelulares

Os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus, organismos acelulares (sem células). Essas células podem estar isoladas ou em grupos, nos quais cada célula desempenha uma função específica para garantir a sobrevivência do organismo. A quantidade de células presente no corpo de um organismo vivo é o critério utilizado para definir um organismo como unicelular ou multicelular.

Organismos unicelulares

Denominamos de organismos unicelulares aqueles seres formados por apenas uma célula. Essa célula não necessita de outra para sobreviver, sendo capaz, sozinha, de locomover-se, alimentar-se e, até mesmo, algumas vezes, reproduzir-se.

A maioria dos organismos unicelulares apresenta reprodução assexuada, ou seja, um único organismo é capaz de produzir descendentes. Nas bactérias, por exemplo, é possível perceber a divisão de um único organismo em dois, um processo chamado de fissão binária, bipartição ou cissiparidade.

Os organismos unicelulares podem ser procariontes ou eucariontes. Denomina-se de organismo procarionte aquele que possui material genético disperso no citoplasma, ou seja, não possui núcleo verdadeiro. Já os eucariontes são aqueles que apresentam o material genético envolto por uma dupla membrana, a membrana nuclear. Como exemplo de organismos unicelulares procariontes, podemos citar as bactérias; como exemplo de eucariontes, podemos citar os protozoários.

Podemos diferenciar ainda os organismos unicelulares em autotróficos e heterotróficos. Organismos autotróficos são aqueles que são capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como a fotossíntese. Já os heterotróficos necessitam de outro organismo vivo para retirar os nutrientes necessários para a fabricação de energia. Como exemplo de autotróficos, podemos citar as algas; como exemplo de heterotróficos, podemos citar os protozoários.

Organismos multicelulares

Os animais são organismos multicelulares

Os organismos multicelulares ou pluricelulares são aqueles que possuem uma grande variedade de células, que atuam em conjunto para garantir a sobrevivência do ser vivo. Como exemplo de organismos multicelulares, podemos citar todos os animais e plantas.

Os organismos multicelulares são eucariontes e podem ser autotróficos ou heterotróficos. As plantas são exemplos de organismos multicelulares autotróficos, e os animais são exemplos de seres multicelulares heterotróficos.

No que diz respeito à reprodução, organismos multicelulares podem reproduzir-se de diferentes formas. O homem, por exemplo, apresenta uma reprodução sexuada, uma vez que há envolvimento de gametas. Já as abelhas podem reproduzir-se por partenogênese, um tipo de reprodução assexuada.

Resumindo

Seres unicelulares: Organismos com corpo formado por uma única célula.

Seres multicelulares: Organismos com corpo formado por mais de uma célula.

Sabemos que as células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, ou seja, todo organismo vivo, com exceção dos vírus, possui células. Essas células podem estar unidas, formando um organismo, ou se apresentarem individualizadas, formando um ser constituído por uma única célula.

Organismos Unicelulares

Os organismos unicelulares são aqueles que possuem corpo formado por apenas uma célula. Em razão da simplicidade desses seres, acredita-se que os primeiros organismos vivos que surgiram no planeta eram unicelulares.

Seres unicelulares são autossuficientes e conseguem manter todas as suas atividades, como locomoção e alimentação, sem precisar de outra célula. No que diz respeito à reprodução, esta pode ser assexuada, como ocorre em grande parte das bactérias, ou sexuada, como ocorre em alguns protozoários.

Organismos unicelulares podem ser ainda procariontes ou eucariontes. Nos procariontes (bactérias e cianobactérias), não é possível observar o material genético em um núcleo verdadeiro; já nos eucariontes, observa-se a presença de núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca).

Como exemplo de organismos unicelulares, podemos citar as bactérias, os protozoários, algumas espécies de algas e algumas espécies de fungos.

Organismos Multicelulares ou Pluricelulares


As esponjas são exemplos de organismos multicelulares

Os organismos multicelulares, também chamados de pluricelulares, apresentam uma grande quantidade de células. As células no corpo desses organismos são mais complexas e atuam de maneira conjunta para garantir a sobrevivência de um ser.

Nos organismos multicelulares, as células podem estar organizadas em tecidos, que formam órgãos, que formam sistemas, que, por fim, formam o corpo do espécime. Entretanto, vale destacar que algumas espécies não apresentam tecidos verdadeiros e que as células apresentam relativa independência, como é o caso dos poríferos.

A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada. Como exemplo de reprodução assexuada que ocorre em seres multicelulares, podemos citar a fragmentação, partenogênese, esporulação, multiplicação vegetativa, estrobilização e brotamento. No caso da reprodução sexuada, que ocorre com a junção de gametas, observa-se nos multicelulares um ciclo de vida com estágios de nascimento, crescimento, maturação sexual, reprodução e morte.

