Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos

Questão

  • Quando Deus redimiu da tirania
  • Da mão do Faraó endurecido
  • O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
  • Páscoa ficou da redenção o dia.
  •  
  • Páscoa de flores, dia de alegria
  • Àquele Povo foi tão afligido
  • O dia, em que por Deus foi redimido;
  • Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
  •  
  • Pois mandado pela alta Majestade
  • Nos remiu de tão triste cativeiro,
  • Nos livrou de tão vil calamidade.
  •  
  • Quem pode ser senão um verdadeiro
  • Deus, que veio estirpar desta cidade
  • O Faraó do povo brasileiro.

  • Fonte: DAMASCENO, D. (Org.). Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: Globo, 2006.

  • Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por

visão cética sobre as relações sociais.

preocupação com a identidade brasileira.

crítica velada à forma de governo vigente.

reflexão sobre os dogmas do cristianismo.

questionamento das práticas pagãs na Bahia.

Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Questão  111

Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido,

Páscoa ficou da redenção o dia.

Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido;

Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.

Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro,

Nos livrou de tão vil calamidade.

Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade

o Faraó do povo brasileiro.

(DAMASCENO,  D. Melhores  poemas: Gregório de  Matos. São Paulo: 2006)

Com uma  elaboração de   linguagem e uma visão  de  mundo  que  apresentam  princípios barrocos, o   soneto de  Gregório de  Matos apresenta  temática expressa  por

(A) visão cética  sobre as relações  sociais.

(B) preocupação com  a identidade  brasileira.

(C) crítica  velada à forma de governo  vigente.

(D) reflexão sobre dogmas do  Cristianismo.

(E) questionamento das  práticas  pagãs  na Bahia.

Na alternativa A não encontramos nenhuma coesão com o texto, afinal, visão cética é semelhante a uma visão incrédula, e Gregório não passa a idéia de que não acredita nas relações sociais, e sim que Deus uniu aquele povo na "páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo que foi afligido O dia, em que por Deus foi redimido" Sobre a alternativa B, podemos dizer que na verdade Gregório não tinha uma preocupação extrema com a sociedade brasileira depois de todos os nossos estudos sobre ele, podemos dizer que ele se preocupava mais em resgatar a religiosidade e combater o humanismo. Concluímos que a alternativa é incorreta. A alternativa D seria uma questão que causa muita confusão em quem quer chegar à resposta da questão. Porém, embora seja citado algumas frases da religiosidade cristã ("Ergo sois vós, Senhor..."), o texto não trata das dogmas cristãs(Na Igreja Católica Romana, um dogma é uma verdade revelada sobre a Fé.Absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida), pois não se dá certeza alguma, e sim dúvidas, como vemos na frase: Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar..." A alternativa E deve ser a primeira a ser eliminada das possíveis corretas, afinal não há um momento no texto que se trata das práticas pagãs no texto. É importante sempre lembrar que ,em questões de interpretação, a resposta está no texto.

No poema Gregório trata o faraó como se fosse os governantes da Bahia. Vemos que de alguma maneira Gregório pretende criticar os "faraós", e por fim diz:"Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro." Com isso ele passa a idéia de que há uma grande e rico governador considerado do "povo" pela democracia, porém ele é só um milionário do dinheiro do povo, e Gregório recorre aos poderes de Deus para retirar a ilusão do povo brasileiro em relação aos governadores. Alternativa correta: C

Observações feitas por João Victor De Paula.


Page 2

INÍCIO BARROCO ARTES BARROCAS ARCADISMO

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos

Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por (A) visão cética sobre as relações sociais. (B) preocupação com a identidade brasileira. (C) crítica velada à forma de governo vigente.

Como e elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por?

Ao tratar da relação do governo com o povo, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por crítica velada à forma de governo vigente, pois mostra que o governador da Bahia, ou, o “Deus da Bahia”, tratava os brasileiros com tirania, da mesma forma que o Faraó tratava os gregos – por isso foi chamado de “ ...

Quem pode ser senão um verdadeiro Deus que veio Estirpar desta cidade o faraó do povo brasileiro Damasceno D Org melhores poemas Gregório de Matos São Paulo globo 2006 com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos o soneto de Gregório?

Páscoa de flores, dia de alegria Àquele Povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia. ... Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade O Faraó do povo brasileiro. DAMASCENO, D. (Org.).

Como foi a entrada do barroco no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.

Pode-se reconhecer nos versos anteriores de Gregório de Matos origem Puc-sp?

Pode-se reconhecer nos versos acima de Gregório de Matos: a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Barroco?

1. Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Barroco? A – O Barroco foi um movimento exclusivamente literário, que ocorreu na Europa na segunda metade do século XV.

Qual a diferença entre Barroco no Brasil e em Portugal?

Apesar de o barroco brasileiro ser influenciado pelo barroco europeu, no caso mais precisamente de Portugal, com o tempo o barroco brasileiro foi assumindo características próprias - que podemos evidenciar nas obras de Aleijadinho, nos artigos do escritor e critico Mario de Andrade que empenhava-se em afirmar uma ...

Como foi o início do barroco no Brasil?

O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.

O que é o movimento barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.