Ano novo chines são quantos dias

Ano novo chines são quantos dias
Ano novo chines são quantos dias
Começa hoje, terça, 1º, o Ano Novo chinês. Entenda por que a China comemora a data em fevereiro (foto: NOEL CELIS / AFP)

Começa hoje, terça-feira, 1º de fevereiro (01/02), o Ano Novo chinês, um dos feriados mais importantes da Ásia. Este é o ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário. Diferente do calendário gregoriano, usado em países do Ocidente como o Brasil, a China utiliza a Lua como parâmetro: um ano representa 12 ciclos completos do satélite.

Assim, a virada de Ano Novo é marcada pela primeira Lua Nova após o solstício de inverno, o que geralmente ocorre entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Por isso o evento está sendo comemorado em fevereiro desta vez, apesar de sua data não ser fixa. Outros calendários também são lunares, como o muçulmano e o judeu.

Ano novo chinês: qual a diferença do ano solar para o lunar?

No calendário gregoriano, um ano é o tempo que a Terra precisa para dar uma volta completa ao redor do Sol, aproximadamente 365 dias. Já o ano lunar tem cerca de 354 dias, tempo para a Lua alcançar 12 ciclos completos. Vale destacar que as fases do satélite natural da Terra não estão em sincronia com as estações do ano (verão, inverno, outono, primavera), o que leva muitos chineses a usar as datas gregorianas para atividades rurais.

Ano novo chinês: por que a data não é fixa?

O calendário gregoriano não é fixo, visto que a Terra demora 365 dias e quase seis horas para completar o movimento de translação, em torno do Sol. É por isso que existem anos bissextos, com um dia a mais para compensar essas horas ignoradas.

Similarmente, o calendário chinês tem 12 meses lunares de 29 ou 30 dias, e seus anos têm 354 ou 355 dias. As fases da Lua não acompanham o tempo que a Terra demora para dar uma volta em torno de seu próprio eixo, isto é, não acompanham um dia.

“Para que a Lua volte a uma fase, por exemplo, de uma lua cheia para uma nova lua cheia, leva-se 27,55 dias. Essas frações vão se acumulando ao longo do ano”, explicou Cássio Barbosa, doutor e pós-doutor em astronomia, em entrevista ao portal G1.

Ano novo chinês: como é a celebração em outros países?

Outros países da Ásia realizam celebrações similares ao Ano Novo chinês. O dia é chamado de Tt Nguyên án, ou Tt,o (que significa Festival da Primeira Manhã do Primeiro Dia), no Vietnã. Já na Coreia do Norte e na Coreia do Sul, é celebrado o Seollal; o evento dura três dias e leva famílias a servirem comidas a seus ancestrais para receber bênçãos ao longo do novo ciclo que se inicia. Na Mongólia, o festival é chamado de Tsagaan sar, ou Festival da Lua Branca.

Fora da Ásia, cidades também preparam cerimônias pontuais, como Nova York, nos Estados Uidos, que dispara cerca de 600 mil fogos no parque Sara D. Roosevelt. Em Manchester, no Reino Unido, há uma extensa comunidade chinesa, que no Ano Novo desfila pelas ruas do bairro de Chinatown com um dragão de 53 metros.

Ano novo chines são quantos dias

O Ano Novo Lunar, também chamado de Festa da Primavera, ou Ano Novo Chinês no ocidente, é uma das maiores datas festivas do mundo comemorada não só na China, mas também em diversos países do oriente, como a Tailândia, Vietnã, Tibete, Coreia e Japão. Por seguir o calendário lunisolar, a passagem de ano não tem data fixa no nosso calendário, o Gregoriano, e em 2022 é celebrada hoje, dia 1 de fevereiro.

A data simboliza não apenas um momento de atrair boa fortuna para o ano que começa mas também um período de reunião familiar, em que muitos chineses retornam para as cidades-natal.

Só nos países do leste asiático, cerca de 3 bilhões de pessoas se deslocam para encontrar com familiares neste período, que dura cerca de 40 dias – é a maior migração humana anual do mundo. Entretanto, devido às restrições causadas pela nova variante da COVID-19 ômicron, a expectativa de migrações para este ano ficou em torno de ‘apenas’ 1.18 bilhões de pessoas, de acordo com o Ministério dos Transportes Chinês.

A festa está presente em quase todos os países que possuem forte imigração de asiáticos. No Brasil, o bairro da Liberdade, tradicional região com população sino e nipo brasieira, realiza anualmente as comemorações do ano novo no fim de semana seguinte à passagem de ano. Entretanto, devido às restrições da COVID-19, a edição de 2021 não aconteceu.

