Como traçar uma reta tangente a circunferência

Como traçar uma reta tangente a circunferência

Para encontrarmos a equação da reta tangente, iremos utilizar a expressão da distância do centro da circunferência até a reta tangente, distância esta que deve ser igual a r. Veremos então alguns exemplos que necessitam dessa análise e dos cálculos que devem ser realizados para encontrarmos a equação da reta tangente.

Como fazer uma tangente?

11) De um ponto dado na circunferência, traçar a tangente a ela. - Basta traçar a perpendicular ao raio que vai ter ao ponto dado. Essa perpendicular será a tangente pedida.

Como fazer uma circunferência tangente a uma reta?

Se OP é um raio de uma circunferência, onde O é o centro e P um ponto da circunferência, então toda reta perpendicular ao raio OP é tangente à circunferência no ponto de tangência P.

Quando uma reta e tangente?

Na geometria, a tangente de uma curva em um ponto P pertencente a ela, é uma reta definida a partir de um outro ponto Q pertencente à curva, muito próximo do ponto P. Ao traçarmos uma reta r que passa pelos dois pontos, é a posição para onde a reta r tende, à medida que Q se aproxima de P, "caminhando" sobre a curva.

Como traçar uma circunferência tangente a duas retas?

Ligue o ponto P ao ponto T. Trace a mediatriz do segmento PT. Levante uma perpendicular à reta (s) pelo ponto T. Coloque a ponta seca do compasso em O e com abertura OT ou OP trace a circunferência tangente à reta (s) no ponto T.

Quais as propriedades das retas tangentes dê exemplos?

PROPRIEDADE DA TANGENTE: Esse ponto em comum é chamado de ponto de tangência. Ao traçarmos uma reta que liga o raio R ao ponto de tangência, podemos ver que a reta tangente e o raio são perpendiculares entre si, ou seja, formam um ângulo de 90°.

Quais são as tangentes à circunferência?

  • Fiz uma divisão deste estudo e nesta primeira parte vamos simplesmente nos abster ao traçado propriamente dito das tangentes à circunferências. Além disso, usaremos os teoremas da Geometria plana para justificar as construções. 1) Traçar uma tangente por um ponto dado sobre a circunferência.

Qual o diâmetro de uma circunferência?

  • Justificativa: As retas tangentes a uma circunferência traçadas de um ponto externo possuem a propriedade de serem perpendiculares ao raio pelos pontos de tangência. Por construção OP é o diâmetro da circunferência κ e o triângulo ODP é retângulo em D, pois está inscrito na semicircunferência OAP.

Quais são as duas circunferências dadas?

  • Sejam as duas circunferências dadas. Entre no comando Line, digite TAN pressione enter e clique sobre uma das circunferências, próximo ao ponto de tangência (deduzir o local exato). Depois digite TAN pressione enter e clique na outra circunferência, próximo ao ponto de tangência.

Qual a posição de um ponto em relação à circunferência?

  • Observando a posição de um ponto em relação a uma circunferência, podemos concluir alguns fatos relacionados às retas tangentes. Sabe-se que existem três posições relativas de um ponto a uma circunferência. Para cada posição desta, podemos concluir algo sobre a reta tangente que passa por esse ponto.

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Existem três possibilidades para a posição relativa de um ponto em relação a uma circunferência. Partindo da análise desta posição, podemos encontrar a equação da reta que tangencia uma determinada circunferência, que contém este ponto analisado. Este estudo quanto à posição relativa dos pontos em relação à circunferência pode ser visto no artigo Posições Relativas De Duas Retas. Sendo assim, comentaremos sobre cada posição relativa e sua respectiva consequência em relação à reta tangente. Seja P o ponto que iremos analisar:

• P interno à circunferência, implica dizer que não é possível esboçar uma reta tangente. • P sendo um ponto da circunferência. Neste caso o ponto P é o ponto de tangência e com isso será possível esboçar apenas uma reta tangente.

• P externo à circunferência. Podemos esboçar duas retas tangentes à circunferência que passam pelo ponto P.

Contudo, para sabermos qual a posição do ponto P em relação à circunferência, devemos calcular a distância do centro da circunferência até o ponto e compararmos ao raio da circunferência, leitura que pode ser vista no artigo citado acima.

Para encontrarmos a equação da reta tangente, iremos utilizar a expressão da distância do centro da circunferência até a reta tangente, distância esta que deve ser igual a r. Veremos então alguns exemplos que necessitam dessa análise e dos cálculos que devem ser realizados para encontrarmos a equação da reta tangente.

