Por que o dente fica preto

Muitas pessoas sofrem com alguns incômodos no dente, mas a odontologia ajuda a verificar e tratar o problema pela raiz — às vezes, literalmente. Entenda, neste texto, como funciona o tratamento de canal e saiba como evitar e até mesmo tratar o escurecimento dos dentes após realizar o procedimento.

Além disso, saiba quais são os principais sintomas (como é o caso de cáries profundas e fratura dental) que levam o dentista a indicar a técnica que remove a infecção na parte interna do dente. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o tratamento de canal?

O tratamento de canal causa muita dúvida aos pacientes, mas é preciso saber que a técnica é bastante eficaz para eliminar infecções na dentição. O processo consiste em retirar a parte danificada da polpa dentária, que é o local que contém vasos e liga internamente o dente ao organismo.

Após a remoção da área afetada, o dentista preenche o espaço com uma substância. O tratamento de canal evita que o dente seja completamente extraído, como já foi um hábito no passado. A solução trata o mal-estar pontualmente e evitando que a infecção se espalhe.

Para quem o tratamento é indicado?

Certamente não são todos os casos que precisam de um tratamento de canal. Mas alguns sintomas podem indicar a ação rápida de um profissional, é o caso de dor na dentição, perda do dente ou cárie profunda. O quarto sintoma ocorre quando a cárie chega a uma obturação já realizada, comprometendo a saúde da pessoa.

Se você está sentindo algum incômodo na boca e tem um grande trauma em um ou vários dentes, procure um especialista para que ele possa fazer exames clínicos. Exames de raios x e fotografia intra e extraorais ajudam o dentista a identificar o problema e apontar uma solução viável.

O que acontece com o dente após o procedimento?

Não há nenhum procedimento odontológico que não necessite de um diagnóstico preciso antes. Após o exame clínico indicar que o dente está comprometido, o profissional usa instrumentos para higienizar a área, limpando o canal e equilibrando a saúde bucal.

Após a limpeza, é preciso colocar um material flexível e em formato de cone na parte interna do dente. Para selar, coloca-se um cimento apropriado. A recuperação é bastante rápida, mas o tempo de duração do tratamento depende do caso do paciente e pode se estender a até três sessões.

O tratamento de canal deixa os dentes escuros?

Essa é uma das perguntas mais populares no consultório: é verdade que o tratamento de canal escurece a área? Respondendo à inquietação, é preciso dizer que geralmente a técnica não deixa os dentes mais escuros, mas a coloração dental pode mudar em algumas situações.

O escurecimento pode acontecer, principalmente, quando a remoção do nervo dental causa modificação química na área, alterando a aparência externa do dente. Outros casos que envolvem o contratempo depois do tratamento de canal são:

  • quando parte da polpa coronária começa a se decompor e a liberar substâncias que alteram a aparência natural do dente;

  • as partes da cavidade do dente não são completamente retiradas pelo dentista;

  • a extração da polpa infeccionada causa hemorragia no paciente;

  • ou quando substâncias oxidam a cavidade do dente, deixando-o com uma tonalidade mais escura.

Porém, pesquisas na odontologia descobriram como cuidar do canal sem alterar a cor natural da dentição. O uso de microscopia operatória, por exemplo, deixa a obturação mais confortável e melhora o resultado estético.

O escurecimento dental também pode ser causado pelo consumo de alguns alimentos e bebidas, como é o caso de café, refrigerante e uva. Pacientes que têm o hábito de fumar estão ainda mais expostos à alteração da cor natural dos dentes. Em todo caso, é possível conversar com o dentista para verificar como melhorar a estética do sorriso.

Outro ponto importante é quanto ao método causar dor. A resposta é simples: o tratamento passou a ser praticamente indolor graças à tecnologia, que aumentou a precisão e a segurança da técnica que remove a infecção na parte interna do dente.

Como evitar o tratamento de canal?

Se a raiz do seu dente já está em perigo, o melhor mesmo é tratar o canal. Para o futuro, alguns pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo um gel que deve ser aplicado à polpa para acabar com a infecção, mas o material ainda não está disponível no mercado.

Antes mesmo de colocar a sua saúde em risco, o indicado é cuidar dos dentes no dia a dia e evitar problemas a longo prazo. Para isso, limpe-os com uma escova de cerdas macias e uma pasta dental apropriada.

