A eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença

Confira as últimas notícias sobre a Dengue

A eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença

O que é a dengue, e quais os sintomas?
É uma doença causada por vírus e transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Em muitos casos seus sintomas são parecidos aos de uma gripe, com febre alta, fortes dores nas juntas e no fundo dos olhos e muito cansaço. Algumas vezes podem aparecer manchas avermelhadas no corpo.

Como evitar?
A única maneira de evitar a dengue é eliminar os criadouros, ou seja, lugares onde o mosquito possa nascer: na sua casa, no seu local de trabalho ou na escola. Os ovos do mosquito da dengue continuam vivos por até um ano.

Aparecendo os sintomas
Fique em repouso. Beba muito líquido e procure imediatamente um posto de saúde. Lembre-se: remédios para dor e febre, só com prescrição médica.

Plano de erradicação da dengue no Município do Embu
Consiste no rastreamento e localização de focos do mosquito Aedes aegypti através de inúmeras armadilhas espalhadas pela cidade e visitas em pontos estratégicos (cemitérios, ferros-velhos, borracharias, etc.). A equipe que controla esse serviço é formada por funcionários devidamente orientados, treinados e supervisionados pela SUCEN. O combate ao mosquito da dengue visa a constante vigilância e o bloqueio imediato de cada foco detectado.

Projeto de sensibilização dos alunos do ensino público para prevenção da dengue
O modelo de promoção de saúde implantado pela Secretaria Municipal de Saúde prevê um amplo trabalho educativo e informativo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e as condições de saúde da população. Esse conceito é plena e convenientemente aplicável no caso específico da dengue, uma doença transmissível através da picada de um mosquito essencialmente doméstico, o Aedes aegypti, o qual é necessário combater através da atitude preventiva.

A abordagem educativa/ preventiva da dengue, junto às escolas do ensino público no Município de Embu, está agregada diretamente à questão do lixo urbano e o perigo dos potenciais criadouros do mosquito, a ser discutida através da inserção do tema transversal incluído na grade curricular das escolas: o Meio Ambiente. Por não atendermos ainda a grande demanda de lixo no nosso município, através da coleta seletiva, cresce a preocupação que casos de dengue venham a ocorrer devido ao grande acúmulo de lixo em locais indevidos.

Dois projetos foram desenvolvidos nos últimos anos: “Os Caça Mosquitos”, dirigido às crianças das escolas municipais utilizando duas revistas ilustradas e interativas e o “Dengue News”, jornal da escola produzido pelos alunos de ensino fundamental e ensino médio. Ambas estratégias visam a sensibilização das crianças e adolescentes para as questões relacionadas à dengue, com o objetivo de multiplicação deste conhecimento a seus familiares e vizinhos.

Dia Municipal de Combate à Dengue
No Dia Municipal de Combate à Dengue a equipe de controle de vetores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) mobiliza a população para a importância da prevenção desta doença.

Os Agentes de Zoonoses realizam ações educativas com distribuição de materiais impressos, alertando para os cuidados necessários na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti.

Ações específicas também são realizadas neste dia. Entre elas destacamos mutirões de vedação de caixas d’água, visitas domiciliares para a identificação e eliminação de criadouros do mosquito e operações de limpeza de materiais inservíveis (latas, potes, pneus, etc.) que podem tornar-se criadouros.

Finadengue
Ação realizada anualmente no dia 02 de novembro, Dia de Finados.

O Embu possui dois cemitérios municipais e três cemitérios particulares que nesta data recebem cerca de 30.000 visitantes. Aproveitando deste grande movimento, a equipe de controle de vetores do Centro de Controle de Zoonoses realiza ação educativa junto aos freqüentadores dos cemitérios do município. Há distribuição de material educativo impresso e saquinhos de areia para serem utilizados nos pratos dos vasos de plantas e flores.

Mutirão para Coleta de Pneus
O mutirão para coleta de pneus é realizado pela equipe de controle de vetores do Centro de Controle de Zoonoses com o propósito de eliminar este tipo de material que pode acumular água e tornar-se um criadouro do mosquito transmissor da dengue. O recolhimento dos pneus é realizado nas à borracharias, indústrias em geral e munícipes.

Também são recolhidos os pneus descartados em áreas públicas, terrenos, margens de rios e córregos.

Através da Associação Nacional das Indústrias Pneumáticas – ANIP, todos os pneus são encaminhados para a reciclagem.

Projeto Férias
O Projeto consiste na ação educativa junto aos alunos das escolas municipais. É realizado duas vezes ao ano (janeiro e julho), onde de forma lúdica as crianças aprendem as formas de prevenção da Dengue.

Dessa forma, a criança em idade escolar se torna um agente multiplicador de informação e de controle da Dengue dentro do seu lar, levando conhecimento aos demais membros da família.

Cidade Limpa, Gente Saudável
Em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Educação e Governo. Ações educativas referentes à prevenção de doenças, principalmente referente a roedores e dengue. Retirada de entulho, vedação de caixas d´água, eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, medidas de antiratização e desratização.

Para denunciar focos da dengue ligue: 0800 7730 005 ou 4704-3673

A eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença

QUESTÃO 126 Campanhas educativas têm o propósito de provocar uma reflexão em torno de questões sociais de grande relevância, tais como as relacionadas à cidadania e também à saúde. Com a imagem de um relógio despertador e o slogan “Sempre é hora de combater a dengue”, a Campanha Nacional de Combate à Dengue objetiva convencer a população de que é preciso 1. eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença. 2. posicionar-se criticamente sobre as ações de combate ao mosquito. 3. prevenir-se permanentemente contra a doença. 4. repensar as ações de prevenção da doença. 5. preparar os agentes de combate ao mosquito. Comentário da questão “A imagem de um relógio despertador aliada à frase “Sempre é hora de combater a dengue” traduz a intenção de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de adoção de medidas para evitar a propagação da doença.” Equipe Descomplica A melhor equipe de professores do Brasil ;) Gabarito da questão Opção C Questões correspondentes 0 0 0 0 Assunto QUESTÃO 126

A eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença
A eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença
A eliminar potenciais criadouros, quando aparecer a doença

AREA DIS AULA

Por que você errou essa questão? Ainda não estudei o conteúdo. Não lembrei do conteúdo. Falta de atenção. A questão é muito difícil. Tenho certeza que acertei, acho que o gabarito tá errado.

Salvo!

Resolução

A resolução para esta questão ainda não está disponível, mas você pode tirar suas dúvidas nos comentários.

Requisitar/Sugerir resolução

Resolução requisitada/sugerida com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)

Estatísticas

Alternativas mais respondidas

Reportar erro

Erro reportado com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)