Está região faz fronteira com importantes países da america do sul como Uruguai argentina e Paraguai

Você está em O Brasil > Região Sul

A Região Sul do Brasil possui uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território nacional. É a menor das regiões brasileiras.

É a única das regiões que está fora da zona intertropical. A Região Sul faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.


Mapa do Rio Grande do Sul e fronteira com outros países

O povoamento da Região Sul foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.


Imigrantes italianos na região de Caxias do Sul (serra gaúcha) em 1911

Estados

Os três estados da Região Sul e suas capitais são:


Mapa da Região Sul do Brasil

A indústria do vinho possui uma importante fonte de renda para a região da serra gaúcha.


Vinhedos na serra gaúcha

Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são grandes centros turísticos.


Gramado (RS) e o frio intenso da serra gaúcha

A Região Sul concentra uma área industrial importante, que se estende de Curitiba até Blumenau em Santa Catarina, e outra área que se prolonga de Porto Alegre para o norte, tendo como centro a cidade de Caxias do Sul.


Indústrias na Região Sul (Paraná)


Indústria têxtil na Região Sul

O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados em grandes parques aquícolas (espaço físico contínuo em meio aquático, delimitado).


Parque aquícola em Santa Catarina

As Cataratas do Iguaçu, formadas pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.


Cataratas do Iguaçu, fronteira Brasil - Argentina


Panorama aéreo das cataratas do Iguaçu, fronteira Brasil - Argentina

A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808 numa área de mata atlântica, é um dos mais importantes percursos turísticos da região.


Ferrovia Curitiba – Paranaguá


Ferrovia Curitiba - Paranaguá começou a ser construída em 1880. A passagem por esse trecho provoca a sensação de estar voando, pois o abismo é bem alto (Curitiba 900 metros ao nível do mar).

  

Como referenciar: "Região Sul do Brasil" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 07/08/2022 às 20:02. Disponível na Internet em //www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Brasil/regiaosul.php

Ocupando uma área de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros quadrados, a América Platina é uma região da América do Sul formada por três nações: Argentina (2,7 milhões de km²), Paraguai (406,7 mil km²) e Uruguai (177,4 mil km²). Esses três países são banhados pelos principais rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Prata – Paraná, Paraguai e Uruguai. O clima e o relevo da América Platina variam de acordo com cada região. Na porção oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. Nas regiões próximas ao Brasil, prevalecem as áreas de planícies. Ao norte, o clima predominante é o tropical; ao sul, o clima é temperado. Durante parte do período colonial, toda a América Platina teve uma única administração política. Esse fato contribuiu para que esses países apresentassem alguns pontos em comum, como, por exemplo, o idioma oficial (espanhol). Também existem semelhanças nos aspectos humanos e culturais. A população platina é composta por cerca de 50,5 milhões de habitantes, dos quais 40,6 milhões residem na Argentina. Em razão do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para a região, principalmente para a Argentina e Uruguai, a população branca de origem europeia é maioria nesses dois países. No Paraguai, predominam os habitantes de origem ameríndia e os mestiços. A economia local é bastante diversificada. Argentina, Paraguai e Uruguai desenvolvem atividades agropecuárias, com destaque para a criação de ovinos e bovinos e os cultivos de milho, trigo, soja, algodão e frutas. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, têxtil, eletroeletrônico, etc. Outros destaques são o turismo, a mineração e a produção de vinho, em especial na Argentina e Uruguai. Com o intuito de maximizar as relações econômicas entre os países da América Platina e o Brasil, foi criado o Mercosul (Mercado Comum do Sul), considerado o maior bloco econômico da América do Sul. A formação desse bloco proporcionou um maior fluxo de importações e exportações entre os quatro países membros.

