Como arrumar tempo para estudar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Passar no vestibular é a grande preocupação de parte dos jovens brasileiros que sonham com uma universidade. E não existe fórmula mágica: é preciso se debruçar nos livros. No entanto, saber como organizar o tempo para estudar é um desafio, ainda mais quando tentamos conciliar a nossa vida pessoal com os estudos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como organizar o tempo para estudar para o vestibular e ter maior controle das suas atividades cotidianas. Assim, você irá aproveitar a melhor fase da sua vida e ainda conquistar a vaga dentro de uma universidade de renome. Acompanhe a leitura!

Como se organizar para estudar no cursinho?

O cursinho nada mais é que um ambiente preparatório para o vestibular. Sendo assim, quem decide passar um ano no cursinho precisa saber como organizar o tempo para estudar da melhor maneira possível, participando das aulas e realizando os exercícios requisitados pelos professores.

O ideal é que você estipule um horário de estudos durante a maior parte do seu dia, mas tome cuidado para não esgotar seu organismo. Para melhor gestão do tempo e dos estudos, aconselhamos que você aumente gradativamente as horas em que passa estudando, mas sem se descuidar de outras atividades do dia a dia, como dormir bem, os horários das refeições e, é claro, os períodos de lazer.

Como organizar o tempo para estudar em casa?

Desde a pandemia da covid-19, em 2020, muitos vestibulandos tiveram que adaptar as rotinas de estudo em casa. Isso foi realmente um desafio, tanto para alunos quanto para professores.

No entanto, saber como organizar o tempo para estudar em casa pode fazer toda a diferença no seu desempenho durante o vestibular. Além disso, você tem a oportunidade de desenvolver o aprendizado autodidata e ter um controle maior da gestão do tempo e dos estudos – habilidades muito valorizadas no mercado!

Algumas dicas de como organizar o tempo para estudar em casa são:

  1. Tenha um ambiente reservado para os estudos;
  2. Separe um tempo do seu dia apenas para estudar;
  3. Desligue os aparelhos que podem te distrair (celulares, TV, etc.);
  4. Priorize as disciplinas que você tem mais dificuldade;
  5. Divida os dias da semana dedicados a cada matéria.

No início, pode até parecer difícil. Mas, aos poucos, você irá se organizar melhor e verá o quanto a sua rotina de estudo será produtiva, mesmo em casa.

Como arrumar tempo para estudar
Saber como organizar o tempo para estudar para o vestibular é o melhor meio para obter sucesso na prova sem prejudicar sua saúde mental!

Ferramentas para a gestão do tempo e dos estudos 

Se mesmo aprendendo como organizar o tempo para estudar, você ainda está com dificuldades, vale a pena investir em algumas ferramentas para a gestão do tempo e dos estudos que fazem toda a diferença! Dessa forma, com o auxílio da tecnologia, você irá aproveitar muito mais as horas do dia, com mais produtividade e empenho. A seguir, conheça algumas.

Trello

O Trello é um dos programas mais conhecidos para a gestão do tempo e dos estudos. Com ele, você pode criar um quadro de afazeres, separando as disciplinas que você precisa estudar, o que já está estudando e os conteúdos finalizados. Por lá, também é possível estabelecer horários para finalização das tarefas.

Rescue Time

O Rescue Time é um aplicativo que envia relatórios semanais para mostrar o que está “roubando o seu tempo”. Ou seja, quais atividades do seu dia a dia estão comprometendo a sua produtividade (por exemplo, passar muito tempo no celular, ao invés de estudar!).

Evernote

O Evernote é uma ferramenta de produtividade gratuita, que permite a captura de ideias e rascunhos. Além disso, você pode até mesmo gravar uma leitura em voz alta, ou mesmo reuniões, entrevistas, discursos, entre outras coisas. Isso pode ajudar na hora dos estudos, ainda mais para os jovens que estão cada vez mais conectados ao digital.