Determine as equações das retas tangentes à circunferência λ: x²+y²=1, traçadas pelo ponto P (√3, 0).

Primeiramente vamos verificar a posição relativa do ponto P em relação à circunferência. C (0,0) e raio r=1. Com isso, calcularemos a distância do centro até o ponto P.

Sendo P um ponto externo, sabemos que por este ponto podemos traçar duas retas tangentes à circunferência. Neste momento vamos determinar a equação geral da reta tangente.

Para isso, precisamos partir das informações que temos a respeito desta reta, que é somente o ponto que ela passa P (3,0):

Note que precisamos determinar o valor do coeficiente angular (m) para obtermos a equação da reta tangente. Para isso, utilizaremos a expressão da distância do centro até a reta tangente:

Basta substituirmos na equação da reta tangente o valor de m, que iremos obter as duas retas tangentes:

Como vimos, encontramos duas equações de reta, que representam duas retas tangentes que passam pelo ponto P(√3,0) e tangenciam a circunferência λ: x2+y2=1.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

No estudo sobre as circunferências, um conceito importante a ser estudo é o das retas tangentes a uma circunferência. Para realizarmos esse estudo, é necessário compreender as posições relativas de um ponto em relação a uma circunferência. Caso você não tenha estudado algo relacionado a esse tema, confira o artigo Posições relativas entre um ponto e uma circunferência.

Observando a posição de um ponto em relação a uma circunferência, podemos concluir alguns fatos relacionados às retas tangentes. Sabe-se que existem três posições relativas de um ponto a uma circunferência. Para cada posição desta, podemos concluir algo sobre a reta tangente que passa por esse ponto. • Ponto interno à circunferência: não é possível traçar uma reta tangente por esse ponto. • Ponto pertencente à circunferência: por esse ponto podemos ter apenas uma reta tangente, pois ele é o ponto de tangência. • Ponto externo à circunferência: por esse ponto podemos traçar duas retas tangentes à circunferência. Portanto, para determinar a equação da reta tangente a uma circunferência por um determinado ponto, precisamos necessariamente determinar a posição relativa desse ponto. Posição esta que depende da distância do ponto ao centro da circunferência. Devemos relembrar alguns fatos importantes acerca da geometria analítica: • A menor distância de um ponto a uma reta é um segmento perpendicular a esta reta; • A reta tangente sempre será perpendicular ao raio no seu ponto de tangência. Relacionando os dois fatos anteriores, pode-se afirmar que a distância da reta tangente ao centro deverá ser igual ao raio. Portanto, para determinar a equação da reta tangente, devemos analisar a posição do ponto que traçaremos à reta e com isso calcular a distância da reta que contém esse ponto em relação ao centro da circunferência.

Para a melhor compreensão de todos esses conceitos, trabalharemos com exemplos que necessitam dessas reflexões.
 

1) Determine a(s) equação(ões) da(s) reta(s) tangente(s) à circunferência dada, traçada pelo ponto P.
     a) eq. circunferência: x2+ y2 - 6x - 8y = 0    P (0,0)

Com isso, podemos extrair as informações necessárias para o nosso problema:
C(3,4), r=5.

Devemos agora encontrar a posição relativa do ponto P (0,0):

Portanto, o ponto P é o ponto de tangência.

Vamos determinar a equação da reta que passa pelo ponto P.

Para determinarmos de fato a equação da reta, nos falta descobrir qual é o coeficiente angular dessa reta. Um dos fatos que vimos no início desse artigo foi quanto à perpendicularidade da reta tangente ao raio da circunferência. O ponto P é um ponto de tangência, então o coeficiente angular da reta que passa pelo ponto P e o centro deverá ser perpendicular à reta tangente. Para isso, temos uma relação entre coeficientes angulares perpendiculares.

Em outras palavras, o produto dos coeficientes angulares de retas perpendiculares é igual a -1.

Para determinar o coeficiente angular do segmento PC, devemos utilizar a seguinte expressão:

Com isso, obtemos a equação da reta tangente:

Uma outra forma para determinar o valor de m seria calculando a distância do centro à reta. Essa distância é igual ao raio. Vejamos:


 

Quando o ponto for externo à circunferência, deveremos encontrar o ponto de tangência utilizando a distância do centro da circunferência até a reta tangente, pois, assim, iremos determinar o valor do coeficiente angular da reta tangente, que, por sua vez, determinará a equação da reta tangente.

Por Gabriel Alessandro de Oliveira Graduado em Matemática

Equipe Brasil Escola