No aspecto social, Argentina e Uruguai apresentam elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,775 e 0,765, respectivamente. O Paraguai, por sua vez, detém IDH médio: 0,640.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Ouça este artigo:

As fronteiras são formas político-administrativas estabelecidas para delimitar onde um território tem seu fim e se inicia outro, geralmente aplicados a países, utilizada para definir até onde uma soberania política pode exercer seu poder. Elas podem ser consideradas Fronteiras Terrestres quando esse limite entre dois ou mais territórios se encontra em solo ou rios, ou Fronteiras Marítimas quando o limite de do território se encontra com um oceano ou mar.

O Brasil é considerado o quinto maior país do mundo em dimensão territorial, tendo uma área de aproximante 8.515.767,049 km². O país stá localizado no continente americano e no subcontinente da América do Sul. Dentro desse subcontinente é o que possui maior território, por esse fator acaba fazendo fronteira com 10 países dos 13 existentes nesse subcontinente, sendo que suas fronteiras terrestres totalizam 15.719 km de extensão e marítimas 7.367 km.

Os comprimentos das fronteiras terrestres do Brasil. Ilustração: InfoEscola

Dentre as fronteiras do Brasil é possível notar que ao norte do país estão a Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela. Esses países fazem divisa direta com unidades federativas brasileiras que fazem parte da região geoeconômica norte, dentre eles o Amapá que faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname; o Pará possui seu limite territorial com o Suriname e com a Guiana; Roraima que encontra suas divisas com a Guiana e a Venezuela; e o estado do Amazonas possui suas fronteiras com a Venezuela e a Colômbia ao norte, e com o Peru ao noroeste brasileiro.

País Comprimento (km)
Argentina 1.261
Bolívia 3.423
Colômbia 1.644
Guiana Francesa 730
Guiana 1.606
Paraguai 1.365
Peru 2.995
Suriname 593
Uruguai 1.068
Venezuela 2.200

O Acre que também se encontra na região norte possui seus limites territoriais com o Peru e a Bolívia, ambos países se encontram entre o noroeste e oeste do território brasileiro respectivamente. A Bolívia faz fronteira com mais três estados brasileiros, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estando integralmente localizado ao oeste do Brasil.

O Mato Grosso do Sul também possui uma divisão com o Paraguai ao sudoeste do território brasileiro, ele por sua vez faz fronteira com outro estado brasileiro, o Paraná.

No sul do país os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fazem fronteira com a Argentina, que percorre os limites de toda a região geoeconômica brasileira sul, e apenas o Rio Grande do Sul tem limites territoriais com o Uruguai, ao extremo sul do território brasileiro.

Ao leste do Brasil se encontra o Oceano Atlântico, ou seja, não há fronteiras brasileiras terrestres com nenhum outro país, percorrendo por todo seu litoral o contato com o oceano, totalizando uma fronteira marítima de 7.367 km de extensão.

No processo histórico de formação do território brasileiro essas fronteiras sofreram algumas alterações, pois desde o período de início da colonização no Brasil o território português possuía a menor área dentro da América, pelo Tratado de Tordesilhas (1494), que dividiu o território da América entre Espanha e Portugal, porém houve um avanço ao oeste pelos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas expandindo esse território inicial, assim como a busca pelas chamadas Drogas do Sertão no norte do país, ajudaram nesse processo de modificação do território brasileiro, que depois regularizado pelo Tratado de Madri (1750) assinado novamente entre Portugal e Espanha.

Alguns conflitos com alguns países que fazem fronteira com o Brasil também foram responsáveis pela modificação e expansão de seu território, dentre eles a Guerra da Cisplatina que ocorreu entre Brasil e Argentina, pelo território do Uruguai,que até então pertencia ao Brasil, mas o perdeu nesse conflito; a guerra do Paraguai que ajudou ao Brasil expandir um pedaço do Mato Grosso do Sul e a Revolução Acreana que auxiliou na anexação do Acre ao território brasileiro em acordo com a Bolívia, a quem essa área pertencia.

Leia também:

Dentro da América do Sul apenas o Equador e o Chile não fazem fronteira com o Brasil, estando fisicamente separados pelos demais países do subcontinente.

Postingan terbaru

LIHAT SEMUA