Ao mesmo tempo, você deve ter cuidado com alguns alimentos e com o seu histórico de cáries. Para não deixar a dentição em risco, evite movimentos que possam quebrar algum dente e visite o consultório odontológico semestral ou anualmente.

Por que contar com a ajuda do profissional?

O tratamento de canal é importante para remover a parte danificada do dente. No entanto, é preciso contar com uma ótima clínica para não correr riscos. Você leu que o sucesso da técnica depende da precisão cirúrgica, já que o descuido com parte da polpa dentária infectada ou até com substâncias na cavidade podem escurecer o sorriso.

Para contar com o melhor diagnóstico e com as técnicas mais avançadas, informe-se sobre a qualidade dos serviços odontológicos na sua região e dê preferência ao profissional com ampla experiência. Um olhar técnico e humano é a combinação de que você precisa para se livrar dos incômodos no dente e voltar a sorrir com segurança.

Você descobriu neste conteúdo que o tratamento de canal cuida da parte infecciona dentro do dente, equilibrando a saúde oral. Sintomas como dor, cárie profunda e fratura dental podem indicar esse procedimento. A técnica geralmente não escure a região, mas há casos que alteram a coloração natural, ainda que isso seja reversível!

Agora que você conhece o tratamento de canal e sabe como evitar o escurecimento dos dentes buscando ajuda profissional, entre em contato com a OdontoCompany e agenda já a sua avaliação com o dentista!

Elas podem ser amareladas, acinzentadas e até mesmo em tom esverdeado. O que fazer quando a mancha escura acomete o dente? Na maioria das vezes elas podem significar alerta para problemas mais sérios, que vão desde cáries à doenças que comprometem a polpa e raiz do dente.

Mancha escura na raiz do dente

As manchas no dente podem ser de duas naturezas: intrínsecas e extrínsecas. As manchas intrínsecas, que são aquelas na parte de dentro do dente, ocorrem devido a situações orgânicas. Os fatores que provocam essas condições podem decorrer de medicamentos usados no tratamento de canal, ou também de pigmentos da decomposição do sangue. Essa situação ocorre quando acontece um derramamento dele dentro do dente por traumas, batidas e fraturas dentárias.

Já as manchas de origem extrínsecas, na parte externa do dente,  podem ocorrer por causas mais variadas, tais como:

  • Cigarro
  • Uso prolongado de aparelho fixo
  • Cárie
  • Bebidas pigmentadas, como o café, por exemplo.

As manchas extrínsecas são causadas pelo acúmulo de substâncias com corantes nas superfícies do esmalte dos dentes. Devido a sua alta concentração de acidez, bebidas como café, chá preto e refrigerantes podem alterar a pigmentação do dente.O tratamento para remoção da pigmentação é feito através de limpeza no consultório do dentista. No entanto, hábitos como reforçar a higiene bucal logo depois de ingerir esses alimentos, como um simples bochecho com água pode ajudar a evitar que os corantes ou a acidez fiquem na boca.

Por que o dente fica preto
As cáries também podem escurecer o dente se não tratadas.

Sintomas

Quando as manchas no dente vêm acompanhadas de doenças como a cárie, por exemplo, elas podem apresentar sintomas como dor e sensibilidade. Por isso, é importante dar atenção a alguns sinais comuns de que você deve procurar o dentista o mais rápido possível:

  • Sensibilidade
  • Dor ao mastigar, em casos mais graves: dor pulsátil
  • Mau hálito
  • Sangramento na gengiva

Vale lembrar: nem sempre as cáries são visíveis, por isso é recomendado a cada 2 anos realizar o raio-X para verificar com mais precisão a presença de agentes escondidos.

Tratamento

O tratamento para a mancha escura na raiz do dente independente de sua forma, deverá passar primeiro pela avaliação do dentista. Ele vai fazer uma análise rigorosa para identificar a origem e o tipo da mancha. 

Após identificada, a boa notícia é que a maioria das manchas possuem solução. Em alguns casos, o dente volta a ter sua cor natural. Em outros, só será possível amenizar a tonalidade da mancha e melhorar a estética do sorriso.Se identificou? Na Clicenter nós temos dentistas especializados para identificar e tratar as fases de cada tipo de mancha no dente.