Como exemplo de organismos multicelulares, podemos citar algumas espécies de algas, algumas espécies de fungos, plantas e animais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares. A mitose, também chamada de cariocinese, consiste no processo de divisão celular, em que a célula-mãe gera duas células-filhas. Os seres vivos eucariontes, entre eles o ser humano, realizam a mitose de forma contínua, desde o nascimento até a morte. Mitose: divisão celular em que uma célula-mãe produz duas células-filhas idênticas. Basicamente, é dividida em quatro fases: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase. prófase Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose. Uma única célula se divide e faz duas células, e estas duas células, em seguida, se dividem fazendo quatro células, e assim por diante. Chamamos este processo de "divisão celular" e "reprodução celular ", porque as novas células são formadas quando as células velhas se dividem. Em G1 ocorre a duplicação do DNA. A fase G3 caracteriza-se por uma elevada síntese de DNA. O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas. Na mitose, uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

A divisão celular é o processo pelo qual uma célula-mãe origina células-filhas.

Através deste processo as células unicelulares se reproduzem e as multicelulares se multiplicam.

A frequência de divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula.

No organismo humano, por exemplo, algumas células estão em constante multiplicação. Um exemplo são as células da epiderme e da medula óssea, que se multiplicam para repor as células que morrem.

Entretanto, alguns tipos de células mais especializadas como os neurônios, hemácias e células musculares, nunca se dividem.

Ciclo Celular

É o período que se inicia com a origem da célula, a partir de uma divisão celular e termina quando esta se divide em duas células-filhas.

O ciclo celular é dividido em duas etapas: a interfase e a divisão celular.

Nos eucariontes existem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.

Ciclo Celular: interfase e mitose

Interfase

É a fase em que a célula não está se dividindo.

É o período mais longo do ciclo celular, aproximadamente 95% do tempo.

Neste momento ocorrem diversos fatos que possibilitam a divisão celular, como: a replicação do DNA, a divisão dos centríolos e a produção de proteínas.

A interfase é subdividida em três fases: G1, S e G2.

Na fase G1, que antecede a duplicação do DNA, as células aumentam de tamanho, produzem RNA e sintetizam proteínas.

Na fase S ocorre a síntese de DNA. A quantidade de DNA no núcleo da célula é replicado. Lembre-se que replicação significa o processo de duplicação da molécula de DNA.

Antes de qualquer divisão celular há duplicação do DNA durante a interfase.

A fase G2, corresponde ao intervalo entre a síntese de DNA e a mitose. A célula continua crescendo e produzindo proteínas.

Saiba mais sobre a interfase.

Tipos de Divisão Celular

Mitose

É o tipo de divisão celular que a célula-mãe, haploide (n) ou diploide (2n), origina 2 células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe.

É uma divisão equacional.

A mitose é realizada quando há reprodução assexuada.

Funções da mitose

  • Crescimento e regeneração de tecidos;
  • Cicatrização;
  • Formação de gametas em vegetais;
  • Divisões do zigoto durante o desenvolvimento embrionário.

Aprenda mais sobre a mitose e suas fases.

Meiose

É o tipo de divisão celular em que a célula mãe, sempre diploide (2n), com cromossomos duplos, origina através de duas divisões sucessivas, quatro células filhas com metade do número de cromossomos da célula mãe.

É uma divisão do tipo reducional.

Funções da Meiose

  • Formação dos gametas em animais;
  • Formação dos esporos nos vegetais.

Aprenda mais sobre a meiose e suas fases.

Saiba as diferenças entre os dois processos de divisão celular em: Mitose e Meiose.

Exercícios resolvidos

1) (UFLA) - Nos seres multicelulares, a mitose é um processo que tem como principal função:

a) o movimento celular b) a produção de gametas c) a produção de energia d) a expressão gênica

e) o crescimento.

Esconder RespostaVer Resposta

2) (UECE) - Mitose e Meiose são tipos de divisões celulares, que apresentam as seguintes características diferenciais:

a) a mitose ocorre exclusivamente nas células somáticas, nunca no plasma germinativo. b) a meiose possibilita a recombinação genética, ingrediente constituinte da variabilidade genética. c) mitose e meiose se alternam no processo de reprodução assexuada dos seres unicelulares.

d) mitose e meiose sempre ocorrem num mesmo organismo vivo.

Esconder RespostaVer Resposta

b) a meiose possibilita a recombinação genética, ingrediente constituinte da variabilidade genética.

3) (Fuvest) - No processo de divisão celular por mitose, chamamos de célula-mãe aquela que entra em divisão e de células-filhas, as que se formam como resultado do processo. Ao final da mitose de uma célula, têm-se:

a) duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada. b) duas células, uma delas com o material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra célula com o material genético recém-sintetizado. c) três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas com metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada. d) três células, ou seja, a célula-mãe e duas células-filhas, essas últimas contendo material genético recém-sintetizado.

e) quatro células, duas com material genético recém sintetizado e duas com o material genético que a célula- mãe recebeu de sua genitora.

Esconder RespostaVer Resposta

a) duas células, cada uma portadora de metade do material genético que a célula-mãe recebeu de sua genitora e a outra metade, recém-sintetizada.

Teste seus conhecimentos com

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA