O que se estuda na faculdade de pediatria

Se você é estudante de Medicina, então está cansado de saber o quão importante é estudar Pediatria. Para quem quer seguir carreira, é fundamental ter uma base sólida desde a graduação. Mas até mesmo para quem não vai fazer residência em Pediatria, ela compõe um dos pilares da formação médica e vai ser extensamente cobrada em qualquer prova de residência ou concurso que você for prestar.

Assim, o estudante de Medicina deve buscar uma fonte confiável, didática e efetiva para estudar Pediatria. Mas quais são essas fontes? Como escolher entre elas?

Então, antes de falar de livros é importante deixar claro alguns erros e acertos comuns na hora de estudar Pediatria. Entretanto, infelizmente ainda existe uma cultura de que aluno bom é aluno que estuda por livro texto antigo e de referência. Esse cenário, muitas vezes, pode gerar um estudo maçante que resulte em pouca absorção do conteúdo.

Então, leve sempre em conta que aluno bom é aluno que aprende. E para aprender, você precisa buscar a fonte que mais vai se adaptar às suas necessidades e formas de aprender. Conheça várias fontes, encontre a sua preferida, incorpore um método de estudo e jogue duro! Essa é a melhor forma com que você pode lidar com seus estudos.

Assim, para facilitar, trouxemos aqui alguns livros para você estudar Pediatria divididos entre os indicados para quem pretende ser Pediatra e os melhores para quem apenas quer estudar para a graduação ou prova de residência.

Livros para a graduação/provas

Estudar Pediatria de Emergência

O que se estuda na faculdade de pediatria
Acesse aqui!

Durante a graduação, principalmente no Internato, você vai precisar saber as principais urgências e emergências pediátricas, incluindo toda a conduta adequada e os protocolos de atendimento. Portanto, esse Manual pode ser um material valioso para os estudantes.

O livro inclui fluxogramas de atendimento, tabelas, esquemas e explicações de temas como:

  • Atendimento inicial à criança grave
  • Choque
  • PCR
  • Intubação
  • Asma
  • Pneumonias
  • Meningite bacteriana
  • Crise convulsiva
  • Maus tratos e violências sexuais

E vários outros assuntos muito importantes dentro do estudo da Pediatria. Ou seja, é o livro ideal para todos os estudantes que querem ser diferenciados na hora de discutir casos com o preceptor do internato, ou para quem quer garantir um conhecimento sólido para uma prova concorrida de residência.

Clique aqui e garanta o seu Manual de Urgência e Emergência.

A Pediatria que Todo Médico Precisa Saber

O que se estuda na faculdade de pediatria

“A Pediatria que todo médico precisa saber” tem por finalidade elencar os principais tópicos de relevância na prática cotidiana do médico generalista e do pediatra, de forma rápida, clara e objetiva, a fim de ser tanto uma ferramenta de estudo quanto de orientação no tocante à conduta. Garantindo uma abordagem concisa e de qualidade.

O leitor encontrará de forma prática, resumida, atualizada e de fácil consulta, os principais temas em pediatria, proporcionando subsídio ao diagnóstico precoce e a tomada de decisão clínica, ferramentas imprescindíveis aos profissionais que se dedicam à assistência pediátrica integral, seja ambulatorial ou hospitalar. 

Clica aqui para conhecer melhor esse livro!

Livros para estudar Pediatria para ser Pediatra

Yellowbook de Pediatria

O que se estuda na faculdade de pediatria
Acesse aqui!

Um dos queridinhos da família Yellowbook é o nosso livro de Pediatria. Se você ainda não conhece o Yellow, é uma ótima oportunidade de ter o seu primeiro!

Os livros Yellowbook focam em trazer todos os fluxos e condutas da forma mais rápida, didática e descomplicada para você. A edição de Pediatria concentra mais de 100 fluxogramas para que você possa consultar desde o internato até o dia a dia na Pediatria.

O mais legal desse material é que ele vai te acompanhar durante os vários estágios da sua preparação e carreira, e não vai, por exemplo, ficar guardado na prateleira juntando poeira. Estudar pediatria através dele sempre vai ser uma opção.

Você quer um material completo, organizado, simples e didático para levar sempre na mochila, seja na faculdade, plantão ou pronto socorro? Então clique aqui e garanta o seu Yellowbook de Pediatria.

Tratado de Pediatria da SBP

O que se estuda na faculdade de pediatria
livro

Para quem vai fazer residência na área, então o Tratado da Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria é uma obra que você com certeza irá ter contato. Ou seja, é o tratado definitivo mais usado pelos pediatras.

A característica mais forte desse livro é que ele não poderia estar mais de acordo com as diretrizes da SBP, uma vez que é elaborado por eles e segue as mais atualizadas orientações e protocolos de atendimento, diagnóstico e tratamento.

Porém, é recomendado que você deixe para estudar por esse livro quando já estiver na residência, uma vez que seu conteúdo é extremamente denso, visto que é o que há de mais completo na área, e seu preço é inacessível para muitos estudantes, custando mais de 500 reais.

