Na diferenciação dos folhetos embrionários dos vertebrados a ectoderme origina

Folhetos Embrionários ou folhetos germinativos (ectoderma, endoderma e mesoderma) são camadas de células que dão origem aos órgãos e tecidos dos seres vivos.

Surgem na fase de embrião, mais precisamente durante a gastrulação, ou seja, entre a terceira e oitava semanas de gestação no caso dos humanos.

Na sequência, no processo da organogênese são formados os órgãos.

É a camada das células que se localiza mais no exterior. Ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo) do sistema nervoso e das cavidades (boca, nariz, ânus).

Endoderma

Localizada mais no interior das células, é a endoderme que forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas.

Mesoderma

É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma.

A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.

Na diferenciação dos folhetos embrionários dos vertebrados a ectoderme origina
Na diferenciação dos folhetos embrionários dos vertebrados a ectoderme origina

O que são Diblásticos e Triblásticos?

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com os folhetos embrionários que apresentam na sua formação.

São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas).

Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma. São exemplos: os anelídeos (minhocas, sanguessugas) e os platelmintos (solitárias e tênias).

Os animais triblásticos podem ser celomados, acelomados ou pseudocelomados.

Saiba mais em Celoma.

E Anexos Embrionários?

Anexos embrionários ou estruturas extra embrionárias são órgãos e membranas que surgem dos folhetos embrionários mas que não são parte constituinte do embrião. São eles: alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina.

Acresce, ainda, a placenta e o cordão umbilical, mas esses são característicos apenas nos mamíferos.

Conheça as etapas do embrião humano em Desenvolvimento Embrionário Humano.

O folheto germinativo é o tecido embrionário que origina os diversos tecidos e órgãos de um animal adulto. Com exceção dos poríferos, sem folhetos, portanto não havendo diferenciação tecidual, e dos cnidários com dois folhetos germinativos (diblásticos ou diploblásticos), todos os demais grupos de animais apresentam três folhetos germinativos (triblásticos ou triploblásticos). Diblásticos → ectoderma e endoderma

Triblásticos → ectoderma, mesoderma e endoderma

Assim como os cordados, os três tipos de folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma, surgem simultaneamente durante o processo de gastrulação (fase de gástrula), inicialmente formado por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma. Essa última camada origina em seguida o mesoderma e o endoderma. Os destinos finais (organogênese) desses folhetos germinativos, na formação dos tecidos e órgão humanos, são:

Ectoderma:

- Epiderme e anexos cutâneos (pêlos e glândulas mucosas); - Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal); - epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal. Mesoderma: - Forma a camada interna da pele (derme). - Músculos lisos e esqueléticos; - Sistema circulatório (coração, vasos sangüíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo); - Sistema esquelético (ossos e cartilagem); - Sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas). Endoderma: - Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal; - Sistema respiratório (pulmão);

- Fígado e pâncreas.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

01) (FMP/2022) Durante a gastrulação de animais vertebrados, e de outros animais triploblastos, surgem três camadas celulares chamadas de folhetos embrionários germinativos: endoderme, mesoderme e ectoderme. Na espécie humana, a mesoderme origina os seguintes tipos celulares: A) miócitos e hemácias B) neurônios e osteócitos C) hepatócitos e células pancreáticas D) queratinócitos e melanócitos

E) células do timo e células da tireoide

02)  (Campo Real/2021)   Durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados, são formados três folhetos: ectoderme, mesoderme e endoderme. Os mecanismos de sinalização entre as células são fundamentais para que os processos de diferenciação ocorram. Uma falha nos processos de desenvolvimento da endoderme terá como consequência problemas no desenvolvimento de qual tipo celular no adulto? A) Células neurais. B) Células do tecido ósseo. C) Células do epitélio intestinal. D) Células do epitélio da pele.

E) Células musculares estriadas esqueléticas.

03) (FADIP/2015) “Os diferentes tipos de tecidos epiteliais podem se originar dos três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. O epitélio que reveste o sistema digestório, como também o fígado e o pâncreas, é de origem _______________. O peritônio, a pleura o epitélio do sistema genital são de origem _____________. As cavidades nasais, as glândulas mamárias, salivares e sebáceas têm origem ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A) ectodérmica / endodérmica / mesodérmica B) endodérmica / ectodérmica / mesodérmica C) endodérmica / mesodérmica / ectodérmica

D) mesodérmica / endodérmica / ectodérmica

04) (UEA/2016)  Observe o esquema que representa a origem dos tecidos embrionários humano.

Na diferenciação dos folhetos embrionários dos vertebrados a ectoderme origina
Na diferenciação dos folhetos embrionários dos vertebrados a ectoderme origina

Considere que exista uma mutação em uma das divisões mitóticas que ocorrem no desenvolvimento do embrião. Se essa mutação ocorrer na fase indicada pela seta de número A) 1, nenhuma das células do embrião apresentará a mutação. B) 2, as células produzidas pela medula óssea apresentarão a mutação. C) 3, as células da musculatura esquelética apresentarão a mutação. D) 4, as células da epiderme e anexos, como unhas e pelos, apresentarão a mutação.

E) 5, os óvulos ou os espermatozoides do indivíduo adulto apresentarão a mutação.

