Por que nao estou emagrecendo

Vem chegando o verão e começamos a nos lembrar das “dobrinhas” que normalmente adquirimos com os excessos do inverno,...

Vem chegando o verão e começamos a nos lembrar das “dobrinhas” que normalmente adquirimos com os excessos do inverno, não é?Quando pensamos em perder peso, a primeira recomendação sempre é a dupla: “dieta e exercício”, certo?Mas, e quando já estamos fazendo isso e o resultado não vem? O que fazer?

O ideal é que você converse com especialistas no assunto para avaliar o que esta acontecendo, mas vamos falar aqui um pouco sobre algumas possibilidades:

1. Avalie sua saúde

Embora não sejam frequentes, algumas alterações hormonais podem te atrapalhar no processo de perda de peso. Um endocrinologista é o profissional mais adequado para realizar essa avaliação.

2. A sua dieta está inadequada

Por mais que se fale sobre alimentação saudável e você já esteja implementando o que lê a respeito, procure um profissional nutricionista para ver se o que você faz está adequado ao seu quadro clínico e á sua atividade física. Lembre-se que é necessário que você tenha uma alimentação de qualidade, mas a adequação da quantidade é tão importante quanto a qualidade.

Por que nao estou emagrecendo

3. O seu exercício está inadequado

Para emagrecer com exercícios, não basta apenas mexer o corpo. Os profissionais de educação física são as pessoas habilitadas para avaliar seu quadro atual e prescreverem exercícios que proporcionarão o estímulo adequado ao seu organismo para que voce tenha a resposta de perda de gordura.
Um exemplo muito simples: muito provavelmente pedir para um carteiro fazer meia hora de esteira diária não será estímulo suficiente para que ele perca muito peso. Ele já anda o dia todo, portanto, precisa de um estímulo diferente vindo do atividade física.

4. Você precisa ter mais constância

Considere que o processo de engorda normalmente é um processo lento e gradativo. Da mesma maneira, só perderemos peso com eficácia se fizermos o processo reverso com calma e constância. Não adianta se matar nos exercícios e morrer de fome durante a semana e simplesmente não levantar do sofá e largar a dieta nos finais de semana!

5. Reveja suas expectativas

Como dissemos acima, normalmente o processo de ganho de peso é lento. Óbvio que todos gostaríamos que a volta fosse rápida, mas isso não é uma verdade. Ajuste sua dieta e seu exercício e tenha paciência. O seu organismo fará a lição de casa no tempo dele e trará resultado. Estabeleça metas com prazos mais longos. Se ficarmos na expectativa de muita perda em pouco tempo, fatalmente teremos a sensação de que nosso esforço está sendo em vão e a tendência é desistirmos antes do final.

6. Reavalie sua composição corporal

Existe também a possibilidade de você estar tendo resultado de perda de gordura sem necessariamente muita perda de peso na balança. É fortemente recomendável que você avalie a sua composição corporal antes e durante o processo de prática de atividades físicas e reeducação alimentar. O exame de bioimpedância é uma das melhores opções para você obter esses dados.
[more title=”Agende uma consulta com um nutricionista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/nutricionista”%5D
 

Uma das coisas mais importantes, além da saúde é claro, para quem decide começar a fazer exercícios físicos é a de quanto tempo será necessário até que os resultados comecem a aparecer. Leva algum tempo para que se consiga, de fato, notar alguma diferença no corpo. No entanto, algumas pessoas acabam percebendo que o emagrecimento não está acontecendo, mesmo após certo período. E é sobre esse problema que trataremos no artigo de hoje. Confira!

Por que nao estou emagrecendo

Você está frequentando a academia todos os dias, sua alimentação está balanceada e repleta de frutas, verduras e fibras, seu consumo de água aumentou consideravelmente, e o álcool deixou de ser consumido até em ocasiões festivas, mas, mesmo assim, a balança não diminui uma grama toda vez que você se pesa. Identificou-se com a situação descrita acima? Saiba que, assim como você, existem diversas pessoas que passam por esse mesmo problema.