Ou seja, apesar de ter uma qualidade ímpar, não é o livro que os estudantes de Medicina aproveitarão tanto assim.

Se interessa por Pediatria e quer saber como é a área de atuação, a residência, mercado de trabalho e tudo mais sobre essa especialidade? Então confira essa publicação do nosso site!

Atualizada em 06/05/2021

A Pediatria é uma das áreas da medicina com maior absorção pelo mercado brasileiro. Segundo dados da Demografia Médica no Brasil 2020, atualmente o país conta com 43.699 médicos atuantes na área, no entanto, a concentração nos grandes centros ainda é um grande problema para quem necessita dos trabalhos desses profissionais. Mais da metade dos pediatras (54,4%) está instalada na Região Sudeste. Bem distante, vem o Nordeste (16,5%), Sul (16,2%), Centro-Oeste (8,8%) e Norte (4,1%).

Para seguir essa carreira, o médico tem duas opções: fazer uma residência médica ou preencher os pré-requisitos exigidos para a realização da prova de títulos e ser aprovado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Em ambos casos, o caminho a percorrer exige muita dedicação do médico aspirante a pediatra.

De fato, a Pediatria é fascinante. Lidar com novos seres humanos, desde os seus primeiros dias de vida, é realmente encantador. Por mais compensadora que seja, a missão de ter o futuro da sociedade em suas mãos exige muita responsabilidade. Quando você se torna pediatra, assume também compromissos que jamais pensou que teria.

Esse artigo é pra você, que é apaixonado por Pediatria desde o primeiro semestre da faculdade, mas que talvez não tenha se dado conta dos tantos desafios que estão por vir. Então, vamos descobrir se você está preparado?

1 – Seu paciente não sabe dizer o que sente

O que se estuda na faculdade de pediatria

Muitos dos pacientes que chegarão ao seu consultório ainda nem sabem falar ou recém estão aprendendo. Como chegar a um diagnóstico se a criança não pode dizer o que sente? Por isso, é muito importante que você desenvolva a sua sensibilidade, entenda de psicologia infantil e, claro, tenha um ótimo conhecimento em medicina. Para estabelecer um diagnóstico eficaz, é preciso ter paciência e muita determinação, já que muitas vezes os pequenos não conseguirão transmitir em palavras os seus sintomas.

2 – Ver criança sofrendo é muito angustiante

Você irá precisar de estabilidade emocional e frieza para lidar com crianças doentes. Muitos médicos precisam fazer terapia para extravasar o que veem no dia a dia da profissão. É claro que muitas vezes existe um afeto sincero entre o profissional e a criança, mas é necessário distinguir as vidas pessoal e profissional, e não se envolver emocionalmente com os pacientes.

3 – Pais ficam desesperados, aprenda a lidar com isso

Muitos pais se mostram extremamente emotivos e sensíveis com o estado de seus filhos. Por isso, é muito importante que você seja compreensível, paciente e observador. Entenda que a preocupação deles pode extrapolar os níveis normais. E não esqueça que os pais são parte fundamental no tratamento da criança, pois são eles quem cuidam dos filhos em casa. É necessária uma ótima comunicação para passar as informações exatas sobre os cuidados com a criança.

4 – Irão ligar para o seu telefone a qualquer hora do dia

Diferente de outros médicos especialistas, o pediatra não tem hora para encerrar o expediente. As ligações de pais e mães preocupados com seus filhos chegam a qualquer hora do dia ou da noite. E você tem que entender que isso é normal, pois crianças inspiram maiores cuidados. Então, prepare-se para ser interrompido em eventos de família e naquele seu horário de descanso. Você, se for um bom profissional, vai se mostrar à disposição dos pais em qualquer momento do dia.

5 – É cansativo, mas é recompensador

A rotina de um pediatra plantonista é muito intensa. Por isso, o profissional precisa estar preparado para enfrentar um dia com grande volume de atendimentos. E há a inevitável pressão dos pais e familiares das crianças, que exigem que o médico cure seus filhos o quanto antes.

Em se tratando de hospitais públicos, sabe-se que o trabalho fica ainda mais difícil. Além do elevado número de pacientes à procura de atendimento, o quadro de médicos é reduzido. Você vai querer ajudar todo mundo, mas muitas vezes não vai conseguir.

Mas você precisa entender que tem um momento que salva toda a sua dedicação: o sorriso do seu pequeno paciente depois de um tratamento bem ministrado.

Especialize-se na área

Conheça a pós-graduação em Pediatria do FGMED. No curso, você irá aprofundar o conhecimento sobre a área, com fundamentos teóricos e práticos relacionados ao assunto. As especializações FGMED são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A formação de especialista será concedida após aprovação na prova de título. Além disso, é necessário que o médico preencha todos os pré-requisitos exigidos pela sociedade brasileira da especialidade em questão.

Informe-se sobre todas as condições diretamente com um consultor. Preencha o formulário abaixo ou entre em contato pelo 0800 111 111 ou (11) 97159-0071 (WhatsApp).