05) (CESMAC/2016)  A formação de tecidos e órgãos deriva de folhetos germinativos diversos após a formação da gástrula. Sobre este assunto, estabeleça a correlação correta: 1) Ectoderma 2) Mesoderma 3) Endoderma (  ) ossos. (  ) pulmões. (  ) epiderme. (  ) hemácias.

(  ) sistema nervoso.

A sequência correta, é: A) 2, 3, 3, 1, 2. B) 1, 2, 3, 1, 2. C) 2, 3, 2, 1, 3. D) 3, 1, 1, 2, 3.

E) 2, 3, 1, 2, 1.

06) (UFV) Antes da organogênese de vertebrados, certas anormalidades morfológicas que eventualmente ocorrem nos folhetos embrionários podem ser detectadas nos tecidos e órgãos dos indivíduos na fase adulta. Se uma dessas anormalidades ocorrer no mesoderma, o desenvolvimento anormal poderá ser detectado no: A) epitélio do tubo digestivo. B) alvéolo pulmonar. C) cérebro. D) músculo estriado

E) revestimento epidérmico.

07) (UFU/2019-2)Considerando-se os processos básicos do desenvolvimento embrionário dos animais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tecidos muscular, ósseo e adiposo originam-se das células da endoderme. II. No embrião de ratos, a fase de flexão captura uma parte do saco vitelínico que fica incorporada ao corpo embrionário. Essa porção originará a notocorda que induzirá a formação do sistema neural central e periférico. III. Uma bióloga marcou um grupo de células em um embrião de coelho. Ao observar o animal na fase adulta, encontrou marcadas as células neurais. O tecido embrionário, que foi marcado pela pesquisadora, refere-se à ectoderma na fase de gástrula.

IV. Répteis e aves representam exemplos de animais que possuem ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica discoidal.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas. A) III e IV. B) II e IV. C) I e III.

D) II e III.

08) (Metropolitana/2021) Sobre a origem embrionária dos órgãos do ser humano, relacione adequadamente as colunas a seguir.
(Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.)

1. Mesoderma. 2. Endoderma. 3. Ectoderma. ( ) Neurônios. ( ) Vasos sanguíneos. ( ) Olhos. ( ) Fígado. ( ) Medula óssea.

( ) Pulmão.

A sequência está correta em A) 1, 3, 1, 2, 3, 2. B) 2, 1, 2, 3, 1, 3. C) 1, 2, 1, 2, 3, 1. D) 3, 1, 3, 2, 1, 2.

E) 3, 2, 3, 1, 2, 1.

09) (Unifipmoc/2021-2) Rafaela, 35 anos, bancária, gestação tópica (no útero) de 25 semanas, realiza ultrassonografia e verifica o
desenvolvimento de microcefalia em seu feto, provavelmente devido à infecção por zika, durante a gestação.

O vírus da zika afetou o desenvolvimento do: A) ectoderme, o que pode levar a falha no desenvolvimento do sistema nervoso central. B) mesoderme, o que faz com que não ocorra o desenvolvimento do sistema endócrino. C) endoderme, o que resulta no posicionamento errado do tubo nervoso, durante seu desenvolvimento. D) mesoderme, o que resulta em falha durante o desenvolvimento do sistema nervoso periférico.

E) endoderme, o que faz com que não ocorra o desenvolvimento do sistema endócrino.

Resolução das Questões sobre Organogênese

01) O mesoderma é responsável pela formação dos tecidos conjuntivos e musculares. Dessa forma, os miócitos (células musculares) e as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue = tecido conjuntivo), são derivados do mesoderma.
Resp.: A

02) O endoderma é o folheto embrionário mais interno, originado durante a fase de gástrula. Durante a organogênese, o endoderma dá origem ao revestimento do trato digestório (além do fígado e do pâncreas), ao sistema respiratório e à glândula tireoide, por exemplo.
Resp.: C

03) O fígado e o pâncreas são de origem endodérmica. O peritônio, a pleura e o epitélio do sistema genital são de origem mesodérmica; as cavidades nasais, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e glândulas mamárias são de origem ectodérmica.
Resp.: C

04) O mesoderma (3º folheto embrionário) é responsável pela diferenciação, dentre outros, do sistema muscular e do sistema esquelético.
Resp.: C

05) Ossos: origem mesodérmica Pulmões: origem endodérmica (sistema respiratório) Epiderme: origem ectodérmica Hemácias: origem mesodérmica (tecido sanguíneo) Sistema Nervoso: origem ectodérmica.

Resp.: E

06)  Os tecidos musculares são de origem mesodérmica. Dessa forma, uma anormalidade no mesoderma poderá ser detectada no músculo estriado.
Resp.: D

07) As afirmações I e II são falsas. O tecido muscular, o tecido ósseo e o tecido adiposo são de origem mesodérmica. A notocorda é um cordão fibroso de origem mesodérmica, enquanto o sistema nervoso é de origem ectodérmica.

Resp.: A

08)  Neurônios (sistema nervoso) —> origem ectodérmica) Vasos sanguíneos (sistema circulatório) –> origem mesodérmica Olhos –> origem ectodérmica (neuroectoderma) Fígado –> origem endodérmica Medula óssea –> origem ectodérmica Pulmão –> origem endodérmica.

Resp.: D

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

09) O vírus da zika afetou o desenvolvimento do ectoderma, folheto embrionário responsável pela formação do sistema nervoso.
Resp.: A