Uma das causas possíveis para a dificuldade em perder peso pode se dar em razão de problemas de saúde, neste sentido os mais comuns são a disfunção na tireoide (glândula responsável por regular importantes funções em nosso organismo), ou o hipotireoidismo. Em ambos os casos o emagrecimento é sim possível, mas é preciso ser sincero consigo mesmo: o caminho até ele será mais longo e difícil.

Outro problema pode ser em virtude de sua genética, a qual pode fazer com que seu metabolismo seja muito lento, fazendo com que os exercícios não surtam efeitos mesmo que você passe o dia na academia. Para os homens isso não costuma ser um problema, já que possuem naturalmente o metabolismo acelerado, são as mulheres que costumam sofrer mais com a lentidão do metabolismo.

Por que nao estou emagrecendo

Muitas pessoas, quando começam a treinar, continuam se alimentando da mesma forma de sempre, ou pior: passam a comer ainda mais com a desculpa de que agora estão fazendo um exercício físico para compensar. O seu organismo precisa ser estimulado, tanto através da variação dos exercícios feitos como pela alimentação, que deve ser revista se o seu objetivo é perder peso. É importante ter em mente que não basta apenas cortar tudo o que for gorduroso ou açucarado da dieta, é preciso também equilibrar e garantir que todos os nutrientes indispensáveis estão sendo consumidos.

Há quem faça as dietas mais malucas, pratique exercícios, se prive do consumo de alguns alimentos e, mesmo assim, não consiga perder peso. A situação é comum e pode ter algumas causas simples.

De acordo com a nutricionista funcional Fernanda Scheer, existem vários fatores que podem atrapalhar o progresso em um processo de emagrecimento. Se você está tentando, mas não vê grandes resultados, pode estar cometendo algum dos erros abaixo.

Veja a lista elaborada pela nutricionista e entenda como cada item pode estar te prejudicando:

Relacionadas

Por que nao estou emagrecendo

Foto: iStock

A nutricionista explica que comer e se nutrir são coisas completamente diferentes. Uma pessoa pode comer bastante, mas fazer escolhas pobres nutricionalmente, como alimentos light/diet e outros, que suas células vão permanecer famintas, como se estivessem “pedindo” por nutrientes de qualidade.

2. Você foca só no treino aeróbio

Por que nao estou emagrecendo

Foto: iStock

Escolher uma atividade física mais intensa, como a musculação, pode ajudar no processo de emagrecimento. Um treino de força faz a massa magra aumentar e, consequentemente, seu metabolismo irá ficar mais acelerado. Outra dica é variar as atividades, fazendo sempre algo diferente, para que o corpo tenha diferentes estímulos.

3. Você dorme mal

Por que nao estou emagrecendo

Foto: iStock

Sim, o sono influencia no emagrecimento. Isso acontece porque dormir mal afeta alguns hormônios que controlam a sensação de fome e saciedade, além de elevarem o cortisol, deixando o dia mais tenso e te fazendo comer mais. A dica é apagar as luzes, tirar os aparelhos eletrônicos de perto e ir se acostumando a dormir mais cedo. Meditar também pode ajudar, assim como tomar chás de camomila ou mulungu.

4. Você tem medo de gorduras boas

Por que nao estou emagrecendo

Foto: iStock

A importância das gorduras boas para a saúde e o controle do peso já é um consenso mundial, mas muita gente ainda tem receio de consumi-las. Itens como castanhas, abacate, azeite, óleo de coco, quando ingeridos de forma equilibrada, geram saciedade, energia e equilíbrio hormonal.

5. Você continua fazendo dieta

Por que nao estou emagrecendo

Foto: iStock

A nutricionista é taxativa ao dizer que dietas não funcionam! Segundo ela, é como tomar remédio para emagrecer: o resultado aparece enquanto você está no processo, mas, depois, gera efeito rebote, ou seja, a pessoa volta a engordar. O mais importante é fazer uma reeducação alimentar.

Todas essas dicas da profissional são importantes para quem pretende mudar o estilo de vida e, assim, passar a se alimentar de forma inteligente, garantindo a saúde e, consequentemente, conseguindo perder mais peso. Antes de começar as mudanças, é necessário consultar um nutricionista, que saberá definir a estratégia ideal para o seu caso.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.