A seguir, a famosa Dança do Dragão durante as comemorações do Ano Novo Lunar de 2020, realizadas no bairro da Liberdade, em São Paulo:

As comemorações do Ano Novo Lunar duram, ao todo, 23 dias. Nos 8 dias anteriores à passagem de ano, que em 2022 teve início no dia 24 de janeiro, acontece o chamado “pequeno ano”, que é quando as preparações para a festa principal começam. Em seguida, nos 11 primeiros dias do novo ano lunar – a partir do dia 1 de Fevereiro em 2022 – inicia o Festival da Primavera com as tradicionais celebrações da virada. A partir do 12º dia do ano, no dia 15 de fevereiro de 2022, começa o Festival das Lanternas, que tem duração de 4 dias.

Ano novo chines são quantos dias
Festival das Lanternas em Taiwan

Ano do Tigre de Água

O tigre é o terceiro do zodíaco chinês e o animal que, segundo as tradições, regerá o ano lunar que inicia em 2022. Ele simboliza vigorosidade, ambição, ousadia e coragem, entusiasmo, generosidade, auto-confiança com senso de justiça e um comprometimento em ajudar os outros por um bem maior. Neste link (disponível aqui, com texto em inglês), é possível se aprofundar sobre o simbolismo do ano do Tigre. Os 12 animais do zodíaco são, em ordem: rato, touro, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, bode, macaco, galo, cachorro e o porco.

A sequência do zodíaco é acompanhada dos 5 elementos terrestres: metal, água, madeira, fogo e terra. Cada ano regido por um dos animais é acompanhado de um dos elementos, completando, juntos, um ciclo de 60 anos antes de recomeçar a contagem. Neste ano, o elemento que acompanha o tigre é a água, que representa inteligência e sabedoria, suavidade e flexibilidade.

Ano novo chines são quantos dias
Crianças vestidas de tigres durante as comemorações do ano novo lunar. Foto: China News Service

Ano novo chines são quantos dias
Tigre erguido na praça Sanxia, no distrito de Shapingba, China, para comemorar a chegada do ano do tigre. Foto: China News Service

12 animais do zodíaco

A sequência de animais do zodíaco está relacionada à lenda chinesa dos 12 animais. Segundo ela, todos os animais foram convidados por Buda para uma festa, entretanto, no dia, apenas 12 apareceram. Cada um que estava no evento recebeu um ano de presente, formando juntos os 12 animais. A ordem de chegada de cada um é a ordem do zodíaco.

De acordo com a lenda, o tigre, confiante de que seria o primeiro a chegar na festa por ser o mais veloz de todos, não se preocupou com o caminho antes do evento. No dia da festa, no meio do caminho, os animais se depararam com um rio que dificultava a chegada ao destino. O tigre, por não ter se preparado, demorou mais que o planejado. Entretanto, o rato e o touro se prepararam previamente e conseguiram chegar na festa antes do tigre, que ficou em terceiro.

Essa lenda está presente em diversas obras culturais de países do leste-asiático, como no famoso mangá, adaptado para anime, ‘Fruits Basket’.

Ano novo chines são quantos dias
Cena com o tigre do zodíaco e a personagem principal da história, Tohru Honda, do anime baseado no mangá Fruits Basket.

Calendário Lunisolar

O Ano Novo Lunar não tem data fixa no nosso calendário tradicional, o Gregoriano, por utilizar outro sistema de medição que considera as posições da lua e do sol. O modelo lunisolar foi adotado por diversas culturas desde a antiguidade, desde civilizações da antiguidade, como os helênicos e babilônicos, até os atuais budistas, hebreus, hindus e curdos. O calendário lunisolar chinês, também chamado de calendário da agricultura, ou ‘Yīnlì’, é um dos mais antigos do mundo. Os primeiros registros datam de entre 1.050 A.C. (Antes de Cristo) e 771 A.C.

A China contemporânea não utiliza mais o calendário lunisolar no dia a dia, mas ainda preserva e celebra as datas comemorativas desse sistema de medição de tempo, incluindo o ano novo e aniversários. Desde 2012, o país, assim como outros do leste asiático, adotaram o modelo gregoriano para acompanhar o sistema internacional.

Dança do Dragão

Ano novo chines são quantos dias
Foto: Mick Haupt

Uma das comemorações mais tradicionais do Ano Novo Lunar são as famosas Danças do Dragão, em que duas ou mais pessoas dançam manipulando um grande fantoche de dragão enquanto outras pessoas tocam músicas no tambor. O ritual tem como objetivo trazer sorte para as pessoas e, quanto maior e mais longo o dragão, mais sorte ele trará.

Preocupações com a COVID-19

A 4 dias do início das Olimpíadas de Inverno 2022, que começam nessa sexta-feira em Beijing, as preocupações com a COVID-19 durante as festividades se somaram às movimentações internacionais que acontecerão durante os jogos. Para tentar evitar um novo surto de contaminações, nas últimas semanas a China retomou algumas das medidas da chamada estratégia COVID-Zero, que, entre outras coisas, aumenta as restrições de mobilidade para estrangeiros e implanta uma quarentena mais rígida para os chineses que se deslocarem para Beijing.

Ano novo chines são quantos dias