Dicas para organizar o tempo de estudo para o vestibular

Agora que você já está preparado(a) com ferramentas de gestão do tempo e dos estudos, fica muito mais simples organizar o seu tempo para estudar para o vestibular. No entanto, é importante ainda levar em consideração alguns pontos:

Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina de estudos é o primeiro passo para saber como organizar o tempo para estudar. Afinal, a falta de planejamento pode comprometer a sua produtividade, fazendo com que você dê atenção para atividades não tão importantes do dia a dia.

Resolva vestibulares antigos

Já que o seu foco é passar no vestibular, vale a pena pesquisar algumas provas antigas e tentar fazê-las como parte dos estudos. Hoje em dia, você consegue encontrar os vestibulares antigos nos sites das universidades.

Escreva mais de uma redação

A redação é um ponto muito importante do vestibular. Por isso, recomendamos que você escreva mais de uma redação por semana. O ideal é produzir pelo menos 3 redações, com temas diferentes. Lembre-se de buscar pelos assuntos mais latentes da atualidade!

Tem como estudar faltando um mês para o vestibular?

Saber como organizar o tempo para estudar faz toda a diferença no seu desempenho para o vestibular. Sendo assim, ao invés de esperar a véspera da prova, vale muito mais a pena traçar um planejamento a longo prazo, para não cair no desespero.

Mas, se você decidiu estudar faltando um mês para a prova, o ideal é focar em estratégias emergenciais. Por exemplo, é bem provável que você não consiga revisar toda a matéria do colegial, então, foque em resolver vestibulares anteriores.

O importante é não desistir da sua formação, afinal, é o seu futuro que está em jogo. Então, compartilhe esse texto com seus amigos que também querem aprender como organizar o tempo para estudar para o vestibular!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Cadastro realizado com sucesso.

Em breve entraremos em contato com informações sobre nossos cursos.

Ter uma rotina de estudos eficiente e produtiva depende, em grande parte, de uma boa gestão de tempo. Para quem trabalha ou precisa aproveitar momentos de estudos intensos (final de semestre, período de provas e trabalhos etc.), saber estudar faz toda a diferença.

Para isso, é preciso dividir bem os períodos de lazer e de estudos, evitar a procrastinação e organizar bem suas listas de tarefa, entre outras medidas. Mas como colocar isso em prática? Preparamos uma lista de dicas fundamentais para você fazer uma boa gestão de tempo para os estudos em seu dia a dia. Confira:

Analise a sua rotina e aproveite cada oportunidade de estudo

O primeiro passo para quem quer fazer uma boa gestão de tempo para os estudos é saber sua atual situação de tempo disponível.

  • Quantas horas você trabalha por dia?
  • Quanto tempo passa no trânsito?
  • Quais são os compromissos inadiáveis com família e amigos?

As respostas para essas perguntas são importantes para verificar como é sua própria rotina e quantificar seus horários. Todos esses períodos devem ser considerados para que então você tenha conhecimento real de quanto tempo tem para estudar.

E saiba que não é impossível conciliar trabalho e estudos, basta ter um pouco de disciplina. Para isso, utilize um calendário (de preferência semanal), em que você lista todos os compromissos e horários em que vai se dedicar ao conteúdo abordado nas aulas. Nos períodos de dedicação aos estudos, anote exatamente quais disciplinas serão vistas.

Evite a procrastinação para uma boa gestão de tempo para os estudos

Sabendo minuciosamente a situação de seus horários, está na hora de evitar os momentos de procrastinação e baixa produtividade. Reflita sobre o que te distrai mais dos estudos.

Televisão? Celular? Amigos e familiares? O ideal é se isolar dessas distrações, principalmente nos momentos de estudo. Desligue o celular, evite estudar em lugares muito barulhentos e cheios de distração e certifique-se de que seus familiares e amigos estão cientes da importância de seu momento de estudo e o respeitem.

Use uma agenda para organizar seus compromissos de estudo

Além de um calendário semanal de estudos, algumas pessoas utilizam uma agenda para organizar melhor suas tarefas e compromissos. Ainda que elas não estejam diretamente relacionadas aos estudos (como tarefas do trabalho, por exemplo), ter uma agenda é uma forma de manter a produtividade no trabalho, executar todas as tarefas e não deixar nenhuma pendência que possa te atrapalhar nos momentos em que você se dedica ao que foi visto nas aulas.

Além disso, uma agenda oferece boas soluções para quem vive esquecendo compromissos acadêmicos como provas, trabalhos e exercícios.

Faça pausas e intervalos programados

Você já tentou estudar 3 horas seguidas, sem intervalos? Provavelmente não conseguiu e teve que fazer algumas pausas. Isso ocorre porque nosso cérebro precisa de intervalos programados de descanso, ainda que sejam curtos (de apenas 5 minutos, por exemplo).

Procure fazer isso a cada uma hora de estudos. Beba água, estique o corpo e desligue-se dos livros por alguns minutos. Quando voltar, você terá mais energia e disposição. Os níveis de concentração também melhoram, basta experimentar!

Separe bem horário de trabalho e de estudo

Procure não misturar as coisas: trabalho e estudo devem ser realizados em horários diferentes. Evite fazer uma confusão entre eles, porque isso pode diminuir sua produtividade e te prejudicar em ambas as atividades.

Por exemplo: quando você leva trabalho para a casa e tem que dividir essa tarefa com um período previamente separado para os estudos, provavelmente estudará menos e com mais preocupações.

Para fazer bem essa separação, evite ao máximo abrir e-mails de trabalho fora do horário de expediente.

Faça uma lista de tarefas e metas de estudo para o dia

Quem se organiza diariamente para cumprir certas tarefas tem melhores rendimentos, seja no trabalho, seja nos estudos.

Quando for organizar sua rotina de estudos, é imprescindível fazer uma lista com todas as disciplinas que você vai ver no dia, os exercícios que pretende resolver, bem como as revisões que precisam ser feitas naquele dia.

Você pode fazer isso manualmente, em uma lista no papel. Mas também é possível utilizar a tecnologia a seu favor nessas horas. Há aplicativos como o Wunderlist criados justamente com esse propósito: elaboração de listas de tarefas; marcação de compromissos; agenda de lembretes; entre outras funcionalidades. Experimente!

Seja criativo para otimizar seu estudo

Outro aspecto importante para manter uma rotina de estudos produtiva e organizada é ter criatividade nas soluções diárias. Por exemplo: se você passa grande parte do seu dia no trânsito, seja no transporte público, seja no próprio carro, que tal ouvir gravações de aula nesse momento?

Essa é uma maneira simples e barata (a maioria dos aparelhos celulares hoje em dia tem também a função de gravador) de aproveitar um momento do dia que normalmente é desperdiçado.

Outras pessoas utilizam momentos estratégicos da rotina, como o horário de almoço. Se você tem 1 hora de almoço no expediente, mas gasta somente 30 minutos para almoçar, que tal aproveitar a outra meia hora para estudar alguma disciplina que ficou pendente?

Esse tipo de solução simples pode revolucionar a gestão de estudos de seu dia, garantindo aquele tempo extra que você nem imaginava ter!

Personalize sua rotina de estudos

Claro que todas essas dicas devem também ser adequadas às suas características pessoais. Há pessoas que preferem estudar em ambientes públicos, como bibliotecas, salas de estudo e cafés. Se você é uma dessas pessoas, não hesite em sair de casa para estudar! Inclua uma visita a esses lugares em sua rotina de estudos, porque terá mais produtividade dessa forma.

É também comum que alguns estudantes rendam melhor quando estão ouvindo música (notadamente música clássica) ou sons da natureza, mais neutros. Você já experimentou verificar seu rendimento quando faz isso? Pode ser que isso aumente sua concentração e otimize seu tempo de estudo! Uma dica é acessar sites como o Rainy Mood, que oferecem esse serviço gratuitamente.

O que achou dessas dicas sobre como fazer uma boa gestão de tempo para os estudos? Aproveite para assinar nossa newsletter e continuar recebendo informações como esta!